• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.6 Análise de Conteúdo dos Dados

No presente estudo, utilizou-se no tratamento dos dados a análise de conteúdo, por ser considerada uma técnica que visa identificar um tema em uma determinada fala (VERGARA 2008, p.15). O método corresponde aos seguintes objetivos: a superação da incerteza e o enriquecimento da leitura pela descoberta de estruturas que confirmam o que se procura demonstrar (BARDIN, 2008).

Bardin (2008, p. 44) define a análise de conteúdo como:

Um conjunto de técnicas de análise de comunicações visando obter por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção (variáveis inferidas) dessas mensagens.

Nesse entendimento, a análise de conteúdo é um dos métodos clássicos para avaliar o material textual, não levando em consideração sua origem. Um dos aspectos primordiais é o emprego de categorias de modelos teóricos que são trazidas para o material empírico e não desenvolvidas a partir desses (FLICK, 2004). Dessa forma, realizou-se uma análise temática, isto é, um diagnóstico de significados que constitui um tratamento descritivo na primeira fase do processo (BARDIN, 2008). Nessa etapa, a análise concentra-se em pontos de vista subjetivos e seus dados são coletados a partir de entrevistas semi-estruturas que seguem critérios definidos com antecedência a seleção do material (FLICK, 2004). O método segue um conjunto de regras e técnicas: organização do material, codificação e categorização, detalhados a seguir.

O Quadro 12 apresenta as três técnicas de análise qualitativa do conteúdo empregadas nessa etapa.

Técnicas de análise qualitativa do conteúdo Definição

Abreviação da análise do conteúdo O material é parafraseado, isto é, os trechos e paráfrases menos relevantes são omitidos. Análise explicativa do conteúdo Esclarece trechos difusos, ambíguos ou

contraditórios, envolvendo material do contexto na análise.

Análise estruturadora do conteúdo Busca tipos e estruturas formais no material. Quadro 12: Técnicas de análise qualitativa do conteúdo

Fonte: Flick (2004)

A presente pesquisa adotou a técnica de análise explicativa de conteúdo, em virtude de considerá-la mais adequada para o alcance dos objetivos específicos propostos nesse estudo.

Na segunda etapa do tratamento dos dados, realizou-se o processo de codificação pelo qual os dados brutos são modificados sistematicamente e reunidos em unidades que permitem uma descrição exata das características pertinentes do conteúdo (BARDIN, 2008, p.129). A codificação temática foi desenvolvida para estudos comparativos em que os grupos estudados são obtidos a partir da questão de pesquisa, sendo definidos a priori e pode ser utilizada uma amostragem teórica (STRAUSS, 1987 apud FLICK, 2004).

Na terceira fase da análise, fez-se a categorização que objetivou classificar os elementos constitutivos de um conjunto de critérios previamente definidos. Os critérios podem ser semânticos (categorias temática), sintáticos (os verbos e os adjetivos), léxico (classificação das palavras de acordo com o sentido) e expressivo (categorias que classificam as diversas perturbações da linguagem) (BARDIN, 2008). Portanto, utilizou-se critério semânticos na fase de categorização, entendendo que para a interpretação dos domínios temáticos, trechos individuais do texto são analisados minuciosamente (FLICK, 2004, p.198).

De acordo com Bardin (2008), um conjunto de categorias relevantes deve possuir os aspectos listados no Quadro 13.

Qualidade Definição

Exclusão mútua Nenhum elemento pode existir em mais de uma categoria.

Homogeneidade Existe apenas um principio de categorização. Pertinência Considera-se uma categoria pertinente quando

está adaptada ao material de análise ou quando pertence a um quadro teórico definido.

Objetividade e finalidade Diferentes partes do material analisado devem ser codificadas da mesma maneira, quando realizadas análises repetidas.

Produtividade As categorias são produtivas quando fornecem resultados férteis em índices de inferências. Quadro 13: Qualidades das relevantes categorias analisadas.

Fonte: Bardin (2008)

Depois dessas etapas, o investigador centra-se sobre a análise do material textual juntamente com suas inferências sobre os resultados e a teoria existente (PEREIRA, 2006). A respeito da transcrição, segundo Flick (2004), nas análises de linguagem, é comum o interesse na obtenção do máximo de exatidão ao classificar e apresentar anunciados. Logo, o grau de precisão de transcrição dissolve situações em um grande número de detalhes específicos. Nesse entendimento, na presente pesquisa, as entrevistas foram transcritas e destacaram-se em negrito as palavras consideras importantes para a investigação.

No próximo capítulo, são interpretados e discutidos os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo de entrevistas realizadas com os professores pesquisadores e os professores tutores.

4 RESULTADOS

Neste capítulo, apresentam-se as análises e os resultados da pesquisa, compreendendo o conjunto essencial de elementos do subsistema social nos quais os docentes de cursos de graduação e de pós-graduação a distância para intermediar o ensino e a aprendizagem.

Com intuito de alcançar os objetivos específicos proposto pelo presente estudo, analisaram-se as entrevistas realizadas com os docentes, a partir do modelo conceitual proposto por Leavitt (apud Keen, 1981) das quatro dimensões sociotécnicas: tecnologias, tarefas, estruturas e pessoas, investigando-se apenas as duas últimas dimensões apontadas por Palvia, Sharma, Conrath (2001) como o subsistema social.

Porém, na atual pesquisa optou-se pela investigação das dimensões do subsistema social representada no Quadro 14 da seção 3.4 do Capítulo 2. Inicialmente, caracterizou-se o perfil profissional dos docentes participantes do estudo. Em seguida, identificou-se o interesse do lente pela modalidade de ensino, os desafios e as mudanças originadas pela EAD e os aspectos positivos e negativos no ensino e na aprendizagem a distância. Depois, analisaram-se as dimensões sociais sociotécnicas quanto as suas categorias predefinidas. Por fim, sintetizaram- se as categorias sociais relevantes para o desempenho docente em cursos EAD.

Em virtude da variedade de funções exercidas pelo docente nos cursos de EAD, utilizaram-se os termos “PP” - professor pesquisador - e “PT” – professor tutor.