• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DOS DADOS

No documento joanamagalhaesfranco (páginas 73-75)

5 ANÁLISE COMPARATIVA E CASO PILOTO

5.2 ANÁLISE DOS DADOS

Tendo em vista as três formas de coleta de dados disponíveis para este primeiro projeto: uma estatística, construída pela ferramenta do Google desde a publicação do site; uma opinativa, obtida pela divulgação de uma enquete na página inicial do site durante os três primeiros meses no ar; uma discursiva, permitida pelo formulário geral de contato do site; podemos, por meio da análise desse material, começar a recolher pistas que indiquem os caminhos possíveis para dar prosseguimento ao projeto.

Os relatórios gerados pelo Google Analytics, durante o período de um ano e meio – da publicação, em junho de 2008, à data de fechamento para análise, em dezembro de 2009 – mostram que o tráfego de visitantes do website vem de três principais fontes: 24,42% vêm dos links alocados em outros sites de referência, como o da UFJF e da comunidade da Facom no Orkut21; aproximadamente o mesmo número de visitas, 26,40%, chega por mecanismos de pesquisa, a exemplo da busca no Google; e, com 49,18%, a mais importante das fontes é o acesso direto, que são de pessoas que já conhecem o endereço do site.

Além disso, os picos de acesso do site acontecem em dois momentos específicos do ano: um que ocorre em março e outro entre os meses de outubro e novembro. O primeiro se encaixa no início do semestre letivo posterior ao vestibular e, o segundo, durante o período de divulgação do processo de seleção para o próximo ano.

O que podemos inferir dos dados acima é que praticamente metade das visitas ao site é garantidamente interna. E, mesmo em conjunto com o restante dos acessos, podemos dizer que, em geral, seu grupo de visitantes é formado, prioritariamente, por estudantes, sejam eles alunos em curso ou vestibulandos, já que também as páginas mais visualizadas, depois da home, são as de interesse específico deste público: grade curricular e grade horária, que juntas somam 13,67%. Isto fortalece a definição do público-alvo do site.

21

Orkut é uma rede social de relacionamentos da Internet, criada em 2004. Seu serviço visa auxiliar o usuário a criar novas amizades e manter as já existentes, por meio de ferramentas de comunicação online. Embora haja outras redes com o mesmo propósito, a do Orkut é, até o momento, a mais utilizada entre os brasileiros.

As duas páginas seguintes a ocuparem o ranking das mais visualizadas indicam um perfil de acesso que demonstra o interesse pela área de pesquisa e produção acadêmica, pois são as dos projetos experimentais e da revista Lumina.

Na apuração dos links mais clicados depois de aberta a página inicial, ou seja, do primeiro caminho percorrido na navegação, a porcentagem mais expressiva se concentra entre os tópicos da graduação, que são a grade curricular e horária e os projetos experimentais, com 10,3%. Em seguida, com 4,2%, estão os sublinks da área de pós-graduação, de lato e stricto sensu. Dentre os conteúdos institucionais, o link do corpo docente tem um lugar de destaque, com 1,8%, que é o dobro da porcentagem referente ao próximo conteúdo mais acessado deste segmento, que é o link dos departamentos. Por fim, podemos notar também a importância da galeria de fotos, que acumula 1,1%.

Quanto à entrada no site, é visível, pela curva do gráfico mensal, que os acessos diretos caem consideravelmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Não só este é o período de menor interesse dos alunos em acessar o site da faculdade como também é o momento em que a instituição fica fechada. Este dado aponta que os computadores da própria faculdade são fortes contribuintes para a quantidade de visitas ao site, já que muitos dos navegadores são formatados para exibir a página inicial da Facom ao abrirem.

Não por acaso a taxa de rejeição22 do site, para os acessos diretos, é 20% maior que a média do tráfego geral. Isso acontece porque parte dos usuários dessas máquinas estão abrindo seus navegadores para usarem a Internet para outros fins, mas automaticamente são levados à página da Facom. No caso do Curso de Comunicação, esses computadores tornam- se meios para a prática do aprendizado, já que servem para pesquisa de apuração de dados, para leituras de jornais e revistas online, para contato com fontes de informação e para troca de mensagens.

Pode parecer óbvio, mas o fato de o computador assumir o papel de ferramenta do ensino e da prática da comunicação faz com que o horizonte de utilidades de um website para a faculdade se amplie, já que, como postulado antes, ele precisa oferecer suporte aos usuários em suas atividades cotidianas, por meio das formas de interação e do design de interface.

Ainda sobre a taxa de rejeição, sua medida, quando o acesso vem de links em sites de referência, é, em contrapartida, quase 35% menor que a média geral. Além do mais, visitas advindas desses sites ocupam o ranking das que mais tempo permanecem no site e também

22

Taxa de rejeição não é o número de pessoas que não gostam do site. A expressão foi erroneamente escolhida para o conceito real ao qual ela se refere. Essa taxa, na verdade, é a porcentagem de visitas feitas a uma única página do site, ou seja, de pessoas que entram e saem do site sem navegar por outras páginas, senão aquela.

das que visualizam mais páginas por vez, cujo número é próximo de cinco, o que representa um aumento de 46,53% em relação à média geral do site.

Os acessos ao site originados de mecanismos de pesquisa têm como palavra-chave principal de busca o termo conjunto ―facom ufjf‖, mas as expressões que equilibram melhor a porcentagem entre novas visitas e taxa de rejeição, e ainda possuem maior quantidade de páginas por visita, são as que incluem, combinadamente, as seguintes palavras: comunicação UFJF e grade curricular. Isso parece reafirmar um interesse, particular dos acessos por mecanismo de busca, em conhecer a área de ensino da instituição, o que nos leva a ponderar que este público específico é formado, prioritariamente, por pessoas que pretendem cursar a faculdade.

Enfim, os números recolhidos nesta parcela da pesquisa funcionam como indícios da funcionalidade do site atual. Para sermos mais específicos quanto à avaliação dos usuários, precisamos cruzar a objetividade dos dados estatísticos com a subjetividade das falas, que são representadas aqui pelas mensagens enviadas por meio da enquete e do formulário de contato.

No documento joanamagalhaesfranco (páginas 73-75)