• Nenhum resultado encontrado

3.1.1 Análise técnica da mão esquerda sobre o hino n° 1.

Compassos 1 e 2 (exemplo 1):

Para a primeira viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 1 apresentam a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (sol§-lá§, na corda ré). Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré). O quarto tempo do compasso 1 e o compasso 2 (h.) apresentam a execução de um intervalo de terça menor descendente (sol§-mi§, na corda ré).

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 1 apresentam a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§, na corda ré) e segunda menor descendente (fá§-mi§, na corda ré) e entre o quarto tempo do compasso 1 e a nota do compasso 2 (h.) a execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol).

Compassos 3 e 4 (exemplo 2):

Para a primeira viola e para a segunda viola os compassos 3 e 4 apresentam a mesma execução analisada na figura 1.

Exemplo 2.

Compassos 5 e 6 (exemplo 3):

Para a primeira viola, os compassos 5 e 6 apresentam a execução de um intervalo de terça menor descendente (ré§-si§, na corda lá).

Para a segunda viola, os compassos 5 e 6 apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré).

Compassos 7 e 8 (exemplo 4):

Para a primeira viola, os compassos 7 e 8 apresentam a execução de um intervalo de quarta justa descendente (dó§ na corda lá, sol§ na corda ré). Para a segunda viola, os compassos 7 e 8 apresentam a execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol).

Compassos 9 e 10 (exemplo 5):

Para a primeira viola, o compasso 9 e a primeira nota do compasso 10 ( .) apresentam a execução de um intervalo de terça menor ascendente (lá§-dó§, na corda lá). O primeiro e o segundo tempo do compasso 10 apresentam um intervalo de segunda menor descendente (dó§-si§, na corda lá). Entre o segundo e o terceiro tempo do compasso 10 há execução de um intervalo de segunda maior descendente ((si§-lá§, na corda lá).

Para a segunda viola, o compasso 9 e a primeira nota do compasso 10 (q.) apresentam a execução de um intervalo de terça maior ascendente (fá§-lá§, na corda ré). O primeiro e o segundo tempo do compasso 10 apresentam um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré). Entre o segundo e o terceiro tempo do compasso 10 há execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré).

Exemplo 5.

Para a primeira viola e para a segunda viola os compassos 11 e 12 apresentam a mesma execução analisada na figura 1.

Exemplo 6.

Compassos 13 e 14 (exemplo 7):

Para a primeira viola e para a segunda viola os compassos 13 e 14 apresentam a mesma execução analisada na figura 5.

Para a primeira viola e para a segunda viola os compassos 15 e 16 apresentam a mesma execução analisada na figura 1.

Exemplo 8

Compassos 17 e 18 (exemplo 9):

Para a primeira viola, o compasso 17 e a primeira nota do compasso 18 (q.) apresentam a execução de um intervalo de terça menor ascendente (ré§-fá§, na corda lá). O primeiro e o segundo tempo do compasso 18 apresentam a execução de um intervalo de terça menor descendente (fá§-ré§, na corda lá). Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de terça menor descendente (ré§- si§, na corda lá).

Para a segunda viola, o compasso 17 e a primeira nota do compasso 18 (q.) apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré). O compasso 18 apresenta a execução de repetição da nota f᧠na corda ré

Para a primeira viola os compassos 19 e 20 apresentam a execução de um intervalo de terça maior ascendente (dó§-mi§, na corda lá).

Para a segunda viola os compassos 19 e 20 apresentam a execução de um intervalo de terça menor ascendente (mi§-sol§, na corda ré).

Exemplo 10

Compasso 21 (exemplo 11):

Para a primeira viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 21 apresentam a execução de um intervalo de quarta justa descendente (dó§ na corda lá, sol§ na corda ré). Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de terça menor descendente (sol§-mi§, na corda ré).

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 21 apresentam repetição da nota mi§, na corda ré. Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol).

Para a primeira viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 22 apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré). Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de terça menor descendente (fá§-ré§, na corda ré). Entre o terceiro tempo do compasso 22 e o compasso 23 há execução de um intervalo segunda maior (ré§- dó§, na corda sol). Os compassos 23 e 24 apresentam repetição da nota dó§ na corda sol.

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 22 apresentam a execução de um intervalo de terça maior descendente (si§ na corda sol, sol§ na corda dó). Entre o segundo e o terceiro tempo há execução de um intervalo de terça maior descendente (sol§-fá§, na corda dó). Entre o terceiro tempo do compasso 22 e o compasso 23 há execução de um intervalo segunda menor (fá§-mi§, na corda dó). Os compassos 23 e 24 apresentam repetição da nota mi§ na corda dó.

Anacruse do compasso 1 (exemplo 1):

Para a primeira viola, a anacruse do compasso 1 apresenta a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-f᧠na corda ré).

Para a segunda viola, a anacruse do compasso 1 apresenta a execução de um intervalo de segunda maior descendente (mi§-ré§, na corda ré).

Exemplo 1

Compasso 1 (exemplo2):

Para a primeira viola, o primeiro, o segundo tempo e o terceiro tempo do compasso 1 apresentam a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (sol§-lá§, na corda ré). O terceiro e o quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré).

Para a segunda viola, o primeiro, o segundo e o terceiro tempo do compasso 1 apresentam a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§, na corda ré). O terceiro e o quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda menor descendente (fá§-mi§, na corda ré).

Exemplo 2

Para a primeira viola, o quarto tempo do compasso 1 e o primeiro tempo do compasso 2 apresentam um intervalo de quarta justa ascendente (sol§ na corda ré, dó§ na corda lá).

Para a segunda viola, o quarto tempo do compasso 1 e o primeiro tempo do compasso 2 apresentam repetição da nota mi§ na corda ré.

Exemplo 3

Compasso 2 (exemplo 4):

Para a primeira viola, a primeira nota do compasso 2 (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e), apresentam a execução de um intervalo de sexta menor descendente (dó na corda lá, mi na corda ré). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda menor (mi§-fá§).

Para a viola 2, o compasso 4 apresenta a execução de um intervalo de segunda maior descendente (mi§-ré§, na corda ré).

Para a primeira viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 3 apresentam a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (sol§-lá§, na corda ré). O segundo e o terceiro tempo apresentam execução de um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré). O terceiro e o quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de terça menor descendente (sol§-mi§, na corda ré).

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 3 apresentam a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§). O segundo e o terceiro tempo apresentam execução de um intervalo de segunda menor descendente (fá§-mi§, na corda ré). O terceiro e o quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol).

Exemplo 5

Para a primeira viola 1, a primeira nota do compasso 4 (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e) apresentam a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (ré§-mi§, na corda ré). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§, na corda ré).

Para a segunda viola 2, a primeira nota do compasso 4 (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e) apresentam a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (si§-dó§, na corda sol). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (dó§ na corda sol, ré§ na corda ré).

Exemplo 6

Para a primeira viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 5 apresentam repetição da nota sol§, na corda ré. O segundo e o terceiro tempo apresentam execução de um intervalo de quarta justa ascendente (sol§ na corda ré, do§ na corda lá). O terceiro e o quarto tempo apresentam um intervalo de segunda maior ascendente (dó§-ré§, na corda lá).

Para a segunda viola, o primeiro, o segundo e o terceiro tempo do compasso 5 apresentam repetição da nota mi§, na corda ré. O terceiro e o quarto tempo apresentam execução de um intervalo de terça menor ascendente (mi§-sol§, na corda ré).

Exemplo 7

Para a primeira viola o primeiro tempo (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e) do compasso 6 apresentam a execução de intervalo de terça maior descendente (mi-dó, na corda lá). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda menor descendente (dó§-si , na corda lá).

Para a segunda viola o compasso 6 apresenta repetição da nota sol.

Para a primeira viola o primeiro e o segundo tempo do compasso 7

apresentam a execução de um intervalo de terça menor ascendente (lá§-dó§, na corda lá). O segundo e o terceiro tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda menor descendente (dó§-si§, na corda lá). O terceiro e o quarto tempo apresentam execução de um intervalo de terça menor ascendente (si§-ré§, na corda lá).

Para a segunda viola o primeiro e o segundo tempo do compasso 8 apresentam a execução de um intervalo de terça maior ascendente (fá§-lá§, na corda ré). O segundo e o terceiro tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré). O terceiro e quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré).

Exemplo 9

Para a primeira viola a primeiro nota (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e) do compasso 8 apresentam a execução de um intervalo de sexta menor descendente (dó§ na corda lá, mi§ na corda ré). O quarto tempo do compasso 8 apresenta a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§, na corda ré).

Para a segunda viola a primeiro nota (h.) e a primeira metade do quarto tempo (e) do compasso 8 apresentam a execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol). O quarto tempo do compasso 8 apresenta a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (dó§-ré§, na corda sol).

Para a primeira viola, a primeira nota do compasso 9 ( .) apresenta a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (sol§ na corda ré, l᧠na corda lá). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (lá§-si§, na corda lá).

Para a segunda viola, a primeira nota do compasso 9 ( .) apresenta a execução de um intervalo de segunda menor descendente (mi§-f᧠na corda ré). O quarto tempo apresenta repetição da nota f᧠na corda ré.

Exemplo 11

Compasso 10 (exemplo 12):

Para a segunda viola o compasso 10 apresenta repetição da nota mi§, na corda ré.

lá). O segundo e o terceiro tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda menor descendente (dó§-si§, na corda lá). O terceiro e o quarto tempo apresentam um intervalo de segunda maior descendente (si§-lá§, na corda lá).

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 11 apresentam a execução de um intervalo de terça maior ascendente (fá§-l᧠na corda ré). O segundo e o terceiro tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (lá§-sol§, na corda ré). O terceiro e o quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de segunda maior descendente (sol§-fá§, na corda ré).

Exemplo 13

Compasso 12 (exemplo 14):

descendente (sol§-mi§, na corda ré). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda menor ascendente (mi§-fá§, na corda ré).

Para a segunda viola, a primeira nota do compasso 12 ( .) e a primeira metade do quarto tempo (e) apresentam a execução de um intervalo de terça maior descendente (mi§ na corda ré, dó§ na corda sol). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda maior ascendente (dó§ na corda sol, ré§ na corda ré).

Para a segunda viola, o compasso 13 apresenta a execução de um intervalo de segunda menor (mi§-fá§, na corda ré).

Exemplo 15

Compasso 14 (exemplo 16):

Para a primeira viola, a primeira nota do compasso 14 ( .) e a primeira metade do quarto tempo ( ) apresentam a execução de um intervalo de terça menor descendente (mi§-dó§, na corda lá). O quarto tempo apresenta a execução de um intervalo de segunda menor (dó§-si§, na corda lá).

Para a segunda viola, o compasso 14 apresenta repetição da nota sol§, na corda ré.

compasso 16, há execução de um intervalo de segunda maior descendente (ré§- dó§, na corda lá).

Para a segunda viola, o primeiro e o segundo tempo do compasso 15 apresentam repetição da nota fá§, na corda ré. O segundo e o terceiro tempo apresenta a execução de um intervalo de terça menor descendente (fá§-ré§, na corda ré). O terceiro e quarto tempo apresentam a execução de um intervalo de terça maior ascendente (ré§-fá§, na corda ré). Entre o quarto tempo do compasso 15 e o compasso 16, há execução de um intervalo de segunda menor descendente (fá§-mi§, na corda ré).

Exemplo 17

3.3 Dueto n° 3

Documentos relacionados