• Nenhum resultado encontrado

7. ANEXOS

7.1. ANEXO 1 – TERMO DE REFERÊNCIA

Secretaria de Gestão – Município de Santos Incentivo à cultura de resultados:

Implantação do Programa Participação Direta nos Resultados Antecedentes

Em 19 de julho de 2013, o Município de Santos publicou a Lei Complementar nº 803 com o objetivo de implantar um sistema de remuneração variável vinculado a indicadores de desempenho e de resultado, chamado PDR - Participação Direta nos Resultados.

A previsão legal autoriza a formalização de Contratos de Gestão a serem celebrados entre o Gabinete do Prefeito Municipal e órgãos da Administração direta e indireta.

Estrategicamente, o processo de implantação foi seccionado em três momentos distintos, sendo que na primeira fase de implantação foram selecionados sete órgãos, como segue: Secretária Municipal de Gestão, Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cidadania, e a Ouvidoria Pública Municipal.

As premissas para a escolha dos sete primeiros órgãos levaram em consideração as demandas apontadas pela sociedade civil e a quantidade de servidores alocados nos órgãos, entre outras varáveis de menor peso.

O processo de implantação do PDR teve início em abril de 2013, com a apresentação do Projeto aos Secretários responsáveis pelas pastas, apresentação do Projeto às lideranças sindicais, envio do Projeto a Câmara, aprovação do Projeto, benchmarking junto a outras instituições públicas, levantamento detalhado dos indicadores e formalização de toda a documentação para a assinatura do Contrato de Gestão, sendo encerrada essa última etapa em janeiro de 2014, com previsão para assinatura dos contratos no mês de março de 2014.

Durante esse período, foram envolvidos diversos atores do primeiro, segundo e terceiro escalão de todas as Secretarias. Por meio de Workshops, participação no processo de identificação dos Indicadores de desempenho e de resultado, estabelecimento de metas e

capacitação dos gestores envolvidos, a Administração Municipal buscou a sensibilização de todos os ocupantes de cargos estratégicos.

Todos esses instrumentos foram utilizados como ferramentas para aumentar o comprometimento dos Gestores com a mudança de cultura que se pretende com a implantação do PDR.

Vencidas todas essas etapas, a Administração Municipal efetuou a implantação do projeto.

Situação problema

O Município de Santos tem aproximadamente 12.000 servidores vinculados à Administração Pública Direta. Em torno de 85% deles, estão alocados nas Secretarias que fizeram parte da primeira etapa de implantação do PDR.

Apesar de o Município de Santos, ao longo dos últimos anos, ter avançado, consideravelmente, na utilização de modernas ferramentas de gestão e de sistemas de Informação, as estruturas hierárquicas seguem o modelo tradicional, departamental e rígido, com excesso de formalidade e burocracia.

A Administração Municipal está no começo do segundo ano de governo e desde o início de sua gestão se posicionou a criar um ambiente favorável para a implantação do PDR, lançando logo no início de 2013, o Programa ComViver, composto por diversos projetos direcionados aos Servidores.

Contudo, a nossa percepção é a de que eles, em sua maioria, não se sentem motivados a participarem de projetos inovadores e tendem a se acomodar em sua zona de conforto, tendo bastante resistência a assimilar uma mudança de cultura de caráter tão inovador, em que um bônus somado aos seus rendimentos passarão a ser vinculados aos resultados alcançados tanto individualmente quanto por equipe, mesmo que uma vez por ano, como se estabelece o PDR, nesse primeiro momento.

A leitura da Secretaria de Gestão frente a esse quadro é a de que a falta de compreensão da base de sua estrutura, em relação aos objetivos do projeto, como também a ausência de uma cultura organizacional voltada para a gestão focada em resultados, são fatores que merecem uma atenção especial por parte da Administração Municipal e que podem ser o diferencial para que se atinja o resultado esperado.

Objetivos

A finalidade do projeto é que a partir da análise de todo o processo de implantação* do PDR, bem como da estrutura de Recursos Humanos e Orçamentários* de que a Administração Municipal dispõe, seja proposto um conjunto de diretrizes e ações para lidar com a situação problema, de forma a fortalecer e consolidar o projeto ao longo do primeiro ano de implantação do mesmo.

* (o detalhamento do processo de implantação e a estrutura de Recursos Humanos e Orçamentários serão disponibilizados no início dos trabalhos).

Abordagem

 Análise de toda a documentação produzida ao longo do processo de implantação (legislação, Indicadores, Processos de Capacitação, entrevista com os gestores de cada secretaria envolvidos no projeto).

 Avaliação de experiências bem sucedidas de outros órgãos públicos no processo de implantação e manutenção de sistemas de remuneração variável vinculada ao atingimento de metas.

 Mobilização de Atores.

 Proposição de ações inovadoras que facilitem o alcance dos objetivos do projeto. Metodologia

A ser definida em conjunto com a equipe. Produtos

 Relatório final, 60 a 70 páginas, Times New Roman 12, espaço 1,5, acrescidas de anexos e referências bibliográficas, a ser protocolado na Secretaria de Registro da EAESP-FGV até 31 de julho de 2014.

 Apresentação do relatório diante de banca, com participação de dirigente da organização envolvida.

Conteúdo

Relatório elaborado pela equipe contendo:  Diagnóstico da situação e análise.

 Proposta de medidas específicas e justificativas, além de procedimentos relacionados à implementação das medidas propostas. As medidas propostas devem ser priorizadas e diferenciadas para o curto, médio e longo prazo.

 Anexos: lista de participantes do grupo; o presente termo de referência; lista de pessoas entrevistadas; fontes de dados consultadas.

Referências bibliográficas: Referências preliminares:

Lei Complementar nº 803/2013 do Município de Santos

http://www.planejamento.mg.gov.br/estrategia-de-governo/acordo-de-resultados Organização

Secretaria Municipal de Gestão – Prefeitura de Santos Contato e pessoas responsáveis:

Fábio Alexandre Ferraz – Secretário Municipal de Gestão – fabioferraz@santos.sp.gov.br Assessoria Técnica:

Haroldo de Oliveira Souza filho – haroldosouza@santos.sp.gov.br Rosandra Elizabeth Padron Armada – rosandrapadron@santos.sp.gov.br