• Nenhum resultado encontrado

Como visto os resultados são todos baseados nas Normas, todas as escolhas feitas foram em conjunto com o cliente ou de acordo com a norma buscando o máximo de semelhanaça em suas atividades, e buscando seguir também como referência o material teórico adquirido ao pagar a disciplina de refrigeração.

Considerações iniciais: Neste requisito foram feitas as decisões corretas por estarem sempre amparadas nas normas, o fato de não existir a cidade de Mossoró na norma não afeta as considerações, pois as cidades têm clima semelhante e suas latitudes muito próximas. A escolha da condição de conforto térmico que rege a ISO 7730.

Iluminação: Utilizou-se de duas Normas a NBR 16401 e NBR 5401 e baseado no resultado mais critic, é que foi feito a escolha, com isso tem-se a certeza que a pior situação foi considerada.

Número de pessoas: A avaliação do número máximo de pessoas foi baseada na dimensão do local e considerada a legislação dos bombeiros (mas pensando no conforto e na segurança de todos, foi considerado um número de 300 fieis, adicionando a esse valor as pessoas que ficam no altar (pastor e equipe de louvor) mais 9 pessoas, baseado nisso obteve-se a condição mais crítica do ambiente em relação ao número de pessoas no ambiente.

Equipamentos: Considerado todos os equipamentos elétricos vistos na visita. A carga térmica dos mesmos foi calculada de acordo com a potência em Watts.

Abrir e fechar de portas: Foi considerado como porta aberta pelo fato de abrir e fechar a porta constantemente.

Insolação: Considerado a insolação em apenas uma parede, por ela ser é a única que existe vidro no qual a luz do sol iria passar.

Condução: Na visita foi possível pegar todas as informações necessárias para se calcular a condução do calor nas paredes, portas, janelas e no teto. Por ter todos os detalhes e utilizado uma tabela de coeficiente global de transmissão de calor de matérias utilizados no Brasil, foram inseridos na equação e com isso um resultado preciso da carga térmica de cada parede. Sabendo que apenas a face SO é

sombreada, é a única face que não precisou fazer a correção da variação da temperatura externa.

Infiltração por frestas: Na visita foi observado todos os locais onde possui infiltração de ar externo e avaliado os ajustes. Anotado as dimensões e os matérias por onde passa o ar externo. Para obter o calor latente o sensível precisou ir para carta psicrométrica e obter os valores de W externo e W interno, onde W é: grama de vapor por kg de ar seco. Esses valores foram obtidos com a auxílio do programa

psychrometrics-diagram-viewer.

Vazão mínima da máquina: Considerando (NBR 16401) e a carga térmica de calor sensível local, foi obtido o valor da vazão em m³/h e posteriormente convertido para a unidade L/s. Vazão essa muito importante, pois ao se escolher um equipamento para refrigerar um ambiente deve ser considerado tanto a vazão quanto BTU que o mesmo fornece.

Renovação de ar: De acordo com as normas se faz necessário a renovação de ar no ambiente para que o ar obtenha a qualidade necessária para as pessoas do ambiente, pois ar conduz partículas poluentes entre outras coisas que podem fazer mal, mesmo com a presença do filtro recomendado na máquina. A renovação reduz a concentração no ambiente de poluentes gasosos, biológicos e químicos, que não são retidos nos filtros. Todos os cálculos realizados para renovação de ar, foram baseados na norma NBR – 16401, tornando-se então muito confiáveis os resultados obtidos.

Resumo final dos valores obtidos em todo o memorial: Ao se observar a Tabela 4, vê-se que, está bem detalhado e exemplificado cada um dos valores obtidos pelos cálculos. Os valores estão bem convincentes primeiramente por estarem baseados na norma, e em segundo por estarem próximos de valores obtido em um modelo de memorial de um templo religioso.

Escolha da máquina: De acordo com o resultado obtido de aproximadamente 519.000 BTU/h e 14.860 m³/h. Foi avaliado no mercado modelos e tipos de máquinas que se enquadre, para escolher a máquina foi visto todos tipos de custos envolvidos, instalação, manutenção, garantia do fabricante, marca bem vista no mercador e etc.

Considerado que, equipamentos de grande porte e mais sofisticados exige qualificação de mão de obra, requisito esse que dificulta e encarece o serviço de instalação e manutenção dos mesmos, com isso escolhi por recomendar aparelho mais comum como Split de piso/teto opção frio, após alguns cálculos observei que seria mais barato comprar 6 aparelhos de 80.000 BTU/h, e mais 1 de 48.000 BTU/h após pesquisa no mercado foi encontrado apenas duas marcas ELGIN e CARRIER (referente ao de 80.000 BTU, todas as duas são excelentes marcas, remendaria qualquer uma delas), ao avaliar todos os parâmetros, recomendei a CARRIER pelo seu nome no mercado e também por ser a única com o selo procel para essa categoria, já o modelo de 48.000 BTU também recomendei o fabricante Carrier, pois comprando tantos equipamentos de um mesmo fabricante a uma grande possibilidade de um bom desconto, referindo-se a manutenção se torna melhor pois se trata de maquinas iguais.

Foi recomendado 06 (Máquinas) equipamentos modelo Split Modernità 42LQ do fabricante Carrier, com vazão média de 2.295 m³/h e capacidade térmica de 80.000 BTU/h cada máquina, e mais 1 (Máquina) equipamento modelo Split Space 42XLQ do fabricante Carrier, com vazão média de 1.785 m³/h e capacidade térmica de 48.000 BTU/h. Totalizando 528.000 BTU/h de capacidade térmica de resfriamento e 15.555 m³/h de vazão média, atendendo a necessidade do ambiente (Templo), que é de aproximadamente 519.000 BTU/h e 14.860 m³/h.

Descrição da máquina pelo fabricante: O Split Piso Teto Carrier é o mais potente e compacto da categoria. A instalação da unidade externa não exige tanto espaço. Ele é sustentável e possui fluído refrigerante R-410A atóxico, não inflamável e não agride a camada de ozônio. O split Carrier tem flechas de longo alcance que climatiza todo o ambiente de forma homogênea.

5 Conclusões

Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo, fazer um projeto de climatização, de um templo Religioso (Igreja Evangélica), o mesmo foi concluído com sucesso, trazendo assim para a Igreja o benefício de possuir um projeto de climatização do templo totalmente conforme as normas existentes, entre elas normas nacionais e internacionais. Pode-se então, afirmar que o referido projeto é de excelente qualidade técnica por considerar todas as exigências normativas.

Antes de se iniciar o memorial se fez necessário uma revisão bibliográfica sobre os princípios que envolvem a refrigeração e ar condicionado. Após a revisão se estudou exemplos dados durante a aulas, da disciplina de Refrigeração do Curso de Engenharia mecânica, e para complementar o conhecimento leu-se um TCC voltado à mesma área e assunto.

Esse projeto foi de grande importância, pois, além de realizar uma filantropia para a igreja também trouxe uma gama de conhecimento na área, para realizar tal projeto se faz necessário um grande conhecimento na área da refrigeração.

Avalio como um projeto bem definido por ter considerado todos os parâmetros até os mínimos detalhes.

Por fim, acredito que toda essa excelência no projeto, veio devido as bases de conhecimento teóricos e de práticas laboratoriais, criadas durante todo o curso de Engenharia Mecânica.

6 Referências

ABNT NBR 16401. Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e

unitários. Primeira edição 04.08.2008.

ABNT NBR 6401. Instalações centrais de ar-condicionado para conforto –

Parâmetros básicos de Projeto. Dezembro de 1980.

ABNT NBR 5410. Instalações elétricas de baixa tensão. Segunda edição 30.09.2004.

ISO 7730. Ergonomic of the thermal environment – Analytical

determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort criteria. De 2005.

MINISTÉRIO DA SAÚDE - PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998.

APOLLO11.COM. Latitude e longitude das cidades brasileiras. Disponível em:

http://www.apolo11.com/latlon.php?uf=rn&cityid=3749. Acesso em: 14 maio 2018.

CARRIER AIR CONDITIONING COMPANY, “Manual de Aire Acondicionado”, Marcombo Boixareu Editores, 1983.

CARRIER HOME, (Tudo sobre produtos, manuais e software). Disponível em: http://www.carrierdobrasil.com.br/. Acesso em 14 maio 2018.

CARRIER HOME, (Modelo de equipamento escolhido). Disponível em: http://www.carrierdobrasil.com.br/produtos/lista/meu-negocio/9/piso-teto. Acesso em 14 maio 2018.

Daikin-psychrometrics: Aplicativo que simula a carta psicrométrica. Disponível em: http://no.intpre.daikineurope.com/.../psychrometrics-diagram-viewer/

Historia do Ar Condicionado – Slide criado pelo prof. Dr. Ângelo Roncalli.

Noções Básicas de Ar Condicionado – Slide criado pelo prof. Dr. Ângelo Roncalli.

Arquivos de Aulas da disciplina Refrigeração e Ar Condicionado – Slides criados pelo prof. Dr. Ângelo Roncalli.

PDF - Coeficiente Global de Transmissão de Calor, (Materiais de Construção Utilizados no Brasil) – Prof. Eng. Mecânico – Valter Rubens Gerner. De 2012.

TCC – Estudo comparativo entre carga térmica detalhada e simplificada para climatização ambiental. Por Leonardo Sousa Carvalho Eng. Mecânico pela Universidade Federal da Bahia.

7 Anexos

ANEXO E – Tabela de Coeficiente Global de Transmissão de Calor (U) (Materiais de Construção Utilizados no Brasil)

Coeficiente Global de Transmissão de Calor (U) (Materiais de Construção Utilizados no Brasil)

Documentos relacionados