• Nenhum resultado encontrado

Análise do prêmio FINEP nas Categorias Pequena e Média / Grande

5 ESTUDO DO PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

5.3 UMA ANÁLISE DO PRÊMIO FINEP

5.3.4 Análise do prêmio FINEP nas Categorias Pequena e Média / Grande

Os critérios de julgamento do prêmio nas categorias Pequena Empresa e Média/Grande Empresa são os mesmos para ambas e, por essa razão, são analisados em conjunto (um único tópico).

O Quadro 7 apresenta um resumo das questões do formulário de submissão e dos critérios para julgamento das categorias “pequena empresa” e “média/grande empresa” do prêmio.

Quadro 7 – Critérios de avaliação para pequena empresa e média/grande empresa

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no questionário de submissão do prêmio

Segundo Gee (1972) e Collier (1977), podem avaliar a inovação aqueles indicadores onde o aspecto observado seja a difusão, ou seja, se o indicador mostrar quantidades vendidas, serviços contratados, melhorias implantadas, por exemplo (GEE, 1972 apud SBRAGIA 1999; COLLIER, 1977 apud SBRAGIA, 1999).

Categoria(s) Critério Informação Solicitada Quant

. Dimensão Pequena Empresa e Média/Grande Empresa Intensidade (despesas)

percentual da receita destinado às despesas internas de desenvolvimento (p&d)

sim

percentual da receita destinado às despesas externas de desenvolvimento (p&d)

sim

receita de exportações (D) sim presença infra-estrutura de p&d (p&d) não

Intensidade (recursos. humanos)

percentual de despesas com pessoal de p&d em relação da despesas totais (p&d)

sim

qualificação da equipe (doutores mestres, graduados...) (p&d)

sim Impactos percentual de faturamento de gerado

por novos produtos (D)

sim oferta número de novos produtos

desenvolvidos e introduzidos (D)

sim oferta número de patentes registradas (p&d)

(I)

sim número de patentes concedidas (p&d)

(I)

sim estratégia para a obtenção de novas

tecnologias (p&d)

não relacionamento com universidades

(p&d) (I)

não cadeia de fornecimento relacionamento com centros de

pesquisa (p&d) (I)

não cadeia de fornecimento

No Quadro 7, coluna terceira, ao lado dos indicadores, foram incluídos (entre parênteses) as abreviaturas “p&d” ou “inov” para designar os indicadores de pesquisa e desenvolvimento e os de inovação, respectivamente. Relacionado a essa observação, a pesquisa identificou que essa categoria do prêmio busca avaliar as empresas através do uso de indicadores aplicáveis para as atividades de P&D em maior quantidade do que indicadores de inovação. A consideração de que despesas de P&D seriam classificáveis como esforço de inovação são sintonizadas com o Manual de Oslo e também mencionadas por Gomel e Sbragia (2006):

...o investimento em P&D é fundamental para o alcance de níveis de excelência em produção e inovação tecnológica, sem os quais a transposição de barreiras à entrada em mercados externos é inviável (GOMEL e SBRAGIA, 2006, p. 71).

Foram considerados indicadores de P&D: “percentual da receita destinado às despesas internas de desenvolvimento”, “percentual da receita destinado às despesas externas de desenvolvimento”, “infra-estrutura de P&D”, “percentual de despesas com pessoal de P&D em relação às despesas totais”, “qualificação da equipe”, “número de patentes registradas”, “número de patentes concedidas”, “estratégia para obtenção de novas tecnologias” e “relacionamento com universidades e centros de pesquisa”, totalizando dez indicadores. Na interpretação da pesquisa foram considerados indicadores de inovação, apenas: “receita de exportações”, “percentual do faturamento gerado por novos produtos” e “número de novos produtos desenvolvidos e introduzidos”.

O Gráfico 11 – Incidência de indicadores de P&D e inovação nas categorias pequena empresa e média/grande empresa mostra distribuição indicadores de P&D e inovação identificados pela pesquisa.

Indicador P&D; 10 Indicador

Inovação; 3

Gráfico 11 – Incidência de indicadores de P&D e inovação nas categorias pequena empresa e média/grande empresa

A incidência de avaliações dos aspectos da inovação (invenção e difusão) também aparecem no questionário de submissão, em geral associado aos indicadores de P&D. No Quadro 7, ao lado de cada “informação solicitada”, também aparecem as letras (I) e (D) para indicar a ênfase em invenção e difusão, respectivamente. Essas qualificações, (I) e (D), são interpretações do pesquisador. Foram identificados quatro indicadores “reconhecedores” da invenção e outros três para a difusão. O regulamento do prêmio não se manifesta explicitamente a este respeito.

O Gráfico 12 mostra a distribuição de freqüências dos indicadores “reconhecedores” da invenção e da difusão, nas categorias “pequena empresa” e “média/grande empresa”.

Invenção ; 4

Difusão; 3 Nenhum; 6

Gráfico 12 – Distribuição de indicadores “reconhecedores” da invenção e da difusão da categoria pequena empresa e média/grande empresa

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no questionário de submissão do prêmio

Um dos aspectos que marca a organização do prêmio FINEP é a existência de um questionário estruturado de submissão nesta categoria do prêmio.

Nos critérios de julgamento são identificados aspectos objetivos e subjetivos (coluna quarta do Quadro 7). O Gráfico 13 mostra a proporção observada entre as características dos critérios de julgamento do prêmio FINEP na categoria “pequena empresa e média/grande empresa”.

Objetivo; 9 Subjetivo; 4

Gráfico 13 – Incidência de critérios objetivos e subjetivos na categoria pequena empresa e média/grande empresa

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no questionário de submissão do prêmio

Na categoria “pequena empresa e média/grande empresa” do prêmio, o uso de indicadores objetivos ocorre em nove oportunidades e, em quatro, indicadores subjetivos do total de treze indicadores definidos no questionário de submissão.

No que diz respeito às dimensões, foram identificadas três dimensões diferentes no questionário de avaliação. No entender da pesquisa são valorizadas as dimensões produto/oferta, presença e cadeia de fornecimento.

A Figura 6 compara as dimensões presentes na categoria “pequena empresa e média/grande empresa” do prêmio FINEP com as doze dimensões do Radar.

Proc esso Ofer tas Plat afor ma Solu ções Proc esso Clie ntes Expe riênc ia d e Cl iente Orga niza ção Valo r Cap tura do Cade ia d e Fo rnec imen to Pres ença Rede Marca

Figura 6 – Dimensões da categoria pequena empresa e média/grande empresa do prêmio FINEP comparado com o Radar da Inovação

Nessa categoria o regulamento do prêmio não faz distinção entre os critérios de julgamento do prêmio. Todos os critérios têm mesmo peso na avaliação das inovações.