• Nenhum resultado encontrado

MAPA 02- Mapa de alguns atrativos naturais de Nísia Floresta

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.4 Análise de dados

A abordagem que foi utilizada foi qualitativa, posto que tratou de interpretar as respostas das questões abertas sobre como os representantes públicos têm utilizado os recursos naturais para o desenvolvimento do turismo ambientalmente sustentável.

Sendo assim, foi realizada a análise do conteúdo através da interpretação dos dados conseguidos por meio de entrevistas com representantes públicos de turismo e de meio ambiente escritos na integra e através dos documentos referentes à situação do meio ambiente nos municípios, enfocando os fatores de sucesso ou insucesso para o desenvolvimento do turismo ambientalmente sustentável.

Bardin (1977) assegura que a análise de conteúdo pode ser definida como um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que podem ser quantitativos ou qualitativos que permitem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção destas mensagens.

Todavia em alguns momentos foram necessários os usos de algumas técnicas quantitativas descritivas como freqüências, médias, análise de conglomerados, Correlação de Pearson, Correlação de Spearman, Teste T, técnicas para casos resumidos por respostas múltiplas

e técnicas para casos resumidos de questões fechadas por meio de programas de análises de dados sobre ciências sociais.

Dessa forma, nas médias as respostas que obtiveram valores maiores são mais positivas.

No que tange a análise de conglomerados é uma técnica multivariada de classificação para formar grupos, onde cada elemento dentro do conglomerado tende a ser semelhante entre si, mas diferente dos demais objetos de outros conglomerados (HAIR, 1998).

No que se refere a correlações de Pearson e Spearman foram utilizadas para observar a relação entre algumas variáveis. Sendo que a Correlação de Pearson é utilizada para dados inteiros que são no caso contínuos, enquanto que a Correlação de Spearman são para dados a nível ordenal, ou seja, que têm uma seqüência, mas sem tanta precisão nos dados. Nesse contexto, Malhotra (2001) assegura que o Coeficiente de Correlação não paramétrica de Spearman corresponde a Correlação paramétrica de Pearson.

No que diz respeito ao Teste-T, segundo Malhotra (2001) pode ser utilizado tanto para amostras independentes como em amostras pareadas. Sendo nesse estudo utilizado para compara às médias entre os grupos independentes, porém sem a inserção da significância no Teste T, tendo em vista que foi trabalho com população nesse trabalho e não com amostra.

Também foram utilizadas as técnicas para casos resumidos por respostas múltiplas e para questões fechadas, onde na pesquisa em questão foram utilizados para verificar as respostas dadas por municípios.

Vale salientar que na questão sobre a ordem de importância de alguns elementos como: saúde, mão-de-obra qualificada, segurança, meio ambiente, infra-estrutura turística, acesso aos atrativos e beleza da cidade, foram transformados no programa estatístico onde 1 passou a ser considerado menos importante e 7 mais importante. Deste modo, tal transformação do formulário de entrevista para o programa estatístico foi a seguinte: 1 equivale a 7; 2 equivale a 6; 3 equivale a 5; 4 equivale a 4; 5 equivale a 3; 6 equivale a 2; 7 equivale a 1.

Em geral, é importante esclarecer que os dados tratados na pesquisa são opiniões subjetivas dos gestores públicos entrevistados sobre o sucesso ou insucesso do turismo ambientalmente sustentável nos municípios. Em princípio, é pressuposto que as opiniões subjetivas apresentadas pelos entrevistados, reflitam a realidade objetiva. Contudo, é importante

reconhecer que existem diversos fatores que possam interferir nesta relação, resultando na divergência entre a realidade subjetiva e a realidade objetiva. Consciente desta situação, a metodologia adotada no trabalho pode ser observada na síntese dos procedimentos metodológicos apresentada no Quadro 02.

Fatores que contribuem para o sucesso ou o insucesso do poder público municipal no planejamento e gestão de um turismo ambientalmente sustentável no Pólo Costa das Dunas

Objetivos Específicos Variáveis (Categoria de Análise) Coleta de dados Tratamento dos dados

Identificar a importância que os representantes do meio ambiente e de turismo atribuem ao meio ambiente.

-Diversidade de fontes de informação sobre as legislações ambientais; -Nível de colaboração e integração do município com os órgãos estaduais e federais que lide com o meio ambiente;

-Prioridade de investimento nas questões ambientais;

-Ordem de importância atribuída ao meio ambiente em relação a outros elementos.

-Importância que os órgãos públicos pensam que o turista atribui as práticas ambientais para escolha do destino.

-Entrevista semi- estruturada com os órgãos públicos de meio ambiente e de turismo. -Questões do formulário com escalas Likert. -Análise de conteúdo

-Técnicas quantitativas descritivas Técnica para casos resumidos para respostas múltiplas; Média;

Freqüência;

Análise de conglomerados. Identificar os fatores

humanos que influem no sucesso ou insucesso do planejamento municipal para um turismo ambientalmente sustentável. -Cargo ocupado;

-Tempo de ocupação do cargo;

-Autoridade para tomar decisões sobre as questões inerentes ao meio ambiente e turismo;

- Sexo; -Escolaridade;

-Participação em cursos sobre gestão ambiental e turismo;

-Freqüência de utilização de fontes de informação sobre as questões ambientais;

-Nível de qualificação profissional das pessoas que trabalham nas secretarias de meio ambiente e de turismo;

-Nível de colaboração entre os setores envolvidos;

-Influência da política partidária no planejamento do turismo ambientalmente sustentável;

-Participação da câmara de vereadores para o planejamento e a implementação do turismo ambientalmente sustentável;

-Efeito da descontinuidade das pessoas nas posições relevantes para o desenvolvimento do turismo ambientalmente sustentável;

-Nível em que o município está conseguindo tratar sobre o meio ambiente e o turismo na forma desejada.

-Entrevista semi- estruturada com órgãos públicos de meio ambiente e de turismo. -Questões do formulário com escalas Likert. -Análise de conteúdo;

-Técnicas quantitativas descritivas Técnica para casos resumidos para respostas múltiplas; Média;

Freqüência;

Correlação de Pearson; Correlação de Spearman.

QUADRO 02-Síntese dos procedimentos metodológicos (1º parte)

Fonte: Elaboração própria. Continua...

Objetivos Específicos Variáveis (Categoria de Análise) Coleta de dados Tratamento dos dados

Descobrir quais as ações que as prefeituras estão tomando para atingir a sustentabilidade ambiental dos municípios.

-Plano Diretor; Agenda 21; Inventário turístico; Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo; Plano ou código ambiental legalmente constituído; Posto de Saúde; Hospitais públicos; Escolas de nível fundamental, médio, técnico ou superior; aterro sanitário; cooperativas de reciclagem e grupo, conselho ou associação legalmente constituído para tratar das questões ambientais e do turismo.

-Preocupação com a inserção da Educação Ambiental nas escolas dos municípios.

-Implementação de práticas ambientais (aproveitamento do lixo por meio da reciclagem; elaboração de mini-cartilhas com traduções em inglês e espanhol para os turistas; elaboração dos manuais para sensibilização da população, gestores públicos e empresários; oportunidade de participação da população local em audiências públicas sobre meio ambiente e turismo; pesquisa com a população local para que a mesma opine sobre o uso dos recursos naturais e a atividade turística; controle sobre a altura máxima permitida dos prédios; controle sobre o uso e ocupação do espaço; limitação do n° de visitantes nas áreas de proteção ambiental; realização de auditorias ambientais para verificar como os recursos naturais têm sido

utilizados; contratação permanente ou temporária de corpo técnico responsável pelo meio ambiente e turismo; criação de leis municipais para proteção do meio ambiente natural).

-Fundo municipal legalmente constituído para promoção do turismo. -Auxílio financeiro do Ministério do Meio Ambiente.

-Recursos financeiros advindos do PRODETUR. -Papel do PRODETUR no município.

-Sugestões para se atingir a sustentabilidade ambiental do turismo nos municípios

-Entrevista semi- estruturada com os órgãos públicos de meio ambiente e de turismo. -Questões do formulário com escalas Likert.

Análise de conteúdo;

-Técnicas quantitativas descritivas

Técnica para casos resumidos para respostas múltiplas;

Técnica para casos resumidos para questões fechadas; Média; Freqüência; Correlação de Pearson; Teste T. Identificar os principais desafios a sustentabilidade ambiental, relevantes à atividade turística.

-Desafios ambientais (destruição de áreas naturais para atividades relacionadas com o turismo, áreas ameaçadas de degradação, falta de saneamento básico, falta de avaliação ambiental, poluição sonora, poluição visual e poluição d’ água).

-Indicadores que contribuem com a degradação dos ambientes naturais do município (empresas, vendedores ambulantes, coleta de lixo deficiente, turistas, esgotos clandestinos, morados locais, agricultura, pesca e criação de camarão).

-Entrevista semi- estruturada com os órgãos públicos de meio ambiente e de turismo. -Questões do formulário com escalas Likert

-Análise de conteúdo;

- Técnicas quantitativas descritivas. Média.

QUADRO 02-Síntese dos procedimentos metodológicos (2º parte)

Documentos relacionados