• Nenhum resultado encontrado

4 MATERIAL E MÉTODO

5.1 Análise qualitativa por hematoxilina-eosina

Os resultados morfológicos qualitativo do processo inflamatório representam a observação dos seguintes itens: tecido colágeno normal e destruído, presença de infiltrado inflamatório, quantidade de vasos sanguíneos, presença de edema, anexo cutâneo e epitelização.

Grupo 1 – 0h (imediato)

Soro Fisiológico

O corte histológico mostrou ferida exposta sem epitelização, com presença de poucos vasos sanguíneos, ausência de infiltrado inflamatório, edema e anexo cutâneo (figura 5.1-A).

Hipoclorito de sódio 1%

O corte histológico mostrou na superfície destruição tecidual sem epitelização, com presença moderada (++) de vasos sanguíneos e dilatados, infiltrado inflamatório moderado (++), sem edema e anexo cutâneo (figura 5.1-B).

Hipoclorito de sódio a 2.5%

O corte histológico mostrou na superfície destruição tecidual sem epitelização, com presença intensa (+++) de vasos sanguíneos e dilatados, infiltrado inflamatório moderado (++), sem edema e anexo cutâneo (figura 5.1-C).

Clorexidina a 2%

O corte histológico mostrou na superfície destruição tecidual sem epitelização, com presença moderada (++) de vasos sanguíneos e dilatados, discreto infiltrado inflamatório (+), sem edema e anexo cutâneo (figura 5.1-D).

Associação NaOCl a 1% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou na superfície destruição tecidual sem epitelização, com presença moderada (++) de vasos sanguíneos e dilatados, discreto infiltrado inflamatório (+), sem edema e anexo cutâneo (figura 5.1-E).

Associação NaOCl a 2,5% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou na superfície destruição tecidual sem epitelização, com presença moderada (++) de vasos sanguíneos e dilatados, discreto infiltrado inflamatório (+), sem edema e anexo cutâneo (figura 5.1-F).

Grupo 2 – 24h (1d)

Soro Fisiológico

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com discreto edema. Vasos sanguíneos em formação. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-A).

Hipoclorito de sódio 1%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície com edema. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-B).

Hipoclorito de sódio a 2.5%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície com edema. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-C).

Clorexidina a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso

(+++) mais próximos da superfície com edema (++). Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-D).

Associação NaOCl a 1% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície com edema. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-E).

Associação NaOCl a 2,5% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície com edema. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.2-F).

Grupo 3 – 72h (3d)

Soro Fisiológico

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Presença de tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com edema intenso (+++). Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3-A).

Hipoclorito de sódio 1%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Na região dérmica, nota-se a presença de tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com edema intenso (+++) por toda a parte. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3 -B).

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. A derme com infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície. Na maior parte da ferida, edema intenso. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3-C).

Clorexidina a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Na camada dérmica se observou infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear intenso (+++) mais próximos da superfície. Na maior parte da ferida presença de edema intenso. Vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3-D).

Associação NaOCl a 1% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou ferida sem epitelização, mas recoberta por fibrina e restos celulares. Na região dérmica, notou-se a presença de tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com edema intenso (+++). Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3-E).

Associação NaOCl a 2,5% com CLX a 2%

A lâmina histológica mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, sem epitelização. Na derme, observou-se a presença de tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com edema intenso (+++). Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.3-F).

Grupo 4 – 168h (7d)

Soro Fisiológico

O corte histológico mostrou ferida epitelizada (migração epitelial). Presença de tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear mais próximos da superfície com edema moderado (++). Grande

quantidade de vasos sanguíneos formados e dilatados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-A).

Hipoclorito de sódio 1%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, com migração epitelial. Na derme com tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear. Edema intenso (+++) mais centralizado. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-B).

Hipoclorito de sódio a 2.5%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, com migração epitelial. Na parte dérmica com tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear. Edema intenso (+++) em única área. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e formados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-C).

Clorexidina a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, com migração epitelial. Na região dérmica com tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear. Edema intenso (+++) em única área. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e formados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-D).

Associação NaOCl a 1% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, com migração epitelial. Na parte dérmica com tecido de granulação com intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear. Edema intenso (+++) em única área. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e formados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-E).

Associação NaOCl a 2,5% com CLX a 2%

O corte histológico mostrou ferida recoberta por fibrina e restos celulares, com migração epitelial. A derme se apresentou com tecido de granulação com

intenso infiltrado inflamatório mononuclear e polimorfonuclear. Edema intenso (+++) em única área. Grande quantidade de vasos sanguíneos em formação e formados. Ausência de anexo cutâneo (figura 5.4-F).

Documentos relacionados