• Nenhum resultado encontrado

4.3 EMPODERAMENTO ECONÔMICO

4.3.2 Análise dos dados da pesquisa

A seguir, são representados os resultados nas questões que investigaram a relação entre o empreendedorismo com o empoderamento feminino.

Tabela 10 – Motivações para o empreendedorismo*.

MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO

FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº)

Sonho de ter um negócio próprio 47

Mudança de cidade 05

Separação conjugal 03

Investir capital disponível 07

Aumentar a renda pessoal/familiar 45

Desemprego/aposentadoria 11

Desenvolver conhecimentos/habilidades adquiridas

29

Outros 02

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016).

*Questão de múltipla escolha, não sendo possível representação gráfica

Ao se indagar sobre a motivação que levou as mulheres a buscarem o empreendedorismo, identifica-se que o sonho de ter um negócio próprio é a principal motivação para todas (N=47). Essas, em muitos casos (N=45), também decidiram empreender em busca do aumento de renda, seja pessoal ou familiar. Desenvolver conhecimentos/habilidades adquiridas também é uma das principais motivações (N=29) para o empreendedorismo. Em menores graus, encontram-se alegações como desemprego/aposentadoria (N=11), investir capital disponível (N=7), mudança de cidade (N=05) e separação conjugal (N=3), além de outros motivos (N=2), entre os quais separação de sócios e mudança de ramo de atuação.

Tabela 11 – Requisitos indispensáveis ao empreendedorismo feminino de sucesso*.

REQUISITOS INDISPENSÁVEIS AO EMPREENDEDORISMO

FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº)

Capacidade empreendedora 42

Conhecimento do ramo do negócio 47

Capital para investimento 26

Demanda reprimida/oportunidade no mercado 15

Inovação no produto/processo 09

Outros 05

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016). *Questão de múltipla escolha, não sendo possível representação gráfica

Buscando-se conhecer a visão das empreendedoras sobre os requisitos indispensáveis para o empreendedorismo, verifica-se que o conhecimento do ramo do negócio é o principal fator de sucesso para todas as empreendedoras da amostra (N=47), enquanto a capacidade empreendedora ocorre em segundo lugar (N=42). O capital para investimento também é um requisito indispensável para mais da metade das respondentes (N=26). Na sequência, destacam-se os fatores de demanda reprimida/oportunidade no mercado (N=15), inovação no produto/processo (N=9) e outros requisitos (N=5), entre os quais, pesquisa de mercado para avaliar a oportunidade (N=3), ponto próprio para o empreendimento (N=01), e nicho de mercado inexplorado (N=01).

Tabela 12 – Principais vantagens do empreendedorismo feminino*.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº)

Mínima de interferência de terceiros 39

Reconhecimento da sociedade 25

Autorrealização pessoal 45

Independência/Estabilidade financeira 42

Autonomia para estruturar o tempo 31

Outros 15

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016). *Questão de múltipla escolha, não sendo possível representação gráfica

Ao serem indagadas sobre as principais vantagens do empreendedorismo feminino, verifica-se que a autorrealização pessoal é a mais relatada por praticamente todas as participantes da amostra (N=45), enquanto independência/estabilidade financeira ocorre como a segunda vantagem mais referida pelas mulheres (N=42), seguida pela vantagem de mínima de interferência de terceiros (N=39). Na sequência, destacam-se a autonomia para estruturar o tempo (N=31), o reconhecimento da sociedade (N=25), além de outros benefícios (N=07), tais como formalizar o negócio (N=2), ter acesso ao sistema bancário (N=2), possibilidade de comprovar a renda (N=2), e contribuir para o desenvolvimento da sociedade (N=1).

Tabela 13 – Fatores limitantes (desvantagens) do empreendedorismo feminino*

FATORES LIMITANTES (DESVANTAGENS) DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº)

Dificuldade de conciliar trabalho/casa 19 Sobrecarrega de tarefas/múltiplas

responsabilidades 09

Dificuldade de conciliar produção/gestão 40 Discriminação na sociedade/negócios 15

Rotinas gerenciais burocráticas 32

Lazer prejudicado 03

Nenhuma 21

Outras 03

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016).

*Questão de múltipla escolha, não sendo possível representação gráfica

Ao se investigar os fatores limitantes (desvantagens) que podem ser encontradas nas iniciativas de empreendededorismo por parte das mulheres, identifica-se que a dificuldade de conciliar produção/gestão é a mais referida (N=40), seguidas pelas rotinas gerenciais burocráticas (N=32), enquanto muitas empreendedoras revelam que não consideram nenhuma desvantagem ou fator

limitante (N=21). Para algumas (N=19), enquanto outras (N=15) consideram que é a discriminação na sociedade e no mundo dos negócios. Também se evidencia fatores apontados como a sobrecarga de tarefas/múltiplas responsabilidades (N=9), falta de apoio da família (N=4), lazer prejudicado (N=3) e outras desvantagens (N=3), entre as quais a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada/disponível e falta de apoio da família/cônjuge.

Tabela 14 – Aumento da qualidade de vida por meio do empreendedorismo.

AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº) FREQUÊNCIA RELATIVA (%) Sim 43 92 Não 03 6

Até certo ponto 01 2

Não sabe responder --- ---

TOTAL 47 100

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016).

Figura 14 – Aumento da qualidade de vida por meio do empreendedorismo.

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016).

De acordo com os resultados obtidos, identifica-se que o empreendedorismo foi fator para que as mulheres percebessem melhorias em sua qualidade de vida, identificado em 92% dos casos. Porém, 6% afirmaram que não perceberam esta variável, enquanto 2% não souberam responder à questão.

Tabela 15 – Autonomia/empoderamento pelo empreendedorismo.

AUTONOMIA/EMPODERAMENTO FREQUÊNCIA ABSOLUTA (Nº) FREQUÊNCIA RELATIVA (%) Sim 30 64 Não 03 6

Até certo ponto 12 26

Não sabe responder 02 4

TOTAL 47 100

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016)

Figura 15 – Autonomia/empoderamento pelo empreendedorismo.

Fonte: Dados da autora com base em pesquisa de campo (2016).

Conforme se pode constatar, a maioria das empreendedoras do município acredita que o empreendedorismo lhe possibilitou mais autonomia/empoderamento, visão expressa por 64% das mulheres da amostra, enquanto 26% considera que isso ocorreu até certo ponto. Para 6% da amostra, no entanto, isso não ocorreu, enquanto 4% não souberam responder.

5 CONCLUSÃO

Com as diversas mudanças no ambiente de negócios, que se encontra cada vez mais dinâmico, surge o empowerment (empoderamento) pelo qual se faz o colaborador ter mais autonomia no seu ambiente de trabalho, como forma de agilizar as decisões e tornar a empresa mais ágil, sempre com o fim de satisfazer as necessidades dos clientes, com produtos, processos e serviços de qualidade.

Com o empoderamento no mundo corporativo, as mulheres passam também a ter posições mais privilegiadas, em ambientes nos quais até muito pouco tempo, não tinham poder de decisão, nem autonomia no desenvolvimento de suas funções.

Outro campo de destaque em que a presença feminina vem se mostrando cada vez mais visível é no empreendedorismo, que significa iniciar um negócio, gerando renda e desenvolvimento econômico e social. Neste campo, são inúmeras as vantagens e benefícios que podem ser observadas para as mulheres, entre eles o seu empoderamento em todos os sentidos, entre eles o financeiro, psicológico e a melhoria da qualidade de vida e a atuação de forma independente.

Diante disso, este estudo buscou identificar a contribuição do empoderamento para o empreendedorismo feminino no município de São João do Sul, SC.

Ao se caracterizar o município de São João do Sul em seus aspectos geográficos, sociais e econômicos, identificou-se que se trata de um município de pequeno porte, com atividades econômicas bem desenvolvidas e promissoras para o empreendedorismo.

No que se refere ao objetivo específico de avaliar o comportamento dos empreendedores em relação ao gênero e segmento de atuação, foi possível o índice de empreendedorismo é maior entre as mulheres, que atuam com maior destaque no setor de comércio.

Em relação ao objetivo específico de verificar o perfil das mulheres empreendedoras locais, identificou-se que essas têm entre 36 a 46 anos, são casadas, possuindo de 01 a 02 filhos, procedentes do próprio município e assalariadas antes de iniciar o empreendimento.

Também pode ser verificado que entre a principal motivação que levou às mulheres a empreenderem foi o sonho de ter um negócio próprio, enquanto o

conhecimento do ramo do negócio é o principal fator indispensável para a atividade empreendedora. Já a principal vantagem é a autorrealização, enquanto a dificuldade de conciliar produção/gestão é a mais referida como fator limitante ou desvantagem.

No que se refere ao objetivo específico de identificar se a iniciativa empreeendedora contribui para a melhoria da qualidade de vida e autonomia das mulheres no município, observou-se que as mulheres empreendedoras relataram que sim em ambos os casos.

Diante dos resultados obtidos, pode-se considerar que o empreendedorismo no município de São João do Sul é bastante fomentado, com a participação expressiva de mulheres, havendo relação entre esta iniciativa e o empoderamento e autonomia, sobretudo financeira, além de gerar ganhos na qualidade de vida da população feminina.

Diante disso, o estudo respondeu à questão de pesquisa, cumprindo os objetivos pretendidos. Sugere-se a continuação do estudo envolvendo o público feminino de outros municípios da região e do Estado, seja de pequeno, médio ou grande porte, como forma de se avaliar as iniciativas empreendedoras por parte das mulheres e se nesses locais o empreendedorismo também ajuda às mulheres a terem mais autonomia e poder de condução de suas vidas. O estudo também pode ser ampliado a empreendimentos de outros portes, tais como pequena, micro e pequenas empresas, que foram iniciados por mulheres.

REFERÊNCIAS

AVENI, Alessandro. : teorias e tipologias. São Paulo: Atlas, 2014.

BARBETA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2001.

CARREIRA, Suely da Silva et al. Empreendedorismo feminino: um estudo

fenomenológico. Navus, Florianópolis - SC, v. 5 , n. 2 , p. 06-13 , abr./jun. 2015. CASCIO, Wayne F.; BROUDEAU, John W.

humanos uma introdução. ão Paulo araiva, 201 .

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 2002.

CERIOLI, D.; et al. Análise da satisfação dos usuários dos serviços de clínicas médica e cirúrgica em um hospital do Sudoeste do Paraná. Revista de

Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 11, n. 2, p. 106-122, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. . ed. Barueri anole, 201 .

COSTA, Ana A. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em: <http://

www.adolescencia.org.br/empower/website/2008/imagens/textos_pdf/Empoderamen to.pdf>.

Acesso em: 13 abr. 2016.

DELFINO, Lilian Sombrio. A comunidade de aves e fenologia da frutiferação em

um fragmento urbano de Floresta Ombrófita Densa das terras baixas no

Município de São João do Sul, Santa Catarina. Criciúma, SC: Ed. do Autor, 2011.

DEMO, Gisela. papel dos valores pessoais e da ustiça organizacional. 3. ed. – ão Paulo tlas, 2010.

DORNELAS, José. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas Públicas e Gênero. Revista de

Estudos Feministas. Florianópolis, v. 12, jan/abr 2004.

IDELI , ilson osé B V, rcia egina. tradicional e estratégica. 2. ed. ão Paulo rica, 2007.

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil

- Relatório Executivo/2014. São Paulo: IBPQ, 2014.

_________. Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo/2015. São Paulo: IBPQ, 2015.

GIL, Antonio Carlos. enfoque nos papéis profissionais. ão Paulo: Atlas, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2002.

GOOGLE MAPS. São João do Sul. 2016. Disponível em:

<https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+do+Sul+- +SC/@9.2210744,9.8989829,11z/data=!4m2!3m1!1s0x952213ad31ce3f9b:0x5ccbf4 055c348c99>. Acesso em: 10 abr. 2016.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas.

Cidades@: Santa Catarina - São João do Sul. 2016. Disponível em:

<http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=421640> . Acesso em: 15 mar. 2016.

IVANCEVICH, John M. . Porto Alegre: AMGH, 2010. LEITE, Emanuel C. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.

LONG, L. K. Empowering: levando funcionários a assumir responsabilidades e riscos associados com suas decisões. São Paulo: Nobel, 1997.

MC DANIEL, Carl D.; GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa científica. 2.ed. - Rio de Janeiro : LTC, 2005.

MACHADO, H. P. V. et al. O processo de criação de empresas por mulheres.

Revista de Administração de Empresas. RAE Eletrônica, 2(2), 6-20, jun-dez. 2003.. I , andra egina olanda E , Ver nica eder a er.

Empreendedorismo fundamentos e técnicas para criatividade. io de aneiro

LTC, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Saraiva, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

MOREIRA, H. S. A.; MOREIRA, M. A.; CASTRO SILVA, W. A. Dez anos de pesquisa em empreendedorismo apresentados nos Enanpads de 2003 a 2012: análise dos autores engajados na área. Revista de Empreendedorismo e Gestão de

OLIVEIRA, Marco A. Comportamento humano para a gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

PORTAL DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Estatísticas: acumulado UF/Município por código CNAE, descrição CNAE e Sexo - Inscritos Total (São João do Sul). 2015. Disponível em:

<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/estatistica/lista-dos-relatorios-estatisticos- do-mei>. Acesso em: 23 abr. 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL. Informações gerais sobre do

município. 2016. Disponível em:

<http://www.saojoaodosul.sc.gov.br/municipio/index/codMapaItem/16536>. Acesso em: 23 abr. 2016.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Empreendedorismo feminino. Belo Horizonte: Sebrae Minas, 2014.

______. Santa Catarina em números: Macrorregião Sul/Sebrae/SC.Florianópolis: Sebrae/SC, 2013.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

YOUNGER, Dave Ulrich Jon; BROCKBANK, Waine; ULRICH, Mike. Seis

competências para o futuro da área de recursos humanos: RH de dentro para

fora. Porto Alegre: Bookman, 2013.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jô Bitner; GREMLER, Dwayne D.

APÊNDICE A

QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO ÀS EMPREENDEDORAS

Bloco 1: Perfil das empreendedoras 1 – Idade ( ) De 18 a 25 anos ( ) De 26 a 35 anos ( ) De 36 a 46 anos ( ) De 46 a 56 anos ( ) De 56 a 66 anos ( ) Mais de 66 anos 2 - Escolaridade ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior ( ) Pós-Graduação 3 – Estado civil ( ) Solteira ( ) Casada/união estável ( ) Divorciada ( ) Viúva

4 – Número de filhos menores/dependentes

( ) Sem filhos ( ) De 01 a 02 ( ) De 03 a 04 ( ) Mais de 05

5 – Procedência

( ) São João do Sul

( ) Outro município da AMESC

( ) Outro município de Santa Catarina___________________________ ( ) Outro Estado____________________________ ( ) Outro país ______________________________ 6 - Profissão/atividade anterior ( ) Estagiária ( ) Assalariada ( ) Autônoma/informal ( ) Agricultora ( ) Do lar ( ) Desempregada

Bloco 2: Contribuição do empreendedorismo para o empoderamento

7 - Qual as motivações que a levaram a montar seu negócio?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

8 – Na sua opinião, quais os requisitos indispensáveis ao empreendedorismo feminino de sucesso?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

9 – Quais as principais vantagens do empreendedorismo feminino?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

10 – Quais os fatores limitantes (desvantagens) do empreendedorismo feminino?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

11 – Você acredita que a iniciativa empreendedora contribuiu para o aumento de sua qualidade de vida?

( ) Sim ( ) Não

( ) Até certo ponto

( ) Não sabe/não respondeu

12 Você considera que a iniciativa empreendedora trouxe-lhe mais autonomia, tornou-a mais empoderada?

( ) Sim ( ) Não

( ) Até certo ponto

( ) Não sabe/não respondeu

ANEXO A

TOTAL DE EMPRESAS OPTANTES NO SIMEI, DA UNIDADE FEDERATIVA SC, MUNICÍPIO SÃO JOÃO DO SUL, POR CÓDIGO CNAE, DESCRIÇÃO CNAE E

SEXO, PELO PORTAL DO EMPREENDEDOR

CNAE Quantitativos MEI

Código Descrição Total Masc. Fem.

164 77 87

1092900 Fabricação de biscoitos e bolachas 1 0 1

1096100 Fabricação de alimentos e pratos prontos 2 0 2

1351100 Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico 1 0 1 1359600 Fabricação de outros produtos têxteis não especificados

anteriormente 1 0 1

1411801 Confecção de roupas íntimas 2 0 2

1412601 Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as

confeccionadas sob medida 3 1 2

1412602 Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas

íntimas 2 0 2

1412603 Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas 7 0 7 1422300 Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e

tricotagens, exceto meias 1 0 1

1629301 Fabricação de artefatos diversos de madeira, exceto móveis 1 1 0 1629302 Fabricação de artefatos diversos de cortiça, bambu, palha, vime

e outros materiais trançados, exceto móveis 1 1 0

2062200 Fabricação de produtos de limpeza e polimento 1 1 0 2330399 Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento,

fibrocimento, gesso e materiais semelhantes 1 0 1

2512800 Fabricação de esquadrias de metal 1 1 0

3101200 Fabricação de móveis com predominância de madeira 5 4 1 3299099 Fabricação de produtos diversos não especificados

anteriormente 3 0 3

3314707 Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de

refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial 1 1 0

4321500 Instalação e manutenção elétrica 2 2 0

4330403 Obras de acabamento em gesso e estuque 4 3 1

4330404 Serviços de pintura de edifícios em geral 4 4 0

4399103 Obras de alvenaria 9 8 1

4399199 Serviços especializados para construção não especificados

anteriormente 1 1 0

4520001 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos

automotores 1 1 0

4520002 Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos

automotores 2 2 0

4530703 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos

automotores 3 3 0

4530705 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1 1 0 4712100 Comércio varejista de mercadorias em geral, com 6 3 3

CNAE Quantitativos MEI

Código Descrição Total Masc. Fem.

predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns

4713002 Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou

magazines 1 1 0

4721102 Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1 0 1

4723700 Comércio varejista de bebidas 1 0 1

4724500 Comércio varejista de hortifrutigranjeiros 1 1 0

4742300 Comércio varejista de material elétrico 1 1 0

4743100 Comércio varejista de vidros 3 2 1

4744001 Comércio varejista de ferragens e ferramentas 1 0 1

4754702 Comércio varejista de artigos de colchoaria 1 1 0

4755503 Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho 3 2 1 4757100

Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação

1 1 0

4759801 Comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas 2 1 1 4759899 Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico não

especificados anteriormente 1 0 1

4781400 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 18 2 16

4782201 Comércio varejista de calçados 1 0 1

4782202 Comércio varejista de artigos de viagem 1 0 1

4784900 Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP) 2 0 2 4789001 Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 2 1 1 4789002 Comércio varejista de plantas e flores naturais 1 1 0 4789005 Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários 2 1 1 4789099 Comércio varejista de outros produtos não especificados

anteriormente 1 1 0

5229002 Serviços de reboque de veículos 1 0 1

5590602 Campings 1 0 1

5611201 Restaurantes e similares 1 0 1

5611202 Bares e outros estabelecimentos especializados em servir

bebidas 18 10 8

5611203 Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 5 2 3

5612100 Serviços ambulantes de alimentação 1 1 0

5620104 Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para

consumo domiciliar 1 1 0

7319099 Outras atividades de publicidade não especificadas

anteriormente 1 1 0

7420001 Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina 1 0 1

7722500 Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares 2 1 1

7729202 Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e

pessoal; instrumentos musicais 1 0 1

8211300 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1 1 0 8230001 Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e

festas 1 1 0

8592903 Ensino de música 1 0 1

8599604 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1 1 0 8599699 Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 1 0 1

CNAE Quantitativos MEI

Código Descrição Total Masc. Fem.

9511800 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos

periféricos 1 1 0

9512600 Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação 1 1 0

9529105 Reparação de artigos do mobiliário 1 1 0

9602501 Cabeleireiros 9 1 8

9602502 Outras atividades de tratamento de beleza 1 0 1

9609299 Outras atividades de serviços pessoais não especificadas

anteriormente 1 0 1 Total Geral 164 77 87

Dados extraídos em: 23/04/2016 12:00

Documentos relacionados