• Nenhum resultado encontrado

Os Editais de seleção trazem exigências para a participação dos alunos no processo seletivo e a consequente contemplação com os auxílios. Com base na minuta padrão utilizada no IFNMG, elaborou-se o Quadro 2 a seguir:

Quadro 2 – Exigências dos editais

Item do Edital Descrição 5. DA INSCRIÇÃO E

PRÉ-REQUISITOS Para inscrever-se no Programa de Assistência Estudantil, o estudante deverá

5.1. Estar regularmente matriculado em curso presencial do IFNMG – Campus x; 5.2. Preencher o formulário (anexo I), indicando a qual beneficio está se candidatando. O aluno poderá se candidatar a mais de um benefício. A acumulação de benefícios se dará mediante parecer do Assistente social do campus;

5.3. Possuir renda familiar per capita de até 1 (um salário mínimo), ou seja, a soma de toda a remuneração familiar divida pelo número de integrantes da família; 5.4. O aluno em regime de internato não poderá se inscrever para o auxílio permanência, moradia, transporte e alimentação;

5.5 O aluno em regime de semi-internato não poderá se inscrever para auxílio permanência, moradia e alimentação, salvo se não possuir vínculos familiares na cidade do campus;

5.6. Ter condições de concluir o curso dentro do prazo de integralização curricular; 5.7. Os alunos em nível de graduação não poderão ter mais de duas dependências, salvo parecer da comissão do campus;

5.8. Apresentar a documentação definida neste Edital.

5.9 A inscrição do candidato no programa de Assistência Estudantil será feita por meio do preenchimento do Formulário Socioeconômico disponível para impressão no sítio institucional [...]. Este formulário deverá ser preenchido e entregue juntamente com a documentação comprobatória relacionada no item 7 [...]

7. DO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO E DA

DOCUMENTAÇÃO:

Para participar do Programa, será avaliada a situação socioeconômica do candidato e de sua família.

Por esta razão, ele deverá responder a todas as perguntas do formulário socioeconômico (Anexo 1) e apresentar fotocópia dos documentos listados a seguir, que comprovem a situação declarada, para que não haja prejuízo na análise da sua solicitação ou o seu indeferimento, conforme previsto no edital.

7.1. Relação dos documentos

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as fotocópias dos documentos abaixo relacionados:

A documentação consiste em:

7.1.1. Candidato

- RG; - CPF;

-Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS - folha de rosto frente e verso, e do último contrato de trabalho;

- renda (contracheque, declaração, imposto de renda, comprovante de aposentadoria, etc.);

- comprovante de endereço atual (conta de água, conta de luz, escritura, contrato de aluguel);

- Receita de uso de medicamento contínuo.

7.1.2. Dos componentes da família

a) menores de 18 anos:

- Certidão de Nascimento ou RG;

b) maiores de 18 anos e dependentes, pais e/ou responsáveis;

- RG, CPF, CTPS (folha de rosto - frente e verso e último contrato de trabalho); - Certidão de óbito, caso os pais sejam falecidos;

-Comprovante de recebimento de benefício social (Federal, Estadual ou Municipal);

-Renda: contracheque, declaração, imposto de renda, comprovante de aposentadoria;

- Receita de uso de medicamento contínuo.

7.1.3. Documentação específica e complementar

a) profissionais autônomos:

- Declaração fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados: - Identificação: nome, RG, CPF e endereço;

- O que faz e onde;

- Qual a média de renda mensal: utilizando os rendimentos dos últimos quatro meses para encontrar a média;

- em caso de comerciante com estabelecimento próprio acrescentar: - Alvará de funcionamento fornecido pela Prefeitura e

- Comprovante de pagamento do INSS do último mês. b) Proprietários rurais:

- Declaração fornecida pelo contador informando:

- Identificação do proprietário: nome, CPF, RG e endereço; - Identificação da propriedade: área e endereço e;

- Como utiliza a terra: o que produz e qual a renda mensal. c) Aposentados e/ou pensionistas:

- Declaração do INSS contendo número do benefício, do que se trata o benefício e o valor do mesmo;

- Caso o aposentado e/ou pensionista exerça alguma atividade remunerada, deverá apresentar a documentação comprobatória.

d) Filhos de pais desempregados:

- Carteira profissional dado baixa no registro do empregado; - Rescisão do Contrato de Trabalho.

7.1.4. Comprovantes de despesas

a) Moradia: contrato de locação ou comprovante da prestação do financiamento da casa própria atualizado;

b) Educação: comprovante de pagamento de mensalidade (s) escolar (es); c) Saúde: atestado médico ou relatório médico, quando se tratar de doença crônica ou degenerativa ou pessoa com necessidades específicas;

d) Comprovantes de água, condomínio, luz e telefone. (Não é necessário estarem pagos).

OBS: Outros documentos poderão ser solicitados pelo assistente social.

Fonte: Elaboração própria (2017) a partir da Minuta de Edital de Assistência Estudantil do IFNMG.

Quanto aos editais para a concessão de bolsas aos alunos, o entrevistado GAE1 traz que:

A minuta do edital do Programa de Apoio e Assistência aos estudantes foi realizada pelo Comitê da Extensão em 2011, uma vez que a Assistência Estudantil do IFNMG ficava ligava a Pró-reitoria de Extensão. Ao final de cada processo anual, os profissionais envolvidos especialmente os Assistentes sociais se reuniam com a Pro- reitoria de Extensão trazendo as propostas da comissão de cada Campus para a melhoria do documento. Atualmente com a criação da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, essas revisões continuam acontecendo sob a supervisão da supracitada diretoria.

Questionado então sobre a existência de um único modelo de edital, o mesmo respondeu nos seguintes termos: “sim, tem uma minuta única, que os Campi preenchem com as questões específicas como cronograma”.

O entrevistado GOF4, também afirma que a minuta do edital é padrão, o que é possível confirmar também através da análise dos mesmos, havendo diferença entre dados específicos de cada unidade, conforme afirma GAE1.

Nesse mesmo sentido, GAE4 afirma que:

Os editais são elaborados em conjunto com os demais profissionais de Serviço Social que atuam no IFNMG. Então, trabalhamos com edital único, mas com datas diferentes em virtude do calendário de cada campus.

O entrevistado GOF1, revela que “até onde sei os editais são elaborados a partir de critérios que leve em consideração a condição sócio econômica de cada aluno, sendo contemplados aqueles que são considerados de baixa renda, hoje na faixa de um salário mínimo e meio per capita”.

GAE1 fala no mesmo sentido:

Os indicadores para a seleção no programa em questão foram definidos pelos profissionais de Serviço social dos Campi, com base na legislação nacional que regulamenta a Assistência Estudantil. E em conformidade com o conceito de vulnerabilidade social.

O regulamento do programa no IFNMG (2012ª), traz em seu Art. 31º, § 1º:

No processo de seleção dos discentes serão utilizados critérios de cunho social e econômico. No que diz respeito aos critérios econômicos será utilizado os critérios do decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Com base no decreto serão atendidos prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior (IFNMG, 2012b).

Com relação ao recebimento do auxílio, os discentes considerados aptos deverão providenciar a abertura de conta corrente individual. Em seguida, o discente deverá dirigir-se a Comissão Local do respectivo campus levando seu documento de identidade, CPF e comprovante bancário com os dados da sua conta corrente, para que seja assinado o Termo de Compromisso e efetivado seu cadastramento para pagamento (IFNMG, 2012b).

Sobre o cumprimento das exigências por parte dos discentes, GOF1 afirma que “atualmente parece que estão mais adequados, no entanto houve tempos em que pediam até recibos de aluguel em nome do aluno, muitas vezes menor de idade”.

Já GAE4 informa em sua fala que:

Aqui nós temos uma dificuldade grande para que eles apresentem a documentação completa, conforme solicitado em edital. São muitos documentos e alguns tem dificuldades em custear as cópias. Parte também é porque, apesar de tentarmos fazer com que fique mais claro, ainda há muita dificuldade de compreensão e os estudantes não procuram o Setor para tirar dúvidas. Fizemos plantões para tirar dúvidas e, ainda assim, não houve quase nenhuma presença. Inclusive hoje tivemos reunião da Comissão responsável pela Política de Assistência Estudantil para discutir sobre o processo que está em andamento e já estamos pensando em algo mais prático, que contribua para a apresentação da documentação completa

Apesar de ser possível verificar que a minuta dos editais trazem exigências compatíveis com o Decreto 7.234/2010 e com regulamento do programa no IFNMG, é possível verificar também a existência de dificuldades no cumprimento de algumas exigências por parte dos discentes. No entanto não se verifica questionamentos formais de itens dos editais, por parte dos discentes.

Nesse sentido GAE4 revela que “contra os editais nunca tivemos nenhum. Aparecem recursos somente após o resultado parcial”. Corroborando com o exposto por GAE4, GAE1 diz desconhecer a existência de recursos com contra os editais.

Documentos relacionados