• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 6- CONCLUSÕES

6.2. Análise de resultados

Em relação aos resultados, as reflexões devem se concentrar naqueles obtidos a partir das considerações das não linearidades física e geométrica, uma vez que já existem diversos programas que realizem a análise estrutural linear. Deste modo, dos resultados obtidos para a consideração da estabilidade global conclui-se, em uma primeira análise, que o cálculo do valor do gz é de bastante utilidade como uma primeira aproximação, conforme verificado nos exemplos do capítulo 5, principalmente para valores de gz < 1,3. Deste modo, dispondo-se de uma ferramenta computacional que realize a análise considerando a posição deformada da estrutura, fornecendo resultados confiáveis, o cálculo do coeficiente gz torna-se dispensável, uma vez que, por exemplo, no programa PÓRTICO 2005, os resultados da análise não linear são obtidos quase que instantaneamente após a análise linear. Analogamente, acredita-se que o método proposto poderá ser utilizado em detrimento aos processos apresentados no capítulo 3, referentes à estabilidade global, tais quais o parâmetro a e o processo P-D. Cabe mencionar que o processo de análise utilizando-se o coeficiente gz é válido para o caso bidimensional, considerando-se a associação de pórticos planos.

No que concerne à análise não linear física, os resultados obtidos são bastante condizentes com os valores reais (três situações de ensaio foram comparadas), o que denota que o algoritmo elaborado, até o presente momento, está coerente, principalmente para o caso de vigas, onde o método proposto por Branson foi suficientemente averiguado. Para o caso de elementos de pilar, onde os efeitos das solicitações normais são bastante expressivos, é necessário utilizar o diagrama momento x curvatura, obtendo-se, assim, o valor da rigidez equivalente do pilar. Neste trabalho, quando da análise de pórticos planos ou tridimensionais para avaliação dos efeitos da não linearidade geométrica, optou-se por utilizar a redução na rigidez proposta pela NBR6118:2003, o que proporcionou resultados bastante coerentes.

Pode-se afirmar ainda que o programa desenvolvido mostrou-se bastante eficiente como ferramenta de controle em análises experimentais, no caso deste trabalho, no estudo das

Capítulo 6 – Considerações e conclusões 141

ligações presentes em elementos pré-moldados de concreto. Combinando-se os efeitos da presença da ligação semi-rígida e da não linearidade física do material, foi possível obter valores bastante próximos aos experimentais, o que corrobora a hipótese de que o aprimoramento do programa também pode ser útil em novos trabalhos experimentais.

A não linearidade geométrica foi avaliada nos exemplos 5 e 6 do capítulo, os quais retirados do trabalho de Corrêa (1991). Verificou-se uma concordância significativa entre os resultados obtidos, o que permitiu a utilização do programa para comparação com os valores oriundos de uma análise linear, majorados através do coeficiente γz.

Do exemplo 9 até o exemplo 15 (inclusive) são feitas análises de instabilidade e mostra- se que ao considerar uma grande rigidez à flexão transversal nas vigas de periferia do pavimento há o trabalho da laje como corpo rígido no seu próprio plano, condição importante para se ter uma distribuição de ação de ventos que depende da rigidez relativa dos pórticos. Mostra-se que mesmo carregando apenas a região central do prédio com vento, os pórticos de extremidade absorvem parcelas proporcionais a sua inércia devido ao efeito de diafragma rígido da laje. Finalmente quando o vento foi colocado excêntrico em relação a estrutura esta acaba sofrendo uma rotação e ainda assim a distancia entre os pontos que representam os pilares se manteve constante.

Neste trabalho, priorizou-se a elaboração do código que proporcionasse uma análise estrutural mais aprimorada sem, contudo, grandes preocupações com a interface gráfica. Todavia, de posse do código gerado, será de grande auxílio a usuários e programadores a elaboração de uma interface gráfica, onde o enfoque poderá ser dado a entrada de dados (o que poderá ser feito através de desenhos esquemáticos da estrutura), como também a saída de dados.

Outro ponto que poderá ainda ser bastante explorado é o efeito da presença das ligações, desenvolvendo-se módulos que contemplem a não linearidade da mola. Nesse sentido, deverão ser avaliadas experimentalmente as diversão ligações utilizadas em estruturas de concreto pré-moldado, obtendo-se, por exemplo, leis constitutivas da variação da rigidez em função dos esforços internos solicitantes. Como ponto de partida, ressalta-se que é necessário, minimamente, utilizar gráficos bi-lineares para simular o comportamento das

Capítulo 6 – Considerações e conclusões 142

ligações, sendo que a rigidez da ligação é bastante reduzida para valores de momento fletor superiores ao momento de fissuração da mesma.

Para a análise não linear geométrica, recomenda-se a avaliação do programa para números de incrementos de cargas superiores a 1. Acredita-se que, no caso dos valores dos deslocamentos obtidos deverão ser superiores àqueles originados de análise não linear em apenas 1 incremento de carga, devendo se estabilizar a partir de um determinado número de incrementos.

Aproveitando-se da técnica do carregamento incremental, utilizada tanto para a análise não linear geométrica quanto para análise não linear física a partir da equação de Branson, poderá ser desenvolvido ainda um módulo contendo a elaboração do diagrama momento x curvatura, de onde será obtido o valor para rigidez equivalente de elementos submetidos a solicitações normais. Desta forma, poderá ser realizada uma comparação com os resultados obtidos a partir das reduções da rigidez da NBR6118:2003, similarmente ao realizado para o coeficiente gz.

Neste trabalho, a presença de lajes de concreto armado funcionando como diafragma rígido foi considerado a partir do aumento do momento de inércia transversal de elementos constituintes da grelha equivalente, o que forneceu bons resultados, conforme apresentado no capítulo 5. Ainda assim, seria interessante a utilização da técnica do nó mestre, já iniciada neste trabalho.

Como conclusão final, espera-se que o código fonte do programa permita a elaboração de novos módulos, os quais refinariam ainda mais o cálculo, desenvolvendo-se módulos que permitam uma modelagem mais adequada das estruturas, extrapolando-se a técnica do carregamento incremental para outros tipos de análise.

7

7

C

Caappííttuulloo

• ARGYRIS, J.H.; DUNNE, P.C.; SCHARPF, D;W. On large displacement-small strain analysis of structures with totational degress of freedom. Comput. Meths. Appl. Mech. Engrg. 14, p. 401-51, 1978.

ASSAN, A.E. Método dos elementos finitos: primeiros passos. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

• BANKI, A.L.; LORIGGIO, D.D. Utilização da programação orientada a objetos na análise linear e não-linear de estruturas. In: XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural, 2000.

BATHE, K.J.;WILSON, E.L. Numerical methods in finite element analysis. Prentice-Hall. Englewood Cliffs. New Jersey, 1976.

BATHE, K.J. Finite Element Procedures. Prentice-Hall. Englewood Cliffs. New Jersey, 1996.

• BECK, H.; KÖNIG, G. Restraining forces (Festhalterkräfte) in the analysis of tall buidings. In: Symposium on tall buildings. Oxford. Proceedings. p. 513-536, 1966.

BRANSON, D.E. Procedures for computing deflections. ACI Journal: New York, 1968.

BRANSON, D.E. Deflections of reinforced concrete flexural members. Journal of American Concrete Institute. New York, 1966.

BUCHAIM, R. A influência da não-linearidade física do concreto armado na rigidez à flexão e na capacidade de rotação plástica. Tese (Doutorado ). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

CARVALHO, R.C. Análise não-linear de pavimentos de concreto através da analogia de grelha. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas). Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, 202f, 1994.

CARVALHO, R.C.; FIGUEIREDO FILHO, J.R. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. 2 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2005.

CATOIA, B. Comportamento de vigas protendidas pré-moldadas com ligações semi-rígidas. Dissertação (Mestrado em Construção Civil). Universidade Federal de São Carlos, 2007.

CEZARIO, F. Formulação clássica do método dos elementos de contorno baseada na mecânica do meio contínuo para não-linearidade geométrica. Dissertação (Ciências em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E

BIBLIOGRAFIA

Documentos relacionados