• Nenhum resultado encontrado

Análise de Variáveis Importantes para a Definição do Perfil do Turista Gastronómico

PARTE II- ESTUDO EMPÍRICO APLICADO AO SECTOR DA RESTAURAÇÃO NO

CAPÍTULO 6 Resultados e Análise

6.1 Caracterização Sociodemográfica dos Visitantes Gastronómicos de Peniche

6.1.2 Análise de Variáveis Importantes para a Definição do Perfil do Turista Gastronómico

Pretende-se analisar as variáveis mais importantes para a definição do perfil do turista, através da sua média, moda e desvio padrão. A representação moda, de acordo com Maroco (2007), representa o valor mais frequente de determinada variável na amostra; Esta medida é especialmente útil para reduzir a informação de um conjunto de dados qualitativos, apresentados sob a forma de nomes ou categorias, para os quais não se pode calcular a média e por vezes nem a mediana. A mediana é uma medida de localização do centro da distribuição dos dados, que segundo Pestana e Gageiro (2000), pode ser utilizada uma regra que consiste em, depois de ordenada a amostra, se for ímpar, é mediana; se for par, a mediana é a soma parcial dos dois elementos médios. Finalmente, para obter uma medida da variabilidade utiliza-se a raiz quadrada da variância e obtemos o desvio padrão.

66

6.1.2.1

Importância dos Motivos na Escolha de um Restaurante em

Peniche

Na tentativa de definir o perfil do consumidor dos estabelecimentos de restauração em Peniche, torna-se necessário perceber quais são as principais variáveis que vão influenciar essa escolha. Neste ponto vai ser analisada a questão número cinco constante no questionário, para a qual foi utilizada a escala de Likert de cinco pontos, que vão de “discordo totalmente” ao “concordo totalmente”, passando pelo “discordo”, “não concordo, nem discordo” e “concordo” (Ferrari e Tarumoto; n.d.). As variáveis disponibilizadas para o inquirido selecionar são “gastronomia local”, “motivos profissionais”, “visita a familiares/amigos”, “indicação de amigos/conhecidos”, “publicidade ao estabelecimento”, profissionalismo no atendimento”, preços oferecidos”, “localização do estabelecimento”, “variedade de pratos disponíveis”, “decoração e ambiente”, “qualidade da comida” e “tempo de espera pela refeição”.

Quadro nº.6.6 – Motivo para consumir num estabelecimento de restauração em Peniche

MODA MÉDIA DESVIO

PADRÃO Gastronomia local 4 3,46 1,185 Motivos profissionais 1 2,73 1,434 Visita a familiares/amigos 1 2,72 1,377 Indicação de amigos/conhecidos 4 3,1 1,299 Publicidade ao estabelecimento 3 2,52 1,221 Profissionalismo no atendimento 4 3,08 1,25 Preços oferecidos 4 3,36 1,284 Localização do estabelecimento 4 3,43 1,159

Variedade de pratos disponíveis 4 3,36 1,183

Pratos de peixe disponíveis 4 3,35 1,254

Decoração e ambiente 3 2,97 1,635

Qualidade da comida 4 3,96 1,117

Tempo de espera pela refeição 4 3,31 1,162

Fonte: Elaboração Própria

O Quadro nº.6.6, representa todas as respostas que os inquiridos efetuaram relativamente aos principais itens que os motivaram a consumir num estabelecimento de

67

restauração em Peniche. Os motivos “gastronomia local”, “indicação de amigos/conhecidos”, “profissionalismo no atendimento” “preços oferecidos”, “variedade de pratos disponíveis”, “localização do estabelecimento”, “pratos de peixe disponíveis”, “qualidade da comida” e “tempo de espera pela refeição”. Estas variáveis são aquelas que receberam maior votação por parte dos inquiridos, pois estão repetidas em maior número.

Assim, as variáveis acima referidas são os principais motivos com maior importância para os consumidores de estabelecimento de restauração, torna-se importante perceber quais são os atributos da gastronomia que, de acordo com os resultados dos inquéritos, têm mais importância para os consumidores.

6.1.2.2

Classificação da Gastronomia Associada às Viagens

Neste ponto pretende-se perceber, por exemplo, como é que a gastronomia é importante na escolha de um destino turístico, de um estabelecimento de restauração ou como é que a gastronomia pode influenciar o planeamento de um passeio ou local de férias. Na análise desta questão, foi utilizada uma escala de Likert com cinco opções que vão do “nada importante” (ao qual foi atribuído o nº. 1) ao “muito importante” (ao qual foi atribuído o nº. 5), passando pelo “pouco importante” (nº. 2), “importante” (nº. 3) e “bastante importante” (nº. 4).

Quadro nº.6.7 – Classificação da gastronomia associada às viagens

Moda Média Desvio

Padrão Quando planeio um passeio de apenas um dia, a

gastronomia 3 3,17 1,088

Quando escolho um local de férias, a gastronomia 3 3,15 1,079

Voltar a comer um prato que adoro 5 3,99 0,95

Ir a um restaurante com a minha família e amigos 4 3,77 0,991 Conhecer novas pessoas nos restaurantes que

frequento 2 2,25 1,093

Na escolha de um restaurante o preço 5 4,05 0,903

A escolha de um destino onde existe uma oferta

gastronómica saudável 3 3,57 1,057

Na escolha de um restaurante, a decoração 3 2,97 0,948

Repousar saboreando uma boa refeição num

restaurante 4 3,93 0,905

Fonte: Software SPSS – Elaboração Própria

Na análise da gastronomia associada às viagens, pode-se concluir, através do Quadro nº. 6.7 que as variáveis com mais impacto, na influencia gastronomia nas deslocações,

68

são “voltar a comer um prato que adora” e “na escolha de um restaurante, o preço é importante”. As variáveis “ir a um restaurante com a minha família e amigos” e “repousar saboreando uma boa refeição, num restaurante”, também vão demonstrar que a gastronomia é o principal fator a influenciar

Existem indivíduos que preferem degustar a sua refeição num estabelecimento que lhes proporcione alguma tranquilidade, enquanto, outros preferem comidas que possam ser ingeridas de forma rápida. Neste sentido, através do Quadro nº.6.8, pode-se perceber uma boa percentagem de inquiridos consideram o fator repouso enquanto saboreiam uma refeição importante.

6.1.2.3

Importância dos Motivos das Deslocações a Peniche

Relativamente aos motivos que influenciam os inquiridos na sua deslocação a Peniche, pode-se dizer que depois de definidos os principais fatores, procede-se à análise dos dados obtidos e respetiva análise.

Quadro nº.6.8 – Análise dos motivos de deslocação a Peniche

Moda Média Desvio Padrão

Motivos Profissionais 1 2,68 1,55

Visita a familiares/ amigos 1 2,48 1,5

Saúde 1 1,7 1,074

Provar a gastronomia local 1 2,61 1,468

Férias 1 2,48 1,485

Lazer e Passeio 1 3,08 1,571

Fonte: Software SPSS – Elaboração Própria

Ao proceder à análise das variáveis constantes no Quadro nº.6.8., verifica-se que não há uma repetição nas mesmas, apesar de haver maior destaque para a média dos motivos lazer e passeio, profissionais, visita a familiares, provar a gastronomia local e férias. Com vista a obter uma versão simplificada e uma clara interpretação da importância atribuída às diversas variáveis, vamos de seguida realizar a análise fatorial de componentes principais.