• Nenhum resultado encontrado

Exemplo de processamento

Mapa 22. Ocorrência de algumas classes de uso: Assentamentos, Quilombolas, Assentamentos em Unidade de Conservação e Uso Sustentável (Ucus) e Quilombolas em Unidades de Conservação e Uso Sustentável (Ucus)

3.4. Análise de vínculo

A ferramenta de análise do vínculo apresenta como principais características a simplicidade e a facilidade de operação pelo usuário, permitindo a rápida compreensão do vínculo entre as diferentes ações governamentais, sob execução do MDA, e as classes territoriais descritas neste estudo.

A ferramenta foi desenvolvida em ambiente Excel, desdobrando-se em cinco telas. A primeira pasta, denominada “Grau de Prioridade” é aquela na qual o usuário insere os parâmetros da análise e as outras quatro são aquelas onde os resultados da análise são exibidos. Quanto às abas de resultados, elas se organizam da seguinte forma: i) “ocorrência da ação” − registra a ocorrência da ação em cada UF e grandes regiões geográficas, com a distinção em relação aos municípios prioritários ou não, tanto em número de municípios, quanto em percentual que representam; ii) “gráficos” − traz os resultados na forma gráfica, quanto aos municípios prioritários ou não e à ausência ou presença da ação sob análise no referido agrupamento; iii) “lista de municípios priorizados” − é a terceira pasta de resultados que disponibiliza a lista dos municípios priorizados, segundo os critérios estabelecidos na primeira pasta, possibilitando consulta de determinado município, e iv) “mapa” − que exibe um mapa temático, representando espacialmente os municípios prioritários ou não em relação à ação governamental em questão.

Para utilizar este módulo, é preciso clicar na aba “Grau de Prioridade”, que recebe esta denominação porque nela é estabelecido o grau de prioridade das classes territoriais, de acordo com a ação governamental. O primeiro passo é selecionar a ação governamental a ser analisada no campo “Ação governamental”. Na sequência deve ser definido a qual grupo de prioridade cada classe territorial vai estar associada. Adotados esses procedimentos, para gerar os resultados com os parâmetros inseridos, o usuário deve clicar no botão “Aplicar Prioridade” e aguardar alguns segundos até que o estado de espera termine.

Figura 6. Aba do “Grau de Prioridade”, na qual o usuário faz a seleção da ação governamental e atribui o devido grau de prioridade às classes territoriais

Com o objetivo de sistematizar um procedimento de seleção do grau de prioridade, é dada ao usuário a opção de defini-lo a partir das dimensões dos fatores do modelo, tornando esse processo menos subjetivo e de mais fácil visualização. Para isso o usuário deverá acionar o campo “Definir critérios por fator”, marcar o grau de prioridade para cada uma das dimensões dos fatores e clicar em aplicar. A combinação entre os fatores, levando em consideração as opções de prioridade, será realizada seguindo uma lógica predefinida. Esta lógica estabelece que as classes de territórios cuja combinação dos fatores, levando em consideração o grau de

prioridade, apresenta apenas dimensões de fatores classificados como prioritários serão consideradas como uma classe territorial prioritária. Da mesma forma, as classes territoriais cuja combinação dos fatores, levando em consideração a prioridade, apresenta apenas dimensões de fatores classificados como não prioritários serão consideradas como uma classe territorial não prioritária.

As classes territoriais que apresentam dimensões de fatores classificados como não prioritários e prioritários serão classificadas como classe territorial a ser definida. Sempre aparecerá uma informação indicando o número de classes territoriais que ainda precisam ser definidas. Então, para concluir o processo de atribuição do grau de prioridade, o usuário deverá definir o grau de prioridade dessas classes, de forma mais analítica, individualmente, expressando o entendimento das dimensões de fatores presentes nas classes de territórios, e assim atribuindo o grau de prioridade mais adequado para cada uma das classes territoriais individualmente.

Essa opção de atribuir o grau de prioridade individualmente para cada uma das 36 classes territoriais está sempre disponível. Se o usuário não quiser utilizar a possibilidade “Definir critérios por fator”, o grau de prioridade de cada classe territorial será definido mediante a utilização das caixas de combinação na coluna “grupo de prioridade”.

Importante destacar que, ao final do processo de atribuição do grau de prioridade, é preciso acionar “Aplicar prioridade” e aguardar que a ferramenta complete o processamento das opções selecionadas.

Resultados

Os resultados da análise são exibidos em formato tabular na pasta “Ocorrência da ação”, em formato gráfico na pasta “Gráficos”, como rol de municípios na aba “Lista de municípios priorizados” e em mapas temáticos em “Mapa”.

A pasta “Ocorrência da ação” exibe o resumo da incidência da ação governamental analisada, por unidade federativa e grandes regiões. A tabela apresenta o total de municípios prioritários e de não prioritários, em números absolutos e percentuais. Também são apresentadas as informações de municípios beneficiados, separadamente para aqueles considerados prioritários ou não, por indicador do benefício (ex.: famílias beneficiadas, valor do benefício em milhões de reais), de acordo com o grupo de prioridade.

Figura 8. Pasta “Ocorrência da Ação”, na qual os resultados são exibidos em formato tabular

A pasta “Gráficos” apresenta os resultados de forma gráfica, em que a cor verde indica “Siga em frente”, a ação governamental está presente/ausente onde ele deveria estar presente/ausente. Por outro lado, a cor vermelha indica “Pare”, a ação governamental está presente/ausente onde deveria estar ausente/presente. Nessa pasta é possível filtrar os dados por unidade da federação ou grandes regiões, de forma interativa. Além disso, é possível alterar a forma de apresentação dos resultados em número absoluto ou em porcentagem.

Figura 9. Pasta “Gráficos”, em que os dados estão apresentados em formato gráfico

Na aba “Lista de municípios priorizados” é disponibilizada ao usuário a lista dos municípios classificados como prioritários. Além disso, nesse quadro o usuário tem a opção de consultar a prioridade de um município específico, bastando colocar o código do município a ser analisado no campo “Inserir código do município” e clicar em consultar. O sistema retornará a prioridade do município, assim como as unidades territoriais presentes no município, com suas respectivas áreas. A pasta “Lista de municípios priorizados” está apresentada abaixo.

Figura 10. Pasta “Lista de municípios priorizados

A pasta de resultados “Mapa” apresenta uma rápida visualização das regiões do Brasil que serão beneficiadas pela ação governamental em análise, mediante a apresentação de um mapa temático, no qual os municípios prioritários e os não priorizados são demarcados, estabelecendo um contraste de grande eficácia para avaliar o desempenho da ação no território nacional.

Figura 11. Pasta “Mapa”

Exemplos de processamento

As funcionalidades desta ferramenta ficarão mais bem evidenciadas com a aplicação da análise em algumas ações desenvolvidas pelo governo federal. Para ilustrar a utilização do módulo de análise de vínculos é tomado como exemplo de ação governamental o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Esse exercício possibilitará experimentar diferentes combinações de graus de prioridades dos fatores, de acordo com as classes territoriais.

A análise do Pronater considerou os dados atuais de atendimento dos agricultores familiares, a partir dos contratos celebrados em decorrência das chamadas públicas de Ater realizadas nos anos de 2011 e 2012.

Documentos relacionados