• Nenhum resultado encontrado

4. DEFINIÇÃO DA MÉTRICA DE PROGRESSO FUNCIONAL

4.3 I NSPEÇÃO DOS A RTEFATOS

4.3.2 Análise e Projeto

Durante a análise do progresso da etapa de análise e projeto do caso de uso, é necessário avaliar os diversos diagramas UML relacionados à realização da modelagem do caso de uso: diagramas de interação (sequência/colaboração), diagrama de classe, diagrama de atividade (se necessário), diagrama de estado (se necessário). O diagrama de componentes não é considerado nessa etapa, pois se relaciona com a implementação do caso de uso.

Diagrama de Interação

Este tipo de diagrama tem como objetivo mostrar o comportamento dos vários objetos relacionados, durante a realização do caso de uso. Ele é classificado em dois tipos de diagramas, de acordo com o foco que ele demonstra: diagrama de Sequência (foco na sequência das mensagens trocadas entre os objetos) e diagrama de Colaboração (foco no comportamento de cada objeto dentro do caso de uso) [8]. Ambos os diagramas podem representar os aspectos dinâmicos relativos à modelagem do caso de uso, indicando as interações dos usuários com o sistema, e a troca de mensagens entre as diversas classes relacionadas ao caso de uso para produzir o resultado desejado. A inspeção de cada um dos diagramas de sequência e/ou colaboração relacionados ao caso de uso obedece aos seguintes critérios:

• Deve haver um rastreamento direto entre o caso de uso e o diagrama de interação em observação, ou seja, o diagrama de interação deve pertencer à realização do caso de uso, ou estar imediatamente abaixo do caso de uso na hierarquia do Inspector – Um Processo de Avaliação de Progresso para Projetos de Software 74

projeto (caso se esteja utilizando alguma ferramenta que permita esse tipo de ligação, ex.: Rational Rose).

• O diagrama deve ter o nome de identificação do caso de uso associado ao seu nome.

• Deve representar as diversas classes de análise envolvidas com a realização do caso de uso e que modelam o comportamento do mesmo.

• Deve representar as classes de controle que monitoram as classes de análise, de forma a obter os resultados desejados.

• Deve conter mensagens que permitem realizar os fluxos de eventos descritos para o caso de uso.

Caso todos esses critérios sejam avaliados positivamente, temos que 1

) (uc =

iteração de diagrama

µ , caso contrário µdiagramadeiteração(uc)=0, onde uc é o caso de uso em avaliação.

Diagrama de Classe

Esse diagrama representa a estrutura das diversas classes relacionadas à realização do caso de uso, indicando também os relacionamentos entre tais classes [8]. A inspeção desse diagrama, visando identificar as diversas classes necessárias para realização do caso de uso, obedece os seguintes critérios:

• As classes de análise definidas no diagrama de interação devem estar representadas no diagrama de classes contendo: atributos (possíveis parâmetros passados nas mensagens do diagrama de interação, ou ainda atributos relativos a análise do caso de uso), métodos (correspondem às mensagens trocadas nos diagramas de interação e métodos de acesso aos atributos do sistema) e relacionamentos com outras classes (resultantes do comportamento da classe para atingir a funcionalidade do caso de uso).

• As classes de controle definidas no diagrama de sequência do caso de uso, devem estar representadas no diagrama de classes, contendo os atributos e métodos (mensagens que ela envia) necessários, para controlar a execução do caso de uso.

Inspector – Um Processo de Avaliação de Progresso para Projetos de Software 75

• As classes de fronteira relacionadas com a prototipação do caso de uso, devem estar representadas no diagrama de classe, contendo atributos, métodos relevantes e relacionamentos com outras classes bem definidos.

Uma observação importante relacionada com a inspeção desse diagrama é que a localização de uma classe em um pacote ou subsistema não afeta o progresso funcional do sistema, pois ela continua com as mesmas propriedades, e realizando as mesmas operações. Tem-se também que as classes podem ser alteradas de modo a adquirir novas funcionalidades relevantes a outros casos de uso. Caso todos os critérios acima definidos sejam avaliados positivamente, temos que µdiagramadeclasse(uc)=1, caso contrário

0 ) (uc =

classe de diagrama

µ , onde uc é o caso de uso em avaliação. Para simplificar o exemplo de conjunto de critérios de inspeção, decidiu-se simplificar os resultados para 0 ou 1, sem considerar valores intermediários, que em um ambiente de inspeção mais complexo poderiam existir.

Diagrama de Estado

Consiste em uma máquina de estado, contendo estados, transições, eventos e atividades [8]. Endereça a visão dinâmica do sistema. Importante para modelar um objeto com comportamento dinâmico, enfatizando os eventos que resultam em mudança de estado para o objeto.

Quando necessário, ou seja, quando o caso de uso possuir algum objeto relacionado, que contém a necessidade de uma modelagem dos seus diversos estados durante a realização do caso de uso, temos que os seguintes critérios devem ser obedecidos:

• Caso exista a ferramenta de modelagem que permita manter o relacionamento do caso de uso com sua realização, basta identificar, para os objetos que necessitam, se existe o diagrama de estado correspondente.

• Deve existir um diagrama de estado, para cada objeto relativo ao caso de uso, que necessite de uma modelagem dos seus estados, ou seja, apresente um comportamento bastante dinâmico, derivado da realização do caso de uso.

Inspector – Um Processo de Avaliação de Progresso para Projetos de Software 76

• Alguns desses estados devem representar o comportamento do objeto no caso de uso, ou seja, estados oriundos da realização do caso de uso.

Caso todos esses critérios sejam avaliados positivamente, temos que 1

) (uc =

estado de diagrama

µ , caso contrário µdiagramadeestado(uc)=0, onde uc é o caso de uso em avaliação.

Diagrama de Atividade

Tipo especial de diagrama de estado que mostra um fluxo de atividades dentro do sistema. Endereça a visão dinâmica do sistema. Importante para modelagem de uma função de um sistema, focalizando o fluxo de controle entre objetos. Quando necessário, ou seja, quando o caso de uso possuir um objeto com alguma operação complexa que necessite ser modelada, temos que os seguintes critérios devem ser observados:

• Caso exista a ferramenta de modelagem que permita manter o relacionamento do caso de uso com sua realização deve-se rastrear o diagrama de atividade correspondente à realização de alguma operação complexa dentro do caso de uso.

• Quando houver necessidade, a sequência de atividades para realização de uma determinada operação, envolvida com o caso de uso, deve estar modelada em um diagrama de atividade.

Caso esses critérios sejam avaliados positivamente, temos que 1

) (uc =

atividade de diagrama

µ , caso contrário µdiagramadeatividade(uc)=0, onde uc é o caso de uso em avaliação.