• Nenhum resultado encontrado

4.2 ANÁLISE DOS DADOS

4.2.1 Análises de clientes fidelidade

Os dados coletados e armazenados que integram o sistema de fidelização são compostos de dados básicos do cliente, como nome , data de nascimento e endereço, bem como referentes ao registro de suas compras, como valor, data e loja.

O sistema foi criado com a finalidade de atrair e manter os clientes da rede de restaurantes, onde a cada R$ 10,00 em compra, é somado um ponto ao cartão de fidelidade. De acordo com a pontuação adquirida pelo cliente, é possível efetuar a troca por diversos brindes temáticos. Como as informações da lista de brindes, troca e pontuação são irrelevantes para o estudo, foram desconsideradas.

Abaixo, a título de exemplo, é apresentado o rosto do cadastro de um cliente para a geração de seu cartão de fidelidade:

FIGURA 22: Cadastro de clientes

A partir do percentual de clientes , por estado, constata-se que a grande maioria reside em Santa Catarina, o que torna inexpressiva a quantidade observada nas demais unidades da federação. Isto se deve ao fato de que, de um total de seis lojas, cinco estão situadas em solo catarinense.

FIGURA 23: Percentual de clientes por estado

ESTADO – BRASIL QTDADE %

SC 9372 97,80%

Demais Estados 167 1,74%

NI 44 0,46%

Total 9583 100,00%

FONTE: Elaboração dos autores

De um total de cinco lojas em Santa Catarina, três estão em Florianópolis, uma em São José e uma em Blumenau. Em razão disso, o percentual de clientes por município apresenta uma grande concentração na Capital (74,66%) e, em seguida, ainda com alguma relevância, São José (15,89%) e Blumenau (3,99%). A participação observada nos demais municípios é irrelevante (5,46%).

FIGURA 24: Percentual de clientes por cidades de Santa Catarina

Em Florianópolis, a maioria dos clientes concentra-se na região central (26,78%) . Percebe-se que os bairros com maior concentração de clientes são também os mais populosos do município e aqueles cujas lojas encontram -se próximas a eles.

FIGURA 25: Percentual de clientes por bairros de Florianópolis

FONTE: Elaboração dos autores

Observa-se uma distribuição concentrada nos bairros Kobra sol (24,24%), Campinas (22,9%) e Barreiros (19,41%), regiões responsáveis por mais de 65% dos clientes do município, justamente as mais próximas à filial.

FIGURA 26: Percentual de clientes por bairros de São José

Pela análise do gráfico c onstata-se uma distribuição equilibrada entre os bairros do município, a partir da localização da filial, localizada no Bairro Ponta Aguda .

FIGURA 27: Percentual de clientes por bairros de Blumenau

FONTE: Elaboração dos autores

Depreende-se que o público que freqüenta a Rede é relativamente jovem , pois a faixa etária compreendida entre dezoito e trinta e sete anos corresponde a 70% do total.

FIGURA 28: Percentual de clientes por faixa etária

FONTE: Elaboração dos autores

O gráfico de percentual de clientes por ocupação tem a maior parte de estudantes (22,47%), seguido de empresários (5,46%), advogados (5,37%) e administradores (5,11%). Isso se deve ao fato de que, conforme ressaltado anteriormente, grande parte d o público é

considerado jovem. Cabe ressaltar que 5,44% de um total de 9585 ocupações não foram informadas, o que é relevante para a manutenção de um cadastro confiável.

FIGURA 29: Percentual de clientes por ocupação

FONTE: Elaboração dos autores

A idade média dos clientes da rede em Santa Catarina é de 33,2 a nos. A mais alta foi observada em Joinville (36,2 anos) e a mais baixa em Palhoça (30,6 anos).

FIGURA 30: Média de idade por cidade

O crescente aumento do número de clientes fidelizados pode ser observado no gráfico acima, o qual mostra que, num período de quatro anos, houve um aumento de quase 600% do número de adesão ao programa.

FIGURA 31: Evolução da fidelização

FONTE: Elaboração dos autores

Na FIGURA 32, é possível perceber uma média de gasto por cliente equilibr ada entre as lojas, exceto na de Blumenau, na qual se verifica um valor maior.

FIGURA 32: Média de gasto por loja

Comparando-se o gráfico “evolução do faturamento ” com o de “evolução da fidelização” constata -se uma similariedade entre ambos, pois com o aumento do número de clientes fidelizados também se eleva o montante faturado pela empresa .

FIGURA 33: Evolução do faturamento

FONTE: Elaboração dos autores

A representação abaixo demonstra a relação do faturamento mensal obtido dos clientes fidelizados durante o período pesquisado. Percebe-se uma equivalência entre os meses do ano, visto que o período de alta temporada de férias de verão não interfere diretamente nas vendas para esses clientes, já que residem em Santa Catarina. Outro fator importante a registrar é o crescimento do volume das vendas, ano após ano, já objeto de análise em gráficos anteriores.

FIGURA 34: Faturamento mensal por ano

Este gráfico busca determinar qual quinzena de cada mês representa o maior consumo dos clientes fidelizados. Pode-se perceber que as quinzenas se intercalam no decorrer de todo os meses dos anos, o que leva à conclusão de que não existe uma grande variação entre elas.

FIGURA 35: Percentual de gasto quinzenal

FONTE: Elaboração dos autores

É notória a representatividade dos consumidores da cida de de Florianópolis no faturamento da rede que se deve ao fato de ter três lojas na cidade, conforme já dito anteriormente.

FIGURA 36: Faturamento por cidade

FONTE: Elaboração dos autores

Depreende-se que a loja da cidade de Blumenau tem mais de 80% de vendas para clientes fidelizados da mesma cidade. Já a de São José (Kobrasol) tem parte de seus clientes residentes em Florianópolis , cujo fator pode ser atribuído à proximidade entre as duas cidades.

FIGURA 37: Faturamento por cidade, por loja

Observa-se um aumento crescente d o gasto de acordo com a elevação da faixa etária, exceto na última que apresentou uma alta queda. Este fato pode representar que a clientela jovem possui um poder aquisitivo menor do que a mais idosa, além de que esta consume alimentos em menor quantidade.

FIGURA 38: Média de gasto por faixa etária

FONTE: Elaboração dos autores

Apesar da faixa etária entre 58 a 67 anos ser responsável pela maior média de gasto, as duas faixas etárias mais jovens respondem por quase 70% do faturamento da empresa . Pode- se atribuir isso ao fato de que os jovens são em maior número, os mais freqüentadores das lojas.

FIGURA 39: Percentual do faturamento por faixa etária

Documentos relacionados