• Nenhum resultado encontrado

5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

5.2 Atividade “O xilema e a Xylem”

5.2.1 Análise do documento escrito: competências e dificuldades

acordo com os critérios de avaliação estabelecidos tendo sido construído um quadro resumo das classificações dos alunos (Apêndice D). Os itens de avaliação foram estabelecidos qualitativamente com descritores cotados quantitativamente de 1 a 4 pontos.

Nesta atividade os grupos obtiveram classificações que variaram entre os 10,7 valores e os 16,4 valores com média igual a 14,4 valores. Na figura 3 encontram-se representadas graficamente as frequências absolutas das classificações finais dos grupos, arredondadas às unidades.

De uma forma geral, os resultados da turma nesta atividade foram positivos visto que, além de nenhum grupo ter obtido classificação inferior a 10 valores, a maioria (10 em 13) foi classificado com cotações iguais ou superiores a 14 valores (qualitativamente representando “Bom”). Contudo, também nenhum grupo foi cotado com níveis acima dos 16 valores. Assim, apesar da turma ter obtido bons resultados nesta atividade estes dados também refletem as várias dificuldades que

N.º total de grupos: 13

Figura 3 - Frequências absolutas de acordo com as classificações finais dos grupos na atividade.

os grupos apresentaram e que seguidamente serão analisadas com maior pormenor.

De forma a compreender melhor qual foi o desempenho de cada grupo em cada item considerado foram analisados os resultados parciais dos grupos. A partir destes dados foram construídos dois gráficos de barras, presentes nas figuras 4 e 5, onde se encontram representadas as frequências absolutas dos grupos de acordo com as classificações parciais em cada item avaliador.

N.º total de grupos: 7 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 A B C D E

Frequência asbsoluta dos grupos com cotação igual a 4

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 3

Frequência asboluta dos grupos com cotação igual a 2

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 1

N.º total de grupos: 13

Figura 4 - Frequências absolutas de acordo com resultados dos grupos nos itens de avaliação A – Interpretação dos Esquemas, B – Linguagem, C – Correção Cientifica,

D - Relevância da Informação e E – Cumprimento do Objetivo.

0 1 2 3 4 5 6 7 F G

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 4

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 3

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 2

Frequência absoluta dos grupos com cotação igual a 1

Figura 5 - Frequências absolutas de acordo com resultados dos grupos nos itens de avaliação F – Correção Científica da resposta oral e G –

Os itens anteriormente considerados pretendem avaliar o desempenho dos alunos em determinadas tarefas que, por sua vez, representam algumas das competências trabalhadas durante atividade. Das competências consideradas, os grupos apresentaram um desempenho mais fraco nos itens do domínio concetual que avaliaram a correção científica das respostas (Itens C e F). Nestes itens foi avaliada a correção das respostas ao nível dos conceitos ou informações, tanto nas respostas escritas como naquelas comunicadas oralmente. Os dados apresentados indicam que, apesar das respostas dadas por 6 grupos não apresentarem quaisquer incorreções ao nível dos conceitos ou informações, mais de metade dos grupos (7 em 13) responderam, tanto por escrito como oralmente, com várias incorreções científicas.

Ainda considerando a avaliação de competências do domínio concetual destacam-se outros três itens avaliadores - D, E e G. No que respeita ao item D – “Relevância da Informação”, este pretende avaliar a correção das respostas quanto ao seu conteúdo e relativamente à sua adequação perante a questão colocada. Os resultados apresentados anteriormente demonstram que a maioria dos grupos (9 em 13) conseguiu responder à maior parte das questões de forma correta e adequada. Contudo, também é de salientar que houve um par que obteve cotação mínima neste campo por ter demonstrado muitas dificuldades em responder correta e adequadamente à maioria das questões.

Em relação ao cumprimento do objetivo da parte escrita da atividade (item E), todos os grupos conseguiram comparar/relacionar as funções da empresa Xylem e do xilema e responder à questão-problema: “De que forma os serviços realizados pela Xylem se assemelham aos mecanismos que as plantas utilizam

para absorver e transportar a seiva xilémica?”. Contudo, apenas dois grupos

obtiveram cotação máxima neste item por escreverem uma resposta que demonstrou de forma clara a relação pretendida e apontou semelhanças entre a Xylem e o xilema. Já em relação ao objetivo da segunda parte da atividade (Item G), todos os grupos justificaram satisfatoriamente a opinião dada em relação à adequação do nome “Xylem” para a empresa. No entanto, apenas um grupo demonstrou ter um excelente domínio dos conteúdos abordados e foi classificado com a cotação de quatro pontos neste item. Da análise destes dados é possível depreender que os alunos tiveram algumas dificuldades em apropriar-se dos conteúdos trabalhados e, por esse motivo, em elaborar respostas que demonstrassem um claro domínio dos conceitos abordados.

Um fator que poderá ter influenciado a maior ou menor facilidade com que os alunos trabalharam os conteúdos presentes foi a o facto de terem que analisar e interpretar um esquema relativo aos serviços prestados pela empresa. Assim sendo, as respostas escritas dos grupos também foram avaliadas quanto à maior ou menor dificuldade que demonstraram relativamente à interpretação do esquema (Item A). Neste âmbito pretendeu-se desenvolver e avaliar competências do domínio dos procedimentos. Os resultados da avaliação revelam que as respostas dadas por mais de metade dos grupos (8 em 13) não revelaram quaisquer problemas de interpretação do esquema. Dos restantes cinco grupos, apenas dois revelaram ter muitas dificuldades neste campo e nenhum se revelou incapaz de interpretar o esquema na totalidade.

Outro elemento considerado na avaliação das respostas escritas incidiu na linguagem utilizada pelos alunos, analisando, entre outros aspetos, os seus erros ortográficos e gramaticais. De uma maneira geral todos os grupos utilizaram uma linguagem adequada com poucos erros, no entanto, nas suas respostas foram notórias muitas semelhanças com o texto da fonte bibliográfica utilizada o que terá sido um fator a favor dos alunos neste campo.