• Nenhum resultado encontrado

3.4 Especificação e Análise de Requisitos

3.4.2 Análise de Requisitos Funcionais

Os requisitos funcionais especificam de forma exata o que o sistema deve fazer. Importa relembrar de que se trata de uma plataforma de gestão comercial, um Ponto de Venda, pelo que as funcionalidades giram em torno de três pilares: clientes, artigos e emissão de documentos. Não obstante, é importante ter também em consideração as vicissitudes de se tratar de uma plataforma que lida com informação sensível e que deve funcionar mesmo na inexistência de uma conexão à rede. De modo a se entender de uma forma mais pormenorizada o tipo de funcionalidades

encapsuladas neste sistema, estas serão organizadas tendo em conta o tipo de informação que visam gerir, ou as peculiaridades que lhes estão inerentes.

3.4.2.1 Autenticação

Tal como mencionado, por se tratar de um sistema de gestão comercial, a informação por este gerida, por dizer respeito a entidades diferentes e por ser de carácter sensível, uma vez que diz respeito a dados do foro financeiro, deve estar protegida por uma camada de autenticação. A aplicação deve, por isso, conter uma página de autenticação que permita ter acesso ao restante conteúdo e cada conjunto de dados de utilizador deve identificar um único vendedor de uma deter- minada empresa, cujos dados são geridos pela aplicação e armazenados na base de dados. Dessa forma, identificaram-se três requisitos:

• A autenticação na aplicação deve ser feita utilizando um nome de utilizador e uma password que é guardada de forma segura.

• O conteúdo a ser disponibilizado na aplicação deve depender do utilizador que efetuou a autenticação - um vendedor apenas pode ter acesso à informação da entidade para a qual trabalha.

• O utilizador deve ser capaz de fazer logout da aplicação depois de terminar o seu trabalho.

3.4.2.2 Gestão de Clientes e de Artigos

Um ponto de venda rege a sua utilização em torno de duas entidades principais: os clientes e os artigos. Sem estes o sistema perde grande parte das suas funcionalidades e utilidade, pelo que a aplicação deve permitir:

• Criar uma nova ficha de cliente. • Consultar a ficha de um cliente.

• Alterar informação relativa a um cliente. • Remover uma ficha de cliente.

• Criar um novo registo de artigo. • Editar informação relativa a um artigo. • Remover um registo de um artigo. • Consultar informação de um artigo.

3.4.2.3 Gestão de Documentos

Por se tratar de um ponto de venda, a sua principal função é permitir que se efetue uma venda. Neste contexto, existem múltiplos documentos do foro financeiro passíveis de serem emitidos, como as notas de crédito, ou as notas de débito. No entanto, no contexto específico desta dis- sertação visou-se a exclusiva implementação dos documentos representativos de uma venda - as faturas. Essa implementação regeu-se pelos seguintes requisitos:

• O vendedor deve conseguir emitir uma fatura representativa da venda dos produtos geridos pela aplicação.

• O vendedor deve ser capaz de definir alguns campos inerentes à emissão da fatura como a data e associá-la a um determinado cliente.

• A estrutura de cada fatura deve cumprir algumas normas legais, nomeadamente seguir uma numeração sequencial e possuir uma data de emissão igual ou superior à última registada. • Deve ser possível consultar o documento emitido.

• O vendedor deve ser capaz de imprimir o documento emitido.

• Cada emissão de uma fatura deve implicar uma atualização nos valores de stock de cada produto associado à mesma.

3.4.2.4 Diagrama de Casos de Uso

De modo a apresentar um resumo dos requisitos até então descritos e apresentar algumas das relações inerentes, foi criado um diagrama de casos de uso que pode ser consultado na figura3.5

Figura 3.5: Diagrama de Casos de Uso

Este diagrama reflete de uma forma eficaz todos os requisitos já mencionados. Em primeiro lugar verificamos que todas operações existentes dependem do processo de autenticação na aplica- ção, a partir do qual, um vendedor de uma empresa que possua o software, tem acesso à informação que pode consultar.

As funcionalidades disponíveis para cada utilizador baseiam-se na gestão de três conceitos, artigos, clientes e documentos. Inerentes a estes três conceitos estão associadas múltiplas opera- ções passíveis de serem realizadas no âmbito da aplicação, nomeadamente no que diz respeito à criação, edição e eliminação de informação relativa aos dois primeiros e à geração dos próprios documentos, bem como à sua impressão. Uma vez que se trata de um sistema de gestão comercial, um outro aspeto importante passa pela gestão do conceito de stock. Cada artigo, cuja informação é passível de ser manipulada no âmbito deste mesmo sistema, possui informação a si associada que permite que o utilizador saiba quantas cópias existem em armazém e que, por conseguinte, poderá vender sem que origine uma situação de rutura.

Aspetos da Implementação

Neste capítulo é descrita a metodologia na qual se baseou o processo de desenvolvimento da prova de conceito. São indicadas as várias fases de todo o processo de conceção e, em cada uma delas, o trabalho realizado e que permitiu, nomeadamente, o cumprimento dos requisitos descritos na última secção do capítulo3.

4.1

Metodologia

Por se tratar de um sistema complexo e que visa gerir uma quantidade considerável de dados relativos a conceitos totalmente diferentes, mas fortemente interligados, foi necessário adotar uma abordagem incremental que permitisse escalar, a pouco e pouco, o sistema desenvolvido.

Dessa forma, o processo de desenvolvimento começou pela construção de uma versão inicial da base de dados e da camada de serviços que permitiriam ao utilizador da aplicação gerir a informação nesta presente e que sustentavam as necessidades de funcionamento em modo offline. Uma vez criada esta base de desenvolvimento, foi possível começar a construir a arquitetura do lado do cliente, nomeadamente as interfaces da aplicação móvel que se afiguram como o elo de ligação direto com o utilizador. O processo incremental permitiu acrescentar, ao longo do tempo, novas funcionalidades que coadunavam com e completavam as restantes e que permitiam que fosse feita a simbiose com o complexo mundo dos negócios e os detalhes que este inclui, originando vistas mais complexas e com mais informação. No fim de cada iteração, a solução desenvolvida era sujeita a avaliação e teste por parte dos elementos da empresa Gestware, para permitir averiguar até que ponto os requisitos estabelecidos a priori estavam a ser cumpridos e, em última instância, se estava a ser cumprida a meta de conciliar as exigências da empresa com as premissas inerentes à realização deste projeto.

Deste modo, o processo de desenvolvimento consistiu na construção das tabelas da base de dados, na adição dos serviços respetivos no lado do servidor e na construção da aplicação que se alimentava do fluxo de informação proveniente destes mesmos serviços e cujos dados eram

expostos nas várias vistas criadas, originando, assim, um sistema completo com componentes integrados.

Documentos relacionados