• Nenhum resultado encontrado

6 Análises dos Resultados

No documento Download/Open (páginas 76-81)

O sentido fundamental da ação avaliativa é o movimento, a transformação. Os pesquisadores muitas

vezes se satisfazem com a descoberta do mundo, mas a tarefa do avaliador é a de torná-lo melhor. O que implica um processo de interação educador e educando, num engajamento pessoal a que nenhum educador pode se furtar [...]. (Jussara Hoffmann)

As atividades de redação solicitadas aos alunos foram analisadas de acordo com as seguintes competências do Enem (MEC, 2003):

• Competência 1 – demonstrar o domínio básico da norma culta da língua escrita.

• Competência 2 – compreender o tema proposto e ampliar conceitos das várias áreas do conhecimento para explicá-lo, defendê-lo ou contradizê-lo, desenvolvendo-o dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.

• Competência 3 – selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa da perspectiva assumida pelo produtor de texto em relação ao tema proposto.

• Competência 4 – construir argumentação consistente para defender seu ponto de vista.

• Competência 5 – elaborar proposta de intervenção sobre a problemática desenvolvida, mostrando respeito à diversidade de pontos de vista culturais, sociais, políticos, científicos e outros.

Aluno 1

Em relação à competência 1, há alguns problemas na escolha do vocabulário, mas, de modo geral, demonstra bom domínio da norma culta da língua escrita. Sobre as competências 2 e 3, apresenta um bom desempenho, mas poderia tê-las desenvolvido melhor. Em relação à competência 4, apresenta argumentos sobre o tema proposto, porém estes argumentos podem ser mais consistentes. Na competência 5, de modo geral, apresenta algumas atividades em que o fecho conclusivo não apresenta uma efetiva proposta de intervenção para o tema abordado. Quando realizou uma atividade de redação junto com o Aluno 3, os resultados obtidos em relação a todas as competências foram melhores.

Os resultados obtidos pelo Aluno 1 no Enem foram os seguintes: competência 1 − nota 75,00; competência 2 − nota 65,00; competência 3 − nota 50,00; competência 4 − nota 50,00; competência 5 − nota 50,00.

Este Aluno não apresentou todas as atividades de produção textual, não havendo uma melhora significativa no resultado final que foi o Enem, pois ele ficou situado no grupo de desempenho considerado entre regular e bom.

Aluno 2

Em relação à competência 1, o Aluno 2 apresenta alguns problemas quanto ao vocabulário, uso da vírgula, acentuação e algumas concordâncias erradas, ao longo das produções estas deficiências foram diminuindo. Sobre a competência 2, soube desenvolver o tema pedido. Para a competência 3, o que foi selecionado para se efetivar a argumentação nem sempre foi significativo, necessitando de algumas atividades para que atingisse melhores resultados para essa competência. Sobre a competência 4, inicialmente os argumentos não eram consistentes, mas com o planejamento das demais atividades isso foi aprimorado. Em relação à competência 5, o Aluno apresenta proposta de intervenção, mas esta nem sempre é muito objetiva.

Os resultados do Aluno 2 no Enem foram os seguintes: competência 1 − nota 87,50; competência 2 − nota 75,00; competência 3 − nota 75,00; competência 4 − nota 87,50; competência 5 − nota 75,00.

Com os resultados observados no Enem, pode-se verificar que o caminho percorrido por este Aluno 2 foi satisfatório, mostrando o quanto é importante o desenvolvimento de atividades de planejamento das produções textuais, com o auxílio do professor, uma vez que ele se situou no grupo de desempenho considerado bom e excelente.

Aluno 3

O Aluno 3 apresenta alguns problemas em relação à competência 1, como, por exemplo, pontuação, vírgula, concordância, acentuação e grafia, mas estes problemas não ocorrerão em todos os textos e as dificuldades foram diminuindo no decorrer das atividades. Sobre as competências 2, 3 e 4, sobretudo em relação à argumentação, as produções foram melhorando com os planejamentos feitos antes das atividades. Em relação à competência 5, faltava mais objetividade para as intervenções propostas, elas não eram muito enfáticas.

Os resultados do Aluno 3 no Enem foram os seguintes: competência 1 − nota 87,50; competência 2 − nota 87,50; competência 3 − nota 87,50; competência 4 − nota 75,00; competência 5 − nota 75,00.

Com o resultado do Enem, ficou claro que as atividades desenvolvidas ajudaram na melhora dos resultados finais, uma vez que o Aluno 3 ficou situado no grupo de desempenho considerado entre bom e excelente, mesmo assim, não foi pretensão desta pesquisa resolver todos os problemas relacionados com a produção textual.

Aluno 4

Este aluno não apresentou o boletim de desempenho do Enem, mas ele aparece aqui por ser um aluno pouco interessado nas atividades de produção textual, sua mãe afirmou que seu interesse maior é o futebol e ele estava apenas cumprindo uma obrigação: completar o EM.

Em relação à competência 1, o Aluno apresenta problemas de acentuação, vocabulário, grafia, concordância. Com relação à competência 2, a Aluno compreende o tema a ser discutido, mas não desenvolve bem as partes que compõem o texto dissertativo- argumentativo. Na competência 3 e 4, que se referem à questão da argumentação, falta no aluno conhecimentos mais amplos sobre vários assuntos para desenvolver melhor seus textos, as frases parecem um amontoado de palavras sem muita coesão. A competência 5 exige que o aluno tenha uma proposta de intervenção em relação ao tema, nesse caso, este aluno pouco ou até mesmo não fez intervenções. Quando ele fez a Atividade 7, em que seria necessário apenas saber selecionar bem os elementos sobre a temática apresentados pela professora, o seu desempenho foi melhor, talvez até por se tratar de um concurso de redação a motivação foi maior. Como o envolvimento do aluno não alcançou o esperado, em razão de ele não ter apresentado todas as atividades (somente 5), não houve melhora significativa no seu desempenho. Talvez devessem ter sido propostas atividades mais específicas a este aluno para que fosse gerada nele a necessidade de desenvolvê-las, produzindo mais sentido e significado.

Dessa forma, foram apresentadas as partes, que interlegadas, foram constituindo o

corpus desta pesquisa. No próximo capítulo, será feito um comentário a respeito metodologia

CAPÍTULO III

CAPÍTULO III

No documento Download/Open (páginas 76-81)