• Nenhum resultado encontrado

Questões de prova comentadas

4. Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: CAU-RO

No período “Já os juncos, expostos ao mesmo vento, superam a dificuldade” (linhas 11 e 12), a forma verbal sublinhada está conjugada no tempo

a) presente do modo subjuntivo.

b) futuro do pretérito do modo indicativo.

c) pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

d) pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.

e) presente do modo indicativo.

RESOLUÇÃO:

A forma verbal “superam” está conjugada no tempo presente do modo indicativo. O modo indicativo é caracterizado por expressar certeza, fatos vistos como certos, consumados e concretos e o tempo verbal presente do modo indicativo expressa uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Para reconhecer esse tempo verbal, vamos utilizar a dica da nossa apostila: “Hoje eles superam”. A alternativa correta é a letra E.

Resposta: E.

5.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

Ao empregarem as formas verbais sublinhadas nos versos “Você não acreditaria” (verso 5) e

“Não poderei mais computar” (verso 8), os autores fazem referência, respectivamente, a um(a)

a) fato passado ainda em processo e a uma ação tida como certa e posterior ao momento em que se fala.

b) ação hipotética posterior a um dado momento já passado e a um fato futuro tido como certo.

c) fato passado duvidoso e a uma ação provável no futuro.

d) ação no passado relacionada a outra no futuro e a um fato tido como certo no futuro.

e) ação totalmente concluída no passado e a um acontecimento futuro incerto.

RESOLUÇÃO:

A forma verbal “acreditaria” está conjugada no futuro do pretérito e refere-se a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada; Já a forma verbal “poderei” está conjugada no futuro do presente e refere-se a uma ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro. Dessa forma, a alternativa que contempla essas duas conjugações é a letra B.

Resposta: B.

6.

Ano: 2015 Banca: IADES Órgão: ELETROBRAS

Com relação a classe e emprego de palavras no texto, assinale a alternativa que indica a conjugação verbal de “desistiu” (segundo quadrinho).

a) 1ª pessoa do singular – Presente simples – Modo indicativo.

b) 3ª pessoa do singular – Futuro do pretérito simples – Modo indicativo.

c) 2ª pessoa do singular – Pretérito mais-que-perfeito – Modo indicativo.

d) 1ª pessoa do singular – Pretérito imperfeito – Modo indicativo.

e) 3ª pessoa do singular – Pretérito perfeito simples – Modo indicativo.

RESOLUÇÃO:

A forma verbal “desistiu”, presente em “Só desistiu depois que eu expliquei”, está flexionada na 3ª pessoa do singular → Observe: “ELE desistiu”. Além disso, está conjugada no Pretérito perfeito simples do modo indicativo e, assim, indica que a ação verbal aconteceu num determinado

momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Para reconhecer esse tempo verbal, vamos utilizar a dica da nossa apostila: “Ontem ele desistiu”. A alternativa correta é a letra E.

Resposta: E.

7.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO

No primeiro quadrinho, as formas verbais “percebi” e “estava” estão conjugadas, respectivamente, no a) pretérito perfeito do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo.

b) presente do indicativo e no pretérito imperfeito do indicativo.

c) pretérito imperfeito do subjuntivo e no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

d) pretérito perfeito do indicativo e no pretérito imperfeito do indicativo.

e) futuro do pretérito do indicativo e no presente do indicativo.

RESOLUÇÃO:

A forma verbal “percebi” está conjugada no Pretérito perfeito do indicativo e, dessa forma, indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim também no passado. Para reconhecer esse tempo verbal, vamos utilizar a dica da nossa apostila:

“Ontem eu percebi”;

Já a forma verbal “estava” está conjugada no Pretérito imperfeito do indicativo e refere-se a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Para reconhecer esse tempo

verbal, vamos utilizar a dica da nossa apostila: “Antigamente eu estava”. Portanto, a alternativa que contempla essas duas conjugações é a letra D.

Resposta: D.

8.

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF

Com base na norma culta da língua portuguesa, quanto a aspectos gramaticais de termos presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) Na linha 30, o vocábulo “prisioneiro” refere-se à palavra “vício”.

b) Na oração “Ajude quem mais precisa!” (linhas 37 e 38), a forma verbal sublinhada está conjugada no imperativo afirmativo.

c) Na oração “O poder da meditação também já foi comprovado por meio de pesquisas” (linhas 22 e 23), o termo sublinhado pode ser corretamente substituído por através.

d) O trecho “Sentir-se útil para outra pessoa, sem esperar nada em troca” (linhas 38 e 39) pode ser substituído por Se sentir útil para outra pessoa, sem nada esperar em troca, sem que haja prejuízo quanto à correção gramatical.

e) Em “e não é necessário mergulhar fundo nesse universo” (linhas 23 e 24), o trecho sublinhado foi empregado em sentido denotativo.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. O vocábulo “prisioneiro” refere-se ao termo “qualquer um” (linha 30).

b) Correta. O verbo “Ajude”, presente na oração “Ajude quem mais precisa!”, realmente está conjugado no imperativo afirmativo. Esse modo verbal é caracterizado por expressar ordem, conselho, pedido e convite. Obs. Ele é afirmativo porque o pedido não é proibitivo.

c) Errada. A sugestão da alternativa é a substituição de “por meio” por “através”. Observe: “O poder da meditação também já foi comprovado através de pesquisas”. Porém, “por meio” e “através” têm sentidos diferentes, já que “por meio de” tem o sentido de “por intermédio de”, ao passo que “através de” tem o sentido de “movimento físico/atravessar/transposição”. Por isso, a substituição NÃO é adequada.

d) Errada. NÃO se inicia oração com pronome oblíquo átono! As orações devem ser iniciadas com ênclise (pronome após o verbo). Logo, a próclise foi empregada de maneira inadequada. O correto seria: “Sentir-se útil...”.

e) Errada. O trecho “mergulhar fundo nesse universo” foi empregado em sentido conotativo, ou seja, no sentido figurado.

Resposta: B.

9.

Ano: 2015 Banca: IADES Órgão: ELETROBRAS

Na oração “Escolha a vida.”, o verbo está conjugado no tempo:

a) presente do subjuntivo.

b) imperativo afirmativo.

c) presente do indicativo.

d) futuro do subjuntivo.

e) infinitivo pessoal.

RESOLUÇÃO:

O verbo “Escolha”, presente em “Escolha a vida”, está conjugado no imperativo afirmativo. O modo imperativo é caracterizado por expressar ordem, conselho, pedido e convite, além disso, ele é afirmativo porque o pedido não é proibitivo. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Resposta: B.

10.

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CAU-RJ

Considerando o trecho “criou uma planta única, inovadora, que destoava de todos os palácios”, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o tempo/modo em que cada verbo se encontra conjugado.

a) Presente do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo.

b) Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.

c) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito mais- que-perfeito do indicativo.

d) Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do subjuntivo.

e) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito perfeito do indicativo.

RESOLUÇÃO:

No trecho são encontrados dois verbos: “criou” e “destoava”. O verbo “criou” está conjugado no Pretérito perfeito do indicativo e indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Para reconhecer esse tempo verbal, vamos utilizar a dica da nossa apostila: “Ontem ele criou”.

Já o verbo “destoava” está conjugado no Pretérito imperfeito do indicativo e refere-se a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Para reconhecer esse tempo verbal, vejamos: “Antigamente ela destoava”. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Resposta: B.

11.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CRF-TO

Em conformidade com o contexto do texto apresentado, assinale a alternativa correta.

a) O emprego da forma verbal Aceitaria, no lugar de “Aceita”, tornaria a pergunta da bruxa mais agressiva ou grosseira.

b) A fala da bruxa contém uma metonímia, pois representa uma ideia contrária ao que sugere a expressão facial dela.

c) A locução vai fazer, empregada na passagem “Vai te fazer bem!”, representa a mesma ideia expressa pela forma verbal fará.

d) A redação Não vai te fazer mal! expressa uma ideia oposta à do enunciado “Vai te fazer bem!”.

e) O ponto de exclamação, logo após o vocábulo “bem”, sugere que a bruxa tenta deixar transparecer certa insegurança a respeito do que fala.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. A substituição de “Aceita este comprimido?” para “Aceitaria este comprimido?” NÃO tornaria a pergunta da bruxa mais agressiva ou grosseira. “Aceitaria” está conjugado no Futuro do pretérito do indicativo → referindo-se a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada; ao passo que “Aceita” está conjugado no Presente do indicativo → indicando uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Nas frases interrogativas, o Futuro do pretérito do indicativo pode indicar dúvida/possibilidade. Portanto, a frase da alternativa não se tornaria mais agressiva ou grosseira com a substituição.

b) Errada. A metonímia é uma figura de linguagem que, dentre as suas particularidades, caracteriza-se por substituir um termo por outro. De modo que, não existe relação entre a metonímia com a representação de uma ideia contrária.

c) Correta. De fato, a locução “Vai te fazer bem!” representa a mesma ideia expressa pela forma verbal

“Fará bem!”, visto que o sentido original não é alterado.

d) Errada. A redação “Não vai te fazer mal!” NÃO indica, exclusivamente, que vai fazer bem. Teríamos ideias opostas da seguinte maneira: “Vai te fazer bem!” → “Vai te fazer mal!”.

e) Errada. Na frase, o ponto de exclamação, presente em “Vai te fazer bem!”, está indicando imposição e certeza.

Resposta: C.

12.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: SEAP-DF

Quanto ao emprego das classes de palavras, assinale a alternativa correta.

a) Na linha 6, o verbo “sê” está conjugado no imperativo afirmativo.

b) Na linha 5, “magnificência” consiste em palavra derivada do substantivo abstrato “magistério”.

c) Na linha 1, o verbo “sois” encontra-se conjugado no presente do modo subjuntivo.

d) Na linha 17, os artigos “O” e “a” definem os substantivos “professor” e “tabela”, respectivamente.

e) Nas linhas 27 e 28, os adjetivos “sensível”, “querida” e “respeitada” qualificam o substantivo “força”.

RESOLUÇÃO:

a) Correta. De fato, o verbo “sê” é uma das formas de imperativo do verbo “ser”.

“Tu és um jovem, sê...” → “Sê tu”.

b) Errada. A palavra “magnificência” deriva do substantivo “magnífico”.

c) Errada. O verbo “sois” está conjugado no presente do modo indicativo e refere-se a 2ª pessoa do plural: “vós”.

d) Errada. O artigo “O”, de fato, está definindo o substantivo “professor”; porém, é o artigo indefinido

“uma” que retoma o substantivo “tabela”, indefinindo-o.

e) Errada. O adjetivo “sensível”, de fato, está qualificando o substantivo “força”; entretanto, os adjetivos “querida” e “respeitada” qualificam o substantivo “personalidade”.

Resposta: A.

13.

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: METRÔ-DF

Caso os autores resolvessem transpor o verbo destacado na oração “venha me apertar” (linha 3) para a segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo, a nova redação seria

a) vens me apertar.

b) ide me apertar.

c) venhais me apertar.

d) vem me apertar.

e) vais me apertar.

RESOLUÇÃO:

A conjugação do verbo “vir” na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo é: “vem”. Lembre-se que, no imperativo afirmativo, “tu” e “vós” são conjugados da mesma forma que o Presente do Indicativo, só que SEM o “S”: Tu vens e Vós vindes vai virar no Imperativo: vem tu e vinde vós. Como a alternativa pergunta sobre a segunda pessoa do singular, a alternativa correta é a letra D.

Resposta: D.

14.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

Com base no sentido das classes gramaticais empregadas no período “(e os técnicos conseguem identificar quando tudo foi encharcado por fitas especiais).” (linhas de 11 a 13), assinale a alternativa correta.

a) O uso do artigo “os” revela uma referência imprecisa ao substantivo “técnicos”.

b) O autor, ao empregar “conseguem”, no presente do indicativo, revela, no momento da fala, a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.

c) O emprego de “foi”, no pretérito perfeito indicativo, indica uma ação em processo no passado.

d) O autor poderia substituir “foi” por for, caso quisesse fazer referência a um fato tido como certo e posterior à sua fala.

e) O emprego da contração pelas, no lugar da preposição “por”, preservaria o sentido original.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. O artigo “os” é um artigo definido, portanto ele define o substantivo a que se refere de maneira precisa.

b) Correta. O presente do indicativo, de fato, indica uma ação que ocorre no exato momento da fala, além de expressar certeza diante do fato expresso pelo verbo.

c) Errada. O pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. A questão erra ao falar “ação em processo no passado", visto que a ação é concluída no passado.

d) Errada. A forma verbal “foi” está empregada no pretérito perfeito do modo indicativo e, assim, indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado; Já a forma verbal “for” está empregada no futuro do subjuntivo, sendo usado para expressar a possibilidade de algo que pode acontecer ou que você espera que aconteça no futuro.

Logo, caso o autor quisesse fazer referência a um fato tido como certo e posterior à sua fala, teria que conjugar o verbo no futuro do presente do indicativo.

e) Errada. O emprego da contração pelas, no lugar da preposição “por”, alteraria o sentido original.

Visto que, “pelas” = por + as (preposição + artigo) vai definir e restringir o termo “fitas”, dando o

sentido de “fitas especiais específicas”; já a preposição “por” não dá essa ideia restritiva, refere-se a qualquer fita especial.

Resposta: B.

15.

Ano: 2022 Banca: IADES Órgão: CAU - SE

No período “Há cinco anos, ele planejou a edificação de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, como solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente.” (linhas de 2 a 6), de modo que não haja alteração de sentido e nem desvio gramatical, é correto substituir a formar verbal “Há” por:

a) Faz.

b) Fazem.

c) Decorrente.

d) Existem.

e) Ocorre.

RESOLUÇÃO:

a) Correta. Os verbos “haver” e “fazer” quando estão indicando “tempo decorrido” são considerados como verbos impessoais, ou seja, sem sujeito. Assim, devem ser conjugados no singular → “Há cinco anos” e “Faz cinco anos”.

b) Errada. Nesse caso, o verbo “fazer” deveria ter sido conjugado no singular.

c) Errada. “Decorrente” é um adjetivo, portanto não substitui a forma verbal.

d) Errada. “Existem” não indica “tempo decorrido”, logo o sentido seria alterado.

e) Errada. “Ocorre” também não indica “tempo decorrido”, logo o sentido seria alterado.

Resposta: A.

16.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: SEASTER - PA

Considerando as orações “o número de trabalhadores precoces corresponde a 5%” e “Ajude a diminuir essa porcentagem”, é correto afirmar que as formas verbais sublinhadas estão conjugadas, respectivamente, no:

a) presente do modo indicativo e no imperativo afirmativo.

b) futuro do presente do modo indicativo e no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

c) pretérito perfeito do modo indicativo e no infinitivo impessoal.

d) pretérito imperfeito do modo indicativo e no pretérito perfeito do modo indicativo.

e) presente do modo subjuntivo e no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.

RESOLUÇÃO:

A forma verbal “corresponde” está conjugada no presente do modo indicativo, portanto expressa uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.

Já a forma verbal “Ajude” está conjugada no imperativo afirmativo e, assim, caracteriza-se por expressar ordem, conselho, pedido e convite. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Resposta: A.

17.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: SEAP-GO

Considerando como referência a norma-padrão e as questões gramaticais relativas ao texto, assinale a alternativa correta.

a) A substituição do título pela redação “Como é mudado pela prisão a personalidade de detentos” está correta, pois foi preservada a conformidade com as regras de concordância.

b) A redação “o problema são essas mudanças de personalidade, os quais, embora ajudem o indivíduo a sobreviver à prisão, são contraproducentes para sua vida após a soltura”, por estar totalmente correta do ponto de vista da concordância, poderia substituir o trecho “o problema é que essas mudanças de personalidade, embora ajudem o indivíduo a sobreviver à prisão, são contraproducentes para sua vida após a soltura.” (linhas de 5 a 7).

c) No lugar do verbo “há” (linha 8), o autor poderia empregar a forma verbal existe.

d) A redação “que submeteram-se em média a 19 anos na prisão” está correta do ponto de vista da colocação do pronome se, por isso poderia substituir a oração “que passaram em média 19 anos na prisão” (linha 11).

e) Caso o autor resolvesse empregar a construção “de entrevistados”, logo após o termo sublinhado no trecho “descobriram que o grupo desenvolveu” (linhas 13 e 14), a forma verbal “desenvolveu” deveria obrigatoriamente permanecer na terceira pessoa do singular.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. O termo “mudado” está empregado de maneira incorreta, já que deve concordar com a palavra “personalidade”. Por isso, “mudado” deve ser empregado no singular feminino → “Como é mudada pela prisão a personalidade de detentos”.

b) Errada. A substituição possui incorreção gramatical no emprego do pronome relativo “os quais”.

Como o pronome “os quais” está retomando “essas mudanças de personalidade”, ele deve ser empregado também no feminino → “essas mudanças de personalidade, as quais”.

c) Errada. O verbo “haver” no sentido de existir é impessoal e fica sempre no singular, entretanto, o verbo “existir” não funciona dessa maneira. No caso do verbo “existir”, tanto o verbo quanto a locução irão flexionar. Assim, a forma correta da frase seria: “Como exemplo, existem os resultados...”.

d) Errada. Na substituição há incorreção na colocação pronominal. A palavra “que” funciona como um termo atrativo do pronome oblíquo átono “se”, portanto a forma correta é: “que se submeteram em média...”.

e) Correta. De fato, na construção “descobriram que o grupo de entrevistados desenvolveu”, o termo

“desenvolveu” deve permanecer na terceira pessoa do singular, visto que ele está concordando com o núcleo do sujeito “o grupo”, que também está no singular.

Resposta: E.

18.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

Considerando os mecanismos de flexão dos verbos e nomes e as questões gramaticais que envolvem o período “Nos jornais, há várias matérias debatendo o uso da nova tecnologia e ensinando o americano a usar os cartões com chip.” (linhas de 10 a 12), assinale a alternativa correta.

a) A forma aumentativa do vocábulo “jornais” é jornalecos.

b) Logo após o substantivo “matérias”, poderia ser empregada a forma “anexo”, que é um adjetivo invariável.

c) Caso a autora resolvesse transpor o verbo “há” para o pretérito perfeito do indicativo, deveria empregar a forma houvera.

d) Seria inviável o emprego da construção políticas-partidárias, caso a autora decidisse adjetivar o substantivo “matérias”.

e) O substantivo “americano” foi empregado na forma masculina singular para se referir apenas aos cidadãos do gênero masculino que vivem nos Estados Unidos.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. “Jornaleco” é o diminutivo de “jornais”. A forma aumentativa é “jornalaço”.

b) Errada. A alternativa sugere a seguinte construção: “Nos jornais, há várias matérias anexo debatendo o uso...” ocasionando em incorreção gramatical, visto que o termo “anexo” é variável. A forma correta seria: “Nos jornais, há várias matérias anexas debatendo o uso...”.

c) Errada. A substituição correta da forma verbal “há” para o pretérito perfeito do indicativo seria

“houve”. O termo “houvera” está conjugado no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

d) Correta. De fato, o emprego da construção políticas-partidárias seria inviável. A forma correta de utilização seria “político-partidárias”.

e) Errada. O substantivo “americano” foi empregado para se referir à totalidade da população.

Resposta: D.

19.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CAU - AC

Na oração “Seu projeto também não possui esquinas”, a forma verbal é:

a) transitiva direta.

b) intransitiva.

c) transitiva indireta.

d) de ligação.

e) transitiva direta e indireta.

RESOLUÇÃO:

Vamos fazer a pergunta ao verbo: Seu projeto também não possui o quê? Esquinas. O verbo “possuir”

pede um complemente SEM preposição.

“Possui” → Verbo Transitivo Direto; “Esquinas” → Objeto Direto.

Portanto, essa forma verbal é transitiva direta. Logo, a alternativa correta é a letra A.

Resposta: A.

20.

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: CFM

Ambos os verbos sublinhados no primeiro parágrafo do texto 2 (linhas 3 e 4) são:

a) intransitivos e, por isso, não precisam de complementos.

b) transitivos diretos e indiretos e, por isso, o primeiro é acompanhado por um objeto direto e o segundo por um objeto indireto.

c) transitivos diretos e, por isso, ambos são acompanhados dos respectivos objetos diretos.

d) transitivos diretos preposicionados e, por isso, ambos são acompanhados dos respectivos objetos diretos com preposição.

e) intransitivo e transitivo direto, respectivamente, e, por isso, o primeiro não tem complemento e o segundo é acompanhado de objeto direto.

RESOLUÇÃO:

Os verbos sublinhados no texto são: “permitiram” e “possibilitaram”. Vamos analisar o primeiro verbo:

As expedições científicas permitiram o quê? Um maior conhecimento. O verbo “permitir” pede um complemento SEM preposição. Assim, ele é um Verbo Transitivo Direto; e o seu complemento “Um maior conhecimento” é Objeto Direto.

Agora vamos analisar o segundo verbo: As expedições científicas possibilitaram o quê? A ocupação e a integração do interior brasileiro ao litoral. O verbo “possibilitar” pede um complemento SEM preposição. Assim, ele também é um Verbo Transitivo Direto; e o seu complemento “A ocupação e a integração do interior brasileiro ao litoral” é Objeto Direto. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Resposta: C.

21.

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: SES-DF

De acordo com a norma-padrão, se, no lugar do verbo do período “A saúde pública necessita de profissionais competentes.”, fosse empregado o verbo:

a) acreditar, a nova redação deveria ser A saúde pública acredita de profissionais competentes.

b) simpatizar, a nova redação deveria ser A saúde pública simpatiza-se com profissionais competentes.

c) lembrar, a nova redação deveria ser A saúde pública lembra de profissionais competentes.

d) clamar, a nova redação deveria ser A saúde pública clama por profissionais competentes.

e) acolher, a nova redação deveria ser A saúde pública acolhe a profissionais competentes.

RESOLUÇÃO:

a) Errada. Quem acredita, acredita EM algo (VTI). Assim, o correto seria: “A saúde pública acredita em profissionais competentes”.

b) Errada. Quem simpatiza, simpatiza COM algo (VTI). O pronome não é aceito. Assim, o correto seria:

“A saúde pública simpatiza com profissionais competentes”.

c) Errada. Quem lembra, lembra alguma coisa (VTD). Assim, o correto seria: “A saúde pública lembra profissionais competentes”.

d) Correta. Quem clama, clama por algo (VTI). Portanto, a redação dessa alternativa está em consonância com as normas gramaticais.

e) Errada. Quem acolhe, acolhe alguma coisa (VTD). Assim, o correto seria: “A saúde pública acolhe profissionais competentes”.

Resposta: D.

Documentos relacionados