• Nenhum resultado encontrado

Análise de reestruturação do processo para integração nos SI

4.3 IMPLICAÇÕES GERENCIAIS

4.3.6 Análise de reestruturação do processo para integração nos SI

Seja pela melhoria dos processos (Business Process Improvement - BPI) ou pela reengenharia dos processos (Business Process Reengineering - BPR), os processos são cada vez mais fragmentados e distribuídos, de modo a impossibilitar em algumas situações a alterações de processos em softwares ou mesmo a sua substituição. Há a necessidade de visualizar a revisão do processo em camadas com as respectivas regras de negócio em prol de

uma melhor visualização da definição lógica do novo modelo do processo de negócio e sua sequência mais apropriada. Há diversas tecnologias possíveis de serem empregadas para a integração ou automatização entre sistemas de informação, a fluência do processo de negócio envolve não somente a revisão das soluções de integração, mas também a prototipagem quando se envolve sistemas legados no processo, tornado a análise de reestruturação do processo em fluxo, adaptações e tecnologias necessárias para integração nos sistemas de informação.

Ainda, pode-se mencionar os esforços em vão das organizações pelas seguintes razões encontradas em algumas organizações:

a) falta de recurso financeiro;

b) falta da compreensão da importância das integrações para outros recursos de TI como aquisição de hardware, software de integração, segurança ou mesmo mobilidade;

c) falta de competência tecnológica para desenvolver soluções de integração mais eficientes;

d) falta de comprometimento, interesse ou respaldo da gestão da organização; e) organização atribui pouco valor aos recursos de TI.

5 CONCLUSÃO

O presente estudo foi desenvolvido tendo como intuito possibilitar a análise do nível de maturidade na gestão de processos nas empresas afiliadas nas entidades ATISerra e GTISul, situadas na Serra Gaúcha e Norte Gaúcho respectivamente. Como premissa buscou-se identificar os níveis de maturidade no que tange respeito à estratégia competitiva, processos, desempenho e maturidade das empresas, e confirmar se havia inferência direta da gestão e suas estratégias na gestão de processos, podendo então esta gestão estratégica inibir e interferir nos níveis de maturidade de fatores chave (economicamente e operacionalmente falando) das organizações, assim interferindo diretamente no desempenho destas.

Com esse intuito foi realizada ampla revisão da literatura iniciando pela realização de pesquisa bibliométrica referente aos termos BPM, Integration, Strategy além de pesquisa relacional destes termos, os quais são assuntos chaves do presente estudo. Na sequência, foi efetuada busca acerca de possíveis estudos já desenvolvidos nas áreas, bem como identificadas ferramentas de avaliação da maturidade de gestão de processos. Cabe salientar que a referida revisão auxiliou também na identificação e entendimento dos métodos de medição do desempenho das organizações.

A Gestão de Processos ou BPM tem como principal proposta o papel de servir como instrumento para conectar processualmente tudo o que se faz em uma organização e em algumas situações, além desta fronteira, facilitar a comunicação, cooperação, bem como servir de elo entre as estratégias organizacionais e as atividades diárias realizadas junto aos processos organizacionais. Mas para isto ocorrer ela deve ser difundida e praticada. Percebe-se diante do exposto que o conceito de processos sempre esteve presente nas abordagens de administração adotadas pelas organizações, podendo ser encontrada sob os aspectos da gestão, qualidade, TI, RH, enfim, conforme o objetivo a ser almejado pelos executivos das organizações.

Após efetuada consulta ao referencial teórico, foi realizada pesquisa através de instrumento adaptado a fim de coletar e analisar dados para colaborar ao atendimento dos objetivos específicos desta pesquisa, visando: a) verificar a relação entre os fatores que afetam a integração dos processos; b) adaptar instrumentos para identificação dos fatores de integração de processos; c) discutir o nível de maturidade de integração dos processos, considerando a amostra analisada.

O primeiro objetivo específico foi alcançado por meio da revisão bibliográfica apresentado no decorrer do Capítulo 2, onde foi possível apontar de forma sintetizada em quadro comparativo as diferentes visões dos autores sobre os conceitos dos fatores abordados

que são a estratégia competitiva, processos, medição de desempenho e modelo de maturidade, culminando com a medição da relação entre estes fatores e a integração.

O segundo objetivo específico foi alcançado através de pesquisa, adaptação e posterior aplicação de questionário com base na literatura, apresentado no Capítulo 3 de método, com o intuito de medir o nível de maturidade dos temas abordados nas empresas afiliadas as entidades ATISerra e GTISul de acordo com a percepção dos gestores respondentes. A utilização do questionário proposto como ferramenta de avaliação da maturidade apresentada no presente trabalho pode auxiliar no desafio do amadurecimento da gestão de processo e de uma forma geral, uma vez que, além de avaliar a maturidade das organizações, auxilia na identificação e priorização dos pontos de melhoria que podem ser abordados por elas.

Quanto ao terceiro objetivo específico, foi atendido com a aplicação da análise fatorial. Durante a elaboração do Capítulo 4, pode-se verificar os níveis de maturidades das empresas participantes e afiliadas as entidades objeto de estudo deste trabalho no que diz sentido aos 4 fatores apontados no trabalho, bem como o relacionamento dos resultados entre as entidades, tendo como resultado que as empresas afiliadas na entidade ATISerra e que participaram da pesquisa posicionam-se acima do ponto central da escala, enquanto as empresas afiliadas na entidade GTISul e que participaram da pesquisa ficaram abaixo deste mesmo ponto.

Assim foram encontradas diferenças significativas entre os modelos de gestão e consequentemente na gestão de processos dos dois grupos/clusters de empresas analisados, permitindo mediante os dados encontrados que a gestão das organizações infere diretamente no desempenho operacional, financeiro, processual e por consequência na estratégia das organizações. Sendo assim, conclui-se de que para obter resultados mais satisfatórios as organizações devem se preocupar com a melhoria de ambos os temas supracitados.

Sobre todos esses temas em uma avaliação final, conclui-se que deveria haver preocupação maior por parte das organizações referente ao resultado obtido neste trabalho, pois segundo sugerem os dados quantitativos isso possibilitaria a geração de melhoria em seus resultados operacionais e estratégicos. Nesse ponto, os apontamentos representam uma contribuição do presente estudo para a literatura nacional e internacional, visto não terem sido encontrados outros estudos nas bases e livros pesquisados que abordem a relação destes fatores entre clusters, no que diz respeito a estratégia competitiva, processos, medição de desempenho e modelos de maturidade.

Ainda sobre estes constructos conexos, também se conclui que a adoção e a promoção da TI ao nível estratégico pode ser considerada uma oportunidade de olhar sob outra ótica, a importância dos processos organizacionais com vistas à execução de processos lineares

eficientes mais horizontais, integrados e automatizados, levando assim consequentemente a um menor custo operacional em prol da otimização de valor nas atividades gerando melhorias no desempenho organizacional.

Documentos relacionados