• Nenhum resultado encontrado

Análise rápida de uma pequena amostra da 2ªPS mista (presencial/online)

Sobre o desenvolvimento da competência discursiva, tem-se um longo caminho a percorrer. Foram elaboradas APF’s, que considero interdisciplinares, voltadas para o desenvolvimento dessa competência, do LC e o LD. Tem-se um exemplo na figura 57 a seguir de uma APF de conhecimentos prévios com esse viés.

Figura 56: APF direcionada a competência discursiva, LC e o LD

É de extrema importância que os alunos aprendam a ler e escrever em todas as áreas das disciplinas do EM, pois somente assim farão uma leitura de mundo e manifestarão na prática o LC e o LD. Alguns resultados dessa produção foram bastante reveladores do contraste entre o ensino tradicional, no qual os alunos só decoram conteúdos, para essa metodologia, na qual os alunos, em alguns momentos, devem ter participação ativa na produção do seu próprio conhecimento.

Vejamos o gráfico do resultado geral da APF mostrada na figura 58 a seguir, algumas das produções dos alunos e o feedback do professor. De partida, vê-se na figura 58 a seguir a quantidade expressiva de alunos com pontuação 0 (zero). Isso ocorreu principalmente por falta de envio, ou seja, alunos que não realizaram o upload33 da produção da atividade em

formato digital, embora tenham sido enviados lembretes sobre o término do prazo de envios. O WhatsApp também foi usado para envios de lembretes.

Figura 57: Distribuição dos resultados das turmas 202 e 203 da APF (figura 57)

Fonte: Disponível em: http://bit.ly/2MyXZYk. Elaborado pelo autor, 2018.

Tornou-se um fato a constatação de que os alunos não estavam realizando as atividades escolares (figura 58 anteriormente). Diga-se de passagem, que no CMF não realizar as atividades é transgressão disciplinar, porém acredito ser possível realizar um trabalho junto aos responsáveis para convencer da importância da produção ativa dos discentes. Esse comportamento é cultural dado que no ensino tradicional o resultado final adquirido em uma prova conta mais do que qualquer produção que seja realizada no período.

33 Substantivo masculino inf ato de enviar uma informação, ger. um arquivo, para um computador remoto.

Figura 58: Produção na orientação paisagem

Fonte: Elaborado pelo autor, 2018.

A figura 59 mostra o resultado de um aluno. Observamos que o aluno não leu o comando da produção, refez a atividade pelo livro, usou a orientação paisagem para não ultrapassar a sete linhas. Evidenciou LD.

Figura 59: Usou celular para realizar a produção e o upload

A figura 60 mostra o resultado de um aluno. Observamos que ele evidenciou o fenômeno da refração (LC), não atendeu aos comandos da produção (fragilidade na competência de leitura), porém evidencia algum LD.

Figura 60: Compreendeu bem a proposta de produção

Fonte: Elaborado pelo autor, 2018.

A figura 61 mostra o resultado de uma aluna. Observamos que ela demonstrou leitura da proposta, LC e algum LD. Realizou upload pelo PC.

Figura 61: Produção condizente com a proposta da atividade

A figura 62 mostra o resultado de uma aluna. Observamos que ela demonstrou domínio na produção tanto de LC como de LD.

Figura 62: Distribuição dos resultados das turmas 201 e 204 da APF (figura 57)

Fonte: Disponível em: http://bit.ly/2lLJN2Q. Elaborado pelo autor, 2018.

A figura 63 mostra a distribuição dos resultados das turmas 201 a 204. Percebemos, nesse caso, que tivemos mais alunos engajados nos envios da produção. Somente três alunos com nota 0 (zero) por falta de envio (figura 63 anteriormente).

Figura 63: Usou App para fazer montagem

A figura 64 mostra o resultado de um aluno. Observamos que ele demostrou bom LC e LD. Realizou upload pelo dispositivo.

Figura 64: Pouco engajamento na produção

Fonte: Elaborada pelo autor, 2018.

A figura 65 mostra o resultado de um aluno. Observamos que ele demonstrou pouco LC e LD. Realizou upload somente após lembrete.

Figura 65: Produção bastante acima da média

A figura 66 mostra o resultado de uma aluna. Observamos que ela demonstrou manifestou domínio em LC e LD. Produziu o digital em pdf.

Figura 66: Ruído na proposta de produção da atividade

Fonte: Elaborada pelo autor, 2018.

A figura 67 mostra o resultado de um aluno. Percebe-se pouco letramento de um modo geral. Copiou o texto de um livro. Os alunos têm dificuldade em realizar atividades nas quais se exigem suas impressões sobre a própria produção, porque estão acostumados a obter resultados prontos e reproduzi-los. Nessa metodologia as produções, principalmente na

competência discursiva, realizadas pelos alunos estão no centro das atenções. Logo, é necessário preparar nossos adolescentes para as mudanças.

Várias foram as razões pelas quais os resultados dos alunos que trabalharam no

online foram alcançados. Dentre eles, cito as oportunidades proporcionadas por esse tipo de atividade para o acompanhamento em tempo real do desempenho dos alunos. Considero que todas as atividades em maior ou menor proporção contribuíram para aprendizagem dos alunos. Tanto por recepção como por descobrimento, a atribuição de significados a novos conhecimentos depende da existência de conhecimentos prévios especificamente relevantes e da interação com eles.

Por exemplo, uma aluna estava com dúvidas sobre a frequência do infravermelho (figura 68 a seguir) na leitura do espectro eletromagnético. A dúvida foi sanada online através do celular, via WhatsApp, fora da sala de aula. Segundo a própria aluna, chegou-se a um entendimento (figura 69 as seguir).

Figura 67: Aluna com dúvida sobre o espectro eletromagnético

Segundo o meu entendimento, essa estratégia propiciou aprendizagem (figura 69 a seguir). Essas estratégias foram suficientes para propiciar o alcance dos objetivos gerais, mas ainda falta muito o que implementar.

Figura 68: Conclusão da aluna após mediação