• Nenhum resultado encontrado

6. Plano Estratégico de Negócio

6.2. Análise Interna

6.2.1. Enquadramento

O passo seguinte, fundamental na formulação de uma estratégia, é a análise interna. Carvalho e Filipe (2014) referem que esta análise consiste na identificação e avaliação dos recursos e características da empresa, realizada através da apreciação de alguns elementos fundamentais, como sejam a estrutura da organização e as suas regras de relacionamento, a cultura que expressa, os valores ou a cadeia de valor que é constituída pelas diversas atividades da empresa que contribuem para a criação do produto ou serviço.

Na análise interna, Wheelen e Hunger (2011) consideram que se deve olhar para o interior da empresa e identificar fatores estratégicos internos, isto é, forças e fraquezas críticas que ajudarão a perceber de que forma a empresa pode aproveitar as oportunidades e proteger-se das ameaças do mercado.

A análise dos McKinsey 7-S, desenvolvida pela consultora, proporciona um diagnóstico geral da empresa, já que tem em consideração sete fatores organizacionais chave e interdependentes: (1) Strategy, (2) Structure, (3) Systems, (4) Skills, (5) Staff, (6) Style e (7)

Shared Values. As principais conclusões a retirar desta análise são o quão consistentes são

individualmente, o quão alinhados estão estes sete fatores entre si e de que forma se complementam. Com esta análise holística, detetam-se potenciais conflitos e falhas organizacionais.

Dado que a partnersHub.eu não está criada, não tem qualquer estrutura de recursos humanos, nem existem quaisquer políticas de gestão implementadas, a análise interna é feita numa ótica de reflexão sobre quais os princípios que devem presidir à sua constituição. A análise dos McKinsey 7-S seguinte resulta de um processo iterativo, realizado por forma a procurar criar uma empresa com pontos fortes que permitam tirar partido das oportunidades e reagir às ameaças, bem como minimizar ou antever os pontos fracos que possam existir.

6.2.2. 7 S da McKinsey

Strategy

A estratégia da partnersHub.eu, desenvolvida no ponto 6.4.5., será a de proporcionar o estabelecimento de Parcerias Empresariais, diferenciando a sua oferta da concorrência pela

forte componente analítica, pragmática e racional do processo, em oposição à parceria estabelecida de forma emocional, relacional e lobista. Por outro lado, procurará proporcionar aos seus utilizadores e clientes todos os elementos necessários, a montante e a jusante, por forma a aportar valor para este ao longo de todo o processo de desenvolvimento do seu negócio, garantindo o seu envolvimento com a plataforma e a metodologia da partnersHub.eu. É este envolvimento contínuo do utilizador da plataforma, comprovando a sua eficácia e confirmando a sua mais-valia, que pautará a estratégia de atuação a seguir.

Structure

A estrutura da partnersHub.eu terá poucos níveis hierárquicos, por forma a agilizar os processos internos e a consequente resposta ao mercado. Permitirá uma maior proximidade entre os cargos de gestão e os operacionais. O promotor deste projeto acumulará o cargo de Diretor-Geral com o de Diretor de Marketing (Comunicações). Os seus dois sócios ocuparão cargos de gestão, um enquanto Diretor de Operações e outro enquanto Diretor de Marketing (Comercial).

Systems

A estrutura definida permitirá a necessária agilidade na execução dos processos e atividades de marketing e de operações. O Diretor-Geral será responsável pela definição, implementação e controlo da estratégia, bem como pelas atividades não core, como sejam o desenvolvimento das pessoas, tecnológico, inovação e desenvolvimento e, ainda, financeiro. Os Diretores de Operações, de Marketing (Comunicações) e de Marketing (Comercial) reportarão ao Diretor- Geral, mas terão autonomia de decisão sobre as ações a desenvolver, dentro da estratégia, diretrizes gerais e metas definidas. Ainda que existam diversos processos e diretrizes a seguir pelos elementos da equipa, definidos por área, pretende-se que todos os colaboradores conheçam e partilhem as partes de um todo, ou seja, qual a razão e qual o impacto esperado de cada atividade para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

Skills

As competências institucionais (ou da empresa) serão adquiridas internamente, pelas competências individuais e coletivas dos colaboradores, no que respeita às atividades principais (core), nomeadamente as de Marketing e de Operações. Serão competências fundamentais e, por isso, internalizadas, as seguintes:

De Marketing: Estratégia de Marketing, Comunicação Institucional, Marketing Digital e Automação de Marketing, Desenvolvimento de Conteúdos, Criatividade e Design Gráfico, Organização de Eventos e Gestão de plataforma de CRM, bem como outras soft skills que conduzam ao bom desempenho comercial;

De Operações: Programas de investimento e de Financiamento de projetos internacionais, por parte de instituições financeiras mundiais e regionais, “tender

forecast” e “doing business” em diversas geografias, Gestão de Contratos,

Contratação Pública, bem como Estatística, Data Tidying e Data Mining (para alimentar e ajustar os processos de Machine Learning da Plataforma).

Serão adquiridas em regime de outsorcing as competências que complementem a atividade da partnersHub.eu., não sendo core¸ como é o caso da contabilidade, por exemplo.

Staff

O quadro de pessoal da partnersHub.eu será composto por profissionais com reconhecida experiência e competências nas atividades principais (core), bem como por elementos com elevado potencial para crescerem com a empresa. O dinamismo, a partilha de informação e de conhecimento, o sentido de estratégia, a orientação para os resultados individuais e globais, o

mindset tecnológico e, acima de tudo, o foco na criação de valor para o cliente, serão as

caraterísticas basilares de qualquer colaborador da empresa.

Existirá uma política de formação definida, quer nas competências de cada função, quer nas transversais à cadeia de valor da partnersHub.eu. A formação a ministrar será, maioritariamente, de reciclagem e de especialização, dado que as competências base já devem ser verificadas aquando da contratação (o que não invalidará a formação inicial em determinados casos).

A partnersHub.eu terá, igualmente, implementada uma política de incentivos, individual e coletiva, diretamente correlacionada com o atingir de objetivos, igualmente individuais e coletivos, os quais se podem traduzir em recompensas financeiras, mas também em recompensas ou reconhecimentos que considerem os distintos fatores motivacionais de cada colaborador e de cada equipa.

Style

A cultura organizacional da partnersHub.eu será definida pelo conjunto de crenças, valores e práticas da empresa, para a qual todos contribuirão. A cultura da empresa procurará amplificar o potencial de cada colaborador, para que este possa contribuir para a Proposta de Valor ao cliente. Mais do que um Código de Conduta, será desenvolvido um Código de Cultura.

Faz parte desta Cultura o compromisso para com a Missão da partnersHub.eu e o alinhamento com os seus Valores (vide 6.4.2. Visão, Missão e Valores), o racional de “Cliente > Empresa > Equipa > Indivíduo”, a partilha e a transparência, a autonomia e a responsabilização.

O estilo de liderança estará, assim, em linha com a cultura da empresa, colocando continuamente em prática todos estes princípios.

Shared Values

Proporcionar aos utilizadores e clientes da plataforma as condições para potenciar o seu negócio, suportado em dados de índole diversa será o objetivo superordenado da partnersHub.eu, na qual assentará a sua Proposta de Valor. A estratégia, a estrutura, os sistemas, as competências, as pessoas e o estilo complementam-se e estarão alinhados com este desígnio.

6.2.3. Identificação de Forças e Fraquezas

Após a análise interna, que preconizou os princípios que devem presidir à constituição da partnersHub.eu, torna-se possível identificar as forças e as fraquezas que importa considerar.

Forças

Agilidade e competência técnica dos colaboradores da partnersHub.eu, nas áreas core, nomeadamente de marketing e operacionais;

 Plataforma com elevados níveis de automação, agilizando os processos internos e permitindo o go-to-market célere;

 Cultura organizacional alinhada com a estratégia para alcançar os objetivos.

Fraquezas

 Quadro de pessoal reduzido;

6.3. Análise Competitiva

Documentos relacionados