• Nenhum resultado encontrado

Dentre os resultados apresentados, as respostas dadas pelos alunos no questionário aplicado após a implementação de nosso projeto, apontam para uma evidente aceitação do mesmo, bem como uma considerável mudança na concepção dos futuros professores em relação à Física. Nosso questionário apresenta algumas questões repetidas em relação ao questionário aplicado no inicio do ano letivo. Tivemos, por objetivo, detectar alguma mudança sobre as concepções que os alunos poderiam vir a apresentar sobre a importância da Física no ensino fundamental, aliada à viabilidade da inserção da mesma nestas séries.

Apresentaremos os cinco questionamentos feitos e, em seguida, as respostas de alguns alunos na íntegra, sendo que não retiramos respostas negativas. Nosso critério foi a escolha aleatória das mesmas. Ressaltamos que cada travessão corresponde a resposta de um aluno diferente.

Pergunta: Você continua enxergando a Física da mesma forma após este ano? Se não, o que mudou?

Não, o que mudou foi os conceitos que conseguimos trazê-los para o dia-a-dia de uma forma muito mais interessante.

Agora as aulas são muito legais, são interessantes e, quanto mais aprendemos mais queremos aprender, pois é englobado coisas do nosso dia-a-dia. É uma aprendizagem significativa. Aprendemos e entendemos as coisas, sem toda aquela calculeira.

Com certeza não! Agora vejo que a maioria entende o que é explicado; as aulas são legais, [...] Se o prof. é tão gênio quanto o outro eu não sei, mas este sabe explicar e se fazer entender.

Sim. Mas este ano foi completamente diferente, eu percebi que ela pode ser ensinada de várias formas.

Com certeza não. Agora eu entendo e aproveito as aulas e por incrível que pareça, nem durmo mais nas aulas [...] Mas falando sério, vejo a Física com outros olhos, não como uma disciplina que “quer me devorar”, mas algo que me faz crescer, e me ajudará muito em sala de aula.

Não continua do mesmo jeito, agora sei que física não é só calculo, e sim muito mais que isso. E agora adoro acordar pensando:”que bom que hoje eu vou ter aula de física”.

Não, mudou bastante, pois antes achava que era só cálculos, não sabia nada dessas teorias e conceitos.

Este ano a situação mudou, pois agora com as suas explicações tudo ficou mais fácil. E os testes dos outros anos era praticamente todo de fórmulas, e os desse era mais de escrever e pensar. Vamos levar para a vida os ensinamentos desse ano. Sem brincadeiras, este ano a Física foi gostosa de se aprender, pois tu deste as tuas

aulas de uma forma interessante que me instigou a estudar. Os mapas conceituais foram ótimas opções, pois muita coisa que aprendi foi por fazê-los. As tuas aulas não se resumiram só em passar a matéria, deu pra perceber uma grande preocupação sua em saber se realmente nós havíamos aprendido o conteúdo! Resumindo, foi ótimo.

80 Mudei meus conceitos e agora adoro as aulas, pois entendo o que estou fazendo e as

aulas não são cálculos, são conceitos.

Não. Este ano a matéria está sendo bem mais e melhor explicada fazendo com que me interessasse bem mais, chegando até a “decidir” fazer Física na faculdade. Com certeza que minha visão mudou! E não foram algumas coisas [...] foi tudo!

Passei a enxergar a Física não mais como cálculos e fórmulas complicadas, mas sim como a explicação de tudo que acontece.

Não. Aprendi que o importante não é decorar, é entender porque se utiliza a fórmula, para que a utilizamos, primeiro devemos entender a teoria.

Agora são outros quinhentos, você é muito show, explica muito bem a matéria, não obriga a gente a decorara fórmula. Gosto muito do seu método de ensino.

Este ano, ao invés de decoráramos fórmulas, tivemos trabalhos em que conseguimos compreender a matéria. O uso de mapas conceituais nos trouxe uma maneira fácil de compreensão da matéria.

De acordo com a série de respostas, podemos admitir que o enfoque conceitual utilizado em nossa estratégia foi muito bem aceito pelos alunos. Estas respostas reforçam a idéia de que, na formação de docentes que atuarão junto às séries iniciais, o ensino de Física deve primar pela compreensão significativa de conceitos, em detrimento de um ensino extremamente matematizado. Vemos que o ensino de Física que privilegia a resolução de problemas numéricos pode contribuir para uma aversão à Física, distanciando estes professores do conhecimento físico e de uma possível transposição destes conhecimentos nas séries iniciais do ensino fundamental.

Pergunta: Você acredita que a Física possa ser inserida no conteúdo de Ciências do ensino fundamental? Justifique sua resposta.

Sim. A Física está em tudo, e deve ser ensinada de maneira simples, para que se tenha introdução da matéria que mais tarde será complementada.

Sim, pois está relacionado com tudo da vida dos alunos.

Claro. Ao menos alguns conceitos básicos para os alunos compreender melhor a matéria quando chegar na 8ª série.

Acho que sim, claro que de uma maneira simplificada e delicada, mas com certeza ela pode ser trabalhada e seus resultados serão positivos.

Se soubermos explicar de uma forma que eles entendam, acho que não tem problema nenhum.

Sim. Só que deve ser adaptada às crianças.

De certa forma, mas não teoria e sim apenas a prática, exemplo experiências. Sinceramente só o básico, acho muito complicado para elas entenderem.

Com certeza, pode dar noções às crianças, sim até é melhor para quando entrarem na 8ª série elas possam relacionar com o que aprendeu quando era pequeno.

Deveria ser ensinado no Normal, como podemos aplicar a Física desde o 2º ano do fundamental, experiências que podemos praticar com eles, formas variadas e fáceis de as crianças entenderem e gostarem da física.

Sim. Introduzida de modo sutil ensinando de maneiras criativas, que elas possam levar para sua vida. Aprender a observar melhor as coisas que acontecem ao seu redor (método científico).

Sim, se for ensinada com o grau de conhecimento dos alunos que serão ensinados. Com certeza. A Física é importante em todas as séries.

Mesmo sendo pouco abordada, eu acho que a Física pode ser ensinada nas séries iniciais.

Aprendi contigo que tudo pode ser ensinado a uma criança, desde que seja de uma maneira adequada.

Sim. Mas com uma linguagem mais fácil, e com experiências legais e ao mesmo tempo interessantes.

Se compararmos esta série de respostas com a série referente à mesma questão constante no questionário aplicado no início do ano letivo, veremos um sensível avanço na concepção dos alunos, no que diz respeito à viabilidade de inserção da Física nas séries iniciais do ensino fundamental. No questionário inicial, apesar de já percebermos alguns alunos favoráveis à inserção da Física nas aulas de Ciências, verificamos, também, que alguns apresentam uma

82 nítida resistência a tal prática. Acreditamos que tal fato se deva ao trauma presente nos primeiros anos de estudo em que estes docentes tiveram os primeiros contatos com a matéria.

Pergunta: Em sua opinião, a Física deve ser ensinada da mesma forma no Curso Normal e no ensino médio regular?

Por um lado sim, pois quase todos irão fazer um vestibular e devemos saber o mais importante, mas por outro lado não, pois nós como seremos professoras (es) de pequenos, não precisamos da parte mais difícil da Física, que são os cálculos. Não, porque o médio cobra muito os cálculos, já no normal somos cobrados mais a

aprender do que só calcularmos, usar fórmulas e obtermos resultados numéricos. Acho que até pode, mas nós do Curso Normal temos uma direção (enfoque) mais

“importante”, que seriam as crianças e a nossa maior preocupação é com que elas entendam da melhor maneira possível.

Não, pois além de aprendermos o conteúdo temos que aprender como ensinar para as crianças.

Acho que não, pois nós somos futuras professoras e teremos que saber como ensinar as crianças.

Não, a Física para o Curso Normal deve ser diferenciada e voltada para a educação das crianças.

Um pouco sim, para estarmos mais preparados para o vestibular, mas como estamos cursando o normal deveria ser didático para que possamos aprender para ensinar. Não, pois nós do Curso Normal temos que ensinar para as crianças então devemos

ter um conhecimento maior.

Não, pois apesar de ambos desejarem passar no vestibular, no Curso Normal iremos lecionar. Sem dúvidas, deve haver uma preparação especial.

Deve ser ensinada da mesma forma sim, pois nós também vamos prestar vestibular. Acho que não sempre. Temos que saber um pouco do convencional, para nós

mesmos; mas, acima disso, temos que estar preparadas para ensinar os “pequenos”. Novamente, percebemos uma mudança na concepção dos alunos, baseadas nas séries de respostas da mesma questão quando aplicada no questionário inicial. Percebemos que boa

parte dos alunos permanece com a preocupação em relação ao vestibular; no entanto, verificamos uma notória preocupação em relação à formação em Física do futuro docente.

Pergunta: O que você achou da avaliação através de mapas conceituais?

Muito legal, pois em primeiro lugar aprendemos a fazer um mapa conceitual e, em segundo lugar, fazendo o mapa conseguíamos “entender” melhor a matéria, relacionando as coisas.

Muito legais, porque é uma outra forma de utilizarmos os conceitos aprendidos. É uma das formas de ensinar que não existe só provas, mas sim outros métodos de

avaliação.

Eu achei muito interessante, pois é uma maneira de compreendermos melhor a matéria através de “esquemas” e é uma forma de resumo para conseguirmos estudar para as provas.

Gostei muito das atividades, pois pude expressar aquilo o que eu realmente sabia. Ótimas, pois um mapa conceitual é muito mais importante do que uma prova. Uma forma criativa de avaliação.

Bastante interessante é fácil e mais simples de entender, pois para montar um temos que ter muita atenção.

Gostei, achei uma ótima idéia, muito melhor do que uma prova ou outro método de avaliação.

É uma ótima forma de avaliação. Adorei de verdade, é uma coisa muito boa. Achei muito legal, pois é fácil de faze e conseguimos entender melhor o conteúdo. Achei muito legal, pois aprendemos de uma maneira bem mais fácil e significativa. Acho que foi bem legal, porque colocamos no papel aquilo que temos na cabeça, ou

seja, algo que não seja decorado.

Muito positivas, porque desta forma posso aprender e entender melhor. Hoje eu uso mapas conceituais em outras matérias.

Para mim foi ótimo, aprendi muito através deles, facilitou a aprendizagem. Comecei a fazer nas outras matérias para estudar.

84 Achei bem legal, entendi melhor a matéria e ficou melhor para estudar.

Os mapas conceituais, dado o seu caráter idiossincrático e baseados na teoria da aprendizagem significativa, constituíram-se no mais importante instrumento de avaliação de nosso projeto.

Baseados na série de respostas podemos perceber que eles contribuíram para a facilitação da aprendizagem dos alunos e, também, para diminuir o temor que muitos alunos apresentaram inicialmente em relação à Física a às avaliações no formato de provas que privilegiavam a resolução de problemas numéricos.

Pergunta: Você pretende inserir tópicos de Física em suas aulas? Quais?

Sim. Não pensei ainda sobre quais, mas penso que posso ver quais os interesses das crianças e elaborar minhas aulas em cima disto fazendo com que elas se interessem assim como eu me interessei.

Sim, tudo que for possível englobando as matérias curriculares. Sim. Em aulas de Ciências, com experiências.

Sim. O básico: medidas, peso energia elétrica e o átomo que eu achei bem legal relembrar. Foi diferente de quando eu aprendi.

Sim, um pouco, o básico dos básicos. Não sei ainda o que!!! Tem que ver que nível as crianças se encontram.

Sim. Corrente elétrica, magnetismo, átomo [...] vários outros. Acho que sim, energia, força mas na linguagem deles.

Claro. Ensinar que até sem querer usamos a física. Procurarei inserir muitas aulas práticas porque as crianças se interessam, gostam e se envolvem mais com o conteúdo.

Sim, introduzindo a idéia de que a física é muito mais do que fórmula e cálculos. Sim, vou usar a vida deles para ensinar muitas coisas.

Sim, depois desse ano de aulas de Física diferentes, pretendo inserir, não sei quais, mas vou.

Esta série de respostas talvez represente um dos maiores avanços que a nossa proposta poderia conseguir. Notamos que existe, por parte dos alunos, uma aceitação muito grande em relação à Física como possível de ser inserida nas aulas. Pelos relatos, notamos que conseguimos fazer com que os alunos passassem a enxergar a Física não como uma disciplina sem vínculo com as séries iniciais. Muito pelo contrário, observamos que estes passaram a ver a Física como disciplina imprescindível de ser estudada pelas crianças, dado o caráter explicativo que apresenta aos alunos sobre fenômenos de seu cotidiano.

7 IMPLEMENTAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Documentos relacionados