• Nenhum resultado encontrado

7.1. DEFINIÇÃO DO MERCADO 7.1.1 Mercado de Transacção de Serviços

Este mercado corresponde ao conjunto de todos os serviços susceptíveis de serem transaccionados, num contexto legal com recurso a uma plataforma electrónica que sirva de facilitador, no encontro entre comprador e prestador de serviços, bem como na sua transacção e respectivo pagamento. Pressupõe, naturalmente, que ambas as partes tenham acesso a meios electrónicos para possibilitar o contacto entre as partes ou entre estas e a plataforma.

Excluem-se para já os serviços prestados por pessoas ou entidades que não tenham e-mail ou acesso à Internet, devido à impossibilidade destes em aceder à plataforma.

Trata-se de um vasto universo de serviços, que pode ser segmentado, de acordo com os seguintes critérios:

1. Tipo de comprador a quem se destina:

Quadro 12. Segmentação dos Serviços por Tipo de Comprador Fonte: Análise do autor Tipo de Comprador a que se destina

Serviços Particulares ou Familiares Serviços Corporativos ou Profissionais Características:

Serviços de proximidade, adquiridos em nome da família ou a título individual, com vista à satisfação de necessidades eminentemente domésticas ou particulares.

Características:

Serviços adquiridos por entidades individuais ou colectivas com vista á satisfação de necessidades de ordem profissional.

Categorias de Serviços Particulares:

• Serviços e Trabalhos Domésticos: serviço de canalizadores, instalações e reparações eléctricas, de carpintaria, de pintura de paredes, remodelação, jardinagem, vedações, tratamento de piscinas, etc.

•Serviços e Trabalhos Pessoais: babysitting, passeio de cães, acompanhamento de idosos, fisioterapia, etc.

•Serviços e Trabalhos Auto: serviço de mecânica, de reparações eléctricas auto, de pintura auto, etc.

Categorias de Serviços Corporativos:

•Serviços de Programação e Informática – website design, programação de website, desenvolvimento de software, etc.

•Serviços Administrativos – processamento de texto, mailing lists, transcrições, encartes, envelopagem , etc.

•Serviços de Redacção – copy writing, redacção de conteúdos de website, de blogs, de artigos, traduções, revisão de textos, etc. •Serviços de Design e Multimédia – design gráfico, ilustrações, brochuras, folhetos, vídeos, banners, logos, etc.

•Serviços de Marketing – adaptação de anúncios, marketing de motores de busca, geração de leads, impressão de folhetos, autocolantes, serviços de handling, construção de expositores.

•Serviços Consultoria – contabilidade, declarações fiscais, consultoria fiscal, preparação de planos de negócio, consultoria financeira, etc. •Serviços Legais – revisão de contratos, acordos de cessação de contrato de trabalho, registo de marcas e patentes, etc.

25

2. Forma de prestar o serviço:

Quadro 13. Segmentação dos Serviços por Forma de Prestação. Fonte: Análise do autor

7.2. O MERCADO POTENCIAL - VALOR

É de extrema importância ter uma noção mais ou menos quantificada do potencial do mercado. Nesta secção procurar-se-à estimar este potencial com base em 2 critérios:

7.2.1 Volume de Serviços Transaccionados em Portugal

Será extremamente difícil estimar o valor exacto do volume de serviços em Portugal susceptíveis de serem transaccionados electronicamente. No entanto, procurar-se-à identificar algumas grandezas que possam dar algumas pistas para dimensionar o mercado.

1. Peso dos serviços na economia portuguesa

De acordo com dados do Departamento de Prospectiva e Planeamento, do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, apresentados no quadro 14, o peso do sector terciário, ou seja, dos Serviços foi superior a 70% do total do Valor Acrescentado Bruto (VAB) em 2006, tendência confirmada por dados mais recentes de 2009 (INE -Anuário Estatístico de Portugal 2009 p. 257).

Restringindo o âmbito dos serviços aos serviços comercializáveis prestados às empresas, o peso é de cerca de 14% do VAB de Portugal, o que se traduz num valor absoluto de cerca de

20 000 milhões de euros.

Forma de Prestar o Serviço

Prestação do serviço à distância Prestação do serviço in loco

Características:

Serviços que podem ser prestados e entregues num local diferente e distante do local do comprador.

A abordagem deste segmento de serviços por parte desta plataforma, implica que, para além da colocação dos pedidos por parte do comprador, o prestador coloque obrigatoriamente as suas propostas na plataforma. A entrega e pagamento poderão ser feitos de forma directa ou através da plataforma, ficando esta decisão ao critério das partes. No final do processo, o comprador fica ainda obrigado a colocar no site a classificação ou “rating” do prestador de serviços.

Características:

Serviços que pela sua natureza exigem um contacto directo e in loco com o comprador para avaliar a sua necessidade e definir o valor a cobrar (ex: serviços de canalização, carpintaria, e outros que impliquem deslocação ao domicílio).

Para este segmento de serviços, as obrigações de ambas as partes para com a plataforma mantêm-se, ou seja a colocação de pedido e o “rating” por parte do comprador e a colocação da proposta por parte do prestador. Não existe por razões práticas a possibilidade de entregar o trabalho através da plataforma.

26

Quadro 14. Estrutura Sectorial do VAB e Emprego Fonte: DPPRI, Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território (2009).

2. Volume de serviços transaccionáveis online

A tarefa de estimar quantos destes 20 000 milhões de euros poderão ser transaccionados

online, constitui um enorme desafio, podendo dar origem à utilização de variados critérios.

Se for tomado em consideração que o peso do Comércio Electrónico no PIB será de cerca de 0,8%, como foi referido na secção 5.2, e se for aplicada a mesma percentagem aos 20 mil milhões referidos, o mercado de serviços online será da ordem dos 160 milhões de euros.

7.2.2 Número de fornecedores e prestadores de serviços disponíveis em Portugal

Estimar o potencial do mercado, com base no número destes profissionais, é particularmente relevante para o modelo de negócio deste projecto, já que assenta também na cobrança de fees de adesão aos fornecedores e prestadores de serviço.

Seguindo esta linha de raciocínio, o potencial deste mercado corresponderá ao total de fornecedores e prestadores de serviço, multiplicados pelo valor médio do fee a cobrar, cálculo esse que será apresentado mais adiante.

De acordo com o INE, a população empregada em Portugal, será de cerca de 5 000 000 de pessoas, divididas por 10 grupos que vão desde quadros superiores até às forças armadas, como se pode verificar no quadro seguinte:

27

Quadro 15. População empregada segundo a profissão principal Fonte: Anuário Estatístico de Portugal (2009)

Os prestadores de serviços com potencial para utilizar a plataforma na transacção de serviços encaixam sobretudo nos seguintes grupos:

• • •

• Especialistas das profissões intelectuais e científicas – incluem entre outros, engenheiros, professores, economistas, juristas, biólogos, tradutores, etc.

• • •

• Técnicos e profissionais de nível intermédio - incluem entre outros, programadores, operadores de informática, técnicos de construção, técnicos de electricidade, higiene e segurança, etc.

• • •

• Operários, artífices e trabalhadores similares - incluem entre outros, artesãos, carpinteiros, pintores, canalizadores etc.

O total de profissionais destas 3 categorias totaliza aproximadamente 1,9 milhões de pessoas, mas nem todos eles são prestadores de serviços com potencial para fazer uso da plataforma (ex: operários), pelo que se fará uma estimativa conservadora, que não ultrapasse 1 000 000 de

potenciais prestadores de serviços.

Se for considerado um valor médio anual de fee de aproximadamente 35 euros, o mercado potencial será de cerca de 35 milhões de euros.

28

7.3. PLAYERS E CONCORRENTES

No mercado de transacção de serviços através da Internet, podemos distinguir 4 grandes tipos de modelo:

1. E-Marketplace para serviços profissionais - por ex: Elance.com (EUA), O-Desk.com

(EUA), TrabalhoLivre.com (Portugal).

2. Sites de Classificados - por ex: OLX.pt (Portugal), Coisas.com (Portugal),

Custojusto.pt (Portugal).

3. Directórios de Empresas e Serviços – por ex: Páginas Amarelas. 4. Comunidades de utilizadores - por ex: Angie’s List (EUA).

O quadro seguinte sumariza as principais diferenças entre estes diversos modelos de plataforma:

Quadro 16. Comparação entre Modelos Electrónicos de Transacção de Serviços Fonte: Análise do autor

Mais à frente, no capítulo 9. Análise Competitiva, proceder-se-á a uma observação mais

Documentos relacionados