• Nenhum resultado encontrado

Analise dos resultados do método Benchmarking

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS USINAS

4.3.3. Analise dos resultados do método Benchmarking

A partir da avaliação realizada pelo método Benchmarking, é possível se ter uma visualização mais ampla de como as usinas de TMB operantes no país tem resultados diferentes a partir dos processos que levam a cabo, o que resulta justamente, da diferença de seus processos, de suas capacidades de investimento e manutenção, da tecnologia aplicada, de seus objetivos iniciais, e de tantos outros fatores.

Apesar de que as analises não puderam ser mais aprofundadas e ricas em dados por conta da escassez de informações sobre as usinas na literatura, mas foram buscados ao menos variáveis mais fundamentais para suas avaliações.

De acordo com os dados analisados através da Tabela 23, pode-se chegar a um ranking de desempenho das usinas operantes no Brasil. O Eco parque Palmeira em Piracicaba, apresenta o melhor desempenho dentre as 3 usinas analisadas, tem pontuação de 9 pontos positivos; em segundo lugar ficou o a usina de Ceilândia com 5 pontos positivos; e como última colocada, a usina de Asa Sul, com 3 pontos positivos.

Para enriquecer a analise a partir do método Benchmarking, foram serão realizadas abaixo, apontamentos sobre os fatores observados nas usinas, sendo separados aqueles considerados bons, e que são indicados para a replicação, e aqueles considerados ruins, e que não são indicados para replicação nos demais empreendimentos, já instalados, em processo de instalação, ou aqueles que venham a ser planejados e executados.

Fatores para replicação

Serão aqui realizadas observações positivas após a aplicação do método Benchmarking, com o objetivo de que os pontos positivos observados nessas usinas possam servir de exemplo para melhoria das demais, assim como de base para as que serão implantadas posteriormente.

 Doação de composto orgânico

A doação de composto orgânico para pequenos agricultores incentiva o uso de materiais naturais para fertilização do solo, em substituição dos adubos químicos, ajuda nos custos de produção desses produtores, incentivando a agricultura familiar, assim como, pode

fração orgânica e os demais materiais recicláveis, otimizando o processo e gerando material de maior qualidade para a reinserção na cadeia produtiva.

 Inclusão dos catadores de materiais recicláveis

A inclusão dos catadores nos processos envolvendo o tratamento e destinação de resíduos é um dos preceitos da PNRS. Tal atitude propicia melhores condições de vida para uma parcela da população que ainda, em grande número, vivem na informalidade, recebendo renda, em geral, bem abaixo do mínimo nacional. A inserção e formalização dos catadores dentro das usinas pode gerar, além de melhores condições salariais, laborais, já que os mesmos devem passar a usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), também sociais, já que não trabalharão mais de forma isolada, e passariam a ter maior visibilidade social.

 Incentivo à Educação Ambiental

O incentivo à Educação Ambiental é fundamental para se alcançar os objetivos Nacionais de melhorias quanto às condições ambientais no país, já que não adianta investir em tecnologias de remediação, se a população não contribui para o bem de todos, ou seja, não adianta o trabalho de poucos se muitos forem os que poluem. Assim, todos de determinada maneira necessitam conhecer a importância da preservação ambiental, para que possam se sentir pertencentes a uma causa maior, e com o tempo, tornarem disso um habito.

 Doação de Materiais Recicláveis para Cooperativas

Ainda que o empreendimento não inclua os catadores e cooperativas diretamente como força de trabalho, é importante que os mesmos sejam beneficiados com a doação de materiais recicláveis obtidos através do processamento dos resíduos, isso será capaz de aumentar a rentabilidade das cooperativas, e consequentemente, dos catadores que estão vinculados a elas.

Fatores para não-replicação

Alguns fatores vistos com a avalição do método aplicado, não são aqui aconselhados para serem replicados por outros empreendimentos, por entender que estes não contribuem para a maximização de rendimento:

 Operação da usina com capacidade muito abaixo da instalada

A operacionalização do empreendimento com capacidade muito abaixo da instalada, significa perda de investimento em maquinários e instalações, que atuando muito abaixo do rendimento esperado, geram menor retorno financeiro do que incialmente esperado, e demorando mais anos para se ter o retorno inicialmente aplicado para a sua instalação, além de custos elevados para manutenção, com entradas de caixa baixas. Isso torna o processo a longo prazo, economicamente inviável.

 O não-reaproveitamento da matéria orgânica para geração de energia

De modo geral, é possível perceber, que com exceção do Ecoparque em Piracicaba, atualmente, nenhuma das outros empreendimentos possuem o reaproveitamento da matéria orgânica para geração de energia, através do biogás, o que significa perda de maior aproveitamento dessa fração, que representa mais da metade da massa dos resíduos gerados no país. Isso também impacta a possibilidade de aumenta a geração de energia renovável proveniente de biomassa no Brasil, sendo até hoje, mais expressiva a partir do reaproveitamento do bagaço da cana-de-açucar.

 Baixa capacidade Instalada

Maiores capacidades instaladas pode servir de incentivo à que outros municípios ou consórcios passem a enviar seus resíduos para tratamento no empreendimento, como acontece com os aterros sanitários de grande porte. Isso traz maiores investimentos ao município, seja na forma de incentivos fiscais, seja como pagamento pelo serviço prestado. Além disso, contribui para maior capacidade de tratamento de resíduos à nível Nacional, a medida que ajuda outros municípios a darem melhor destino a seus resíduos.

 Ineficiência no processo causando grandes perdas

Os empreendimentos devem passar por constantes melhoras para evitar grandes perdas durante o processo de tratamento dos resíduos, como é observado principalmente na usina de Ceilândia e Asa Sul, relativamente as perdas geradas na produção de composto orgânico e de recicláveis, isso compromete a viabilidade do projeto como um todo.