• Nenhum resultado encontrado

Análise de conteúdo das entrevistas

Capítulo IV: Enquadramento Metodológico

4.5. Análise de conteúdo das entrevistas

Todos os nossos idosos entrevistados já utilizam a Internet há mais de dois anos. A exceção do senhor João e do senhor Manuel que começaram a utilizar a Internet por questões profissionais, todos os outros começaram a utilizar a Internet no contexto de aulas da Universidade senior e em casa junto de familiares.

Os motivos que os levaram estes idosos a começar a utilizar a Internet vão desde a obrigação profissional, a curiosidade, ou até mesmo por complexos de inferioridade como referiu a dona Rita, que ao ver os netos utilizar a Internet se sentiu inferiorizada por não saber utilizar. O senhor Manuel foi o único entrevistado onde a Internet lhe foi imposta, de início sentiu até uma certa relutância em a utilizar, mas era obrigado visto que era a sua ferramenta de trabalho.

No contexto geral os nossos idosos tiveram a ajuda de familiares e amigos quando começaram a utilizar a Internet, apenas o senhor Pedro aprendeu sozinho. Essas primeiras experiencias foram positivas segundo o testemunho dos nossos entrevistados, a dona Joana considera mesmo a experiencia maravilhosa e o senhor Pedro achou muito motivante.

Nas primeiras utilizações os nossos entrevistados gostaram da informação que a Internet continha, sobre os seus gostos pessoais, todos eles mencionaram a busca por informação por gostos pessoais e gostaram de observar que fosse qual fosse o assunto a Internet tinha informação para os esclarecer.

Quando questionamos os idosos sobre os seus receios, contatamos que a dona Joana e o senhor Pedro e a dona Rita não tiveram receios, de uma certa forma sentiam- se com capacidade para os ultrapassar, o senhor João e o senhor Joaquim por seu lugar tinham medo de estragar, medo de mexer e a Internet parar ou dar problemas. O senhor Manuel mencionou que o seu principal receio era não se adaptar, de não conseguir acompanhar o ritmo das outras pessoas que já utilizavam a Internet. Eles iam superando estes receios e dificuldades de diferentes formas, pediam ajuda a familiares e amigos ou como no caso do senhor João, que atualmente quando tenho dificuldades anota-as num papel e posteriormente coloca as dúvidas aos formadores. A dona Carolina e a dona Maria afirmam que recorriam bastantes vezes ao auxílio dos filhos para a resolução de problemas relacionados com a Internet

Mediante estes testemunhos podemos concluir que as primeiras experiencias dos idosos na Internet foram muito positivas.

28 Todos os idosos do nosso estudo acedem a Internet através de casa ou da Universidade sénior, o senhor Manuel é o único que por vezes acede através dos computadores da biblioteca.

Quando os questionamos sobre os dispositivos que utilizam para se ligar a Internet, a maioria respondeu o computador, só a dona Carolina dos senhor João é que utilizam o telemóvel para aceder a Internet, o senhor João referiu que vai começar agora, visto que recentemente subescreveu essas funcionalidade, os restantes usam apenas o computador, o senhor Joaquim menciona mesma que usar outros dispositivos para aceder a Internet que não seja o computador é muita complicado para ele.

Todos os idosos entrevistados utilizam a Internet para utilizar o e-mail, o contacto com o exterior é algo que os cativa e motiva, a busca de informação sobre temas a seu gosto também é outra das finalidades que os nossos entrevistados apontam como razão para utilizarem a Internet.

Em média estes idosos em estudo acedem a Internet diariamente, o senhor Pedro é o único que não o faz, apenas utiliza a Internet em média de três em três dias. Quando os questionamos sobre se utilizam a Internet para contactar com outras pessoas, os familiares e amigos são sempre as pessoas que os idosos mencionam como as que mais contactam na Internet.

Ao questionarmos sobre as redes sociais, as opiniões dividem-se, dos idosos que usam redes sociais, todos eles apenas usam o Facebook, a dona Rita menciona mesmo desconhecer o que era o Twitter. Usam o Facebook para comunicar com familiares, dar opinião sobre temas a seu gosto, no caso da dona Joana ela usa o Facebook para jogar. O senhor Joaquim e o senhor Manuel são os dois idosos relutantes quanto ao uso das redes sociais mais propriamente do Facebook. O senhor Manuel menciona que há demasiada exposição e as pessoas tem o direito a sua privacidade, o senhor Joaquim acha que as redes sociais neste caso o Facebook é para a juventude e considera que as atividades que lá se praticam são uma estupidez.

Todos os nossos entrevistados se consideram entre um nível de principiante e de médio no que diz respeito ao seu conhecimento de competências na Internet, nenhum se considera num nível avançado.

Quando os questionamos sobre a forma de comunicar e interagir com familiares e amigos se alterou por causa da Internet as respostas foram variadas, a dona Rita concorda que melhorou e afirma que só não comunica mais porque as pessoas com quem quer muitas vezes comunicar não tem computador, já o senhor Pedro considera

29 que não alterou em nada, não vê motivos para alterar os seus modos. De uma forma geram os entrevistados concordam que a forma de comunicar se alterou, pois comunicam mais com amigos e familiares.

Quando se trata de fazer novas amizades pela internet os idosos já são mais relutantes, o único que fez novas amizades foi o senhor João, os restantes entrevistados utiliza a Internet para manter as amizades antigas de longa data e não para fazer novas amizades. Nenhum dos idosos se afastou de alguém por causa da Internet, todos mantiveram as suas relações sem se afastarem de ninguém e nem as suas rotinas foram alteradas, todos eles mantiveram as suas rotinas de quotidiano.

Todos os idosos acham a Internet uma ferramenta útil, mencionam o fácil acesso a informação e a momentos de lazer, o senhor Pedro reforça a ideia dizendo que em vez de perder tempo a ir a biblioteca na busca de informação, consegue obter essa informação através da Internet sem sair de casa.

Quando questionamos sobre as maiores vantagens da Internet, foram várias as respostas dadas pelos nossos idosos, o senhor João considera que existe uma melhor compreensão das pessoas em termos políticos e económicos, mesmo um caminho para ultrapassar pré-conceitos. O senhor Pedro considera que foi mesmo um todo mundo que se abriu, viajamos pelo mundo num segundo sem sair do lugar. A dona Rita mencionou ainda que as uma vantagens da Internet é ainda exercitar a mente dos mais idosos.

Quando a questão foi as maiores desvantagens da Internet, o senhor Manuel apontou a exposição, ele refere que as pessoas devem ter direito a sua privacidade e nesse aspeto a Internet é uma desvantagem. O senhor João atribui como desvantagem a má utilização das ferramentas da Internet e a dona Joana considera a falta de comunicação entre as pessoas, o uso da Internet no entender dela pode afastar as pessoas do contato pessoal. A dona Sara menciona como maior desvantagem o facto dos jovens de hoje em dia se sentarem todo o dia ao computador em vez de estudar e brincar ao ar livre como ela brincou.

Todos os nossos idosos entrevistados consideram a Internet fácil de utilizar, mas dentro daquilo que lhes interessa saber, dentro dos seus conhecimentos e das capacidades até ao momento adquiridas, todos eles consideram a Internet de fácil utilização, neste sentido todos consideram fácil encontrar informação fiável sobre os temas que lhes interessam pois são aquelas informações que estão habituados a procurar.

30 Quando questionamos os idosos sobre utilizar a Internet com a finalidade de marcar viagens ou compras on-line apenas o senhor Manuel se sentia seguro para o fazer, já o fez inclusivamente marcando uma viagem para França, os restantes idosos não o fazem. O senhor Joaquim diz que não o faz porque não tem conhecimentos para o fazer, afirma que para quem não tem experiencia este tipo de funcionalidades pode ser um risco. A dona Rita aponta duas razões para não o fazer, primeiro porque considera que a publicidade nas agências on-line são diferentes da realidade e depois porque não se considera pessoa para correr esses riscos.

Ao questionarmos os nossos idosos sobre se pretendem usar mais ou menos a Internet do que fazem atualmente, aqui as opiniões dividem-se alguns idosos consideram que o tempo que utilizam é o suficiente como no caso do senhor João que acha que já esta a ficar viciado, mas também existem opiniões como a da dina Joana e a dona Rita que afirma que querem saber sempre mais.

Por fim ao questionarmos os idosos sobre o que ainda gostariam de aprender que ainda não sabem a dona Rita respondeu que gostaria de saber muita coisa porque ainda sabia muito pouco e o senhor Pedro nem sabia muito bem o que gostaria de aprender e respondeu “a gente quando não sabe, nem sabe bem como perguntar”, desta forma podemos concluir que muitas vezes os idosos nem sabem o que querem aprender pois nem sequer sabem o que existe neste vasto mundo que é a Internet.

31 0% 20% 40% 60% 80% 100% 50 - 54 55 - 59 60 - 64 65 - 69 70 - 74 Mais de 75 Nº de observações validas: 200

Gráfico 1: Indivíduos segundo a utilização da Internet e a idade em Portugal (%)

Não uitiliza a Internet Utiliza a Internet

Documentos relacionados