• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de obter dados a respeito de como está sendo difundida as interpretações e informações financeiras, patrimoniais da entidade, seja através de índices ou de outros tipos de relatórios, e também para confirmar as contribuições trazidas pelas análises, foi aplicado um questionário aos diretores, gerentes dos departamentos e aos sócios da entidade. Esse buscou averiguar se essas informações, como por exemplo, as elaboradas através do estudo de caso citado, estão auxiliando nas tomadas de decisões.

Analisando os resultados alcançados nas questões abordadas, percebe-se primeiramente que a Contabilidade está fornecendo informações aos departamentos, porém com algumas exceções como é o caso do suporte e do desenvolvimento, os quais responderam que quase sempre são fornecidas as informações necessárias a tomada de decisão, concluindo- se assim, a falta de alguns dados considerados importantes por esses em relação a contabilidade.

Assim é importante ser observado pelo departamento de contabilidade a necessidade de fornecer melhores informações, mais detalhadas, principalmente no que envolve custos e despesas para desenvolvimento de um software, no caso do departamento de desenvolvimento, e as despesas incorridas, divididas por região, no caso dos atendimentos feitos pelo suporte. É necessário, portanto, a elaboração de algum método/relatório, podendo ser através de centros de custos, que venha a fornecer essas análises, para que possa ser possível o desempenho da função principal do departamento da forma mais eficiente possível, ou seja, executar essa atividade avaliando os gastos e benefícios gerados por determinada atitude, decisão.

Já com relação aos demais departamentos é importante destacar que todos consideram possuir os dados fornecidos pela contabilidade, sendo uma ferramenta útil para o melhoramento continuo do setor ou da empresa como um todo.

Assim, as demais alternativas fornecidas na questão que compreendiam raramente ou não esta gerando, como pode ver através do questionário no apêndice A e no gráfico 15, não apresentou nenhuma resposta, demonstrando que de alguma forma as informações necessárias para tomada de decisão são fornecidas e benéficas.

A Contabilidade está gerando as informações necessárias para tomada de decisão? 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00%

Sim, está gerando Quase sempre Raramente Não está gerando Gráfico 15. Geração das informações necessárias para tomada de decisão pela contabilidade. Fonte: Dados da pesquisa.

Outro questionamento feito foi com relação aos demonstrativos utilizados pela contabilidade para fornecimento das informações. No gráfico 16 pode ser visualizado que se obteve um resultado mais significativo no Demonstrativo de Resultado, o qual apresenta as despesas e receitas da entidade em determinado período, sendo utilizado por todos os departamentos como base para controle de despesas. Em segundo lugar apareceu o Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos, sendo utilizado principalmente pelo departamento financeiro, administrativo e pelos sócios. Esse demonstrativo é importante para explicar as origens dos recursos da entidade, e também as destinações feitas com esses valores, seja em despesas ou investimentos, sendo um demonstrativo semelhante ao fluxo de caixa, o qual apareceu em terceiro lugar juntamente com o balanço.

O Balanço Patrimonial pôde se perceber pelo questionário, é mais utilizado pelos sócios e pelo administrativo da entidade os quais necessitam de informações para tomada de decisão que vão além de somente controle de receitas e despesas, ficando os outros departamentos mais ligados a essa função. Essas decisões citadas estão ligadas principalmente a investimentos, aplicações, ou seja, a estrutura da empresa, as melhorias e controles da organização como um todo.

Quais são os demonstrativos utilizados pela Contabilidade para geração dessas informações?

0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00% 30,00% 35,00% 40,00% 45,00%

Balanço Patrimonial Demonstrativo de Resultado Demonstrativo do Fluxo de Caixa Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos Gráfico 16. Demonstrativos utilizados pela Contabilidade para geração de informações.

Fonte: Dados da pesquisa.

O próximo questionamento abordado foi com relação ao fornecimento das análises e interpretações desses demonstrativos, citados anteriormente, ou até mesmo outro tipo de relatórios úteis elaborados pela contabilidade aos departamentos. Onde 100% dos entrevistados opinaram positivamente, afirmando que a contabilidade de alguma forma apresenta sempre ou quase sempre as informações para tomada de decisão quando necessário. Dentro dessas opiniões apresentadas pelos entrevistados o fornecimento das análises encontram-se divididas, sendo que mais de 50% demonstraram que está sim fornecendo e o restante considera que as informações quase sempre estão sendo fornecidas. Porém é possível visualizar que de alguma maneira a contabilidade está fornecendo, talvez não da forma mais adequada como possa ser o caso dos departamentos citados anteriormente, suporte e desenvolvimento.

A Contabilidade fornece a análise dos demonstrativos ou de alguns dos citados anteriormente?

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00%

Sim Quase sempre Raramente Não

Gráfico 17. Fornecimento das análises dos demonstrativos elaborados pela contabilidade. Fonte: Dados da pesquisa.

Sendo assim, levando em consideração as indagações e respostas anteriores, a próxima questão foi elaborada com a finalidade de saber se essas informações quando fornecidas são consideras importantes e úteis aos administradores. O resultado obtido também foi benéfico, já que a maioria dos departamentos considerou boa ou ótima as informações repassadas, podendo ser observado através do gráfico 18. Mais de 85% dos entrevistados consideram as informações boas, significando assim que de alguma forma são úteis para o departamento, contribuindo para seu bom desenvolvimento.

Os proprietários da empresa responderam positivamente ao questionamento, demonstrando que consideram a análise e os demonstrativos que a contabilidade oferece um referencial importante e de confiança quando são necessários dados para tomada de decisão na organização. Para o desenvolvimento e crescimento da empresa são consideradas fundamentais as análises das evoluções ocorridas nas contas, sejam elas patrimoniais ou de despesas e receitas.

Você considera essas informações fornecidas:

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00%

Ótimas Boas Regulares Ruins Péssimas

Gráfico 18. Considerações sobre as informações fornecidas pela contabilidade Fonte: Dados da pesquisa.

Outro ponto abordado foi com relação a freqüência de utilização desses dados, onde apesar dos departamentos terem essas informações para tomada de decisão, sendo a contabilidade a principal fonte para fornecer esses conhecimentos, nem sempre as decisões são tomadas baseadas nelas, como pode ser observado no gráfico 19, já que envolve muitas

vezes outros parâmetros que devem ser utilizados em conjunto, como por exemplo, o mercado em que a empresa está inserida, obrigando os interessados a tomarem algumas medidas para manter-se no mercado, já que é bastante competitivo.

As decisões tomadas no departamento estão sendo influenciadas por essas informações?

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00%

Sim Quase sempre Raramente Não

Gráfico 19. Influencia das análises das demonstrações contábeis para tomada de decisão. Fonte: Dados da pesquisa.

A última questão abordada no questionário buscou descobrir se a análise das demonstrações é benéfica de alguma forma aos departamentos para tomada de decisão. As respostas encontradas foram unânimes, ou seja, 100% dos entrevistados responderam positivamente, afirmando que são úteis e importantes, auxiliando sempre que necessário.

Sendo assim, pode-se deduzir que a análise contribui em amplos pontos na entidade, mas sua principal função está no auxilio a tomada de decisão graças as possíveis alternativas fornecidas pelo estudo das variações patrimoniais, descobrindo através disso, as vantagens e desvantagens que a empresa possui, ou melhor, os “pontos positivos e negativos” encontrados nas contas dos demonstrativos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Contabilidade é uma ciência desenvolvida com a finalidade de auxiliar os empresários e administradores a tomarem decisões corretas, tendo para isso a real situação da organização. A partir disso, foi possível perceber que essa Ciência é de fundamental importância para o bom desenvolvimento e continuidade de uma entidade, sendo utilizada de forma mais ampla do que muitas vezes é entendida, como sendo necessária somente para apuração de impostos.

Este trabalho iniciou-se com o objetivo de estudar e averiguar as principais contribuições trazidas pela análise das demonstrações contábeis para a empresa sendo assim, através da análise demonstrou-se que a empresa apresentou bons resultados econômicos e financeiros, além de estar em crescimento continuo. Apresentou também resultados satisfatórios no que diz respeito a utilização das informações geradas pela análise das demonstrações contábeis, porém em alguns departamentos são localizadas algumas falhas ainda, em que há a necessidade de fazer algumas adaptações, proporcionando assim a possibilidade de melhores resultados e também a visualização mais clara dos dados.

O estudo elaborado na empresa foi benéfico, pois possibilitou a identificação de pontos positivos e negativos que estavam ocorrendo nas demonstrações da empresa, além de buscar informações sobre a participação do departamento de contabilidade, com as informações que o mesmo proporciona dentro da organização. Assim, todos os pontos citados durante esse trabalho servem para demonstrar um papel fundamental exercido pela contabilidade no mercado, onde se tem a necessidade de contadores cada vez mais preparados para fornecerem dados que contribuam no cotidiano das entidades, sejam informações fornecidas através de demonstrativos, relatórios ou mesmo das análises.

Analisando de forma geral os resultados obtidos foi possível observar que a analise das demonstrações contribuem para a tomada de decisão na entidade, fornecendo dados e instruções a respeito das variações apresentados nos demonstrativos, tornando-se ferramentas úteis de acordo com a necessidade de cada departamento. Além de outras possibilidades fornecidas pela análise que não foram citadas aqui, como o fornecimento de projeções de despesas e receitas, o que auxiliaria ainda mais nos planos de investimentos e controles internos.

Outra contribuição importante para a entidade está em fornecer informações corretas, por isso da necessidade de quando forem elaborados os demonstrativos e as análises, esses

devem fornecer informações que apresentem a realidade da entidade, ganhando assim a confiança dos que necessitam, já que podem basear-se na fidelidade das informações na hora de tomar alguma decisão. Em resumo, pelas informações captadas pelo questionário a análise auxilia em praticamente todos os departamentos, sendo de forma geral utilizada nas tomadas de decisões.

A partir dos resultados obtidos, conclui-se, portanto, que cada vez mais, no mercado em que as empresas estão inseridas, estão em busca de alternativas e informações que aumentem ainda mais o seu potencial produtivo, tornando-se um diferencial em relação às demais. Sendo assim, cabe aos contabilistas, a adaptação com relação a melhor forma de fornecer às informações necessárias, deixando de ser uma contabilidade gerada apenas para apuração de impostos, e tornando-se uma ferramenta extremamente útil para as organizações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação – noções práticas. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

COSTA, Orismar Parreira. Análise das Demonstrações Contábeis: generalidades, demonstrações contábeis, indicadores econômico-financeiros, padrões de estrutura patrimonial, papeis de trabalho, exercícios de fixação. 2004. Disponível em:

<http://www.ucg.br/site_docente/cont/orismar/AnalisedasDemostracoesContabeis/analise_01. pdf.> Acessado em: 17 abr de 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOJI, Masakazu. Administração financeira: uma abordagem prática: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise, planejamento e controle financeiro. 3a Ed. São Paulo: Atlas, 2001.

HOSS, Osni, et al. Contabilidade: ensino e decisão. São Paulo: Atlas, 2008.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. 7a Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ÍUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por ações (aplicável as demais sociedades). Suplemento. São Paulo: Atlas, 2008.

LAMPERT, Ernani (org). A Universidade na virada do século 21: Ciência, Pesquisa e Cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 13a Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: contabilidade empresarial. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6a Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SCHVIRCK, Eliandro. A reavaliação de ativos e seus impactos na análise das demonstrações contábeis no Brasil. 2006. 138 f. Dissertação (mestrado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 1a Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 7a Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

STRASSBURG, Udo et al. A Importância do Sistema de Informação Contábil como Fonte de Informação para Tomada de Decisões. (2006)

Disponível em: http://www.unioeste.br/campi/cascavel/ccsa/VISeminario/trabalhos.html Acessado em: 23 de abr de 2009.

6 2 A N E X O A

2005 A/V (%) A/H (%) 2006 A/V (%) A/H (%) 2007 A/V (%) A/H (%) 2008 A/V (%)

1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.202.697,19 28,60% 4,18% 1.253.005,72 22,74% 18,10% 1.479.847,51 24,14% 16,08% 1.717.787,32 26,22% 1.1.1 Disponível 816.514,74 19,41% -39,97% 490.172,30 8,90% -6,10% 460.258,39 7,51% 17,62% 541.360,99 8,26% 1.1.1.01 Disponível 61.697,97 1,47% 72,44% 106.391,91 1,93% -52,19% 50.866,23 0,83% 260,03% 183.133,73 2,80% 1.1.1.02 Aplicações 754.816,77 17,95% -49,16% 383.780,39 6,97% 6,67% 409.392,16 6,68% -12,50% 358.227,26 5,47% 1.1.2 DIREITOS 386.182,45 9,18% 97,53% 762.833,42 13,85% 33,66% 1.019.589,12 16,63% 15,38% 1.176.426,33 17,96% 1.1.2.01 Duplicatas a receber 386.182,45 9,18% 97,53% 762.833,42 13,85% 30,79% 997.713,37 16,28% 12,35% 1.120.956,75 17,11% 1.1.2.02 Adiantamentos - 17.785,87 0,29% 2,61% 18.249,98 0,28% 1.1.2.03 Despesas antecipadas - - 4.089,88 0,07% 10,94% 4.537,44 0,07% 1.1.2.04 Empréstimos a terceiros - - - 32.682,16 0,50%

1.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE 3.003.170,67 71,40% 41,73% 4.256.250,04 77,26% 9,25% 4.650.057,99 75,86% 3,95% 4.833.708,22 73,78%

1.2.1 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO - 0,00% - 0,00% 8.296,37 0,14% 104,35% 16.953,83 0,26%

1.2.1.01 Direitos realizáveis a longo prazo - 0,00% - 0,00% 8.296,37 0,14% 104,35% 16.953,83 0,26%

1.3.1 INVESTIMENTOS 49.500,00 1,18% 0,00% 49.500,00 0,90% 168,49% 132.903,61 2,17% 12,21% 149.132,81 2,28% 1.3.1.01 Investimentos 49.500,00 1,18% 0,00% 49.500,00 0,90% 168,49% 132.903,61 2,17% 12,21% 149.132,81 2,28% 1.3.2 IMOBILIZADO 2.953.670,67 70,23% 42,42% 4.206.750,04 76,36% 7,18% 4.508.858,01 73,56% 3,52% 4.667.621,58 71,25% 1.3.2.01 Imobilizado 2.953.670,67 70,23% 42,42% 4.206.750,04 76,36% 7,18% 4.508.858,01 73,56% 3,52% 4.667.621,58 71,25% 4.205.867,86 100,00% 30,99% 5.509.255,76 100,00% 11,27% 6.129.905,50 100,00% 6,88% 6.551.495,54 100,00% 2 PASSIVO 2.1 PASSIVO CIRCULANTE 140.760,80 3,35% 39,75% 196.715,10 3,57% 105,88% 405.004,52 6,61% 22,41% 495.755,49 7,57% 2.1.1 OBRIGAÇÕES 140.760,80 3,35% 39,75% 196.715,10 3,57% 105,88% 405.004,52 6,61% 22,41% 495.755,49 7,57% 2.1.1.01 Obrigações trabalhistas 23.967,76 0,57% -35,22% 15.526,54 0,28% 49,58% 23.224,71 0,38% 24,91% 29.009,52 0,44% 2.1.1.02 Obrigações Tributárias 112.958,79 2,69% 60,40% 181.188,56 3,29% 15,98% 210.145,31 3,43% 3,10% 216.653,94 3,31% 2.1.1.03 Fornecedores de imobilizado 2.247,14 0,05% -100,00% - - 8.532,75 0,13% 2.1.1.04 Provisões - - 78.122,38 1,27% 12,01% 87.504,85 1,34% 2.1.1.05 Financiamentos 1.587,11 0,04% -100,00% - 16.704,96 0,27% 191,80% 48.744,80 0,74% 2.1.1.06 Cheques a compensar - - 76.807,16 1,25% 37,11% 105.309,63 1,61%

2.2 PASSIVO NÃO CIRCULANTE - - 508.853,37 8,30% -93,54% 32.887,26 0,50%

2.2.1.01 Empréstimos e financiamentos a L.P - - 27.166,14 0,44% 21,06% 32.887,26 0,50% 2.2.1.02 Dividendos a Pagar - - 481.687,23 7,86% -100,00% - 2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 4.065.107,06 96,65% 30,69% 5.312.540,66 96,43% -1,82% 5.216.047,61 85,09% 15,47% 6.022.852,79 91,93% 2.3.1 CAPITAL SOCIAL 3.000.000,00 71,33% 33,33% 4.000.000,00 72,61% 0,00% 4.000.000,00 65,25% 0,00% 4.000.000,00 61,05% 2.3.1.01 Capital subscrito 3.000.000,00 71,33% 33,33% 4.000.000,00 72,61% 0,00% 4.000.000,00 65,25% 0,00% 4.000.000,00 61,05% 2.3.1.02 Reserva de Lucros 1.065.107,06 25,32% 23,23% 1.312.540,66 23,82% -7,35% 1.216.047,61 19,84% 66,35% 2.022.852,79 30,88% 4.205.867,86 100,00% 30,99% 5.509.255,76 100,00% 11,27% 6.129.905,50 100,00% 6,88% 6.551.495,54 100,00% TOTAL DO PASSIVO TOTAL DO ATIVO

6

3

2005 A/V (%) A/H (%) 2006 A/V (%) A/H (%) 2007 A/V (%) A/H (%) 2008 A/V (%) 3.1 RECEITAS 4.320.014,14 96,35% 23,88% 5.351.550,92 96,35% 24,99% 6.688.799,99 96,34% 28,22% 8.576.451,01 96,33% 3.1.1 RECEITAS OPERACIONAIS 4.320.014,14 96,35% 23,88% 5.351.550,92 96,35% 24,99% 6.688.799,99 96,34% 28,22% 8.576.451,01 96,33% 3.1.1.01 Receitas com prestação de serviços 4.483.668,03 100,00% 23,88% 5.554.282,23 100,00% 25,01% 6.943.174,33 100,00% 28,23% 8.903.565,06 100,00% 3.1.2 (-) DEDUÇÕES DA RECEITA - 163.653,89 -3,65% 23,88%- 202.731,31 -3,65% 25,47%- 254.374,34 -3,66% 28,60%- 327.114,05 -3,67% 3.1.2.01 (-) Impostos sobre serviços - 163.653,89 -3,65% 23,88%- 202.731,31 -3,65% 25,47%- 254.374,34 -3,66% 28,60%- 327.114,05 -3,67% 3.2 DESPESAS - 2.405.412,84 -53,65% 34,23% 3.228.789,07- -58,13% 13,35% 3.659.723,55- -52,71% 16,28% 4.255.523,98- -47,80% 3.2.1 DESPESAS OPERACIONAIS - 2.405.412,84 -53,65% 34,23% 3.228.789,07- -58,13% 13,35% 3.659.723,55- -52,71% 16,28% 4.255.523,98- -47,80% 3.2.1.01 Despesas comerciais - 1.032.549,00 -23,03% 17,34% 1.211.574,73- -21,81% 11,21% 1.347.391,88- -19,41% 19,68% 1.612.532,09- -18,11% 3.2.1.02 Despesas Administrativas - 746.767,03 -16,66% 34,92% 1.007.562,59- -18,14% -35,54%- 649.425,52 -9,35% -3,32%- 627.833,49 -7,05% 3.2.1.03 Despesas com pessoal - 279.949,96 -6,24% 82,88%- 511.984,43 -9,22% 47,01%- 752.693,21 -10,84% 19,03%- 895.954,00 -10,06% 3.2.1.04 Despesas tributárias - 346.146,85 -7,72% 43,77%- 497.667,32 -8,96% 82,90%- 910.212,94 -13,11% 22,96% 1.119.204,40- -12,57% 3.3 RESULTADO NÃO OPERACIONAL - 7.159,65 -0,16% 787,12%- 63.514,54 -1,14% 129,56%- 145.804,49 -2,10% -50,81%- 71.719,95 -0,81% 3.3.1 RESULTADO FINANCEIRO - 7.159,65 -0,16% 787,12%- 63.514,54 -1,14% 129,56%- 145.804,49 -2,10% -65,04%- 50.973,12 -0,57% 3.3.1.01 (+) Receitas Financeiras 14.492,10 0,32% -21,38% 11.394,25 0,21% 269,66% 42.120,39 0,61% 36,43% 57.463,74 0,65% 3.3.1.02 (-) Despesas financeiras - 21.651,75 -0,48% 245,97%- 74.908,79 -1,35% 150,87%- 187.924,88 -2,71% -42,30%- 108.436,86 -1,22% 3.3.2 RESULTADO VENDA IMOBILIZADO - 0,00% - 0,00% - 0,00% - 20.746,83 -0,23% 3.3.2.01 Resultado venda imobilizado - 0,00% - 0,00% - 0,00% - 20.746,83 -0,23% 1.907.441,65 42,54% 7,96% 2.059.247,31 37,07% 40,02% 2.883.271,95 41,53% 47,37% 4.249.207,08 47,72% RESULTADO DO EXERCÍCIO

ANEXO B

2006 2007 2008

1.0 ATIVIDADES OPERACIONAIS 1.803.652,29 2.891.187,92 4.218.447,89 Recebimento Operacional

(+) Recebimento das Vendas 5.177.631,26 6.708.294,38 8.779.857,57 Pagamentos Operacionais

(-) Pagamento impostos s/ serviços - 202.731,31 - 254.374,34 - 327.114,05 (-) Pagamento de desp. Comerciais - 1.211.574,73 - 1.347.391,88 - 1.612.532,09 (-) Pagamento de desp. Administrativa - 1.007.562,59 - 649.425,52 - 627.833,49 (-) Pagamento de desp. Tributárias - 429.437,55 - 881.256,19 - 1.112.695,77 (-) Pagamento de despesas c/ pessoal - 520.425,65 - 684.658,53 - 890.169,19 (-) Pagamento de fornecedores - 2.247,14

(-) Pagamento despesas antecipadas - 447,56

(-) Provisões 9.382,47

3.0 ATIVIDADES DE INVESTIMENTO - 1.241.685,12 - 351.687,56 - 179.615,48

Recebimento venda de imobilizado - 20.746,83

Aumento dos realizáveis a longo prazo - 8.296,37 - 8.657,46 Aumento do imobilizado - 1.253.079,37 - 302.107,97 - 158.763,57 Aumento dos investimentos - 83.403,61 - 16.229,20

Empréstimos a terceiros - 32.682,16 Receita Financeira 11.394,25 42.120,39 57.463,74 4.0 ATIVIDADE DE FINANCIAMENTO - 888.309,61 - 2.569.414,27 - 3.957.729,81 (+) Integralização de Capital 100.000,00 Aumento financiamento/empréstimo LP 27.166,14 5.721,12 Aumento financiamento/empréstimo CP 16.704,96 32.039,84

Aquisição fornecedores imobilizado 8.532,75

Pagamento de financiamentos - 1.587,11

(-) Pagamento de juros - 74.908,79 - 192.014,76 - 108.436,86 (-) Cheques a compensar 76.807,16 28.502,47 (-) Distribuição de lucros - 911.813,71 - 2.498.077,77 - 3.924.089,130 RESULTADO FINAL DO CAIXA - 326.342,44 - 29.913,91 81.102,60 Saldo inicial disponível 816.514,74 490.172,30 460.258,39 Saldo final disponível 490.172,30 460.258,39 541.360,99

APÊNDICE A

Questionário:

1) A contabilidade está gerando as informações necessárias para tomada de decisão. ( ) Sim, está gerando.

( ) Quase sempre. ( ) Raramente. ( ) Não está gerando.

2) Quais são os demonstrativos utilizados pela Contabilidade para geração dessas informações?

( ) Balanço Patrimonial (BP)

( ) Demonstrativo de Resultado (DRE) ( ) Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC)

( ) Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos ( DOAR)

( ) Outro. Qual?_____________________________________________________ 3) A contabilidade fornece a análise dos demonstrativos ou de alguns dos citados na questão anterior?

( ) Sim

( ) Quase sempre. ( ) Raramente. ( ) Não.

4) Você considera essas informações fornecidas: ( ) Ótimas.

( ) Boas. ( ) Regulares. ( ) Ruins. ( ) Péssimas.

5) As decisões tomadas no departamento estão sendo influenciadas por essas informações. ( ) Sim.

( ) Quase sempre. ( ) Raramente. ( ) Não.

6) Essas análises e informações são benéficas para tomada dessas decisões? ( ) Sim.

( ) Quase sempre. ( ) Raramente. ( ) Não.

Documentos relacionados