• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE INSTITUCIONAL DA LIBERALIZAÇÃO FINANCEIRA EXTERNA E DA NOVA VISÃO DO FM

4 A NOVA VISÃO DO FMI E A LIBERALIZAÇÃO FINANCEIRA EXTERNA COMO INSTITUIÇÃO

4.2 ANÁLISE INSTITUCIONAL DA LIBERALIZAÇÃO FINANCEIRA EXTERNA E DA NOVA VISÃO DO FM

d) a instituição, que engloba a LFE e o Sistema Financeiro Internacional. O quadro 2 auxilia a compreensão.

Durante os regimes do padrão-ouro, a liberalização financeira externa ainda não tinha grande influência nos agentes. Apesar de os fluxos de capitais terem sido importantes pra movimentos corretivos do balanço de pagamentos e, por consequência, das paridades do câmbio, os Estados nacionais acreditavam que o uso de controles de capitais era necessário para defender as moedas nacionais além de garantir divisas para o comércio internacional.

No entanto, já nascia uma grande instituição relacionada às finanças coorporativas e familiares, o que Polanyi (2000) chamou de Haute Finance. Como já discutido anteriormente, as altas finanças, responsáveis pela manutenção dos Cem anos de Paz, garantiam o lucro de importantes famílias que tinham grande parte do recurso financeiro mundial. No entanto, essa força de mercado não sobrevive à bipolarização das grandes nações mundiais e a paz é interrompida.

Quadro 2 - Evolução isntitucional da liberalização financeira externa

Padrão Ouro Bretton Woods Novo Não-SMI

1970-2002 2002-2007 Pós Crise 2008 Instituições SMI Baseado na paridade ouro-libra Fluxos de capitais corretivos Haute Finance Câmbio Ajustável ou fixo Criação do FMI e do Banco Mundial

"Flexível, financeiro e fiduciário" Instabilidade Inerente

LFE Controles de capitais

permanentes

Controles Permanentes Exceto pelos EUA

Avanço na Liberalização Nova Visão Institucional

Hábitos Uso de Controles Controles para defesas de suas moedas e do

equilíbrio de balanço de pagamentos LFE abrangente

Redução no rítmo de Liberalização Uso declarado de Controles de capitais Crenças

Acadêmica Defendiam o uso de restrições

Controles de capitais para defesa dos equilíbrios do Balanço de pagamentos e valor da moeda Debate Keynes x White LFE promove Eficiência Alocativa Crescimento LFE Promove crescimento dependendo do desenvolvimento Institucional Fluxos podem causar externalidades negativas

Estado Acordo de Bretton

Woods LFE leva ao crescimento Desenvolvidos x Emergentes Desenvolvidos Divididos Emergentes em defesa do CK

Mercado Busca pela Paz

Oposição dos Banqueiros (NY) sobre o uso de CK Diversificação e alavancagem Indivíduos Mercado Voltados à produção de Bens e Serviços Empréstimos Intern. Financeirizados Busca pela Valorização

patromonial

Financeirizados

Famílias

Voltados à produção de Bens e Serviços

Estado BRICS Buscam

estabilidade Fonte: Elaboração Própria

Apesar da influência temporária sobre os conflitos mundiais, nota-se que o objetivo financeiro, mesmo nessa época melhor caracterizada pela busca do aumento patrimonial através da produção de bens e serviços, já era de extrema importância e direcionava acordos e ações de grupos familiares e políticos importantes no século XVIII.

As instabilidades decorrentes da guerra e da ascensão hegemônica estadunidense que não cumpria o mesmo papel anteriormente assumido pela Inglaterra levaram à reunião de Bretton Woods, para definir novos rumos ao Sistema Monetário Internacional. Diferente do que acontece no estabelecimento do regime anterior, há um esforço para que se estabeleça regras formais e acordos que tragam a estabilidade para a economia global.

Nesse momento, os empréstimos internacionais ganham espaço nas transações entre os países. O que faz com que os controles de capitais ganhassem evidência. Com diversas instabilidades advindas tanto da crise de 1929 quanto da guerra, o debate entre Keynes e White não se mostrava controverso quando se tratava da necessidade de restringir a livre mobilidade dos recursos. Ambos acreditavam que ao menos os fluxos especulativos deveriam ser contidos para garantir a autonomia da política econômica e evitar crises.

Nesse sentido, os Estados estavam empenhados em fazer o Acordo de BW para garantir um sistema estável e de crescimento. Os CK eram utilizados para canalizar os fluxos para investimentos de longo prazo, tanto quanto para defender as moedas de ataques especulativos.

No entanto, nesse momento observa-se um choque de interesses entre os agentes. No nível dos indivíduos, as famílias, firmas e o Estado ainda tinham como principal característica a busca pela produção de bens e serviços. O mercado financeiro já havia evoluído e se tornado mais sofisticado e poderoso a ponto de conseguir impedir que, nos AoA, estivesse clara a necessidade de CK dada a instabilidade dos fluxos especulativos. Portanto, ressalta-se que, mesmo que houvessem esforços governamentais para o estabelecimento das regras para o novo SMI, as crenças do mercado financeiro (de que uma regra formal sobre os controles de capitais poderia impedir os fluxos de empréstimos) foram predominantes nessa discussão.

Portanto, essa trajetória estabelecida desde o início do acordo gerou um mercado financeiro cujas características eram de câmbio ajustável ou fixo, a criação de um órgão de supervisão e resgate (o FMI) e criação de um banco que financiaria o investimento de longo prazo em economias que buscavam crescimento e desenvolvimento (Banco Mundial). A instituição da LFE não era forte nesse contexto, já que haviam controles permamentes de fluxos

de capitais, no entanto, avançava por determinação dos bancos estadunidenses e dos EUA, que só restringia suas contas capital quando a volatilidade dos fluxos se elevava.

A partir quebra do acordo de Bretton Woods, pelos EUA, ocorre uma mudança importante no processo de evolução institucional aqui analisado. Como já exposto, os agentes passam a ter como objetivo principal (como cerne) a valorização financeira e patrimonial, diferente da observada nos anos anteriores.

A figura 3 apresenta um esquema ilustrativo para auxiliar na compreensão da análise:

Figura 3 - Análise de reconstitutive downward causation da evolução da LFE como instituição

Fonte: elaboração própria.

Os mercados financeirizados, baseados nas crenças de que a diversificação e a alavancagem aumentam seu patrimônio e facilitam alcançar seus objetivos, apoiam uma liberalização abrangente, tanto dos mercados desenvolvidos quanto dos emergentes. Os últimos

Liberalização