• Nenhum resultado encontrado

4 MATERIAL E MÉTODOS

5.2 Descontaminação das superfícies de titânio com as diferentes soluções químicas

5.2.1 Análise Descritiva

5.2.1.1 EDTA90

A análise das fotomicrografias de MEV pré- e pós-tratamento demostrou redução notável das áreas contaminadas por bactérias após a aplicação de gel de EDTA a 24% durante 90 segundos, conforme ilustrado na Figura 17.

Figura 17 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo EDTA90. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

Resultados 71

5.2.1.2 EDTA180

As fotomicrografias de MEV de superfícies tratadas por solução em gel de EDTA 24% por 180 segundos evidenciaram boa descontaminação de superfície, conforme observado na Figura 18.

Figura 18 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo EDTA180. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

72 Resultados

5.2.1.3 AC90

Neste grupo, as imagens (Figura 19) evidenciam diminuição do número de colônias sobre as superficies dos corpos de prova, porém de forma menos expressiva do que observado nos espécimes tratados por EDTA, por 90 e 180 segundos.

Figura 19 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo AC90. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

Resultados 73

5.2.1.4 AC180

As imagens de MEV (Figura 20) dos espécimes tratados por ácido cítrico durante 180 segundos evidenciam maior descontaminação do que observado com o tratamento pela substância por 90 segundos, embora seja possível observar remanescentes bacterianos sobre as superfícies, especialmente nas áreas de maior retentividade.

Figura 20 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo AC180. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

74 Resultados

5.2.1.5 AF90

As imagens em MEV obtidas dos espécimes tratados por meio de ácido fosfórico durante 90 segundos demonstraram a presença de colônias bacterianas antes e depois da descontaminação com o agente químico (Figura 21).

Figura 21 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo AC90. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

Resultados 75

5.2.1.6 AF180

Os espécimes tratados por meio de ácido fosfórico durante 180 segundos apresentaram menor area colonizada por bactérias após o tratamento, quando comparado com o grupo AF90. No entanto, as imagens em MEV evidenciam a presença de extensas áreas de remanescentes bacterianos após o tratamento (Figura 22).

Figura 22 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo AF180. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

76 Resultados

5.2.1.7 Controle

Os espécimes do grupo controle, tratados por lavagem com soro fisiológico, apresentaram extensas áreas contaminadas por bactérias, antes e depois do tratamento, como pode ser observado na Figura 23.

Figura 23 – Avaliação da descontaminação de superfície de amostra do grupo CONTROLE. EM (A), a imagem de MEV ilustra a presença de colônias de bactérias fixadas sobre a superfície antes da aplicação do agente químico [setas vermelhas]. Em (B), observa-se a fotomicrografia de MEV após preparo de contraste no software ImageJ evidenciando as áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (C), observa-se a fotomicrografia de MEV obtida após o tratamento químico, notando- se a presença de algumas áreas contaminadas por bactérias [setas vermelhas]. Em (D), observa-se na fotomicrografia de MEV tratada para contraste a presença de colônias bacterianas remanescentes após o tratamento [setas vermelhas].

Resultados 77