• Nenhum resultado encontrado

2. Estado da Arte

2.2. Modelação da cadeia de abastecimento da biomassa

2.2.1. Análise dos modelos

Tal como se pôde verificar, na literatura analisada encontram-se algumas referências e abordagens acerca das cadeias de abastecimento de biomassa. Alguns autores abordam a questão das cadeias de abastecimento, no que diz respeito à seleção

dos tipos de biomassa e fornecedores que minimizam os custos totais da cadeia, outros abordam a melhor localização para os armazéns ou centrais transformadoras de biomassa, outros, ainda, abordam o tipo de armazenamento que deve ser usado para a biomassa e também acerca do dimensionamento da frota de veículos (o tipo e quantidade de veículos que devem ser utilizados no transporte de biomassa) e o seu escalonamento. Existem ainda outras abordagens que analisam vários aspetos, definidos anteriormente, em simultâneo. Encontram-se também definidos na literatura alguns sistemas de apoio à decisão e sistemas de simulação que ajudam em todo o processo de otimização da recolha, transporte e armazenamento de biomassa.

No que diz respeito à questão da seleção de fornecedores que minimizam os custos totais da cadeia de abastecimento de biomassa são, geralmente, analisadas variáveis relativas ao custo de aquisição de matéria-prima nos fornecedores, à produção mensal de matéria-prima dos fornecedores, ao período de tempo necessário para o fornecedor produzir matéria-prima suficiente para atingir a capacidade do veículo de recolha, ao período máximo de tempo admissível que a biomassa pode ficar armazenada nos fornecedores e à distância de cada fornecedor à central ou armazém de biomassa. A utilização de vários tipos de biomassa (vários fornecedores) parece ser uma solução bastante viável, de maneira a poder responder a toda a procura.

Na análise da melhor localização para o armazém ou central transformadora de biomassa são, geralmente, escolhidos locais próximos da matéria-prima (biomassa) fazendo-se uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). São utilizados, nesta análise, vários modelos e métodos, dependendo do tipo e número de instalações pretendidas. Como exemplos de modelos mais utilizados temos: Weber, Location- Allocation, Location-Routing, Fixed Charge Location ou Capacitated Facility Location, Uncapacitated Facility Location, Maximal Covering Location Problem e Set Covering Location Model, Hub Location, entre muitos outros. Cada um destes modelos possui características próprias e apenas devem ser utilizados consoante o tipo de instalação pretendida. No entanto, dado que estes modelos são muitas vezes extremamente difíceis de resolver, a aproximação mais usual é a utilização de métodos heurísticos para a resolução deste tipo de problemas.

secagem de biomassa (Warehouse Drying), armazém fechado sem secagem de biomassa (Covered No Drying) e armazenamento ao ar livre (Ambient Storage). Não foram encontrados quaisquer estudos relativos à hipótese de utilização de armazéns próprios ou armazéns subcontratados.

Um outro fator importante de custo de um sistema logístico é o transporte (viaturas) que é usado para movimentar cargas de biomassa, a partir de locais de armazenamento distribuídos (fornecedores), para armazéns e para instalações de processamento de biomassa (centrais). O objetivo de qualquer programação é reduzir o número máximo de veículos necessários, para entregar o mesmo número de carregamentos, de forma a minimizar os custos associados ao transporte. As viaturas utilizadas são geralmente camiões com diferentes capacidades de transporte. São, normalmente, consideradas variáveis como o tempo de percurso (ida e volta) desde o fornecedor até ao armazém ou central, tempo de carga no fornecedor e tempo de descarga na central ou armazém, dias do período da programação dos veículos e custos de combustível. São, habitualmente, também considerados os custos de transporte, em função da distância (custos de transporte lineares). Alguns dos estudos analisados estudam, também, a hipótese de subcontratar viaturas, como forma de responder a toda a procura necessária.

Encontram-se também definidos na literatura alguns sistemas de apoio à decisão e sistemas de simulação que auxiliam e são uma mais-valia em todo o processo de otimização da recolha, transporte e armazenamento de biomassa.

Verificou-se que grande parte dos modelos analisados são estáticos e são definidos para estudos de caso específicos, não representando, genericamente, as cadeias de abastecimento de biomassa.

Chegou-se, assim, à conclusão de que são poucos os modelos encontrados que englobam todos os elos da cadeia de abastecimento de biomassa. Geralmente são analisados separadamente os vários constituintes da cadeia (seleção dos fornecedores, transporte, localização das instalações, armazenamento). No entanto, existem alguns autores que propõem, num só modelo, a junção de vários elos da cadeia simultaneamente (Tabela 1). Verificou-se, também, que nenhum dos modelos analisados estuda a possibilidade de utilização de armazéns subcontratados (outsourcing).

Tabela 1 - Sistematização das abordagens bibliográficas analisadas.

Seleção dos fornecedores

(tipos de biomassas) Localização das instalações Transporte Armazenamento Sistemas de apoio à decisão

Tatsiopoulos e Toris [26] Van Belle et al. [30] Gunnarsson et al. [32] Van Dyken et al. [38]

Hall et al. [39] De Mol et al. [43] Eksioglu et al. [45] Bruglieri e Liberti [50] Galvão Jr e Cunha [51] Zhu e Yao [52] Zhu et al. [53] Cundiff et al. [54] Freppaz et al. [55] Frombo et al. [57] Azevedo [6] Tatsiopoulos e Toris [26] Gunnarsson et al. [32] Almansoori e Shah [42] De Mol et al. [43] Eksioglu et al. [45] Vera et al. [46] Leduc et al. [47] Leduc et al. [48] Leduc et al. [49] Bruglieri e Liberti [50] Zhu e Yao [52] Zhu et al. [53] Freppaz et al. [55] Frombo et al. [57] Perpiná et al. [60] Ravula et al. [15] Tatsiopoulos e Toris [26]

Van Belle et al. [30] Gunnarsson et al. [32]

Van Dyken et al. [38] Hall et al. [39] Almansoori e Shah [42] De Mol et al. [43] Eksioglu et al. [45] Vera et al. [46] Leduc et al. [47] Leduc et al. [48] Leduc et al. [49] Bruglieri e Liberti [50] Galvão Jr e Cunha [51] Zhu e Yao [52] Zhu et al. [53] Cundiff et al. [54] Freppaz et al. [55] Kumar et al. [56] Frombo et al. [57] Perpiná et al. [60] Cundiff e Grisso [61] Rentizelas et al. [13] Tatsiopoulos e Toris [26]

Van Belle et al. [30] Gunnarsson et al. [32] Van Dyken et al. [38]

Hall et al. [39] Almansoori e Shah [42] Eksioglu et al. [45] Zhu e Yao [52] Zhu et al. [53] Cundiff et al. [54] Azevedo [6] Ravula et al. [15] Sokhansaj et al. [16] Ayoub et al. [22] Van Dyken et al. [38]

Freppaz et al. [55] Frombo et al. [57]

Documentos relacionados