• Nenhum resultado encontrado

ANEXO 5 REPORTAGEM FINAL

No documento Linguagem formal em situações orais (páginas 99-101)

6.CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E RECOMENDAÇÕES 6.1.Reflexão acerca do processo investigativo

8. ANEXO 5 REPORTAGEM FINAL

Título: O Lar visto pelos nossos olhos (Apresentação)

No dia 14 de dezembro de 2011 “Os Carochinhas” de Alvelos foram visitar o Lar D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia.

Nesse mesmo dia, entrevistamos vários membros do Lar, sendo estes a Direção, a funcionária, o Visitante e a Idosa.

(Desenvolvimento: Junção dos textos)

Na entrevista à idosa, esta mostrou-se disponível para responder às questões que lhe propusemos.

Em conversa com a Sra. Maria de Lurdes, destacou muito os momentos da sua infância. Ela falou sobre as brincadeiras que fazia quando era pequena. Jogava às, ao cantinho e à malha.*

O que foi interessante foi reparar nas brincadeiras de antigamente comparadas com as de hoje em dia. As diferenças que se destacaram foram que antigamente não havia computadores, consolas entre outros brinquedos.

Conclui-se que recentemente há mais tecnologia, oportunidades e brinquedos. Durante a entrevista também se destacou a vida diária da idosa no lar.

Antigamente a idosa vivia numa casa muito fria, sem condições e sem amigos. Agora vive no lar muito mais quentinha, com condições, com amigos, com segurança e com quem a ajuda no que necessita.*

Na entrevista à Direção, conversamos com a diretora técnica que se chamava Sra. Ana Rosa Miranda (imagem).

Ela contribuía para um bom funcionamento do lar, orientava os serviços ao nível de pessoal, a nível de gestão de material, orçamento de obras. Orienta e apoia a vida diária do lar. Também é ela que planeia as atividades para os idosos, têm em atenção as necessidades deles quer ao nível criativo, a nível religioso e ao nível de formação. Promove também ações de sensibilização vocacionada e orientada para a população idosa.

A diretora técnica deu-nos a entender que o lar é muito importante porque é uma forma de dar resposta às necessidades dos idosos que muitas vezes as famílias não conseguem dar em suas casas. Explicou-nos que antigamente passava a mensagem que os lares eram um asilo onde os idosos eram despejados e abandonados, o que já não acontece tanto nos dias de hoje,

90

pois as famílias não têm tempo, devido aos horários de trabalho, nem condições para cuidarem dos idosos, daí o lar ser uma boa solução pois aqui os idosos tem quem lhes dê apoio e os ajude nas suas necessidades básicas diárias.

Ela pediu-nos para transmitir esta mensagem… que o lar é importante porque proporciona uma vida mais cuidada e confortável para os idosos.

Na entrevista à funcionária de limpeza, esta foi simpática e respondeu a todas as questões que lhe propusemos.

A Senhora Maria da Graça falou-nos acerca do seu emprego e do seu local de trabalho. Ela procurava que houvesse sempre mais colaboração entre colegas, que se apoiassem mais umas às outras para que pudessem proporcionar melhores momentos de ajuda aos idosos. Relativamente às condições de trabalho, a funcionária disse que as instalações respeitavam todas as necessidades dos idosos.

Quando lhe perguntamos a sua opinião acerca da importância de um lar, a funcionária disse-nos que hoje em dia há mais pessoas idosas que vivem sozinhas e que ao vir para o lar tem sempre companhia e apoio para o que necessitam. Quando os idosos estão sozinhos em casa é difícil dar-lhes esse apoio, assim, no lar, têm o carinho e afeto que precisam.

Também neste dia entrevistamos uma visitante chamada Sra. Maria da Gloria. Ela era muito simpática e engraçada.

Ela tinha no lar a sua sogra, que ela fazia questão de a vir visitar pelo menos 3 vezes por semana. Ela como gostava muito da sua familiar trazia – lhe um miminho, e fazia-lhe companhia quando a vinha visitar.

No decorrer da entrevista questionamos – lhe acerca do motivo pelo qual é que colocaram a idosa no lar, à qual ela respondeu que estava sozinha em casa, precisava de ter muita companhia e de ter acompanhamento ao nível médico, tratamentos possíveis e necessários.

Perto do fim da entrevista nós perguntamos qual era a sua opinião acerca da importância de um lar. A senhora, nervosa, disse que um lar é muito importante visto que é um bem necessário, para os idosos que estão abandonados em casa.

No final da entrevista ela deu-nos um conselho. *

(Conclusão: Opinião)

No fim da reportagem vamos deixar a nossa opinião sobre a experiência que nós tivemos na visita ao Lar.

91

Achamos que o Lar é uma mais-valia para os Idosos, pois eles têm melhores condições quer ao nível de instalações quer ao nível de higiene, uma melhor segurança, mais conforto, mais carinho e afeto, mais assistência médica.

Nós também sentimos que os Idosos não tem a mesma mobilidade que tinham à tempos atrás, pois estavam dependentes da ajuda de alguém.

Para isso, achamos melhor apresentar dois teatros e um momento musical para alegrar os idosos.

Nós, com esta visita ao Lar, descobrimos as dificuldades que iremos ter quando formos mais velhos.

(Agradecimentos)

Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste projeto “Educar para a Cidadania”.

Maria de Lurdes | Ana Rosa Miranda | Maria da Graça | Maria da Glória E a todos os Idosos e funcionárias do Lar por nos terem recebido. Associação de Pais.

Decor Ferreira

A todas as professoras (Prof. Helena, Prof. Marisa Pereira, Prof. Margarida, Prof. Marisa)

Dedicatória: Dedicamos este trabalho à Prof. Margarida, Prof. Marisa, Prof. Marisa Pereira e Prof. Helena e a todos os Idosos.

(Assinatura) Reportagem Carochinhas

No documento Linguagem formal em situações orais (páginas 99-101)