• Nenhum resultado encontrado

9.1. Itens Avaliados nos Projetos Novos

1. Correção e pertinência da linguagem.

2. Especificação do problema e dos objetivos.

3. Relevância científica, originalidade, contribuições do projeto e coerência com linha(s) de pesquisa. 4. Amplitude, consistência e atualidade da fundamentação teórica.

5. Rigor, explicitação e coerência do planejamento metodológico.

6. Coerência entre os elementos técnicos (objetivos e/ou metas, cronograma, recursos e viabilidade). 7. Viabilidade das etapas/ações planejadas.

8. Relevância e clareza na indicação dos resultados esperados. 9. Grau de importância para comunidade e/ou instituição. 10. Qualidade do resumo do projeto.

projeto

11. Correção e clareza da linguagem.

12. Coerência entre os elementos técnicos (objetivos, metodologia e cronograma). 13. Rigor, coerência e explicitação do planejamento metodológico.

14. Adequação do PTB à Iniciação Científica. 15. Coerência do cronograma do PTB ao Projeto. 16. Coerência da bibliografia.

PT

B

9.2. Itens Avaliados nos Projetos Renovação

1. Apresentação do problema, dos objetivos atingidos e das atividades realizadas. Alterações com relação ao projeto original.

2. Apresentação dos dados relacionados aos objetivos atingidos, contemplando, de forma concisa, sua análise e interpretação. 3. Articulação dos principais resultados, inter-relacionando-os e respondendo a principal questão/proposição do trabalho. 4. Perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho.

5. Avaliação do desempenho do bolsista e da aprendizagem resultante de sua participação no projeto, através do Parecer do orientador.

6. Identificação dos benefícios da realização do projeto para o avanço da área de conhecimento, para o grupo de pesquisa e para a unidade onde foi desenvolvido, através do Parecer do orientador.

7. Identificação das condições favoráveis ou desfavoráveis para o desenvolvimento do projeto, através do Parecer do Orientador. 8. Qualidade do resumo do relatório parcial.

Relatório

Pa

rcial

9. Correção e clareza da linguagem.

10. Coerência entre os elementos técnicos (objetivos, metodologia e cronograma). 11. Rigor, coerência e explicitação do planejamento metodológico.

12. Adequação do PTB à Iniciação Científica. 13. Coerência do cronograma do PTB ao Projeto. 14. Coerência da bibliografia.

PT

9.3. Itens Avaliados no Relatório Final

1. Apresentação do problema, dos objetivos atingidos e das atividades realizadas. Alterações com relação ao projeto original. 2. Apresentação dos dados relacionados aos objetivos atingidos, contemplando, de forma concisa, sua análise e interpretação. 3. Articulação dos principais resultados, inter-relacionando-os e respondendo a principal questão/proposição do trabalho. 4. Matérias encaminhadas para publicação, com referência bibliográfica completa de trabalhos, resumos, artigos, capítulos, etc. encaminhados para publicação. 5. Participação em congressos, cursos, atividades de extensão, estágios de treinamento, responsabilidade social, prêmios relacionados ao projeto. 6. Perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho.

7. Avaliação do desempenho do bolsista/estagiário e da aprendizagem resultante de sua participação no projeto, através do Parecer do orientador.

8. Identificação dos benefícios da realização do projeto para o avanço da área de conhecimento, para o grupo de pesquisa e para a unidade onde foi desenvolvido, através do Parecer do orientador.

9. Identificação das condições favoráveis ou desfavoráveis para o desenvolvimento do projeto, através do Parecer do Orientador. 10. Qualidade do resumo do relatório final

9.4. Itens Avaliados no Relatório Parcial

1. Apresentação do problema, dos objetivos atingidos e das atividades realizadas. Alterações com relação ao projeto original. 2. Apresentação dos dados relacionados aos objetivos atingidos, contemplando, de forma concisa, sua análise e interpretação. 3. Articulação dos principais resultados, inter-relacionando-os e respondendo a principal questão/proposição do trabalho. 4. Perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho.

5. Avaliação do desempenho do bolsista e da aprendizagem resultante de sua participação no projeto, através do Parecer do orientador.

6. Identificação dos benefícios da realização do projeto para o avanço da área de conhecimento, para o grupo de pesquisa e para a unidade onde foi desenvolvido, através do Parecer do orientador.

7. Identificação das condições favoráveis ou desfavoráveis para o desenvolvimento do projeto, através do Parecer do Orientador. 8. Qualidade do resumo do relatório parcial.

9.5. Pontuação da Produção Científica

Detalhamento Pontuação por atividade

1. Publicação de Resumo e Resumo Estendido em Evento Científico (nacional

ou internacional) 0,5

2. Trabalho Completo (≥ 3 páginas) em Evento Científico (nacional ou

internacional) 2,0

3. Artigo em Periódico Indexado Internacional A 15,0

4. Artigo em Periódico Indexado Internacional B 10,0

5. Artigo em Periódico Indexado Nacional A 10,0

6. Artigo em Periódico Indexado Nacional B 6,0

7. Artigo em Periódico Internacional C, Nacional C e demais periódicos 2,0 8. Autoria de Livro – Publicado em Editoras Comerciais c/ Corpo de

Avaliadores 30,0

9. Autoria de Livro – Publicado em Editoras Universitárias 15,0 10. Autoria de Capítulo de Livro – Publicado em Editoras Comerciais c/ Corpo

de Avaliadores 15,0

11. Autoria de Capítulo de Livro – Publicado em Editoras Universitárias 7,5 12. Editoração/Organização de Livro – Publicado em Editoras Comerciais c/

Corpo de Avaliadores 10,0

13. Editoração/Organização de Livro – Publicado em Editoras Universitárias 5,0 14. Propriedade Intelectual (produto, processo, software, etc.) com Registro

ou Patente no INPI ou no Exterior 30,0

15. Artigo Publicado em Jornal ou Revista (Magazine) - Circulação local (local e

região) 0,2

16. Artigo Publicado em Jornal ou Revista (Magazine) - Circulação regional

(região sul) 1,0

17. Artigo Publicado em Jornal ou Revista (Magazine) - Circulação nacional 2,0

Observações:

A pontuação será contabilizada nos últimos 3 anos.

9.6. Normas sobre Pendências

1) Participação no Seminário de Capacitação de Bolsistas/Voluntários Em relação ao Bolsista/Voluntário:

ƒ Ausência no seminário sem justificativa ou justificativa indeferida pelo CIAP/CIAPEx, implica na perda de bolsa/estágio e impedimento para concorrer à bolsa/estágio no próximo edital dos programas de IC.

2) Participação no Seminário Institucional de Iniciação Científica ou Seminário de Extensão Em relação ao Orientador:

ƒ Ausência sem justificativa ou justificativa indeferida pelo CIAP ou CIAPEx, implica na perda de bolsa/estágio e impedimento para solicitar bolsa/estágio em qualquer edital dos

programas de IC ou de Extensão do próximo período.

ƒ Ausência de dois ou mais bolsistas/voluntários, com apresentação obrigatória no SIIC/SE, ou reincidência de falta de bolsista/voluntário, com apresentação obrigatória em dois SIICs/SEs, implica em pendência do orientador e impedimento para concorrer em qualquer edital dos programas de IC ou de Extensão do próximo período.

Em relação ao Bolsista/Voluntário:

ƒ Ausência no seminário sem justificativa ou justificativa indeferida pelo CIAP ou CIAPEx, implica na perda de bolsa/estágio e impedimento para concorrer a bolsa/estágio do próximo edital dos programas de IC ou de Extensão.

ƒ Reincidência de falta de bolsista/voluntário em dois SIICs/SEs implica em perda imediata de bolsa/estágio e impedimento para concorrer a bolsa/estágio do próximo edital dos

programas de IC ou de Extensão.

Em relação às justificativas de ausência:

ƒ Devem ser encaminhadas à PROPEPG em até 10 (dez) dias úteis após o SIIC/SE,

devidamente documentadas. O comitê responsável emitirá parecer consubstanciado em caso de deferimento ou indeferimento.

3) Relatórios Parciais e Finais a) Em relação ao Orientador:

ƒ Falta de Relatório Parcial ou Relatório Final, envio fora de prazo ou reprovação após correções/alterações solicitadas pelo comitê responsável, implica no impedimento para solicitar bolsa/estágio no próximo edital IC ou Ext.

ƒ Falta de Relatório Parcial, envio fora de prazo ou reprovação após correções/alterações solicitadas pelo comitê responsável, implica na perda da bolsa/estágio pelo

bolsista/voluntário e na sua imediata substituição.

ƒ Falta de Relatório Final, envio fora de prazo ou reprovação após correções/alterações solicitadas pelo comitê responsável, implica no impedimento do bolsista/voluntário para concorrer a editais de IC/Ext. permanentemente.

4) Projeto sem solicitação de renovação

a) Em relação ao orientador:

ƒ Projeto sem solicitação de renovação no período previsto, ou sem justificativa deferida para sua interrupção, implica em impedimento para solicitar bolsa/estágio no próximo edital de IC ou de Ext.

Documentos relacionados