• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA –

3.4 Análise teórica e semântica do instrumento

3.4.2 Análise semântica dos itens

A análise semântica visa verificar se os itens são passíveis de serem compreendidos por toda a população a que o instrumento de destina. Nesse contexto, Pasquali et al. (2010) recomendam que a avaliação da compreensão dos itens seja feita a pequenos grupos do extrato mais alto e aos mais baixos (em termos de habilidade ou sofisticação) para garantir a sua inteligibilidade e evitar eventuais deselegâncias no momento da sua formulação.

A metodologia para a validação semântica dos itens fora parecida à aplicada na análise teórica. Três professores de educação física foram consultados individualmente sobre a sua clareza, dezesseis professores foram consultados por e-mail, sendo que somente três deles responderam, e todos os alunos da pós-graduação da Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) que haviam sido consultados quanto ao conteúdo, também foram consultados quanto a este quesito.

Nessa fase, diversas sugestões de melhorias foram apresentadas por parte dos consultados, sendo que quase todas foram acatadas, desde que não comprometessem a extensão e complexidade do instrumento a níveis que aumentassem consideravelmente o seu tempo de resposta.

A primeira questão que surgiu tanto nas avaliações por parte dos alunos da pós graduação, quanto de duas das consultas individuais, foi a necessidade de se colocar as instruções para preenchimento imediatamente antes de cada bloco de questões, diminuindo a larga extensão de instruções no início, e evitando que o respondente venha a desmotivar-se diante dessa dimensão. Esta orientação fora acatada na versão final do instrumento.

Três dos consultados consideraram as instruções demasiadamente extensas e sugeriram resumi-las. Todas as instruções foram revisadas com este olhar, e reduzidas, no limite do não comprometimento à fácil compreensão dos itens.

Outra sugestão com relação às instruções foi a demanda de se esclarecer que nos tópicos em que se solicita enumerar a quantidade de equipamentos existentes, se não houver nenhum daqueles equipamentos ou espaços, o respondente deverá assinalar “zero”.

Esta sugestão fora incorporada conforme segue: Na coluna ao lado da dependência listada, assinale quantas daquelas dependências estão presentes na escola. Por exemplo, se a escola possui duas quadras esportivas, assinalar o número 2 no quadrante correspondente à quadra esportiva. Se não houver quadra esportiva, assinalar o número “0”.

Uma das pessoas consultadas via e-mail sugeriu que, algumas questões que tinham como proposta marcar com um “X” diante da presença ou ausência de determinado equipamento, que fossem incluídas colunas para marcar “Sim” ou “Não”, facilitando a sua compreensão. Essa sugestão fora acatada, como se apresenta no exemplo a seguir:

Quadro 6 – Exemplo de parte do instrumento pré consulta

Assinale quais das modalidades abaixo são ensinadas nas aulas de educação física

2 Jogos pré desportivos

2.1 Guerra das bolas

2.2 Jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol, rebatida

drible bobinho, dois toques)

2.3 Pique-bandeira

2.4 Queimada

Fonte: elaboração da própria autora.

Quadro 7 – Exemplo de parte do instrumento pós consulta

Assinale quais das modalidades abaixo são ensinadas nas aulas de educação física

2 Jogos pré-desportivos Sim Não

2.1 Guerra das bolas

2.2

Jogos pré-desportivos do futebol, como gol-a-gol, controle, chute-em-gol, rebatida, drible, bobinho, dois toques, dupla carioca, golzinho

2.3 Pique-bandeira

2.4 Queimada

Fonte: elaboração da própria autora.

Também com relação à forma do questionário, foi aconselhado por um dos consultados que as instruções viessem no imperativo. Então ao invés de [...] O professor deverá responder, em uma escala de 0 a 10, o quanto considera que os equipamentos da escola atendam às necessidades dos alunos e professores, a instrução passou a: [...] Responda em uma escala de 0 a 10, o quanto considera que os equipamentos da escola atendam às necessidades dos alunos e professores.

Uma das pessoas sinalizou sentir dificuldades em compreender o comando: Responda em uma escala de 0 a 10[...]. Esta avaliação não foi considerada no instrumento final por se compreender que, de acordo com a literatura em psicometria, escalas de 0 a 10 são as de maior

popularidade e facilidade de compreensão entre os professores.

Outra observação levantada pelos consultados foi a necessidade de se incluir outras nomenclaturas para os jogos e brincadeiras, uma vez que os seus nomes tendem a variar de acordo com a região do país. Assim, foi realizada uma pesquisa de brincadeiras e jogos homônimos com o objetivo de ampliar o léxico do questionário, facilitando a sua compreensão.

Duas recomendações foram feitas em termos de precisão lexical. A primeira delas em relação à palavra modalidades, que se encontrava no instrumento original sinalizando subdivisões dos conteúdos.

Ainda que ela apareça nos PCN de maneira genérica, relacionada a conteúdos nem sempre associados ao esporte – conforme o exemplo a seguir – optou-se por substitui-la, conforme orientação dos consultados, uma vez que, para a área da educação física ela estaria muito frequentemente ligada apenas às modalidades esportivas. Assim, optou-se por substituir o termo modalidades por práticas corporais, quando não fizesse referência ao esporte propriamente dito.

As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas. Por exemplo, pode ser feita como preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social. (BRASIL, 1997, p.37).

A segunda sugestão de cunho lexical foi a proposta de substituição do termo Dependências por Espaços presentes na escola. Nesse caso, optou-se por não acatar a proposta de substituição uma vez que o Censo Escolar utiliza o termo Dependências, e além de as escolas estarem acostumadas com essa terminologia, mantém-se uma coerência com o Censo Escolar do INEP.

Por último, os avaliadores consideraram que, a maneira que estavam dispostas as palavras que visavam elucidar as práticas mencionadas – como por exemplo: Danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha. – acabava por restringir outros tipos de danças, jogos ou lutas que não haviam sido mencionadas. Assim, optou-se por considerar a sugestão de incluir a palavra “como” antes dos tipos de cada prática, aumentando o leque de possibilidades: Danças brasileiras, como: samba, baião, valsa, quadrilha.

CAPITULO 4 RESULTADOS, DISCUSSÃO E PERSPECTIVAS DE