• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 A NÁLISE DOS D ADOS DA P RIMEIRA F ASE : L EVANTAMENTO DOS D IAGNÓSTICOS E

4.2.3 Análise do Planejamento da Prática

O planejamento da prática é o momento em que os professores discutem a prática pedagógica, podendo ocorrer divergências que os façam distinguir que os conflitos “fazem parte dos condicionantes sociais que impõem limites às práticas docentes, mas também saber visualizar as possibilidades de transformação dessa realidade” (IBIAPINA, 2008, p. 27).

Foram 15 os encontros destinados ao planejamento da prática pedagógica. Destes, 14 foram presenciais, sendo 4 entre a PE e PQ, 10 entre a PE, PQ e professores das disciplinas curriculares e 1 virtual, no Google Groups, aberto a todos os participantes.

A seguir, apresentamos um trecho do relato do professor Rui sobre o planejamento do Jogo Bingo da Tabuada.

Trecho 1 – Planejamento da atividade Jogo de Bingo da Tabuada PE e professor Rui.

Data: 24-09-15

[...]

PQ – Como vocês organizaram esse trabalho na sala de aula?

Rui - Nós dividimos a turma em grupos, que ficaram responsáveis por construir a tabuada até 20 dos números determinados pelos professores. A turma do 9ºA fizeram, as tabuadas e agora estão construindo as cartelas e o tabuleiro. O 8ºA, eles estão construindo as tabuadas e depois irão preencher os números nas cartelas. A metodologia utilizada nas turmas é diferente. O que vai ser legal é que depois de pronto eles vão jogar.

PQ – Os alunos com NEE estão participando?

80

em outro grupo em que está uma colega que sempre a ajuda, devido ao seu comprometimento motor.

[...]

No diálogo acima, entre a PE e o professor Rui, percebemos que havia parceria entre eles. Um bom planejamento resulta em uma boa prática, é o que se espera, por isso, a importância de encontros coletivos para trocas de experiência. Nessa perspectiva, Mendes (2014) sugere

que o sistema educacional deveria proporcionar oportunidades para que os professores da Educação Especial e do ensino comum pudessem realizar trocas e traçar objetivos de ensino comum para os alunos público-alvo da educação Especial. (MENDES, 2014, p.36) A PE avaliou de forma positiva a parceria entre ela e o professor Rui no planejamento da atividade.

Trecho 2 – Relato da PE sobre o planejamento da atividade com o professor Rui.

29-09-15

Preparar essa atividade (Jogo de Bingo da Tabuada) foi muito bom, apesar dos atropelos, professor que faltava e eu tinha que substituir, semana de provas e de recuperação. Teve semana de não conseguir realizar a HA junto com o professor Rui, porque ele precisava preparar as avaliações, corrigir e lançar as notas. E tudo tem prazo. Mas o importante foi que conseguimos alcançar nosso objetivo, que era construir esse jogo com a participação dos alunos.

Apesar dos empecilhos para realizar a HA, em consequência do contexto que a escola apresentava, foi possível aplicar a atividade planejada mesmo não ocorrendo no prazo estabelecido. Nesse sentido, vale ressaltar que o ideal seria que as HA destinadas aos professores para planejamento fossem respeitadas para não prejudicar a sua prática pedagógica, mas para que isso ocorra, são “necessárias mudanças na organização escolar para garantir que exista um planejamento sistematizado na elaboração de atividades baseadas no currículo desses alunos” (MENDES, VILARONGA e ZERBATO, 2014, p.78).

Outro planejamento colaborativo que merece ser destacado ocorreu na disciplina de Ciências entre a PE e a professora Lia sobre insetos.

Trecho 3 – Elaboração da Ficha Técnica realizada pela PE e a professora Lia para pesquisa sobre o conteúdo de Insetos.

Data: 01-09-15

81

Lia – Eu queria que eles pesquisassem e não que a gente desse pronto pra eles.

PE – Mas eles vão pesquisar, o que nós vamos fazer é elaborar a ficha e o roteiro para eles.

Lia – Ah! Entendi!. Eles vão preencher. Eu pensei que daríamos pronto. PE – Eles vão pesquisar na Internet, no Laboratório de Informática. Lia – Gostei...legal!

PQ – A Ficha Técnica vai ser um instrumento para a pesquisa. PE – Isso mesmo.

O trecho do relato mostra o momento em que as professoras, após a prática da atividade na sala de aula, realizaram o feedback e discutiam a elaboração de uma ficha técnica para os alunos pesquisarem na Internet, no Laboratório de Informática, como finalização do trabalho. Utilizar recursos tecnológicos para tornar as aulas mais dinâmicas estimula os alunos à aprendizagem. Para Gil (2005), os computadores não substituem o professor, mas podem ser usados por todos os alunos com ou sem NEE.

Na próxima sessão de resultados, será apresentada a prática pedagógica que resultou no planejamento acima.

Trecho 4 – Relato da PE sobre o planejamento da atividade com a professora Lia.

27-10-15

Trabalhar com a professora Lia é tranquilo, ela é muito parecida comigo. Somos sonhadoras (risos). Na verdade com os demais também. A única que não consegui fazer nada foi com a professora Eva.

Estabelecer o vínculo colaborativo não é fácil. Podemos nos deparar com situações conflitantes de opiniões e atitudes, que podem ser amenizadas por meio de diálogo ou negociação. São nesses momentos que a parceria fortalece. Ao contrário, quando não é estabelecido o vínculo de parceria entre os professores, como relatou a PE no trecho acima, perde-se a função de desenvolver o trabalho colaborativo, visto que a parceria ocorre entre duas pessoas. Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014),

a parceria colaborativa é um processo que passa por estágios de adaptação até a obtenção de um relacionamento verdadeiramente colaborativo, embora esse último estágio nem sempre seja atingido a curto e médio prazo, pois requer tempo e experiência. (MENDES, VILARONGA e ZERBATO, 2014, p. 88)

Não houve momentos para planejamento da prática entre a PE e a professora Ana. Geralmente, elas conversavam no intervalo na sala dos

82

professores, quando a professora passava para a PE o que seria trabalhado na sala de aula. Nesses momentos, discutiam as estratégias de ensino. Muito embora de forma aligeirada, conseguiam discutir alguns planos de atividades juntas. Ao contrário da professora Eva, que não se dispôs a compartilhar os momentos da HA com a PE, impossibilitando que o trabalho colaborativo ocorresse em sua disciplina.

A seguir, descreveremos alguns episódios referentes às aulas observadas pela PQ durante o processo de intervenção.