• Nenhum resultado encontrado

Análise global

No documento Transmissão de energia sem fios (páginas 132-134)

Recordando os principais objectivos desta dissertação, estes passavam por estudar os métodos actualmente existentes para a transmissão de energia sem fios, analisar as vantagens e desvantagens de cada método, escolher um deles que fosse realizável no IT (com os equipamentos disponíveis) e ainda que a teoria e as medições práticas pudessem ser sustentadas e comparadas através de um método ou um software de simulação.

De modo a complementar os objectivos anteriores e dar sustentação aos resultados práticos à medida que estes iam sendo efectuados, foram propostos novos objectivos que passavam por caracterizar o sistema implementado na prática com recurso ao programa ADS.

Recordando a sequência do trabalho desenvolvido, realizou-se no capítulo 2 um estudo detalhado do estado da arte, bem como uma análise de novos métodos e experimentos para transmitir energia sem fios.

Analisou-se as vantagens e desvantagens associadas a cada método e tendo em mente que se queria transferir energia de forma eficiente a alguma distância, concluiu-se que o método de acoplamento indutivo ressonante era o ideal para ser implementado na prática.

Esta conclusão levou a que, no capítulo 3, se abordasse o estudo deste método em mais detalhe, antes de partir para a sua implementação prática.

Foram focados alguns aspectos considerados importantes tais como a indução mútua, impedância reflectida e o rendimento.

Tendo em consideração o rendimento, concluiu-se neste capítulo que há factores- chave para uma boa implementação prática. São eles:

• Construir as bobinas com um fio de diâmetro elevado para diminuir a resistência de perdas;

• Ponderar a escolha da frequência de ressonância, pois à medida que a frequência aumenta, a resistência de perdas também aumenta, diminuindo por conseguinte o rendimento do nosso circuito;

• Diminuir o número de espiras e aumentar o raio das bobinas para diminuir a resistência de perdas, aumentando a indução mútua entre elas e consequentemente, aumentar a distância de transmissão e o rendimento.

O capítulo 4 é dedicado à descrição pormenorizada da construção do sistema escolhido para a transmissão de energia sem fios.

Neste capítulo concluiu-se que projectar a frequência de ressonância para as bobinas helicoidais não produz resultados próximos do esperado na prática, pois basta o espaçamento entre espiras variar ligeiramente para criar uma capacidade diferente, modificando por isso a frequência de ressonância projectada. Por esta razão, optou-se

119 pela construção de uma bobina com um condensador físico de baixa capacidade para se poder projectar e replicar a frequência de ressonância entre as duas bobinas.

Daqui, concluiu-se que os condensadores de polyester por serem de precisão e por apresentarem uma menor resistência de perdas, foram escolhidos em detrimento dos condensadores cerâmicos.

Verificou-se também, que não haveria necessidade de usar malhas de adaptação à entrada do sistema.

Neste capítulo também se introduziu um método prático para se medir a indução mútua entre duas bobinas em função da distância. Este método revelou-se extremamente útil para se obter o modelo matemático da equação que caracteriza a indução mútua entre bobinas no capítulo 5.

No capítulo 5, foi feita a caracterização do sistema usando o ADS. Também se obteve as equações que devolvem a indução mútua entre bobinas em função da distância de separação. Estas revelaram-se de grande utilidade, por permitir saber rapidamente a indução mútua e por serem usadas também na caracterização do sistema no ADS.

Têm ainda a grande vantagem de não ser necessário recorrer a instrumentos de medida, bastando fazer simulações e para vários cenários, sem gasto de material, minimizando assim tempo, dinheiro e recursos.

As simulações permitiram saber rapidamente a impedância de entrada vista por uma fonte de potência/analisador de redes, saber a potência de saída, bem como o rendimento, independentemente da distância de separação entre bobinas e a carga colocada.

No capítulo 6 apresentaram-se e compararam-se os resultados práticos com os resultados obtidos no ADS.

Verificou-se que os resultados obtidos com o ADS são relativamente próximos e seguem a tendência dos resultados práticos.

A diferença máxima entre os rendimentos obtidos foi de 8,16 %.

Globalmente obtiveram-se rendimentos de 76 % para uma distância de separação de 21 cm, entre a bobina de drive e a bobina de carga.

Já para uma distância de separação de 33,5 cm o rendimento foi menor, de 58 %. Também se constatou que à medida que aumenta a distância de separação entre as bobinas o rendimento diminui. Como a indução mútua diminui, o fluxo magnético também diminui, tal como a corrente induzida.

Também se comprovou que a colocação de metal na proximidade das bobinas, concretamente dentro do protótipo, diminui o rendimento de 56 % para 45 %, ou seja, uma diferença 11 %.

Conclui-se ainda que o desalinhamento da bobina de carga relativamente ao eixo da montagem diminui significativamente a potência de saída, logo, o seu rendimento é tanto menor quanto o aumento da distância a esse eixo.

Pelas diversas apreciações referidas pode-se concluir que ao projectar as aplicações reais para uso do quotidiano deve-se ter em consideração a necessidade de:

120

9 Bobinagens robustas, embebidas nos dispositivos ou reforçadas com resinas e vernizes especiais, para evitar a deformação física e que os parâmetros relevantes se alterem;

9 Direccionamento adequado do eixo da montagem, permitindo uma boa concentricidade;

9 Livre da influência de peças metálicas;

9 Potência adequada às distâncias de transmissão; 9 Etc.

Por fim, é possível concluir que os objectivos propostos inicialmente, bem como os objectivos adicionais foram atingidos.

No documento Transmissão de energia sem fios (páginas 132-134)

Documentos relacionados