• Nenhum resultado encontrado

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.4. ANÁLISE DE DADOS

Quanto à abordagem da análise de dados, a pesquisa é do tipo como qualitativa, cujos estudos dessa natureza descrevem a complexidade de um problema, analisando a interação das variáveis e compreendendo os processos vivenciados pelos grupos sociais e contribuindo para uma análise aprofundada das particularidades comportamentais dos sujeitos (YIN, 2010). Os dados dos documentos relativos às ofertas dos cursos de formação inicial e continuada da modalidade PRONATEC Mulheres Mil da ESUFRN foram disponibilizados pela secretaria do PRONATEC da ESUFRN, devidamente autorizado pela diretora da Escola, e tratados através da análise documental, após uma pré-análise e seleção dos mesmos, quando surgiram as primeiras hipóteses, ou seja, as primeiras constatações sobre o fenômeno o qual se propôs estudar. Para realizar a análise das entrevistas aplicadas foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1988), auxiliada pelo software NVIVO11, onde se adotou, como estratégia inicial de análise dos dados, a seleção das informações essenciais.

Os dados coletados foram analisados e interpretados à luz do modelo de anatomia do processo geral de implementação e seus subprocessos e sistemas de Draibe (2001), cujo critério de análise dos registros adotados foi o semântico, categorizados por temas, considerando os subprocessos e sistemas.

O Quadro 9 apresenta os objetivos específicos, os procedimentos de coleta de dados e as técnicas utilizadas para o tratamento e análise dos dados coletados.

Quadro 9: Objetivos específicos, procedimentos de coleta de dados e técnicas de análise de dados

Objetivos Específicos Procedimento de coleta de dados Técnica de analise

 Identificar as características dos subprocessos e sistemas de implementação do PRONATEC Mulheres Mil, quais sejam: sistema gerencial e decisório, processos de divulgação e informação, sistemas de seleção, sistemas de capacitação, sistemas internos de monitoramento e avaliação e sistemas logísticos e operacionais.

1. Pesquisa documental

 Guia Metodológico do Sistema de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil;

 Portaria nº 1015, de 21 de julho de 2011;  Portaria nº 168, de 07 de março de 2013;  Lei nº 12.513, de 26 de Outubro de 2011;  Nota informativa 188, de 25 de julho de 2014;  Nota informativa 202, de 01 de agosto de 2014;  ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE

FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- ESUFRN. Relatório Descritivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

2. Entrevista

 Análise

documental

 Identificar como os gestores, supervisores, orientadores e técnicos percebem o processo de implementação do programa PRONATEC Mulheres Mil.

Entrevistas  Analise de conteúdo (Bardin), auxiliado pelo Software NVIVO11

 Verificar possíveis falhas e obstáculos na elaboração dos procedimentos de implementação do PRONATEC Mulheres mil.

 Descrever as estratégias que garantiram ou dificultaram a implementação do PRONATEC Mulheres Mil.

Fonte: Elaboração do autor (2015)

Com o auxilio do software NVIVO11, a análise foi realizada seguindo uma sequência operacional planejada para otimizar as ações e os procedimentos, conforme descrito a seguir:

a) Pré-análise: a partir da escolha dos documentos e sistematização dos esquemas de procedimentos para a análise dos dados, procedera-se a leitura flutuante do material bem como a transcrição das entrevistas gravadas. A pré-análise objetiva a organização sistemática dos documentos (BARDIN, 1988);

b) Sistematização das categorias, aqui definidas pelos subprocessos e sistemas de Draibe (2001), e das unidades de registros ou de significação;

c) Exploração do material: codificação do material escolhido para análise através da categorização dos dados primários em unidades de registro para a definição dos recortes,

d) Tratamento e interpretação dos resultados obtidos: estabelecimento dos resultados tratados de forma significativa para dar respostas aos objetivos levantados (BARDIN, 1988).

O tratamento dos dados, auxiliado pelo NVIVO11, foi realizado em três etapas. Inicialmente, a estruturação do projeto na base de dados do software ocorreu pela codificação, análise dos dados e, numa última etapa, pela extração das informações para a composição do relatório da pesquisa.

 Etapa 01 – Estruturação do projeto no software NVIVO11

Inicialmente, procedeu-se o cadastramento do projeto no software NVIVO11, com a denominação de “PRONATEC Mulheres Mil_Modelo de DRAIBE”. Em seguida foi

criado o sistema contendo as seis categorias temáticas a partir do modelo de Draibe (2001), o qual recebeu os textos das transcrições agrupadas por perguntas e por sujeito da pesquisa. A categorização é o procedimento de classificação dos elementos que compreendem um conjunto e que podem ser reagrupados por analogia, utilizando normas previamente definidas (BARDIN, 1988).

 Etapa 02 –Codificação dos dados

Para a codificação dos dados, adotaram-se os seguintes critérios: a) analisaram-se os roteiros das entrevistas para determinar as perguntas que se aplicaram para cada uma das seis categorias, considerando os sujeitos da pesquisa; b) cadastraram-se para cada categoria as transcrições das respostas distribuídas por sujeito da pesquisa (APÊNDICE 2); c) definiram-se as unidades de significação ou de registro para inserção dos recortes das entrevistas (APÊNDICE 3).

 Etapa 03 – análise dos dados e relatórios da pesquisa

A análise dos dados foi realizada com o recorte do segmento de conteúdo de todas as entrevistas alocada no respectivo elemento de significação, criando dessa forma um arquivo contendo, conforme aponta Bardin (1988), um núcleo de sentido que faz parte da comunicação em análise. A partir desses arquivos contendo os núcleos dos sentidos temáticos, as análises e inferências foram determinadas e disponibilizadas para inserção na dissertação dos segmentos de textos para ilustração correspondentes às percepções dos entrevistados.

Cada uma das etapas do processo passou por uma sequência de atividades, considerando-se os objetivos do projeto e o tipo de informações analisadas, conforme apresentado na Figura 4.

Figura 4: Processo de análise de dados pelo NVIVO11

Fonte: adaptado pelo autor a partir de Lage (2010)

Os dados coletados foram categorizados a partir dos subprocessos descritos por Draibe (2001), ou seja, sistema gerencial e decisório, processos de divulgação e informação, sistemas de seleção, sistemas de capacitação, sistemas internos de monitoramento e avaliação e sistemas logísticos e operacionais.

5. ANATOMIA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC