• Nenhum resultado encontrado

5 APLICAÇÃO E ANÁLISE DA OFICINA DIDÁTICO – PEDAGÓGICA

5.2 Análise das produções

5.2.2 Análise e discussão da produção final

Finalizada a etapa de observação e correção das produções iniciais, partimos para a fase da reescrita textual, que foi decisiva para a melhora dos textos dos alunos. Podemos afirmar, portanto, que houve evolução em todos os textos, após o trabalho de reescrita que fizemos.

Alguns textos, no entanto, permaneceram com algumas inadequações. Porém, consideramos que, com a proposta da reescrita, as produções apresentaram melhora qualitativa em relação as produções iniciais, houve progresso em relação a competência escritora do aluno e maior adequação ao gênero em estudo.

A seguir, apresentamos alguns textos produzidos pelos alunos, por meio dos quais é possível perceber como eles conseguiram produzir textos que comtemplam as exigências básicas do gênero, apesar da permanência de algumas dificuldades, mesmo após a reescrita.

Podemos perceber que houve evolução em relação à organização do pensamento e à exposição coerente de opinião, por exemplo:

FIGURA 15 - Exemplo de produção final do artigo de opinião Produção do aluno A1F (24/10/2018)

Considerando a primeira produção A1 e a última A1F, podemos afirmar que o texto apresenta melhora significativa no que diz respeito aos aspectos discursivos e aos aspectos linguísticos, o que comprova que as intervenções e a reescrita podem contribuir sobremaneira para o desenvolvimento das habilidades de escrita do aluno.

De modo geral, o texto atende melhor às condições de produção e organização, ou seja, ele está mais adequado às características do gênero artigo de opinião. Na versão final, observamos que o aluno trata o tema de forma mais consistente, por meio do uso de argumentos mais variados e pertinentes, visando convencer o leitor sobre o assunto, como por exemplo, ―O uso abusivo da rede social é prejudicial a saúde mental, e pode causar insônia...(2º parágrafo) e ―Todos nós devemos aconselhar as pessoas para não praticar uso abusivo...‖(4º parágrafo).

Sobre a adequação discursiva, assim como no texto inicial, a versão atual contempla o tema da proposta, pois, logo na introdução, o aluno explicitou o assunto a ser tratado e a sua posição. Quanto a suas ideias, ele não só as citou como também as desenvolveu e concluiu.

A produção final mostra também que o aluno não deixou de tentar convencer seus leitores, como na passagem: ―Poderíamos combater através de campanhas, propagandas digitais e eventos, assim guiando pessoas a mudarem de vida‖ (6º parágrafo), buscando junto ao leitor uma solução para a referida situação discutida em seu texto.

Dessa forma, podemos afirmar que o texto final sugere um equilíbrio entre os aspectos formais e conceituais, atendendo, assim, às expectativas em relação à produção do gênero.

FIGURA 16 - Exemplo de produção final do artigo de opinião Produção do aluno A2F (24/10/2018)

A produção final do aluno A2F, ao contrário da produção inicial, demonstra coerência em seus argumentos. Sua argumentação foi desenvolvida, passou a ter mais suficiência, além de pertinência.

Considerando que o leitor de um artigo de opinião espera encontrar um texto com argumentos suficientes para convencê-lo, é possível observar coerência na passagem: ―Nos dias atuais as pessoas se tornaram tão dependentes do celular, que muitas vezes um acidente se torna parte do seu cotidiano.‖ O excerto em análise demonstra que, em relação à versão inicial, o argumento apresenta-se de forma mais expressiva.

Comparando as duas versões A2 e A2F, podemos dizer, então, que esta apresenta avanços, principalmente com relação à adequação discursiva e conceitual. O texto demonstra que o aluno procurou ater-se ao tema e aos objetivos da proposta, buscando fazer uso de argumentos mais coerentes e relevantes. Além disso, buscou desenvolver a continuidade e a progressão da sua escrita.

Em relação às especificidades do gênero em estudo, concluímos que o aluno contemplou as três dimensões constitutivas do gênero, atendendo assim, às suas condições de produção.

FIGURA 17 - Exemplo de produção final do artigo de opinião AF3 Produção do aluno (24/10/2018)

O texto em análise, A3F, demonstra um melhor domínio do código e do conteúdo por parte do aluno. Os argumentos apresentados são mais persuasivos, suas ideias foram desenvolvidas de forma coesa, como por exemplo na passagem ―As falsas notícias, conhecidas como fake news, estão presentes no nosso dia-a-dia. Isso acaba interferindo nas nossas vidas...‖ (4º parágrafo).

Em relação à adequação discursiva, o texto final apresenta mais consistência argumentativa que na primeira versão, demonstrando a utilização de argumentos mais convincentes. As ideias expostas foram melhores desenvolvidas e houve também acréscimo de fatos relevantes, como por exemplo, ―Os jogos mortais, que são muito compartilhados na internet, tem como objetivo a morte de seus participantes. Os donos desses jogos lhes mandam desafios pelas redes sociais...‖ (5º parágrafo).

Quanto à ortografia e à acentuação, a primeira versão do aluno já apresentava poucos problemas, e esses não comprometiam a construção do sentido, e, analisando a versão final podemos observar que ele procurou sanar esses erros, como nas palavras ―já‖ 2º parágrafo) e ―comentários‖ (3º parágrafo), na primeira versão essas palavras não foram acentuadas.

A linguagem de modo geral está adequada ao gênero, uma vez que sua articulação de forma apropriada possibilitou maior relação entre forma e conteúdo. O aluno, também, ao reescrever seu texto apresentou uma evolução nos aspectos discursivos e conceituais, reforçando sua ideia em relação ao tema e aos objetivos da questão. Desenvolveu argumentos mais convincentes, com informações mais claras e períodos melhor estruturados, como na passagem, ―...não faça comentários ofensivos, pois isso pode levar a depressão; pesquise se aquela notícia é realmente verdadeira...‖

No que se refere às características do gênero artigo de opinião, observamos que o aluno atendeu às condições de produção, procurando marcar seu posicionamento e convencer os leitores de ―sua verdade‖.