• Nenhum resultado encontrado

3 DELINEAMENTO DA PESQUISA

1. Gerente de produção 2 Supervisor de

4.2 ANÁLISE DE SEMELHANÇAS ENTRE AS UNIDADES

4.2.1 Ameaças e Oportunidades Comuns entre as Unidades

Durante o delineamento do método e da preparação do protocolo de estudo de caso, esperava-se confrontar-se as respostas dos entrevistados de maneira a triangulá- las, buscando-se uma resposta consensual entre eles com eventuais discrepâncias. Entretanto, foi possível haver a triangulação apenas das respostas referentes às mudanças de aumento ou diminuição dos elementos da estrutura organizacional, assim como se eram esperadas ou não. Para as questões em que se buscava levantar as dificuldades, seus porquês, os possíveis meios de se mitigar ou eliminar as mesmas e os tratamentos dados, observou-se claramente uma complementação das respostas em cada caso.

Esta discrepância entre as respostas pode ser influenciada por diversos fatores relacionados à percepção, o “processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente” (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010), como personalidade, motivações, experiências, expectativas, ambiente de trabalho, ambiente social, novidade, cenário, proximidade e semelhança.

Tal discrepância evidencia que os diversos indivíduos de uma organização podem ter diferentes pontos de vista de uma mesma mudança dentro da organização, no

sentido de o que ela afeta e o que pode afetá-la, e que estes pontos de vista se complementam e enriquecem este trabalho.

Sem essa complementação poderia ser muito difícil constatar o que se observa nos quadros seguintes: diversas ameaças e oportunidades mostrando-se semelhanças entre as unidades estudadas. São apresentadas ameaças e oportunidades comuns em um quadro com os elementos da estrutura organizacional, sendo uma coluna com todas as semelhanças encontradas comparando-se as unidades aos pares (todas as possíveis configurações de pares) e outra coluna com todas as semelhanças encontradas comparando-se todas as unidades entre elas (um conjunto de quatro unidades apenas). Os riscos com fundo em cinza são aqueles comuns encontrados somente no elemento da estrutura organizacional.

4.2.1.1 Fundação da Estrutura Organizacional

4.2.1.1.1 Cinco Partes Básicas da Organização

No quadro 43mais abaixo, observa-se os riscos comuns para as cinco partes básicas da organização das unidades. Duas ameaças e uma oportunidade comuns ocorreram somente neste elemento da estrutura organizacional, evidenciando-se que mapear riscos utilizando este elemento da estrutura organizacional foi crucial para que estes riscos não deixassem de ser identificados. Somente uma ameaça e uma oportunidade se mostraram padrão entre as quatro unidades, evidenciando-se que há uma relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.1.2 Cinco Mecanismos de Coordenação

No quadro 43 mais abaixo, também observa-se os riscos comuns para os cinco mecanismos de coordenação das unidades. Três ameaças e duas oportunidades comuns ocorreram somente neste elemento da estrutura organizacional, evidenciando-se também aqui que mapear riscos utilizando este elemento da estrutura organizacional foi crucial para que estes riscos não deixassem de ser identificados. Somente uma ameaça se mostrou padrão entre as quatro unidades, novamente evidenciando-se que há uma relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.1.3 Cinco Sistemas de Fluxo

Ainda no quadro 43, observa-se os riscos comuns para os cinco sistemas de fluxo das unidades. Uma ameaça e uma oportunidade comuns ocorreram somente neste elemento da estrutura organizacional, evidenciando-se, da mesma forma que nos elementos anteriores, que mapear riscos utilizando este elemento da estrutura organizacional foi crucial para que estes riscos não deixassem de ser identificados. Nenhuma ameaça ou oportunidade se mostrou padrão entre as quatro unidades, reforçando novamente que há uma relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.2 Parâmetros de Desenho da Estrutura Organizacional

4.2.1.2.1 Desenho de Posições

No quadro 43, observa-se também os riscos comuns para o desenho de posições das unidades. Nenhuma ameaça ou oportunidade padrão ocorreu somente neste elemento da estrutura organizacional, sendo que os riscos comuns se repetiram parte nos elementos da fundação e parte nos elementos de parâmetro de desenho. Somente uma ameaças e mostrou padrão entre as quatro unidades, reforçando mais uma vez que há uma relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.2.2 Desenho da Superestrutura

No quadro 43, observa-se os riscos comuns para o desenho da superestrutura das unidades. Nenhuma ameaça ou oportunidade padrão ocorreu somente neste elemento da estrutura organizacional, sendo que o único risco padrão se repetiu tanto nos elementos da fundação, quanto nos elementos de parâmetro de desenho. A única ameaça padrão entre ao menos duas unidades não se mostrou padrão entre as quatro unidades, ressaltando, como em todos os outros elementos já analisados, a relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.2.3 Desenho de Ligações Laterais

Ainda no quadro 43 abaixo, observa-se os riscos comuns para o desenho de ligações laterais das unidades. Uma oportunidade padrão ocorreu somente neste elemento da estrutura organizacional, evidenciando-se também aqui que mapear riscos utilizando este elemento da estrutura organizacional foi crucial para que este risco não deixasse de ser identificado. Somente uma ameaça se mostrou padrão entre as quatro unidades, mais uma vez evidenciando-se a relevante disparidade entre os tipos de riscos entre as unidades da empresa.

4.2.1.2.4 Desenho de Tomada de Decisões

No quadro 43, observa-se os riscos comuns para o desenho de tomada de decisões das unidades. Nenhuma ameaça ou oportunidade padrão ocorreu somente neste elemento da estrutura organizacional, sendo que as ameaças comuns se repetiram tanto nos elementos da fundação, quanto nos elementos de parâmetro de desenho. As duas ameaças comuns entre ao menos duas unidades não se mostraram comuns entre as quatro unidades, concluindo que em todos elementos da estrutura organizacional há uma relevante disparidade entre os tipos de riscos das unidades da empresa.

QUADRO 43 – Riscos comuns dos resultados

Elemento # Ameaças Oportunidades Comuns entre ao

Documentos relacionados