• Nenhum resultado encontrado

Análise do mercado

No documento Habitáculos temporários amovíveis (páginas 66-71)

Após toda a investigação relacionada com este estado da arte, onde se realça as novas formas de habitação e os estudos de caso mais concretamente, surge

a necessidade da criação de um tópico relacionado com o estudo de mercado associado à tipologia de habitação. Segue-se uma análise do mercado português de empresas que oferecem soluções neste âmbito da habitação e das quais são consideradas para o produto em causa.

Na primeira fase irá existir uma disposição da maioria de empresas em Portugal com este mercado, em seguida irá existir um estudo sobre alguns projetos que se consideram os mais interessantes. Este estudo considera os seguintes paramentos: custo, portabilidade, função versus espaço e material.

Arestalrústicos LogHomes Nogueira Fernandes

Casema Luís C. Construções Novo habitat

Casinhas MODIKO PINHO CASA

JGDS-EPS Modular System PORTILAME

Jular Madeiras Mood Rusticasa

Lapponia House MOVEX

LOGDOMUS Naturasa

A empresa que se destaca em primeiro lugar na lista é a Jular Madeiras, empresa de construção que atua principalmente em Portugal mas também em Angola, entre as suas várias especialidades destaca-se a construções de habitações em madeira (Jular, 2013).

45

o SWLodge, um T2 com aproximadamente 57 metros

quadrados, equipada com dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma casa de banho.

O projeto é na sua maioria construído através da madeira, e demora cerca de 1 semana a montar. Surge ainda em destaque a quantidade de pavimentos e revestimentos que esta empresa dispõem.

A qualidade dos acabamentos e o conforto que proporciona o interior e a relação que este obtém com o exterior através do deck torna-o um projeto a ter em conta.

Figura 30. SW Lodge por Jular (Jular, 2013)

Em seguida surge a empresa Modular System, este visa desenvolver produtos habitacionais através do conceito modular. Oferecem na sua base produtos em serie

ou customizados que partem da base dos anteriores (Modular System, 2014).

O projeto considerado, na ótica da seguinte dissertação de maior relevância, é o projeto designado casa Oporto Show desenvolvida pela empresa modularsystem, um T1 com 95 metros quadrados, em que destaca o processo estrutural em madeira que permite a criação de várias janelas na sua fachada, destaca-se ainda a conjugação da madeira com a iluminação. Este projeto não é facilmente transportável pois a sua área não permite a sua pré fabricação em ambiente de empresa, em relação ao material tanto as paredes como a estrutura são de madeira com alguns completos de aço (Modular System, 2014).

O terceira empresa que apresenta-se como uma alternativa viável na construção de habitações é a MODIKO, neste caso não é realizado um apontamento a um projeto especifico mas á estratégia da empresa em relação as habitações modulares torna-se uma mais-valia em relação as demais, esta

é desenvolvida através de uma construção estrutural em aço tornando o produto mais robusto e estável, tem também á sua disposição um elevado leque de soluções a nível de plantas,

46

o que oferece lhe a possibilidade de ter um público-alvo mais abrangente (Modiko, 2014).

Por último destaca-se a empresa LOGDOMUS. Com soluções de habitações em madeira com uma larga escala

de alternativas destaca-se entre as demais por duas razões: o acabamento, pois trata-se de uma empresa que trabalha com um grande leque de variedade de madeira e pedra naturais, e também o preço, talvez o mais a ter em atenção, tendo em conta as empresas anteriores (LOGDOMUS, 2015).

Figura 31. Modelo de habitação LOGDOMUS (LOGDOMUS, 2015)

III.5.

Considerações

Considera-se assim que esta é uma área empresarial que começa agora, a ganhar notoriedade e a ter empresas dispostas a apostar.

Existe uma forte concorrência, no entanto não existe nenhuma empresa que prima pela total criatividade nesta área,

e os projetos desenvolvidos em si são muitos semelhantes, não só na forma mas principalmente no conceito.

O objetivo desta dissertação é através do conceito que será desenvolvido ao longo do documento realizar um projeto inovador neste panorama, afastando-se destas criações.

47

IV.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

IV.1.

Introdução

O desejo de desenvolver um projeto na área de construção habitacional deu origem ao presente tema de dissertação. Neste capítulo segue-se o desenrolar do trabalho efetuado para obtenção do produto final.

Em primeira análise estuda-se a projeção de objetivos e linhas base que servem de apoio ao mesmo, sendo que a criação de uma habitação de carácter temporário assume-se como objetivo principal. Esta, através do seu conceito e do seu desenho, pretende vivenciar e potencializar os sentidos, dando a possibilidade ao utilizador de desfrutar ao máximo

do seu espaço.

Assume-se também a necessidade da criação de um produto físico/ tridimensional, que seja inclusivo com a possibilidade de se adaptar a vários público-alvo e várias necessidades, onde a estética exterior possa ser relacionada com o meio circundante, potenciando a ligação do homem com

o ambiente em causa.

Por fim, para uma melhor abordagem ao problema e oportunidades na área da habitação, desenvolvem-se imagens gráficas, que servem de suporte à criação de novos conceitos, apoiados nas palavras-chaves: Casa Modular, Espaço Doméstico, Habitação Portátil, Território, Indústria Portuguesa.

48

Assim surge o mapa conceptual que abrange o significado destas 5 palavras e a forma como estas se desenvolvem, tornando-as na base do produto. O mapa procede-se através das palavras-chave e do seu desdobramento numa forma hexagonal.

49

No documento Habitáculos temporários amovíveis (páginas 66-71)

Documentos relacionados