• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I A Empresa

2.15.3 António José Seguro

Elaborada em época de eleições autárquicas, esta reportagem foi sem dúvida a que exigiu mais esforço e foi aqui que me apercebi da dificuldade do trabalho de reportagem. Esta consistiu em seguir o atual Secretário-Geral do Partido Socialista António José Seguro, durante um dia, por várias localidades visitadas e recolher imagens de comícios e convívios do partido e também de várias festas tradicionais, onde o Secretário-Geral esteve presente. Aprendi que neste tipo de reportagens a câmara deve sempre andar ao ombro do repórter, pois não existe possibilidade de montar o tripé, uma vez que estamos sempre em movimento, para filmar reações e interações das personalidades políticas com o público. Como este foi um evento de interesse nacional, todas as estações televisivas estavam presentes, tendo observado como interagem sem interferirem com o trabalho umas das outras. Depois de acompanharmos António José

- 29 -

Seguro em vários comícios e eventos, conseguimos finalmente entrevistá-lo e saber qual era a sua posição relativamente a várias medidas de austeridade tomadas pelo Governo atual e quais seriam as suas contra medidas caso o Partido Socialista ganhasse as eleições.

O dia seguinte foi ainda dedicado à visita do Secretário-Geral, por outras localidades do distrito, tendo, no fim realizado uma entrevista para que ele fizesse um balanço em relação às eleições autárquicas.

2.15.4 - Centro de formação agrícola Quinta das Relvas

O objetivo desta reportagem foi divulgar o Centro de Formação Agrícola Quinta das Relvas. Quando chegámos ao local, os responsáveis do Centro acompanharam-nos uma visita guiada pelas instalações e pelos seus campos de cultivo. Após esta visita, chegou a altura da recolha de planos. Mais uma vez, a sequência de trabalhos foi, primeiro a recolha de imagens para preencher a peça jornalística e depois fazer entrevistas. Nesta reportagem predominaram os planos de pormenor, como por exemplo apanhar batatas ou a apanha de ervas aromáticas para chá, tudo planos que geralmente não são feitos com tripé. Também filmámos uma sala de aula, de forma a mostrar que a formação dada neste centro não é só prática, mas também teórica e assim mostrar a qualidade de ensino deste estabelecimento. Depois da recolha dos planos, entrevistámos alunos e professores, que nos deram as suas opiniões acerca do Centro, bem como os seus responsáveis, relativamente às condições de acesso, perspetivas e futuros projetos.

2.15.5 - Muralhas com História

Esta entrevista decorreu em Sortelha, durante a Feira Medieval que se realiza todos os anos. Para elaborar a reportagem, começamos por falar com os organizadores deste evento cultural, no sentido de ser discutido o que seria abordado na entrevista. Seguidamente, fizemos alguns planos gerais do evento, a partir do topo do castelo, de maneira a capturarmos toda a aldeia e o espaço circundante, que se enquadrava

- 30 -

perfeitamente no ambiente medieval que ali se criou. Após estes planos, falámos com alguns intervenientes na Feira, como mercadores e artistas de rua, para averiguarmos se estavam dispostos a falarem para a televisão. Uma vez terminada a abordagem aos intervenientes elaborámos a promo para concluirmos este falso direto.

2.15.6 - MUPIS interativos

Após a instalação dos MUPIS4 (Figura 13) em quatro locais específicos da Guarda fomos entrevistar os vereadores responsáveis por esta iniciativa. Após as entrevistas aos responsáveis, fomos saber as opiniões dos habitantes da cidade da Guarda, em relação ao investimento da Câmara nestes aparelhos interativos e tentando captar planos de pormenor, que envolviam os cidadãos a utilizarem os MUPIS. Após a recolha de opiniões, verificámos que a iniciativa da câmara não era apoiada por toda a gente, que acharam o investimento muito grande para apenas quatro aparelhos. A intenção dos MUPIS era apelar aos turistas visitar os pontos da cidade.

Figura 13 - Mupis interativos

Fonte: Agência para a Promoção da Guarda em http://www.guardaconvida.pt

4

Mupis - Do francês mobilier urbain pour information, são expositores de publicidade de média dimensão e em formato de cartaz. Vai rodando entre várias publicidades pelo que pode servir para várias campanhas publicitárias e estes podem ser interativos ou não.

- 31 -

2.15.7 - Curso INEM para enfermeiros

Esta reportagem foi realizada na Escola Superior de Saúde da Guarda. O evento consistia numa formação ministrada por profissionais do INEM, aos alunos desta Escola, em que estes se deparavam com situações fictícias, de emergência, que exigiam primeiros socorros. Depois de filmarmos alguns formandos em ação, chegou a vez de entrevistarmos os formadores, para nos darem a sua perspetiva desta ação de formação. Seguidamente, entrevistámos alguns alunos que receberam a iniciativa com bastante entusiasmo e consideraram que complementava perfeitamente a formação que recebiam na escola.

2.15.8 - Protocolo e fotos AR da Guarda

Este evento consistiu num concurso de fotografia lançado pela Câmara Municipal da Guarda, no qual o objetivo era retratar o ar da Guarda. O júri era constituído pelo Presidente da Câmara da Guarda, por um vereador da mesma, e pelo fotógrafo Jorge Pena. Os primeiros planos a serem captados foram os da exposição das fotografias dos concorrentes; seguidamente filmámos a cerimónia de entrega prémios, nomeadamente o discurso que Presidente da Câmara da Guarda fez a entrega dos prémios aos vencedores. Após a captação destes planos, entrevistámos ainda os organizadores da iniciativa e os vencedores do concurso

2.15.9 - Encerramento da ADDECO Call Center

No seguimento de uma entrevista realizada anteriormente, referente à abertura da ADDECO Call Center na Guarda, realizámos esta entrevista para contrastarmos esse evento, com o fecho desta mesma empresa. Aquando da sua abertura, esta ofereceu duzentos postos de trabalho na cidade da Guarda e foi uma iniciativa bem acolhida por todos. Mas passados quatro anos a ADDECO fecha o seu Call Center, com menos de cem postos de trabalho, utilizando a localização geográfica como argumento para o seu encerramento. Ao chegarmos ao local, filmámos o exterior das instalações, pois não nos foi permitido filmar o interior. Em seguida, entrevistámos alguns funcionários presentes

- 32 -

(Figura 14), que mostraram a sua revolta pela extinção do seu posto de trabalho, que para alguns significava o fim da única fonte de rendimento que tinham.

Em breve de volta ao desemprego alguns apontaram os argumentos da ADECCO para o fecho das instalações inválidos e encontravam a solução para nova fonte de rendimento na emigração.

Figura 14 - Encerramento da ADECCO

Fonte: Arquivo RTP

2.15.10 - Adiada a abertura do novo hospital da Guarda

Nessa reportagem, o objetivo era perceber porque foi adiada, mais uma vez, a abertura do Hospital da Guarda. Filmámos o espaço dedicado ao novo hospital e verificámos que se encontrava fechado, apesar da construção estar concluída. Após recolhidos os planos do novo edifício, fizemos a recolha de imagens do velho Hospital da Guarda para contratar com o novo. Seguidamente, entrevistámos o atual diretor da Unidade Local de Saúde da Guarda (Figura 15), para averiguarmos a razão de um novo adiamento da abertura do hospital que está muito melhor equipado do que o velho. Como esta reportagem só continha um depoimento, a maior parte é constituída por planos, sem o elemento humano presente e é narrado todo em voz off, de forma a explicar os motivos deste adiamento.

- 33 -

Figura 15 - Adiamento da abertura do hospital da Guarda

Fonte: Arquivo RTP

2.15.11 - Curso de Desporto IPG acreditado

Para averiguar as razões para acreditação, por cinco anos, do curso de Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, fomos até a esta instituição de ensino entrevistar vários professores e alunos. Primeiramente, entrevistamos a coordenadora do curso, para saber que conteúdos são ensinados aos alunos e de que maneira eles saem preparados para o mercado de trabalho, no ramo. De seguida filmámos várias aulas teóricas e práticas de forma a mostrarmos a variedade de conteúdos ensinados, que fazem com que os alunos de Desporto sejam reconhecidos quando terminam o Curso. Seguiu-se a entrevista a vários alunos do curso, que nos deram a sua opinião sobre a formação que recebem e, por último, entrevistámos o Presidente do IPG, para nos dar o seu parecer acerca desta acreditação.

2.15.12 - Anilhagem de aves

Nesta reportagem deslocámo-nos até ao Sabugal para filmar a anilhagem de aves, que imigram todos os anos para território português. Estavam presentes alunos de várias escolas primárias, de várias localidades do Concelho, para observarem como se

- 34 -

desenrolava este processo. Começámos por seguir a visita de estudo, para observar a forma como se atraem as aves para as redes de captura, onde se encontrava um guarda- florestal. Depois de filmado todo o processo de captura, procedeu-se à captação da anilhagem e, seguidamente, a libertação destas aves, que uma vez identificadas, poderiam fornecer dados das várias espécies de pássaros presentes em Portugal e das suas rotas migratórias. Por fim procedemos às entrevistas. Começámos por entrevistar alguns alunos das escolas primárias, para sabermos as várias opiniões acerca desta visita de estudo, que serviu para sensibilizar para a preservação dos habitats de todas espécies de aves presente em território português. Terminámos com a entrevista ao guarda- florestal, presente no evento, para sabermos dados estatísticos das aves, que viajam todos os anos para dentro e fora de Portugal.

2.15.13 - Legislação para alimentação de abutres

Ocorrida na mesma localização da reportagem anterior, esta reportagem pretendia captar, em vídeo, a libertação de um abutre negro, em meio selvagem. Como resultado da colaboração entre a QUERCUS e a CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) assistimos primeiro à anilhagem de um abutre negro e de dois grifos e posterior libertação. Filmar uma ave com uma envergadura de três metros de asa a asa, foi um desafio, pois o abutre exige respeito e, acima de tudo, muito cuidado. Após vários planos falhados, conseguimos finalmente filmar a descolagem e o voo destas aves. Posteriormente, entrevistámos os elementos presentes da QUERCUS e da CERVAS, que mostraram a preocupação acerca da legislação que respeita a alimentação de abutres selvagens, pois sendo aves necrófagas, alimentam-se sobretudo de carcaças abandonadas de gado e a legislação portuguesa não permite o abandono de carcaças, em campo aberto, devido a questões de higiene

2.15.14 - Simulacro assalto a banco em Espanha

Esta foi a primeira e única reportagem que fizemos fora do território português, durante o período de estágio. Este simulacro surgiu de uma colaboração entre Guarda Nacional

- 35 -

Republicana (GNR) e a Guardia Civil Espanhola. O objetivo era vencer as barreiras linguísticas presentes em situações que exigem a colaboração entre as duas forças policiais. Para isto, simulou-se um assalto a um Banco em Ciudad Rodrigo e, posteriormente, definiu-se uma rota que passava pela fronteira, em Vilar Formoso. Depois de filmarmos a sessão de instruções de abordagem ao veículo, onde viajavam os supostos assaltantes, acompanhámos as forças policiais, numa das suas viaturas, de forma a conseguirmos captar a interação das duas entidades policiais. Após esta viagem, filmámos a montagem de uma barricada, depois de avistada a viatura dos assaltantes, que passaria por aquele ponto de controlo. Passados momentos, avistou-se o carro em questão e conseguimos captar todo o processo que envolve a abordagem da polícia a criminosos, quando circulam em viaturas. Uma vez concluído o simulacro chegou a altura de entrevistarmos os comandantes de ambas as forças de intervenção. Após concluídas as entrevistas, chegou-se à conclusão que as barreiras na comunicação eram mais flagrantes do lado espanhol do que do lado português.

2.15.15 - Festival do Borrego e da Castanha

Esta reportagem foi realizada em Celorico da Beira e teve como objetivo a divulgação do VII Festival do Borrego e da Castanha. Para melhor conhecermos as origens deste evento cultural entrevistámos a confraria de Celorico da Beira, que nos explicou em que consistia o festival e nos apresentou a gastronomia da região, que qualquer pessoa poderia apreciar, bastando para isso estar presente nos dias em que decorreria o evento gastronómico. Após a entrevista a vários membros da confraria, estes mostraram-nos as origens desta associação organizadora do festival, o que nos permitiu enriquecer a peça jornalística, com planos de edifícios rurais, que eram usados pelos seus antepassados e que iriam estar em exposição durante o festival.

2.15.16 - Fórum de toponímia no Instituto Politécnico da Guarda

O Fórum de Toponímia decorreu no grande auditório, do edifício central do Instituto Politécnico da Guarda. O Fórum pretendia sensibilizar o público para placas que

- 36 -

identificam ruas, praças e avenidas, em estado de degradação, devido à pouca importância que os responsáveis pela manutenção das ruas da cidade da Guarda lhes dão. Uma vez chegados ao auditório, filmámos o público presente, para obtermos planos de reação das pessoas que assistiram ao Fórum. De seguida, filmámos alguns dos oradores convidados e efetuamos uma entrevista à autora de um dos livros em apresentação. Depois das filmagens recolhidas no IPG, seguimos para as ruas da Guarda à procura das placas em estado de degradação, ou que não estavam à vista, para assim recolhermos planos de pormenor, para melhor entendimento do público. Para além dos planos de pormenor, efetuamos algumas entrevistas a habitantes da cidade da Guarda, para saber se estes conheciam os nomes das ruas devido às placas presentes ou se o seu conhecimento deriva do senso comum.

2.15.17 - Mexicanos em formação na COFICAB

A COFICAB é uma empresa de cablagem para automóveis, sediada na Tunísia mas filiais espalhadas pelo mundo, designadamente, no distrito da Guarda. Esta empresa é um exemplo de empreendedorismo devido ao seu sucesso no mercado. Deslocámo-nos à fábrica, localizada no Vale de Estrela pois tivemos conhecimento que esta empresa iria abrir outra fábrica no México e os futuros trabalhadores, de nacionalidade mexicana, estariam a receber formação nesta fábrica. Durante a entrevista ao diretor da empresa (Figura 16), na Guarda, este explicou-nos a missão e valores da empresa e mostrou-nos quantas fábricas existiam espalhadas pelo mundo, assim como as marcas para quem esta produz, informação que usamos para preencher a peça. Revelou-nos ainda que a COFICAB não abre mais filiais em Portugal e, por consequente, não criará mais postos de trabalho, devido ao excesso de burocracia que a legislação portuguesa impõe às empresas, quando estas decidem iniciar qualquer tipo de negócio no nosso país. Terminada a entrevista dirigimo-nos ao local onde são produzidos os cabos. Aí aproveitámos para recolher imagens das máquinas usadas para esta produção e para entrevistar alguns dos formandos presentes na fábrica

- 37 -

Figura 16 - Formação na COFICAB

Fonte: Arquivo RTP

2.15.18 - Adega Cooperativa de Pinhel

A Adega Cooperativa de Pinhel é uma das adegas que mais vinho produz em Portugal e das que mais exporta. Após uma breve visita pela adega, onde recolhemos planos do empacotamento de vários tipos de vinho e de vários funcionários a trabalhar, entrevistámos os três sócios que concordaram dar-nos o seu ponto de vista, sobre o mercado de vinho em Portugal. Estes explicaram-nos que devido à chuva intensa que atingiu o país, na época de vindima, a produção desceu mas, mesmo com essa quebra, conseguiram obter uma margem de lucro proveitosa. Após a entrevista aos sócios, entrevistámos também o enólogo da Cooperativa, para nos explicar o que difere o vinho desta adega dos outros vinhos no mercado.

2.15.19 - Aniversário da Cruz Vermelha

No dia de aniversário da Cruz Vermelha esta associação, em colaboração com Associação Académica da Guarda, organizou um evento para angariação de fundos para as novas instalações, que irão ser inauguradas em breve. Para comemorar o aniversário

- 38 -

a Cruz Vermelha realizou uma ação de rastreio de diabetes e hipertensão no centro comercial Vivaci da Guarda, onde nos dirigimos para recolha de imagens desta atividade e para entrevistarmos também a responsável da Cruz Vermelha. Em seguida, seguimos para as ruas para entrevistar os caloiros e os responsáveis da Associação Académica da Guarda, que se encontravam na atividade designada “Praxe Solidária”. Estes interpelavam qualquer pessoa que passasse na rua a fim de lhes pedir um contributo, para ajudar a Cruz Vermelha.

2.15.20 - Protestos dos enfermeiros da Guarda

Devido a cortes no orçamento na área da saúde, alguns enfermeiros foram despedidos e outros viram a sua carga de trabalho e horária aumentada, sem qualquer tipo de compensação extra. No seguimento destes cortes, os enfermeiros foram para as ruas manifestar o seu descontentamento que, apesar de poucos elementos presentes, fizeram- se ouvir em frente à Unidade Local de Saúde da Guarda (Figura 17). Após algumas entrevistas aos intervenientes, averiguámos que alguns foram despedidos, sem aviso prévio, estavam no desemprego e revoltados com as medidas tomadas pelo Governo, para aliviar custos. À entrada da ULS da Guarda, onde esperavam o diretor, este recusou-se a prestar qualquer depoimento para as câmaras.

- 39 -

Fonte: Arquivo RTP

2.15.21 - Marca Vale do Côa

Nesta reportagem, fomos até Figueira de Castelo Rodrigo para conhecer melhor a marca Vale do Côa. Chegados ao local, recolhemos algumas imagens panorâmicas da paisagem rupestre da localidade. Em seguida, entrevistámos os responsáveis pela criação da marca, para saber o seu significado e, em seguida, um dos produtores de vinho que cooperam com a marca. O objetivo era divulgar os produtos da zona da Foz do Côa onde, devido ao abandono das zonas interiores do país, o comércio está cada vez mais fraco. A marca criou-se para ajudar a dinamizar esta zona do país, que se encontra cada vez mais pobre.

2.15.22 - Agricultor precisa de mão de obra para a apanha da azeitona

Na cidade da Guarda circulava uma carrinha com um anúncio que recrutava mão de obra, para a apanha da azeitona. Quando falámos com o proprietário do veículo, este revelou-nos a sua admiração com a falta de resposta ao pedido pois, além do ordenado que pagava, oferecia também cinquenta por cento do que cada pessoa apanhasse, em azeitonas. Para enriquecer a peça, o agricultor concordou em mostrar-nos os seus terrenos, tendo sido esta foi a primeira vez que observei como é que se filmava dentro veículo. Após mostrar-nos os seus terrenos, as condições de trabalho que oferecia e alguma maquinaria que era usada para a apanha da azeitona, disse-nos, em entrevista, que se encontrava perplexo, pois perante a falta de emprego seria de esperar mais respostas. Fomos ver a reações de alguns habitantes da Guarda, que também viram o anúncio e as reações eram semelhantes às do agricultor.

- 40 -

REFLEXÃO FINAL

O estágio foi uma experiência muito enriquecedora, quer do ponto de vista pessoal, quer de aprofundamento de conhecimentos já adquiridos, bem como de aquisição de novos conhecimentos.

Apercebi-me que o trabalho de reportagem exige muito de uma pessoa, sendo preciso estar sempre disponível a qualquer momento pois pode surgir uma notícia à última da hora e requer também uma grande dinâmica de movimento no momento de filmar a reportagem.

Posso dizer que a minha forma de interpretar a televisão, no ponto de vista informativo, foi completamente alterada, e julgo possuir agora mais formação na área do jornalismo televisivo. As atividades em que participei contribuíram, em muito, para a aquisição de novos conceitos na captação de vídeo e na sua edição, pois apercebi-me que o universo dos audiovisuais é muito extenso e existem muitos ramos nos quais posso especializar- me e completar a minha formação.

Estou ciente que estarei sempre em constante aprendizagem, pois é impossível saber tudo, sobre todas as coisas e que o meu percurso no mundo trabalho ainda é longo, mas graças ao que aprendi ao longo do Curso, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e também aos ensinamentos que recebi durante a minha curta estadia na Rádio e Televisão de Portugal, sinto-me mais confiante nas minhas

Documentos relacionados