• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo serão apresentadas as análises dos resultados obtidos na pesquisa para o presente trabalho de conclusão de curso que buscou perceber quais são as representações de um grupo de professoras e de uma diretora sobre gestão escolar.

A análise dos resultados será realizada de acordo com uma adaptação da análise de conteúdo de Bardin proposta por Franco (2008). Segundo Bardin (1977, p. 38 apud FRANCO 2008):

A análise de conteúdo pode ser considerada como um conjunto de técnicas de análises de comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens... A intenção da análise de conteúdo é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e de recepção das mensagens, inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não).

Com base na adaptação proposta por Franco (2008) os resultados foram dispostos em oito categorias, apresentadas a seguir:

Quadro 1: Categoria 1: Compreensão da Gestão Escolar  Respostas CLASSES Nº de Ocorrências COMO ADMINISTRATIVA  Administrar a escola  Parte administrativa  Parte pedagógica  Parte financeira  Gerenciamento da escola 5 DIRECIONAMENTO  Direcionamento da escola

 Direcionamento da instituição escolar

 Funcionamento de forma correta

 Dirigir a escola em todos os seus aspectos

4

OUTRAS COMPREENSÕES

 Gerir pessoas

 Complexo

 Aperfeiçoamento para ser gestor.

3

ORGANIZAÇÃO

 Organização estruturada

 Articulação entre as ações realizadas na escola

2

Obs: O número de ocorrências não está relacionado ao número de professoras pesquisadas, mas sim ao número de respostas.

O quadro 1 corresponde à categoria”Compreensão da Gestão Escolar”, em que as entrevistadas responderam sobre o que entendiam por gestão escolar. A classe que apresenta o maior número de respostas está relacionada com a compreensão da gestão escolar como sendo a de administrar a escola tanto em sua parte administrativa, pedagógica e financeira. Ou seja, as entrevistadas entendem que a gestão escolar é administrar a escola principalmente na parte administrativa que foi a resposta mais recorrente. Essa representação que as entrevistadas possuem está ancorada na figura do gestor como aquele que é responsável por administrar a escola e que apresenta uma visão bastante recorrente de que apenas o diretor é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da escola. As representações sociais que os professores

possuem sobre a gestão escolar são construídas a partir da sua prática dentro do ambiente escolar. Segundo Almeida e Mesquita (2009) Moscovici afirma que as representações sociais são um fenômeno do cotidiano e como tal são responsáveis pelo comportamento e atitudes dos indivíduos. Nesse sentido, as representações que as participantes dessa pesquisa possuem sobre a gestão podem determinar a sua maneira de agir diante das situações que serão vivenciadas na sua prática cotidiana.

A gestão administrativa está relacionada como gerenciamento bem como a aplicação de recursos materiais e financeiros de maneira eficiente. Essa gestão também deve ter características pedagógicas. A gestão escolar não é apenas o ato de administrar de forma alheia sem um relacionamento efetivo entre a escola e a sociedade. (PENIN e VIEIRA apud SOUSA, 2009). Ou seja, a gestão administrativa também deve estar atenta para os aspectos pedagógicos da escola.

A segunda classe está relacionada à compreensão da gestão escolar como o direcionamento dado e do qual é possível inferir que as entrevistadas remetem quase que exclusivamente à figura do diretor, visto que em nenhum momento as professoras se colocam como participantes ativas do processo de gestão da escola em que trabalham. A gestão escolar deve contar com a mobilização de todos os profissionais da escola e não só da equipe gestora. Como apontado pela professora Ana1: “escola como todos não só professores, pessoal da portaria, da limpeza”, para que a escola funcione é importante a colaboração de todos.

A terceira classe mostra outras compreensões sobre a gestão como a de gerir pessoas, que o trabalho da gestão é complexo e que para ser gestor é necessário um aperfeiçoamento específico. A gestão de pessoas também é muito importante, pois pode ser considerada como o centro da gestão escolar, uma vez que deve estar preocupada com o desenvolvimento de habilidades e talentos a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos. A compreensão de que o trabalho da gestão é complexo pode ser visto ao pensarmos na gestão como uma atividade que mobiliza os esforços para se atingir os objetivos traçados, principalmente na proposta pedagógica da escola. Outra compreensão é de que o gestor deve ter um aperfeiçoamento especifico para orientar da melhor forma os outros profissionais.

A quarta e última classe mostra a compreensão da gestão escolar como organização, organizar de forma estruturada e que é uma articulação entre todas as ações realizadas dentro

1

do ambiente escolar. A gestão escolar é composta de várias dimensões como a pedagógica, administrativa, financeira entre outras. Para que o trabalho seja realizado com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem também se faz necessária a boa organização dessas dimensões. Nesse sentido a organização seria uma unidade social que reúne pessoas que interagem entre si e opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, a fim de alcançar os objetivos da instituição (LIBÂNEO, 2004). Ou seja, de acordo com essa perspectiva a organização aqui também estaria para além da administração.

De acordo com o exposto acima é possível perceber que a representação que as entrevistadas possuem sobre a gestão escolar está bastante voltada para a parte administrativa do ato de gerir uma instituição de ensino.

Quadro 2: Categoria 2: Compreensão sobre os papéis que a gestão escolar desempenha  Respostas CLASSES Nº de Ocorrências DIVERSOS PAPÉIS  Pai  Médico  Professor  Polícia  De tudo  Pedagogo  Administrador  Contadora 9 FUNÇÃO PEDAGÓGICA  Pedagógica 2 PROMOVER A PARTICIPAÇÃO

 Envolve mais a participação de todos

 Dá oportunidade para que todos participem

2

ADMINISTRAÇÃO

 Função administrativa 1

DELEGAÇÃO DE PAPÉIS

 Ver os papéis que cabem a cada um na escola 1

DIFERENCIAR

 Vem pra diferenciar 1

PAPEL SOCIAL

 Vários papéis com relação ao social 1

PLANEJAMENTO

 Planejar 1

A segunda categoria procurou saber qual a compreensão das entrevistadas sobre os papéis que a gestão escolar desempenha. A classe que contou com o maior número de respostas apontou que a gestão escolar acaba assumindo diversos papéis, muitos dos quais não estão ligadas aos verdadeiros papéis que a gestão escolar deve desempenhar. Muitas vezes devido à falta de pessoas para realizarem alguns desses papéis a gestão e também os

professores acabam tendo que desempenhar papéis para os quais eles não possuem formação especifica. Essa confusão de papéis a serem desempenhados muitas vezes compromete o trabalho de toda a escola, pois se um profissional realiza um trabalho que não é de sua competência o seu trabalho acaba ficando defasado.

A segunda classe aponta como um dos papéis da gestão escolar a função pedagógica. A gestão pedagógica é essencial dentro do ambiente escolar, uma vez que a função maior da escola é o aprendizado dos alunos. Todas as outras dimensões da gestão escolar sejam administrativa, financeira ou de pessoas, devem convergir para a gestão pedagógica. Essa gestão deve buscar promover a formação e aprendizagem dos alunos para que estes desenvolvam mais competências pessoais e sociais que são necessárias para a sua inserção de maneira proveitosa na sociedade e no mundo do trabalho e não somente para isso, mas também para que se constituam como cidadãos e tenham qualidade de vida. (LÜCK, 2009, p. 95).

A terceira classe dessa categoria aponta que o papel da gestão escolar é promover e envolver a participação dando oportunidade para que todos participem. A participação é um dos principais meios para que a gestão democrática ocorra de fato dentro em âmbito escolar, pois possibilita o envolvimento tanto dos funcionários quanto dos usuários no processo de tomada de decisões.

A classe seguinte aponta como um dos papéis da gestão a sua função administrativa. A gestão administrativa como foi explicitado na categoria anterior está relacionada com a utilização de maneira eficaz dos recursos materiais e financeiros presentes na escola e deve procurar utilizar esses recursos visando a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

A quinta classe está relacionada com a delegação de papéis como um das funções desempenhados pela gestão escolar. Segundo essa visão o papel da gestão está bastante centrado no diretor, que este teria o papel de delegar as funções que os demais profissionais deveriam cumprir dentro da escola. Essa percepção está expressa na fala da professora Carla: “ver os papéis que cabe a cada um na escola até mesmo na comunidade, o papel da comunidade, do professor, do aluno porque cada um tem a sua função dentro da escola, tem que ter uma pessoa pra dividir isso, como diz, pra encaixar tudo direitinho porque até mesmo no tocante ao espaço físico”. Como dito anteriormente há dificuldade dos professores perceberem que também devem ser sujeitos ativos no processo de gestão da escola em que trabalham.

A classe seguinte que contou com uma resposta expressa a visão de uma das entrevistadas de que a gestão teria o papel de diferenciar, essa visão ficou um pouco confusa então com a fala apresentada facilita o entendimento: “Eu acho que deveria ser mais, que ainda tá muito no tradicionalismo. De você ver mesmo o diretor, aquele que detém todo o poder e que não dá vez pros outros também participarem e na verdade a escola envolve todos não só o diretor, por isso, que eu acho que o gestor vem pra diferenciar isso, ele envolve mais a participação de todos”. Nesse sentido é possível perceber que ao falar que a gestão vem pra diferenciar essa gestão (também centrada na figura do diretor) deveria romper com o tradicionalismo. Contudo a própria fala da entrevistada apresenta um pouco da visão tradicionalista de que o diretor é o único a participar ativamente na gestão escolar.

A sétima classe relaciona o papel da gestão com o papel social da escola. A escola tem funções sociais sendo que uma das mais importantes é a transmissão de valores sociais que contribuam com a formação dos seus alunos. As experiências de aprendizagem e de troca entre os alunos, professores, gestores e os demais atores sociais é fundamental.

Na última classe o planejamento é apontado como uma das funções da gestão escolar. O planejamento está muito presente em todas as nossas ações e dentro da escola não poderia ser diferente. Algumas características do planejamento são a sua dimensão humana relacionada com a ação a ser tomada para o alcance dos objetivos. A dimensão pedagógica que está intrinsecamente à parte política e implementação de políticas públicas. O planejamento também deve ocorre de maneira processual e contínua. (AIRES, 2009). Alguns dos níveis de planejamento no âmbito escolar são: Planejamento Educacional, Planejamento da Escola e o Planejamento de Ensino. O Planejamento Educacional é mais amplo correspondendo ao que é previsto nos diversos níveis educacionais. O Planejamento da escola está relacionado ao documento mais abrangente da escola, podendo ser considerado o projeto pedagógico. O Plano de ensino relaciona-se com o planejamento realizado pelos professores que deve ter como referência o projeto pedagógico. O planejamento é essencial tanto à gestão de uma escola como à sua docência, uma vez que é por meio dele que se procura alcançar os objetivos propostos. Esse planejamento também deve ser flexível, pois a escola como o espaço dinâmico que é está sempre sujeita a mudanças.

Quadro 3: Categoria 3: Percepção da escola em que trabalham  Respostas CLASSES Nº de Ocorrências PRINCIPIOS DEMOCRÁTICOS  Participação

 Decisões tomadas coletivamente

 Livre acesso aos documentos da escola

3

ACHAM QUE PODERIA SER MELHOR

 Acha que não é melhor pela falta de pessoal

 Acha que não é melhor devido à uma estrutura burocrática

2

CONSIDERA BOA A GESTÃO

 A gestão aqui é muito boa

1 ACOLHEDORA  Acolhimento 1 DINAMISMO  Dinâmica 1 GESTÃO COMPARTILHADA  Gestão compartilhada 1

Essa categoria traz a percepção das entrevistadas sobre a gestão da escola em que trabalham. A classe que contou com o maior número de respostas está relacionada com a visão da gestão da escola de acordo com alguns princípios democráticos, como a participação, as tomadas de decisão tomadas coletivamente e o livre acesso aos documentos da escola é livre. Esses princípios democráticos são de fato muito importantes para que de a gestão seja realmente democrática. A participação segundo Libâneo (2004, p. 102): “(...) é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar”. Dessa forma, a participação da comunidade escolar: pais, professores, funcionários e comunidade escolar como um todo é muito importante porque abre a escola a

diversas opiniões que podem contribuir para o melhor funcionamento da escola e para a melhora das ações desenvolvidas. As decisões tomadas coletivamente também contribuem para uma gestão mais participativa, o processo de tomadas de decisão deve ser o mais transparente possível. A gestão deve procurar produzir esforços para que as decisões tomadas em prol da escola sejam colocadas em prática.

Na classe seguinte a gestão da escola é vista como boa. Mostrando que a gestão de acordo com a visão dessa professora é boa. Mostrando assim uma positiva representação da escola.

Na terceira classe as entrevistas consideram que a gestão da escola poderia ser melhor, mas que alguns fatores não contribuem para que a gestão seja melhor. Um deles é a falta de pessoas para trabalham em favor de uma gestão mais comprometida com a boa realização do trabalho desenvolvido dentro da escola. Outro fator apontado é a estrutura burocrática que muitas vezes acaba limitando o trabalho da gestão escolar.

A classe seguinte apresenta a percepção da gestão da escola como acolhedora. Esse acolhimento facilita muito as relações dentro do ambiente escolar. Todas as ações que facilitem o relacionamento dentro do ambiente escolar devem ser estimuladas e o acolhimento aos professores pode contribuir com a melhora das aulas ministradas e conseqüentemente com o aprendizado dos alunos.

Na quinta classe a gestão é apontada como dinâmica. Esse dinamismo na visão da professora Márcia: “Dinâmica, bem dinâmica porque ela tem essa é uma comunidade onde se tem que ter um direcionamento onde que essa palavra dinâmica tem que estar a todo instante (...)”. Como visto na fala da professora o dinamismo da gestão é necessário, pois a escola tem que se adaptar a muitas situações, às especificidades da comunidade e das pessoas. O relacionamento humano é dinâmico a gestão deve procurar perceber essas relações.

Na última classe dessa categoria a diretora a escola relata que procura realizar uma gestão compartilhada. A diretora afirma que: “Aqui a gente procura, dentro do possível fazer uma gestão compartilhada né dividir, aqui tem supervisão, administrativo”. Analisando essa fala da diretora não fica claro que ações são desempenhadas para de fato promover uma gestão democrática. Relembrando alguns objetivos da gestão democrática: assegurar a transparência dos mecanismos administrativos, pedagógicos e financeiros; implementar e executar políticas públicas, assegurando a dualidade e a responsabilidade social de todos os

envolvidos. Para que a gestão seja de fato democrática é necessária a mobilização de esforços por parte de todos e não somente do diretor.

Quadro 4: Categoria 4: Importância da gestão escolar e o por quê.

 Respostas CLASSES Nº de Ocorrências IMPORTANTE  Muito importante  De fundamental importância  Essencial 4 POR QUÊ?

MELHORA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DA INSTITUIÇÃO

 Se você tem uma boa gestão tem grande chance de ter um bom desempenho tanto pros alunos quanto pra instituição.

 Maior desempenho nas atividades propostas

 Facilita todo o andamento da escola

3

O quadro 3 está relacionada à categoria “Importância da gestão escolar” em que as entrevistadas responderam sobre a importância da gestão escolar e o porquê. Na classe que se refere à importância da gestão as professoras afirmaram que a gestão escolar é muito importante, de fundamental importância e essencial.

O porquê da importância da gestão está relacionado com a melhora do desempenho dos alunos e da instituição. A gestão escolar influencia todo o trabalho pedagógico desenvolvido dentro da escola.

Como exposto por Lück (2009, p. 95): “A gestão pedagógica é, de todas as dimensões da gestão escolar, a mais importante, pois está mais diretamente envolvida com o foco da escola que é o de promover aprendizagem e formação dos alunos, conforme apontado anteriormente”. A gestão pedagógica realmente deve assumir centralidade dentro da escola

por isso é tão importante. O foco na aprendizagem dos alunos e da sua construção como cidadãos críticos não deve ser perdido de vista.

Outro fator apontado para a importância da gestão escolar é que uma gestão eficiente contribui para um maior desempenho nas atividades propostas. De fato em uma gestão eficiente os objetivos são bem traçados e o cumprimento desses objetivos contribui para que as atividades sejam desempenhadas de forma eficaz e objetiva. A gestão também está relacionada ao bom andamento da escola e de promoção e articulação todas as dimensões da gestão escolar.

Quadro 5: Categoria 5: Formação acadêmica com relação à gestão escolar

 Respostas CLASSES

Nº de Ocorrências

TEVE FORMAÇÃO, MAS CONSIDERA QUE NÃO FOI

SUFICIENTE

 Não foi suficiente porque foi apenas uma disciplina

3

NÃO POSSUI NENHUMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA

 Não teve 2

COMEÇOU A FAZER UM CURSO ESPECÍFICO, MAS NÃO TEVE TEMPO PARA CONTINUAR

 Não continuou, pois a carga de trabalho não permitiu

1

A quinta categoria relaciona-se com a formação acadêmica com relação à gestão escolar. Na primeira classe do quadro estão as respostas das entrevistadas que possuem formação, mas que consideram que essa formação não foi suficiente. Como sabemos cada vez mais se tem exigido um aumento das competências apresentadas dentro das escolas bem como da sua gestão sendo necessária assim uma melhor formação tanto inicial quanto continuada.

Como exposto por Lück (2009, p. 25):

Sabe-se que, em geral, a formação básica dos dirigentes escolares não se assenta sobre essa área específica de atuação e que, mesmo quando a têm, ela tende a ser genérica e conceitual, uma vez que esta é, em geral, a característica dos cursos superiores na área social.

Em geral a formação inicial dos gestores escolares tem sido realizada como disciplinas em cursos de Pedagogia e não em cursos específicos. E a formação continuada freqüentemente ocorre em cursos de especialização que geralmente freqüentados por profissionais que já atuam na área.

Na segunda classe estão as respostas das professoras que não possuem nenhuma formação especifica na área da gestão. Conforme expressado pela professora Antônia: “e nenhum dos meus cursos nós tivemos disciplinas voltadas pra gestão escolar. Que eu acho que seria importante né, porque nós estamos dentro da escola e nós podemos nos candidatar à diretoras e nós não temos nenhuma formação, nenhuma noção de como atuar como gestora”. Que demonstra claramente a falta de formação especifica para atuar na gestão.

Na última classe está a resposta da diretora que diz ter começado um curso oferecido para a capacitação de gestores, mas que não teve tempo para concluir devido à carga de trabalho na escola. Isso com certeza prejudica o trabalho desenvolvido pro ela dentro do ambiente escolar, podemos perceber através da fala da própria diretora:

Então eu não vi nada assim, na verdade hoje eu faço uma administração muito no acerto e erro né e daquilo que eu conheço de escola (...) enquanto orientadora, enquanto professora, enquanto aluna, porque a minha relação com a escola ela é bem antiga. Então eu digo que eu (...) hoje eu falo que tô numa administração numa gestão em cima daquilo que eu acredito, daquilo que eu vivi e daquilo que eu vi, eu não tenho formação acadêmica de gestão né.

Com essa fala da diretora vemos então que mesmo atuando dentro da gestão de uma escola a diretora não possui nenhuma formação especifica. O cargo de direção de uma escola é fundamental para o andamento da escola, sendo assim muito prejudicial a diretora de uma instituição não possuir nenhuma formação acadêmica especifica inicial ou continuada para atuar na gestão.

Quadro 6: Categoria 6: Relação das professoras com a equipe gestora  Respostas CLASSES Nº de Ocorrências BOA RELAÇÃO  Muito boa  Tranqüila  Satisfatória 5

O quadro 6 mostra a percepção das professoras sobre a sua relação com a equipe gestora da escola. O relacionamento cordial das professoras com a equipe gestora é muito importante para o bom andamento da instituição escolar. Para um bom funcionamento da escola faz-se necessário um clima institucional harmonioso, para tanto é preciso que a comunicação dentro da escola seja eficiente. Nesse sentido a gestão da escola deve promover a criação de uma cultura organizacional, um clima favorável, relações de confiança tudo para que o funcionamento da escola ocorra da melhor maneira possível.

Segundo Libâneo (2004, p. 109):

... a partir da interação entre diretores, coordenadores pedagógicos,

Documentos relacionados