• Nenhum resultado encontrado

4. A PSICOMOTRICIDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE UMA

4.1 Análise do questionário I

Na primeira parte da análise pudemos verificar os conhecimentos que as professoras tem acerca da psicomotricidade e suas contribuições para a formação e prática educativa, a partir das respostas dadas às questões de um a cinco constantes no primeiro questionário (Apêndice I).

Assim sendo, iniciamos pela definição de psicomotricidade segundo as professoras pesquisadas, de acordo com a tabela abaixo:

Quadro III- Para você o que é psicomotricidade? Código das

professoras

Respostas

P1, P2, P9 Atividades que trabalham a coordenação motora P4, P6,

P7,P12,P13

Aprendizagem através do movimento

P3, P8, P10 Forma de trabalhar e estimular a criança

P11 Aprendizagem através do contato, do tato, tudo que se toca P 5 Em branco

Fonte:Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

Ao analisar as respostas das professoras no que diz respeito à pergunta "Para você o que é psicomotricidade?”. Percebe-se que 3 das 13 professoras definem a psicomotricidade como atividades de coordenação motora. Podemos constatar isso na fala da professora 1 que diz: são atividades que trabalham a coordenação motora (P1).Examinando as outras respostas, 5 professoras chegaram mais próximo do conceito de psicomotricidade,definindo a mesma como uma aprendizagem através do movimento.Como diz a P4: É aprendizagem através de movimentos, percepção e autonomia para desenvolver algo.Mas fica a

pergunta,para desenvolver o que? Para que?como?. Então ficou um pouco incompleta a resposta.

Oliveira(1997,p.36) afirma que a psicomotricidade se propõe a permitir ao homem “sentir-se bem na sua pele”, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.Portanto,essa ciência vem possibilitar a harmonia do sentir,agir e pensar.

Outras 4 professoras deram respostas vagas e incompletas relacionando a psicomotricidade a prática, estímulo, desenvolvimento, tato.Como vemos na resposta das professoras: É a prática na educação infantil (P10) e Para desenvolver (P 8).

Quadro IV- Qual a importância da psicomotricidade na educação infantil?

Código das professoras

Respostas

P1 e P3 Trabalhar melhor a coordenação motora da criança e desenvolver seus sentidos.

P2,P4,P6 Levar a criança pensar ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem.

P5, P12 Avaliar a criança.

P7 A criança aprende a valorizar os movimentos através de brincadeiras.

P10 É uma formação muito importante. P13 Se descobrindo

P8,P9,P11 Trabalhar a estimulação

Fonte:Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

Quando perguntamos qual a importância da psicomotricidade na educação infantil, as respostas foram diversas, como por exemplo: tem como importância trabalhar melhor a coordenação motora da criança e desenvolver seus sentidos (P3). As professoras P2, P4 e P6, responderam de forma interessante e satisfatória quando disseram que a psicomotricidade é a junção do pensar e o agir para o desenvolvimento da aprendizagem.

A professora P10 respondeu que a psicomotricidade é uma formação muito importante, e em seguida, outra professora (P13) responde dizendo que é se descobrindo, logo se percebe a disparidade de resposta nada condizente com a pergunta. As outras professoras enfocaram a importância de se estimular, avaliar e a valorizar os movimentos para um bom desenvolvimento infantil. Oliveira (1997, p.36) afirma que o movimento é um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento do mundo que a rodeia através de seu corpo, de suas percepções e sensações, logo verificamos que as professoras tem consciência da importância do movimento na criança e das mudanças que são acarretas quando estimuladas.

Quadro V - Que atividades você realiza com seus alunos para trabalhar o corpo? Com quais objetivos? Como são desenvolvidas?

Códigos de professoras Respostas

P2,P3,P4,P7,P8,P9,P11,P1 2

Utilização de musica e dança.

P1,P5 Pintura, recortes,colagens.

P6 Atividade de circuito (correr, pular, descer,subir) com o objetivo de promover equilíbrio,concentração,agilidade e destreza.

P10 Correr,jogar bola e usar outros brinquedos P13 Trabalhar os movimentos

Fonte: Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

As atividades com dança foram mencionadas pela maioria das professoras, por envolver movimento e por ser esta uma atividade simples e comum na educação infantil.

Nessa questão todas responderam que elaboravam e executavam atividades como: dançar, música com gestos, pintura, colagens, gravuras, materiais reciclados (como: garrafa pett,tampinhas de garrafas), cantar, correr livremente, pular com os dois pés, vencer obstáculos dentre outras. No entanto durante as observações feitas na creche notou-se que a maioria das atividades são feitas sem planejamento ou objetivos definidos.

Mas só uma professora definiu o objetivo de se trabalhar aquelas atividades para o desenvolvimento da criança. De acordo com a professora P6: os objetivos dessas atividades é promover equilíbrio, concentração, agilidade e destreza dentre outras. Segundo Pinto (2008,p.106):

Ter uma relação empática com a criança significa ajustar-se a ela quanto ao seu ritmo, tônus e engajamento. Estar disponível corporalmente, poder ouvir em um sentido amplo da palavra e utilizar sua linguagem para esclarecer, compreender, desfazer os conflitos e utilizá-la, também, no plano simbólico.

Portanto,o professor de educação infantil deve promover para as crianças condições para que elas evoluam,entendendo que cada criança tem seu ritmo, isso sim é ter uma relação empática com a criança.

Quadro VI- Em sua formação você estudou sobre psicomotricidade e sua importância na vida das crianças? Em que disciplinas?

Código das professoras

Respostas

P1,P4,P7,P11,P12,P13 Não

P2,P3 Psicologia da Educação e da Aprendizagem P10 Ouviu em uma palestra

P5,P6,P8,P9 Não lembram

Fonte: Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

A maioria respondeu que não viu em sua formação a disciplina de psicomotricidade, mas que pretendia conhecer. A P2 e a P3 viram o conteúdo sobre psicomotricidade nas disciplinas de psicologia,. A P10 disse que ouviu em uma palestra.

Considerando que só em 2008, no currículo de Licenciatura Plena em Pedagogia da UEPB é que foi incluída a disciplina de Psicomotricidade no currículo do curso, por as professoras citadas acima com mais de 10 anos de exercício da profissão que são formadas em Pedagogia, não poderiam ter conhecimento sobre tal assunto ficando evidente como a formação continuada não se fez presente na

vida da maioria das entrevistadas. Também é importante lembrar que boa parte do grupo ou tem apenas ensino médio, ou são formadas em outras graduações.

Quadro VII - Você acredita que o trabalho psicomotor contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças? Por quê? Código das

professoras

Respostas

P3,P4,P6,P8,P9,P11 Sim, por que trabalha o corpo e a mente da criança. P1,P7 Sim, importante ao pegar no lápis,através da pintura para

despertar a criança.

P10,P13 Sim, por que se desenvolvem.

P2,P5,P12 Sim,importante para o desenvolvimento da criança. Fonte: Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

As respostas foram unanimes,quando afirmaram que o trabalho psicomotor contribui para a aprendizagem,mas a justificativas se diferenciaram P1 e P7 se detiveram a questão da coordenação motora fina, ligada ao ato de pegar no lápis e fazer pintura e, parecem não reconhecer que é através do corpo como um todo que as crianças se manipulam, sentem, experimentam, deslocam, fazem e aprendem, uma vez que não sendo possibilitadas tais vivências corporais as crianças mal conseguirão segurar um lápis ou colocar uma letra dentro de uma linha de um caderno.

4.2 Análise do questionário II

Na segunda parte da pesquisa pudemos verificar os conhecimentos adquiridos após a realização do curso de extensão. Com a aplicação de um novo questionário contendo quatro questões, analisamos um determinado avanço nas respostas pelo menos na definição da psicomotricidade.

Quadro VIII – Para você o que é psicomotricidade? Código das professoras Respostas P4,P8,P9,P11,P12, P13

Envolve mente e corpo

P1,P3,P5 É tudo que faz sentir, mexer e envolve o equilíbrio.

P7 Busca a harmonia do agir,sentir e pensar do ser humano. P2 São os movimentos da criança.

P10 É uma especialidade na educação infantil. P6 Em branco

Fonte: Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

A mudança nas respostas de um questionário para outro é nítido. A maioria

das professoras definiu que a psicomotricidade envolve mente, corpo, sentir, agir, pensar entre outros. As professoras P2 e P10 deixaram as respostas muito vagas. Mas o que percebemos foi com o embasamento teórico e a prática oferecida naquele curso de extensão, favoreceu para a mudança das respostas. Durante o curso de extensão, distribuímos apostilas para todas as professoras do livro Ser Criança (MELO, BRANDÃO, MOTA.2009), onde estudamos e discutimos sobre a psicomotricidade, seus aspectos e a sua importância para a Educação Infantil.

A partir do estudo exposto no curso,reparamos nas falas das professoras uma clareza do assunto,quando destacaram a união dos aspectos cognitivos,afetivos e motores,como afirma a P7 “Busca a harmonia do agir,sentir e pensar do ser humano”.

Quadro IX – Qual a importância da psicomotricidade na Educação Infantil?

Código das professoras

Respostas

P2,P3,P8,P9,P10,P11 Importante para o desenvolvimento das crianças.

P4 É importante porque desenvolve raciocínio, movimento e a coordenação motora.

P7 Atua de maneira educativa e produtiva no ser humano. P12,P13 O uso do cérebro junto com os movimentos dos membros.

P6 Branco

P1 Pois é nos anos iniciais da vida de um ser que aprendemos. Fonte: Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

Nessa pergunta todas as respostas tiveram um diferencial, pois em comparação ao outro questionário, às professoras se detiveram a questões especificas e importantes como: desenvolver o raciocínio, aprender a ter equilíbrio físico, motor e emocional. Dessa forma, a importância da psicomotricidade na Educação Infantil, como afirma MOTA (2009,p.73) que “É através do movimento que a criança pequena desenvolve sua inteligência, estimula o sistema nervoso e o cérebro e o cérebro tornando-se cada vez mais capaz de novos aprendizados.”

Quadro X - Que atividades você realiza com seus alunos? Quais os objetivos? Como são desenvolvidas?

Código das professoras

Respostas

P3,P5,P8,P13 Com danças, músicas, gestos, cantando.

P11 De dentro-fora, noção de espaço, alto-baixo, música exploração corporal etc.

P12, P2, P10 Com bolas para exercitar a coordenação motora. Jogando bolas ao alvo,para tentar acertar na cesta, brincar de correr e pular.

P9 Cantar jogar,brincadeira com o corpo, massagem.Com o objetivo de trabalhar com o corpo e a mente.

P1,P4,P6,P7 Em branco

Fonte:Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

O que podemos ver são respostas semelhantes ao questionário I. Mas o que nos chamou atenção foi à professora 11 que especificou um dos aspectos importantes no desenvolvimento da psicomotricidade, sem usar a terminologia estruturação espacial, ela exemplificou algumas habilidades psicomotoras que são adquiridas quando trabalhadas no dia-a-dia, como ela afirma: “De dentro-fora, noção de espaço, alto-baixo, música, exploração corporal etc.” (P11).

Portanto, as atividades psicomotoras planejadas pelos professores devem proporcionar à criança o prazer em usar o corpo para movimentar-se e comunicar-se, levando-a a ser e sentir-se mais criança em sua vivacidade; coragem de ousar; de buscar e descobrir; de fazer e refazer; de criar e participar. (MOTA, 2009, p.81)

Nota-se também que apenas as professoras (P9 e P8) explicou o objetivo das atividades, as demais apenas citaram as atividades e não expuseram os objetivos e como são desenvolvidas, o que indica falta de planejamento ou de fundamentos teóricos que respaldem a realização de tais atividades.

Quadro XI - Quais as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças?

Código das professoras

Respostas

P2 É através da psicomotricidade que a criança adquire experiência própria.

P4 Ela percebe o lado direito/esquerdo, levantar sentar, rolar, pular, gritar.

P10 Muito importante, estimula a mente e ajuda na

aprendizagem e a descobrir cores e tamanho dos objetos. P5,P8 Considerar a presença do outro e aprender.

P11,P12 Contribui na transmissão do pensamento para os

movimentos. Estimula a espontaneidade, a observação, o interagir, etc.

P9,P13 Resposta nada condizente com a questão. P1,P4,P6,P7 Em branco

Fonte:Questionário aplicado pela pesquisadora – 2011

Na fala das professoras (P9,P13) pode se perceber uma resposta sem sentido: “Uma mente sadia e um corpo sadio”. Ficou muito vago, sem nenhuma

explicação do que poderia ser considerado uma mente sadia e um corpo sadio. Sabemos que a psicomotricidade tem o intuito de educar o corpo para evitar algumas dificuldades que poderão vir ao longo da vida.

A maioria das respostas está de alguma forma, condizente com as contribuições da psicomotricidade As noções de lateralidade ficaram em evidencia quando a P4 em sua resposta citou a noção de direita e esquerda, visto que, nas atividades práticas realizadas no curso fizemos questão de frisar todos os aspectos da psicomotricidade. As demais respostas foram repetidas no segundo questionário.

A P2 enfatizou indiretamente a noção de esquema corporal quando diz: “É através da psicomotricidade que a criança adquire experiência própria.”. Essa experiência própria que é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio em que ela vive, sendo assim, adquirindo o aprendizado.

As respostas dadas no segundo questionário foram satisfatórias em relação ao primeiro questionário, no que diz respeito à definição de psicomotricidade, a importância e contribuições desta ciência para a educação infantil e para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O que chama atenção é que as respostas mais adequadas foram dadas por professoras que tem o ensino médio, graduação em Filosofia e Comunicação Social, entre as professoras de Pedagogia duas deram respostas vagas, uma deixou em branco e a outra respondeu inadequadamente. O que indica que as professoras construíram conhecimentos de psicomotricidade durante a formação dada no curso de extensão, o que confirma a importância e necessidade de estudos que favoreçam a formação contínua e a atuação docente.

Em suma, fica claro que, apesar das respostas insatisfatórias, houve uma significativa melhora nas respostas, visto que o assunto abordado ficou mais claro e as professoras compreenderam o que é psicomotricidade e o quanto esta área do conhecimento é fundamental para a prática pedagógica com crianças que estão em pleno desenvolvimento. Logo após o curso as professoras demonstraram interesse pela prática psicomotora e pegaram referências de livros para continuarem estudando, duas professoras participaram de um segundo curso de extensão de 48 horas sobre o desenvolvimento infantil e atuação docente.

Enfim, o que podemos concluir da análise dos dois questionários foi que, em um curso de curta duração juntamente com atividades práticas, houve mudanças

significativas quanto ao conhecimento de psicomotricidade por parte das professoras. Mas não é só o conhecimento que é suficiente. É importante que os professores explorem suas potencialidades e das crianças e percebam o quanto podem modificar e acrescentar experiências à vida das crianças, ampliando a realidade em que vivem. È isto que os profissionais da educação podem fazer para mudar o dia a dia das crianças.

5-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho apresentou a importância da psicomotricidade na formação e prática docente na educação infantil, sabendo que é nesta etapa que a criança se desenvolve e constrói a consciência de si mesma, a noção de ser sujeito entre outros sujeitos. A psicomotricidade vem fazendo um diferencial nesta etapa quando realizada com objetivos claros e concretos.

O trabalho nos fez refletir acerca das práticas educativas realizadas com crianças de 0 a 6 anos em Instituições de Educação infantil, e sobre o significado que o desenvolvimento psicomotor tem na vida das crianças. Como também percebemos a importância de divulgar e proporcionar aos educadores de criança, conhecimentos de psicomotricidade que fundamentem uma prática pedagógica que valorize o corpo e sua expressão.

As professoras envolvidas na pesquisa estudaram e discutiram conceitos básicos de psicomotricidade e vivenciaram diversas atividades psicomotoras durante o curso de extensão, que viabilizaram a experiência e consciência corporal, bem como o reconhecimento da importância dessas atividades para o desenvolvimento das crianças.

Nas atividades psicomotoras as crianças e também os/as professores/as revelam as mais diferentes emoções, tendo a oportunidade de criar, expressar – se por meio das brincadeiras, conhecerem a si mesmas e as diferentes funções que o corpo realiza conhecer o outro, e o espaço.

A análise das respostas dadas pelas professoras pesquisadas, reforçou a importância da formação docente, pois estando devidamente preparado/a, ele/a realizará atividades que venham a auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas potencialidades e até mesmo, prevenir possíveis dificuldades, que podem permanecer para a vida toda.

A análise dos dados obtidos através dos questionários demonstrou que, antes do curso de extensão o conhecimento da maioria das professoras em relação à psicomotricidade e sua importância para Educação Infantil, era limitado ou equivocado. Algumas sequer sabiam o que é psicomotricidade, outras professoras associaram a atividades de movimento ou de coordenação motora. Após os estudos realizados no citado curso, percebe-se que a compreensão acerca da definição e importância dessa ciência da educação ficou mais clara para elas. Como também se verifica que o conhecimento divulgado chamou atenção e instigou o desejo de aprofundamento teórico e prática sobre a psicomotricidade. Contudo, sabemos que é necessário dar continuidade aos estudos desta área, como também de outras que contribuam para uma prática pedagógica na educação infantil, que efetivamente favoreça o desenvolvimento das crianças nos seus aspectos afetivo, cognitivo e motor.

6-REFERÊNCIAS

BARROS, Daisy; BARROS, Darcymires do Rêgo. A Psicomotricidade, essência da

aprendizagem do movimento especializado. In: FERREIRA,

C.A.M;HEINSIUS,A.M;BARROS,D.R(org.). Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2008.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998.

CALEFFE, Luís Gonzaga; MOREIRA, Herivelto: Metodologia da Pesquisa para o

professor pesquisador. Ed. Lamparina, 2ª.ed., Rio de Janeiro, 2008.

COLL, César; PALÁCIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento

Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva.2ª.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

v.1.

FERREIRA,C.A.M;HEINSIUS,A.M;BARROS,D.R(org.). Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2008.

FONSECA, V.; MENDES, N. Escola, escola, quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

FONSECA, Vitor. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOMES,Marina Pereira.Sugestões para uma avaliação psicomotora no contexto psicopedagogico. OLIVEIRA, V.B;BOSSA,N.A(orgs).Avaliação psicopedagógica

da criança de zero a seis anos.Petrópolis,RJ:Vozes,1994.

HURTADO, J. G. G.M. Dicionário de psicomotricidade e ciências afins. Porto Alegre: Prodil, 1991.

MAHONEY,Abigail Alvarenga;ALMEIDA,Laurinda Ramalho (orgs.).A Constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon.2ª.ed.São Paulo:Loyola,2010

MOTA, Marinalva da Silva.Psicomotricidade na educação infantil:a criança em movimento. In: MELO, Glória M. L. de Souza; BRANDÃO, Soraya, M. B. de Almeida; MOTA, Marinalva da Silva. Ser criança: repensando o lugar da criança na

educação infantil. Campina Grande-PB: EDUEPB, 2009.

OLIVEIRA, V.B;BOSSA,N.A(orgs). Avaliação psicopedagógica da criança de zero

a seis anos. Petrópolis, RJ:Vozes,1994.

OLIVEIRA,Gislene de Campos.Psicomotricidade: educação e reeducação num

enfoque psicopedagógico.Petrópolis, RJ: Vozes,1997.

PALACIOS,Jesus;CUBERO,Rosario;LUQUE,Afonso;MORA,Joaquín.Desenvolviment o físico e psicomotor depois dos dois anos.In: COLL, César; PALÁCIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva.2ª.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v.1.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A. A psicologia da criança. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

PIAGET, J.Seis estudos de Psicologia.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994. PINTO,Kelly. A psicomotricidade na educação infantil. FERREIRA, C.A.M;HEINSIUS,A.M;BARROS, D.R (org). Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2008.

SÁNCHEZ, P.A;MARTINEZ, M.R; PEÑALVER, I.V. .A psicomotricidade na

educação infantil: uma prática preventiva e educativa.Trad.Inajara Haubert

Rodrigues.Porto Alegre: Artmed, 2003.

SBP. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Disponível em: www.psicomotricidade.com.br. Acesso em: maio de 2012.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, RJ:Vozes,2008.

APÊNDICES I - Questionário I

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROJETO DE EXTENSÃO:

“PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

MINI – CURSO REALIZADO NOS DIA 8 A 11 DE NOVEMBRO 2011 QUESTIONÁRIO REALIZADO ___/___/___

Cara professora, o presente questionário faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo coletar dados sobre educação infantil. Sua colaboração será de extrema valia para o nosso trabalho, agradecemos por seu empenho.

Parte I - Identificação da professora

Sexo F ( ) M ( )

1- Dados de identificação profissional Há quanto tempo leciona?___________ Série em que atua no momento?_________ Faixa etária de seus alunos:_________

Parte II - A prática psicomotora na educação infantil

1- O que é psicomotricidade?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2- Qual a importância da psicomotricidade na educação infantil?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

3- Que atividades você realiza com seus alunos para trabalhar o corpo? Com quais objetivos? Como são desenvolvidas?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ________________________________________________

4- Em sua formação você estudou sobre a psicomotricidade e sua importância na vida das crianças? Em que disciplinas?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5- Você acredita que o trabalho psicomotor contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças? Por quê?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

APÊNDICE II - Questionário II

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROJETO DE EXTENSÃO:

“PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

MINI – CURSO REALIZADO NOS DIA 8 A 11 DE NOVEMBRO 2011 QUESTIONÁRIO REALIZADO ___/___/___

Cara professora, o presente questionário faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo coletar dados sobre educação infantil. Sua colaboração será de extrema valia para o nosso trabalho, agradecemos por seu empenho.

Parte I - Identificação da professora

Sexo F ( ) M ( )

1- Dados de identificação profissional Há quanto tempo leciona?___________ Série em que atua no momento?_________ Faixa etária de seus alunos:_________

Parte II - A prática psicomotora na educação infantil

1- O que é psicomotricidade?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2- Qual a importância da psicomotricidade na educação infantil?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

3- Que atividades psicomotoras você realiza com seus alunos? Com quais objetivos? Como são desenvolvidas?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4- Quais as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças?

Documentos relacionados