• Nenhum resultado encontrado

Num primeiro estádio e mediante a prévia transformação, por escalas ótimas, dos dados originais em variáveis métricas, e subsequente aplicação do método HJ-BIPLOT, os indivíduos (para a procura os turistas e para oferta as agências de viagens e os hotéis) foram referenciados, tal como as variáveis transformadas, numa estrutura fatorial com elevada qualidade de representação.

Não obstante o método HJ-BIPLOT permitir a identificação dos indivíduos associados aos atributos em estudo, posteriormente foi aplicada uma análise de cluster, segundo o método não-hierárquico do K-Means para a procura e o método hierárquico de Ward para oferta, por forma a evidenciar mais claramente as semelhanças e as dissemelhanças entre os perfis dos indivíduos em análise.

6.3.1 Deteção de padrões comportamentais na procura e formação

de tipologias

Uma Decomposição em Valores Singulares (DVS), como processo de estimação do HJ- BIPLOT revelou, para as respostas obtidas por inquéritos à procura (turistas), dois eixos fatoriais (dimensões latentes) que explicam cumulativamente 83,86% da variabilidade dos dados originais, conforme Tabela 6.4.

Tabela 6.4: Sumário HJ-BIPLOT com nível de explicação da variância pelos 2 eixos

Fonte: Adaptado de Multbiplot

As contribuições relativas do fator pelos dois eixos, no que concerne às colunas (variáveis), estão representadas na Tabela 6.5.

Valor Próprio Variância (%) Variância Acumulada (%)

Eixo 1 936,1 66,7 66,7

169 Tabela 6.5: Contribuições relativas do fator pelos 2 eixos – variáveis

Fonte: Multbiplot

As células assinaladas a cinzento indicam qual o eixo para que cada variável contribuiu predominantemente. A Tabela 6.6 apresenta as coordenadas fatoriais obtidas para as variáveis ativas.

Tabela 6.6: Coordenadas HJ-BIPLOT

Fonte: MultBiplot

A estrutura fatorial HJ-BIPLOT conseguida para a procura encontra-se representada na Figura 6.27, onde se evidencia (a azul), no primeiro eixo, a informação capturada mais relevante das variáveis ativas em estudo; “Tribunal”, “Competência”, “Tempo”, “Custo” e “Disposição para pagar”. O segundo eixo capturou a informação relevante nas variáveis ativas: “Problema” e “Ouviu Falar”, salientadas a encarnado.

170 Figura 6.27: Estrutura HJ-BIPLOT da procura

Fonte: MultBiplot

Pela associação das 5 variáveis ativas ao primeiro eixo foi possível designá-lo como DISPOSIÇÃO PARA PAGAR O PROCESSO ARBITRAL, o qual representa 66,86% da informação original retida.

Por outro lado, a associação das variáveis “Problema” e “Ouviu falar” ao segundo eixo levou à sua denominação de PERCEPÇÃO DO PROCESSO ARBITRAL e que representa 17% da informação original retida.

A segmentação dos indivíduos, em 3 clusters, foi obtida por intermédio de uma análise cluster segundo o método não-hierárquico do K-Means e encontra-se descrita na mesma estrutura fatorial do HJ-BIPLOT (Figura 6.28).

171 Figura 6.28: Segmentação da procura

Fonte: MultBiplot

É possível identificar um cluster mais associado à disposição para pagar o processo arbitral (Cluster 2), bem como um clustermais associado à perceção do processo arbitral (Cluster 1). O Cluster 3 é constituído por outliers, que se afastam da configuração estável da estrutura fatorial, e não foram considerados na análise.

Com esta segmentação também se identificaram, pelo gradiente que criam com os clusters, as variáveis ativas com maior relevância para a caracterização de cada grupo de turistas e, por consulta das variáveis suplementares, complementar a informação sociodemográfica predominante para os elementos de cada cluster.

172 Tabela 6.7: Tipologias da procura

Fonte: Própria

Assim, para os turistas que constituem os dois clusters analisados poderá salientar-se a dissimilitude (assinalada a cinzento) nos atributos associados a “Quem o acompanhou?”, “1ªvez no Algarve?”, “Quantas vezes esteve no Algarve?”, a tipologia do “Alojamento”, a “Localização” e os níveis de satisfação com “Alojamento” e “Transfers”.

O posicionamento destes clusters no que concerne às variáveis ativas, agora incorporadas nos dois eixos latentes caracterizados por DISPOSIÇÃO PARA PAGAR O PROCESSO ARBITRAL e por PERCEPÇÃO DO PROCESSO ARBITRAL revelaram-se similares. De assinalar ainda que os turistas declararam estar dispostos a pagar adicionalmente 1% do preço total da viagem para um eventual processo arbitral.

6.3.2 Deteção de padrões comportamentais na oferta e formação de

tipologias

173 estimação do HJ-BIPLOT revelou, para as respostas obtidas por inquéritos à oferta (hotéis e agências de viagem), dois eixos fatoriais que explicam cumulativamente 69,54% da variabilidade dos dados originais, conforme apresentado na Tabela 6.8.

Tabela 6.8: Sumário HJ-BIPLOT com nível de explicação da variância pelos 2 eixos

Fonte: Adaptado de Multbiplot

As contribuições relativas do fator pelos dois eixos, no que concerne às colunas (variáveis), estão representadas na Tabela 6.9.

Tabela 6.9: Contribuições relativas do fator pelos 2 eixos - variáveis

Fonte: Adaptado de Multbiplot

As células assinaladas a cinzento indicam qual o eixo para que cada variável contribuiu predominantemente. Na Tabela 6.10 são apresentadas as coordenadas fatoriais obtidas para as variáveis ativas.

Valor Próprio Variância (%) Variância Acumulada (%)

Eixo 1 195,23 35,4 35,4 Eixo 2 188,8 34,2 69,6 Eixo 1 Eixo 2 Tribunal 20 619 Competência Territorial 722 167 Competência 86 347 Tempo 1 749 Custo 152 618 Ouviu Falar 522 97

Disposição para Pagar 29 514

174 Tabela 6.10: Coordenadas HJ-BIPLOT

Fonte: MultBiplot

Neste caso a estrutura HJ-BIPLOT encontra-se representada na Figura 6.29 onde se evidencia (a azul), no primeiro eixo, a informação capturada mais relevante das variáveis ativas: “Competência”, “Ouviu falar”, “Disposição para pagar” e “Disposição para o Cliente Pagar”. Por sua vez, o segundo eixo capturou de informação relevante nas variáveis ativas: “Tribunal” e “Competência Territorial”, “Tempo” e “Custo”, salientadas a encarnado.

Figura 6.29: Estrutura HJ-BIPLOT da oferta

Fonte: MultBiplot

175 como DISPOSIÇÃO PARA PAGAR O PROCESSO ARBITRAL o qual representa 35,35% da informação original retida.

Da mesma forma, a associação das variáveis “Tribunal” e “Competência Territorial”, “Tempo” e “Custo” ao segundo eixo levou à sua denominação de PERCEÇÃO DO PROCESSO ARBITRAL e que representa 34,19% da informação original retida.

A segmentação dos hotéis e das agências de viagem, em 3 clusters, foi obtida por intermédio de uma análise hierárquica de clusters segundo o método de Ward e encontra- se descrita na mesma estrutura fatorial do HJ-BIPLOT (Figura 6.30).

Figura 6.30: Segmentação da oferta

Fonte: MultBiplot

É possível detetar um primeiro cluster constituído por hotéis mais associado à disposição para pagar o processo arbitral (Cluster 1), um segundo cluster constituído totalmente por agências de viagem mais associado à perceção do processo arbitral (Cluster 2) e um terceiro cluster constituído apenas por um grupo hoteleiro também associado à disposição para pagar o processo arbitral (Cluster 3).

176 Com esta segmentação também se identificaram, pelo gradiente que criam com os clusters, as variáveis ativas com maior relevância para a caracterização de cada grupo de turistas e, por consulta das variáveis suplementares, complementar a informação sociodemográfica predominante para os elementos de cada cluster.

Sobre estes clusters foram criadas as tipologias apresentadas na Tabela 6.11.

Tabela 6.11: Tipologias da oferta

Fonte: Própria

Assim, para os indivíduos que constituem os três clusters analisados poderá salientar-se a dissimilitude nas variáveis ativas associadas a “Número de Trabalhadores”, “Número de Hóspedes/Passageiros em 2014”. Entre o primeiro e o segundo cluster, identificam-se ainda dissimilitudes entre a “Dimensão do Grupo Empresarial”.

Nos aspetos relacionados com a PERCEÇÃO DO PROCESSO ARBITRAL e DISPOSIÇÃO PARA PAGAR O PROCESSO ARBITRAL, existem também diferenças nas respostas, das quais se salienta a diferença de mais 0,5% na predisposição para pagar pelas agências. Também se salienta que nem os hotéis nem as agências de viagem acredita

177 que o turista estaria disposto a pagar um eventual processo arbitral.

6.3.3 Vantagem competitiva

No que respeita à “disposição para pagar o processo arbitral” salienta-se que:

• os turistas estariam dispostos a pagar adicionalmente 1% do preço total da viagem para um eventual processo arbitral;

• existe uma diferença de mais 0,5% na predisposição para pagar pelas agências relativamente aos hotéis.

No sentido de identificar uma possível vantagem competitiva através da análise da assimetria entre a disposição a pagar dentro da oferta e, por outro lado, da diferença, diretamente observável, entre os valores que a procura e a oferta estariam dispostos a pagar para a resolução via arbitragem construiu-se, com os valores associados à oferta e procura, as tabelas 6.12 e 6.13 respetivamente.

Tabela 6.12: Quanto estariam dispostos a pagar na perspetiva do mercado

Fonte: Própria

Tabela 6.13: Quanto estaria a procura disposta a pagar na perspetiva da oferta

Fonte: Própria

178 está disposta a pagar para utilizar a via da arbitragem, comparativamente ao valor indicado pela procura, é detetada uma possibilidade de aproveitamento com criação de valor para a procura e com acréscimo de receita para a oferta.