• Nenhum resultado encontrado

Dentro da amostra de 104 empresas, é possível verificar outros dados relevantes como por exemplo: 38 delas realizaram contratação de consultoria em gestão estratégica e adicionalmente, outras 45 empresas, responderam que já contrataram uma ou mais consultorias externas em outras áreas tais como: Finanças, Marketing, departamento Comercial, conforme demonstrado no gráfico 20.

Gráfico 20 - Consultorias externa já contratadas

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Desta forma, têm-se um total de 83 empresas que já tiveram a contratação de algum tipo de consultoria e 21 que não contratam qualquer consultoria.

Esses dados podem ser úteis, para verificar o quanto estas empresas estão sensíveis à contratação de consultorias, de modo geral, onde se pode inferir que estão preocupadas em melhorar sua gestão, das mais variadas formas e em suas diversas áreas. Correspondem à 79,81% do total das amostras validadas, ou seja, um número significativo.

Quando se analisa o grupo das 83 empresas que já realizaram contratação de consultorias de qualquer espécie, pode-se verificar alguns padrões interessantes, que podem ser vistos como caraterizantes do perfil das empresas que contratam consultoria. Quer seja, pela faixa etária dos seus gestores ou sócios, bem como, seu grau de instrução, número de funcionários, tempo de existência.

Estes dados trazem resposta ao segundo e quinto objetivos específico da pesquisa, caracterizado por: b) Averiguar as relações entre empresas e consultorias externas; e e) Conhecer o perfil das empresas e seus gestores

No gráfico a seguir, verifica-se que uma diferença na faixa etária dos grupos que não contrataram consultoria de qualquer espécie e dos que contrataram algum tipo de consultoria externa.

Gráfico 21 - Perfil - Faixa etária

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Ainda no recorte dos grupos do gráfico anterior, verifica-se também um padrão em seu grau de instrução, conforme gráfico abaixo (gráfico 22):

Gráfico 22 - Perfil – Grau de instrução

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Com relação ao tempo de existência das empresas, gráfico 23, é interessante destacar que, 70% do total da amostra validada possui menos de 10 anos. Esta informação pode-se atribuir ao fato de que se trata do setor de tecnologia, setor cuja expansão tem sido bastante substancial nestes últimos anos.

Gráfico 23 - Perfil – Tempo de existência da empresa

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Ao analisar somente o grupo mencionado de 45 empresas, que foi identificado pela contratação consultorias empresariais diversas vale considerar que, 17% delas contratou 3 ou mais consultorias em departamentos ou áreas diferentes, ou ainda 37%, contratou 2 ou mais consultorias, conforme pode ser verificado no gráfico 24.

Gráfico 24 - Perfil – Contratação de consultorias

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Analisando especificamente as respostas das empresas que relataram a contratação de consultorias funcionais, conforme gráfico 25, verifica-se um percentual relevante de empresas que contratou consultoria em marketing.

Gráfico 25 - Perfil – Contratação de consultoria por setor

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

Como é sabido, dentro do conceito de marketing por diversos autores, tais como Kotler (2006), por marketing entende-se a estratégia mercadológica, marca, posicionamento de mercado dentre outros aspectos que perfazem grande parte da gestão estratégica de uma empresa. Pode-se pensar que, tais empresas na verdade contrataram uma consultoria em gestão estratégica, contudo, por algum motivo caracterizaram a consultoria somente como consultoria de marketing. Esta caracterização pode ter ocorrido, por ter havido um enfoque maior dedicado às funções de marketing, ou por terem estas deixado de lado algum dos diversos elementos de análise esperados, em uma consultoria em gestão estratégica completa, dentre outros fatores.

O número significativo de empresas que buscou repetidas vezes a contratações de consultorias funcionais, pode ser considerado um indício de que a gestão estratégica esteja ocorrendo de forma fragmentada por meio de consultorias, mas consolidada internamente.

Esta opção de análise, pode corroborar para a identificação de um perfil de empresas preocupadas com uma gestão profissional da sua empresa e contratação de consultorias.

Por estes dados, é possível inferir que um processo de gestão da estratégia esteja, por vezes, ocorrendo de forma estruturada nestas empresas, mas de forma internalizada. Ou seja, nestas empresas, no que tange à gestão estratégica, tomou-se a decisão de fazer internamente e não comprar.

Podemos suscitar a análise de que, pelo fato das empresas terem em grande parte um porte inferior a 10 funcionários (gráfico 26) e menos

de 10 anos de existência (gráfico 23), sua complexidade relativa é baixa e sua gestão estratégica permanece restrita à visão do negócio dos sócios. Gráfico 26 - Perfil – Número de colaboradores

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

A fase de maturidade destas empresas, pode em muitos casos, ser insuficiente para gerar criar a necessidade de compra do serviço elaborado e de alta qualificação em gestão estratégica. Os sócios e gestores percebem nos problemas diários de ordem funcional dos setores, tais como: marketing, comercial e finanças. Os dados mostram grande ocorrência de contratação de consultoria para estes casos. Por esta razão, existe a ocorrência de diversas consultorias funcionais em marketing (48%), finanças (35%), comercial (26%) e recursos humanos (24%).

Nas respostas, houveram relatos considerando como um dos grandes problemas destes gestores o tempo que estes dedicam em atividades operacionais. Gerir a empresa torna-se, nesta fase, um desafio em processos operacionais, onde dependendo do grau de maturidade, necessitam constantes revisões e aprimoramentos.

Dentro do grupo de 38 empresas, as quais contrataram uma consultoria externa em gestão estratégica, verifica-se percentuais significativos (questão 11), de problemas relacionados às áreas de marketing, comercial e finanças como motivadores da busca por uma consultoria. Quer seja, por intermédio da contratação de uma consultoria em gestão estratégica ou consultorias funcionais, verifica-se de forma recorrente a identificação de problemas funcionais nestes setores, que para empresas de micro e pequeno porte e com poucos anos de existência,

fato que pode ser considerado crítico à sua sobrevivência. O foco parece concentrar-se em gerar faturamento e gerenciar seus recursos.

Apesar da identificação clara quanto a preocupação de melhoria, dentro de ambos os grupos, o grupo das 38 empresas que buscou consultoria em gestão estratégica, demonstrou uma preocupação com a gestão da estratégia empresarial no longo prazo. Uma das explicações/razões para esta visão, mais voltada para o pensar em longo prazo pode ser atribuída ao perfil distinto que os gestores e sócios possuem, como sua maior escolaridade (ver gráfico 22).

Quanto ao porte da empresa, em relação a ter ou não consultoria (gráfico 27), é possível inferir que, as empresas que já contrataram algum tipo de consultoria externa são maiores do que as empresas que nunca tiveram consultoria.

Gráfico 27 - Perfil – Porte da empresa versus Consultoria

Fonte: Desenvolvido pela autora (2016)

4.3 ANÁLISE DOS DADOS À LUZ DA TEORIA DOS CUSTOS DE