• Nenhum resultado encontrado

Análise usando o Protocolo HTTP para Acesso Remoto

No documento DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (páginas 137-142)

A seguir são apresentadas as análises das mensagens em protocolo HTTP trocadas entre o Servidor HTTP em Nuvem e os clientes.

6.4.1 Envio dos Valores das Variáveis para o Servidor HTTP em Nuvem

O Servidor HTTP em Nuvem tem as suas variáveis atualizadas através de uma mensagem com método POST que carrega todos os estados e medidas em formato binário. Esta mensagem, gerada e enviada a cada quatro segundos, é feita pelo computador Raspberry PI 3 rodando o Software Cliente HTTP para Atualização do Servidor em Nuvem. A mensagem é mostrada na Figura 6.7:

Figura 6.7 - Análise da Mensagem de Atualização do Conversor HTTP ao Servidor em Nuvem A primeira linha mostra os endereços das portas de conexão, onde a porta destino do Servidor em Nuvem tem o valor padrão 8080. As linhas 3, 4, 5, 6 e 7 apresentam o método de requisição POST com a URI atualiza. Isto indica que o cliente solicita atualização de base de dados no Servidor em Nuvem usando a URI atualiza.

A linha 6 mostra o número de bytes da área de dados igual a 320 (Content-Length: 320) e a linha 7 contém o tipo de dados binário (Content-Type: application/octet-stream). A área de dados da mensagem HTTP, com 320 bytes, carrega o conteúdo binário CoAP-OSA-CBM. O Software Cliente HTTP rodando no Computador Raspberry PI 3 efetua comunicação com o Concentrador a cada quatro segundos, armazena a mensagem recebida e a envia ao Servidor em Nuvem, que converte as informações recebidas em formato binário CoAP-OSA-CBM para o formato de mensagem XML.

6.4.2 Resposta do Servidor em Nuvem à Mensagem de Atualização

O Servidor HTTP em Nuvem, após receber corretamente a mensagem de atualização dos valores das variáveis, responde com uma mensagem HTTP do tipo XML com um código de comando. A função principal desta mensagem de resposta é enviar um comando para a UTR, que pode ter sido solicitado por um cliente HTTP remoto. Quando um cliente remoto pressiona um botão de comando na tela do navegador, o código do comando é recebido e armazenado no Servidor em Nuvem, sendo enviado para o Computador Raspberry PI 3 da usina como resposta da próxima mensagem de atualização dos valores das variáveis. A mensagem é mostrada na Figura 6.8:

A mensagem de resposta em protocolo HTTP do Servidor em Nuvem possui tipo de conteúdo text/xml e contém cinquenta caracteres. Esta mensagem traz o código do comando e também sinaliza ao software cliente HTTP no Computador Raspberry PI 3 o correto recebimento da mensagem de atualização dos valores das variáveis. Caso não exista solicitação de comando pendente, o campo <CMD> é enviado vazio no formato <CMD></CMD>. Esta situação é mostrada na mensagem de resposta analisada na Figura 6.8.

6.4.3 Análise da Resposta do Servidor em Nuvem à Requisição GET /

A Figura 6.9, obtida com o programa Wireshark, mostra a resposta do servidor HTTP em Nuvem ao receber a requisição GET / do Navegador de um cliente HTTP remoto:

Figura 6.9 - Análise da Resposta do Servidor em Nuvem à Requisição GET /

Na Figura 6.9, a primeira linha mostra dois endereços: 1. O endereço IP do computador virtual em nuvem onde está instalado o software Servidor HTTP (IP = 200.98.140.180); 2. O endereço IP do computador cliente HTTP onde está instalado o Navegador Google Chrome (IP = 192.168.0.158).

A segunda linha apresenta os valores das portas de conexão: o valor 8080 é padrão. O cliente HTTP efetua a conexão ao servidor HTTP usando a porta com valor 58884. A quarta linha mostra a identificação do Protocolo HTTP, sendo seguida pelas informações do cabeçalho: HTTP/1.1 200 OK indicando a correta resposta à requisição GET / feita pelo navegador. A sexta linha apresenta as informações referentes ao Software do Servidor HTTP: Java HTTP Server from PraxServer 1.0, seguida pelas informações de data, hora, o tipo da mensagem: text/html e o número de caracteres desta mensagem: 37594.

A mensagem de resposta é do tipo text/html com 37594 caracteres. O tipo text/html significa que é uma mensagem de texto em formato HTML. A mensagem de texto é composta por caracteres normalmente no padrão Unicode RTF 8.

A mensagem enviada como resposta pelo servidor em nuvem, é lida de um arquivo em formato texto, o qual contém os códigos HTML e Javascript. O código HTML refere-se à tabela com os campos para os identificadores, estados, medidas e botões de comando a ser apresentada na tela do navegador. O programa Javascript tem por função fazer a requisição periódica de mensagem XML com os valores de todas as variáveis para atualização dos campos da tabela.

6.4.4 Análise da Mensagem XML para o Navegador Remoto

A Figura 6.10, obtida com o programa Wireshark, mostra a mensagem de resposta do Servidor HTTP em Nuvem. É uma mensagem XML, em resposta à requisição GET / local001.xml. Esta requisição é feita automaticamente e periodicamente pelo programa Javascript executado no Navegador. A mensagem de resposta XML tem por objetivo atualizar automaticamente os valores das variáveis de supervisão da usina.

Figura 6.10 - Análise da Resposta do Servidor em Nuvem à Requisição GET/atualiza

A primeira linha mostra o endereço do computador virtual em nuvem onde está instalado o software Servidor HTTP (IP = 200.98.140.180) e do computador onde está instalado o Navegador Google Chrome (IP = 192.168.0.158). A linha seguinte mostra os valores das portas de conexão: a porta de origem com valor 8080 é padrão para servidor HTTP.

A quarta linha mostra a identificação do Protocolo HTTP, sendo seguida pelas informações do cabeçalho recebido: HTTP/1.1 200 OK indicando a correta resposta à requisição GET / local001.xml feita pelo navegador. A próxima linha apresenta as características do Software

Servidor HTTP: Java HTTP Server from PraxServer 1.0. O tipo da mensagem de resposta é mostrada na linha 8 (Content-type: text/xml). O número de caracteres da mensagem XML é mostrada na linha 9 (Content-length: 1940). A última linha mostra que o conteúdo da mensagem está no formato Extensible Markup Language (XML) com 1940 bytes.

6.4.5 Supervisão e Controle através de Browser Remoto

A Figura 6.11 apresenta a tela do navegador Google Chrome ao carregar a página de Supervisão e Controle fornecida pelo Servidor em Nuvem:

Figura 6.11 - Tela do Navegador ao carregar a página de Supervisão do Servidor em Nuvem A página HTML mostra esta tabela na tela do Navegador, onde as colunas 1, 3 e 5 a partir da esquerda possuem campos de descrição, sendo seguidas pelas colunas 2, 4 e 6 com os campos de valores dos estados e medidas. O campo Conexão Servidor mostra o estado de

comunicação do Navegador com o Servidor HTTP em Nuvem. O campo Conexão Conversor mostra o estado de comunicação do Computador Raspberry PI 3 da Usina com o Servidor em Nuvem. Os demais campos tem a mesma função apresentada na página de supervisão e controle local.

No documento DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (páginas 137-142)