• Nenhum resultado encontrado

Anexo 1 - Roteiro de observação das interações “ACS – Residentes”

As interações comunicativas serão observadas quanto a:

1) Contexto Social a) Situação familiar b) Situação de moradia

c) Relações de poder simbólicas (de gênero e de sexualidade) d) Violência (doméstica e social)

e) “Disposições de gênero e sexualidade” f) Violência sexual

2) Contexto cultural

a) Meios de comunicação b) Modos de comunicação

3) Características em função de cenários: a) conteúdos

b) atores em interação (sexo, idade, liderança, participação etc.).

4) Produção discursiva: conteúdos das palavras, frases, gestualidades, marcas sonoras e modos de operação quanto a:

a) Direção da comunicação: unidirecional ou circular; b) Foco: no indivíduo ou no contexto

c) Atitudes: se tendem à normalização ou à negociação de sentidos

d) “Disposições de gênero e sexualidade”: Conteúdos das palavras, frases, gestualidades, marcas sonoras e modos de operação segundo o crivo da continuidade ou transformação dos:

Anexo 2 - Roteiro de entrevista – ACS

Comunicação interpessoal: cenários e assuntos

1. Como você se envolveu com a equipe de saúde da família? Como se sente nesse trabalho?

2. Durante as reuniões da equipe,como você se sente? Como resolve suas dúvidas? O que traz para a reunião? O que aprende na reunião? Que assuntos tratados mais empolgam você?

3. Fale-me das visitas familiares. Como preparam as visitas? O que você faz nas visitas? O que mais gostaria de fazer? Por quê? O que gosta mais dessa atividade? Quais as dificuldades que encontra durante as visitas? Que assuntos trazidos pelos moradores você se lembra mais? O que gostaria de conversar com eles? Por quê? Os moradores já trouxeram assuntos que você não se sentiu à vontade em lidar? Quais? Por quê?

4. Fale-me das atividades comunitárias. Como preparam essas atividades? O que você faz nessas atividades? O que mais gostaria de fazer? Por quê? O que gosta mais dessa atividade? Quais as dificuldades que encontra durante essa atividade? Que assuntos trazidos pelos moradores você se lembra mais? O que gostaria de conversar com eles? Por quê? Os moradores já trouxeram assuntos que você não se sentiu à vontade em lidar? Quais? Por quê?

5. Que assuntos trazidos pelos moradores você se lembra mais? O que gostaria de conversar com eles? Por quê? Os moradores já trouxeram assuntos que você não se sentiu à vontade em lidar? Quais? Por quê?

6. Qual a situação mais difícil que você enfrentou até o momento? O que sentiu? Que atitude tomou? Por quê?

7. Que emoções e sentimentos esse trabalho provoca? Este trabalho propicia algum novo aprendizado pessoal? Profissional? Qual(ais)? Você reformulou sentimentos e/ou valores de vida após se envolver com esse trabalho? Quais?

8. Nas ações educativas de prevenção na comunidade, que atividades são utilizadas com mais freqüência (palestras, debates, jogos participativos etc.)? Quais você prefere? Por quê?

9. Sobre a participação das pessoas nessas reuniões – quem costuma vir mais, mulheres ou homens? Por que você acha que é assim? Quem costuma falar mais? Você prefere ouvir mais do que falar? Por quê?

10. Sobre as atividades de prevenção no bairro – O que você acha das atividades realizadas no bairro? O que você prefere, as visitas familiares ou as reuniões na comunidade? Por quê? Você acha que as pessoas se sentem à vontade para falar o que pensam? Por quê?

11. O que você sente quando surgem assuntos de relacionamento sexual nas conversas durante seu trabalho? O que você fala nessas ocasiões? Sente-se preparada/o para isso? Em que situações esses assuntos costumam surgir? Quem inicia o assunto na conversa? Que assuntos sobre relacionamento sexual surgem com mais freqüência no seu trabalho? De quais você gosta mais de conversar? Por quê? E quais você gosta menos?

12. E fora do trabalho, o que você sente quando surgem assuntos de relacionamento sexual nas conversas? Em que situações esses assuntos costumam surgir? Quem inicia o assunto na conversa? Que assuntos sobre relacionamento sexual surgem com mais freqüência? De quais você gosta mais de conversar? Por quê? E quais você gosta menos?

13. Com quem você costuma falar mais abertamente sobre sexualidade? Por quê? Com quem você gostaria de falar mais abertamente sobre sexualidade? Por quê? O quê?

Vulnerabilidade ao HIV/Aids

14. O que você sente quando alguém começa a falar sobre HIV/Aids? O que você sabe e o que não sabe sobre DST/HIV/Aids? O que gostaria de saber?

15. Você já participou de atividades de prevenção do HIV/Aids? (tipo, com quem, onde, quantas vezes). Como foi? Gosta desse tipo de atividade? Por quê? Se pudesse fazer uma

16. Já sentiu medo de estar infectado pelo HIV? Como e quando? O que sentiu? Por que sentiu? Já se testou para o HIV? O que sentiu?

17. O que acha da camisinha? Já experimentou? Costuma usar? Quem decide o uso?

18. Para você, que tem mais chance de pegar o vírus da Aids? Homens? Mulheres? Por quê? Casados ou solteiros, Por quê? Jovens, adultos ou mais velhos? Por quê?

“Disposições de gênero e sexualidade”

19. Se você nascesse de novo, preferia ser homem ou mulher? Por quê? Para você, o que é ser mulher? O que é ser homem? Quais as semelhanças entre o que é feminino e o que é masculino? E quais as diferenças? Por quê?

20. O que existe de mais interessante nas mulheres atualmente? Por quê? E o que é menos interessante nelas? Por quê? E os homens, o que têm de mais interessante e de menos interessante? Por quê?

21. Como percebe a situação das mulheres atualmente? (Vantagens x desvantagens da mulher - mãe - trabalhadora, anseio por independência x dependência da família, impactos sobre a criação dos filhos, violência, etc.) As mudanças na vida da mulher (trabalhar fora, contribuir no sustento da família) são positivas ou negativas? Por quê? Como percebe o comportamento sexual das mulheres atualmente? (o que é positivo, o que é negativo, Vantagens e desvantagens em relação a alguns anos atrás, etc.)

22. Como percebe a situação dos homens atualmente (Provedor - machista - companheiro – pai, vantagens x desvantagens, etc.) Que conflitos vivenciam atualmente (enquanto companheiros, pais)? Como percebe o comportamento sexual dos homens atualmente? (o que é positivo, o que é negativo, Vantagens e desvantagens em relação a alguns anos atrás, etc.)

23. Para o homem, o que é mais importante no relacionamento sexual? E para a mulher? Por quê? E para você, o que é mais importante no relacionamento? Por quê?

24. Uma mulher só é mulher quando...? Um homem só é homem quando...? Por que as mulheres / homens são assim? O que você mudaria nos homens / nas mulheres? Por quê?

Anexo 3 - Roteiro de entrevista – Residentes

Comunicação interpessoal: cenários e assuntos

1. Fale-me das visitas familiares. O que você acha das visitas? O que mais gosta quando os ACS fazem as visitas? O que você não gosta? Que assuntos trazidos pelos ACS você se lembra mais? O que gostaria de conversar com eles? Por quê? Os ACS já trouxeram assuntos que você não se sentiu à vontade para conversar? Quais? Por quê? E você, já quis conversar sobre assuntos que os ACS não se sentiram à vontade para falar? Quais?

2. Fale-me das atividades comunitárias. O que você faz nessas atividades? O que mais gostaria de fazer? Por quê? O que gosta mais dessa atividade? Quais as dificuldades que encontra durante essa atividade? Que assuntos trazidos pelos ACS você se lembra mais? O que gostaria de conversar com eles? Por quê? Os moradores já trouxeram assuntos que os ACS não se sentiram à vontade em lidar? Quais? Por quê? E você, já quis conversar sobre assuntos que os ACS não se sentiram à vontade para falar? Quais?

3. Nas ações educativas de prevenção na comunidade, que atividades são utilizadas com mais freqüência (palestras, debates, jogos participativos etc.)? Quais você prefere? Por quê?

4. Sobre a participação das pessoas nessas reuniões – quem costuma vir mais, mulheres ou homens? Por que você acha que é assim? Quem costuma falar mais? Você prefere ouvir mais do que falar? Por quê?

5. Sobre as atividades de prevenção no bairro – O que você acha das atividades realizadas no bairro? O que você prefere, as visitas familiares ou as reuniões na comunidade? Por quê? Você acha que as pessoas se sentem à vontade para falar o que pensam? Por quê?

6. O que você sente quando surgem assuntos de relacionamento sexual nas conversas durante seu trabalho? O que você fala nessas ocasiões? Sente-se preparada/o para isso? Em que situações esses assuntos costumam surgir? Quem inicia o assunto na conversa?

7. Que assuntos sobre relacionamento sexual surgem com mais freqüência nas conversas do dia-a-dia no bairro? De quais você gosta mais de conversar? Por quê? E de quais você gosta menos?Em que situações esses assuntos costumam surgir? Quem inicia o assunto na conversa?

8. Com quem você costuma falar mais abertamente sobre sexualidade? Por quê? Com quem você gostaria de falar mais abertamente sobre sexualidade? Por quê? O quê?

Vulnerabilidade ao HIV/Aids

9. O que você sente quando alguém começa a falar sobre HIV/Aids? O que você sabe e o que não sabe sobre DST/HIV/Aids? O que gostaria de saber?

10. Você já participou de atividades de prevenção do HIV/Aids? (tipo, com quem, onde, quantas vezes). Como foi? Gosta desse tipo de atividade? Por quê? Se pudesse fazer uma atividade de prevenção diferente das que se costuma fazer, como seria? Por quê?

11. Já sentiu medo de estar infectado pelo HIV? Como e quando? O que sentiu? Por que sentiu? Já se testou para o HIV? O que sentiu?

12. O que acha da camisinha? Já experimentou? Costuma usar? Quem decide o uso?

13. Para você, que tem mais chance de pegar o vírus da Aids? Homens? Mulheres? Por quê? Casados ou solteiros, Por quê? Jovens, adultos ou mais velhos? Por quê?

“Disposições de gênero e sexualidade”

14. Se você nascesse de novo, preferia ser homem ou mulher? Por quê? Para você, o que é ser mulher? O que é ser homem? Quais as semelhanças entre o que é feminino e o que é masculino? E quais as diferenças? Por quê?

15. O que existe de mais interessante nas mulheres atualmente? Por quê? E o que é menos interessante nelas? Por quê? E os homens, o que têm de mais interessante e de menos

16. Como percebe a situação das mulheres atualmente? (Vantagens x desvantagens da mulher - mãe - trabalhadora, anseio por independência x dependência da família, impactos sobre a criação dos filhos, violência, etc.) As mudanças na vida da mulher (trabalhar fora, contribuir no sustento da família) são positivas ou negativas? Por quê? Como percebe o comportamento sexual das mulheres atualmente? (o que é positivo, o que é negativo, Vantagens e desvantagens em relação a alguns anos atrás, etc.)

17. Como percebe a situação dos homens atualmente (Provedor - machista - companheiro – pai, vantagens x desvantagens, etc.). Que conflitos vivenciam atualmente (enquanto companheiros, pais)? Como percebe o comportamento sexual dos homens atualmente? (o que é positivo, o que é negativo, Vantagens e desvantagens em relação a alguns anos atrás, etc.)

18. Para o homem, o que é mais importante no relacionamento sexual? E para a mulher? Por quê? E para você, o que é mais importante no relacionamento? Por quê?

19. Uma mulher só é mulher quando...? Um homem só é homem quando...? Por que as mulheres / homens são assim? O que você mudaria nos homens / nas mulheres? Por quê?

20. Quais seus sonhos para o futuro? Que sonho/desejo você tinha/tem e ainda não realizou?

Documentos relacionados