• Nenhum resultado encontrado

Esta seção traz à tona análises acerca das discussões pragmáticas e das atribuições tonais dos enunciados interrogativos totais de nosso corpus. Mostramos os seis padrões prosódicos encontrados e a correlação entre tais padrões e o número total de enunciados em cada uma das categorias pragmáticas propostas por Gabriel (2018), a saber: pergunta de pedido de informação (PPI); pergunta de pedido de confirmação (PPC); pergunta reiterativa (PR); pergunta antiexpectativa (PA).

Tabela 04 - Etiquetagem prosódica e recorrência pragmática nos EIT

PADRÃO PROSÓDICO NÚMERO DE ENUNCIADOS: CATEGORIA PRAGMÁTICA PPI NÚMERO DE ENUNCIADOS: CATEGORIA PRAGMÁTICA PPC NÚMERO DE ENUNCIADOS: CATEGORIA PRAGMÁTICA PR NÚMERO DE ENUNCIADOS: CATEGORIA PRAGMÁTICA PA NÚMERO TOTAL DE ENUNCIADOS DO PADRÃO PROSÓDICO L+H*L% 5 (23%) 3 (14%) 3 (14%) 2 (9%) = 13 (59%) H+L*L% 3 (14%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) = 3 (14%) (L+) H*H% 1 (4,5%) 1 (4,5%) 0 (0%) 0 (0%) = 2 (9%) H*HL% 2 (9%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) = 2 (9%) H*L% 0 (0%) 1 (4,5%) 0 (0%) 0 (0%) = 1 (4,5%) (L)+L*H% 1 (4,5%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) = 1 (4,5%) TOTAL 12 (54%) 5 (23%) 3 (14%) 2 (9%) 22 (100%)

Fonte: Elaborada pela autora.

Com uma predominância pragmática para perguntas de pedido de informação, o majoritário padrão prosódico L+H*L% (ver seção 6.1.1), quando contabilizado em quantidade de ocorrências para esta categoria pragmática, se fez presente em 23% dos resultados (5 enunciados). Todavia, se pensamos na quantidade de enunciados que apresentaram este padrão prosódico, sem relacioná-lo com significados pragmáticos, teremos um total de 12 ocorrências, totalizando 54%. Na categoria de pergunta de pedido de confirmação (como consta na tabela 11), 3 de 5 enunciados pertencem ao padrão L+H*L%. Na categoria de pergunta reiterativa, 3 de 3 enunciados apresentaram o mesmo padrão circunflexo L+H*L%. Na categoria de pergunta de antiexpectativa, por fim, 2 de 2 enunciados se registraram como pertencentes ao mesmo padrão (L+H*L%).

Deste modo, voltamos a reafirmar que a pergunta de pedido de informação foi a que se realizou mais vezes (corroborando, inclusive, com os estudos de Gabriel (2018) para as perguntas parciais mexicanas) e foi a única que de fato estabeleceu, mesmo que parcialmente,

uma correlação prosódica, neste caso, com o padrão nuclear L+H*L%. Como dito na seção 4.1, a pergunta de pedido de informação é um tipo de pergunta que se usa para pedir uma informação/dado específico, evidenciando que as perguntas totais de Porto Rico podem desempenhar a função discursiva de manter a conversação, assim como de gerar informação nova, cumprindo com o seu propósito inicial.

Considerar tais resultados para afirmar que existe uma biunivocidade entre prosódia e pragmática é factual. No entanto, abre espaço para a ideia de que nem todo ato de fala é responsável por demandar um contorno melódico próprio, tendo em vista a impossibilidade de resultados 100% categorizados. É por isso que “um determinado padrão entonacional não se associa a uma única função pragmática, pois esta pode se derivar do contexto discursivo” (PRIETRO et al., 2011, tradução nossa14). Neste caso, temos o ato de fala como correspondente

de uma ação que está sendo realizada (SEARLE, 1995), e isto põe em pauta diferentes contextos, usos, ênfases, pronúncias, intenções e, até mesmo, recapitula tudo o que já foi mostrado com os nossos dados até aqui – prova disto é a pluralidade de padrões prosódicos encontrados (foram seis padrões, não um padrão). Concordamos com a propositura inicial de que existe, sim, uma correlação entre prosódia e pragmática, porém chamamos atenção para que isto não seja visto como uma verdade incontestável.

Para que fique mais claro, em seguida observemos o quadro 09, no qual listamos todos os enunciados interrogativos totais, com suas respectivas categorias pragmáticas e padrões prosódicos.

14 No original: “Por lo que se refiere a su función pragmática, uno de los resultados importantes de este estudio

revela que un determinado patrón entonativo no tiene asociada una única función pragmática, sino que esta puede también derivarse del contexto discursivo.” (PRIETRO, et al., 2011).

Quadro 09 - Categorias pragmáticas e padrões prosódicos dos EIT

ENUNCIADOS

INTERROGATIVOS TOTAIS CATEGORIAS PRAGMÁTICAS PADRÕES PROSÓDICOS

ENUNCIADO 1 Pedido de confirmação L+H*L%

ENUNCIADO 5 Pedido de informação (L)+L*H%

ENUNCIADO 7 Pergunta antiexpectativa L+H*L%

ENUNCIADO 10 Pergunta reiterativa L+H*L%

ENUNCIADO 11 Pedido de informação L+H*L%

ENUNCIADO 13 Pedido de confirmação (L)+H*H%

ENUNCIADO 14 Pedido de informação H*HL%

ENUNCIADO 15 Pergunta reiterativa L+H*L%

ENUNCIADO 16 Pedido de informação H*HL%

ENUNCIADO 17 Pedido de informação L+H*L%

ENUNCIADO 18 Pedido de informação L+H*L%

ENUNCIADO 19 Pedido de informação L+H*L%

ENUNCIADO 20 Pedido de informação H+L*L%

ENUNCIADO 24 Pedido de informação L+H*L%

ENUNCIADO 25 Pergunta reiterativa L+H*L%

ENUNCIADO 26 Pedido de informação H+L*L%

ENUNCIADO 27 Pedido de informação (L)+H*H%

ENUNCIADO 28 Pedido de confirmação L+H*L%

ENUNCIADO 30 Pedido de informação H+L*L%

ENUNCIADO 33 Pedido de confirmação L+H*L%

ENUNCIADO 34 Pergunta antiexpectativa L+H*L%

ENUNCIADO 36 Pedido de confirmação H*L%

Fonte: Elaborado pela autora.

Importante reafirmar que dentre os 22 enunciados interrogativos totais, a categoria de pedido de informação foi a que mais se aproximou verdadeiramente da ideia de biunivocidade entre forma prosódica e função pragmática, como já explicado nesta subseção. Nas demais categorias, os números coletados expressaram, dependendo do ponto de vista, resultados menos satisfatórios, se pensamos em conclusões mais fechadas e categorizadas; contudo, são resultados muito mais abertos a interpretações (dentro das possibilidades existentes).

Ter em conta estes resultados na hora de analisar de que modo um determinado padrão prosódico e uma determinada categoria pragmática estabelecem uso real pode ser (e foi) um “divisor de águas” para as próximas pesquisas e pesquisadores. Mesmo que se torne redundante e que já seja nítida a necessidade de (re)pensar o que foi percebido, vale dizer, conforme mostram os resultados deste trabalho, que não houve como correlacionar (em termos gerais) um padrão prosódico “X” com uma categoria pragmática “X”, posto que seria muito irreal designar algo que só ocorreu parcialmente.

Conforme foi construída esta subseção, foi sendo possível constatar uma correlação entre prosódia e pragmática. Recapitulando o que já falamos, a pergunta total porto-riquenha

de nosso corpus se caracterizou pela presença de um contorno nuclear circunflexo (L+H*L%) com maior duração na sílaba tônica, enquanto padrão prosódico, e pela ocorrência majoritária para perguntas com pedido de informação, enquanto função pragmática.

Na seção subsequente, damos início à análise das perguntas pertencentes a categoria das tags questions.

6.3 Análise e discussões das perguntas com final de confirmação: as tags questions com

Documentos relacionados