• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de desenvolvimento de projeto de pesquisa de dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, a seguir é apresentada uma proposta objetivando a confiança e conseqüentemente abertura de vossa empresa para a coleta de dados do vosso sistema de informação, assim como informações sobre o funcionamento dos processos que envolvem a área de negócio da pesquisa.

Objetivo da pesquisa

A pesquisa tem como objetivo explorar a prática de análise de indicadores de desempenho baseado nos conceitos de manufatura enxuta / Sistema Toyota de Produção. Com esse embasamento foram desenvolvidos alguns indicadores de desempenho baseado no conceito de perdas por superprodução da manufatura enxuta, e colocados numa aplicação do tipo business intelligence para o gerenciamento através de ferramenta apropriada. A conclusão da pesquisa é o resultado da análise desses indicadores, assim como da viabilidade prática de projetos envolvendo conceitos de data warehouse, manufatura enxuta e indústria de calçados.

Motivos que levaram a Empresa Teste ser selecionada

1. Práticas de Manufatura Enxuta: A empresa tem demonstrado interesse nos assuntos relacionados à manufatura enxuta, assim como em alguns processos são adotadas ferramentas deste tipo.

2. Cultura de Sistemas de Informação e Data Warehouse: A empresa possui sistema de informação para planejamento e controle da produção há muitos anos, e já vem desenvolvendo base de dados gerencial ou data warehouse.

3. Conhecimento no Sistema de Origem: O pesquisador já possui o conhecimento necessário para a captura dos dados do sistema de informação utilizado pela empresa e a empresa fornecedora do sistema de informação demonstrou abertura e disponibilidade para eventuais necessidades.

4. Chão de fábrica com lay-out celular: A empresa trabalha com layout celular, onde é selecionado um determinado mix de produto a ser fabricado e direcionado para uma determinada mini-fábrica onde se encontram todos os recursos necessários para a fabricação, desde o corte até a expedição.

Cronograma das atividades

Para o desenvolvimento da pesquisa será necessário o entendimento e documentação do processo executado pela empresa, depois será executada a carga dos dados dos sistemas de origem e, para concluir, análise dos indicadores e relatório final. Segue abaixo um detalhamento da seqüência de atividades até chegar ao resultado final da pesquisa:

1. Levantamento do processo. O levantamento iniciará com uma visita à empresa, onde através de entrevistas, serão levantadas as informações funcionais da mesma, como produção diária, mix de produtos, estrutura das linhas de produção / mini-fábricas, informações do sistema de informação e etc. O objetivo desta fase é o entendimento da empresa e levantamento das informações necessárias para o desenvolvimento da carga de dados dos sistemas de origem para a base de análise de indicadores.

2. Documentação do processo. As informações levantadas em entrevista serão transcritas para a linguagem de processo de negócio, na prática serão criados os diagramas e desenhos que representam o funcionamento dos processos da empresa. Esta atividade não tem obrigatoriedade de ser executada na empresa.

3. Análise e modelagem da carga dos dados. Nesta etapa será analisada a base de dados do sistema de informação da empresa, e com base na análise será projetada a modelagem da carga dos dados para alimentar os indicadores. Com base na aplicação é possível listar resumidamente as seguintes necessidades

4. Desenvolvimento da carga dos dados. Nesta etapa serão codificados em linguagem de programação os processos de carga modelados na etapa anterior.

5. Carga e validação dos dados. Nesta etapa é executada e validada a carga dos dados desenvolvida na etapa anterior. Ao executar, os dados serão carregados e depois serão validados com relatórios retirados do sistema de origem e comparados com a base gerada.

6. Análise dos Indicadores. Nesta etapa os indicadores serão analisados e com base nessa análise será gerado o relatório final dos dados observados.

7. Apresentação do Relatório Final. Nesta etapa serão apresentados os resultados da análise dos indicadores e uma avaliação da pesquisa como um todo. Essa apresentação será feita em formato de reunião na empresa. Os resultados encontrados nessa reunião, serão a base para a conclusão da dissertação do mestrado.

Informações que serão capturadas do sistema de origem

Conforme a aplicação desenvolvida para análise dos indicadores de

superprodução da manufatura enxuta, serão necessárias as seguintes informações para carga dos dados.

 Células Produtivas: Uma lista constando as células/fábricas que serão utilizadas para apontamento da produção diária.

 Lista de Produtos. Uma lista constando os produtos que serão utilizados para apontamento da produção diária.

 Produção Realizada: Apontamento da quantidade produzida por célula (fábrica), produto e período.

 Demanda. Lista constando a demanda de vendas (pedidos) por produto e período.  Estoque. Lista constando o saldo de estoque por produto e período.

 Capacidade. Quantidade de pares por hora por produto numa determinada célula.

Divulgação da pesquisa e sigilo dos dados da Empresa Teste

As informações como nome, localização geográfica, ramo de atividade, volume de produção e tudo o que for transcrito para a dissertação referindo-se à empresa, serão entregues antes para apreciação e aprovação da empresa.

Benefícios oferecidos para a Empresa Teste

 A empresa será a primeira a conhecer os resultados da pesquisa

 Durante o período da pesquisa, se houver algum colaborador da empresa envolvido, este poderá aproveitar o conhecimento gerado pelos trabalhos e poderá consultar outros assuntos pertinentes que considerar necessário.

 Poderá utilizar a estrutura desenvolvida para outras análises.

São Carlos, 29 de Outubro de 2008.

Assinam esta proposta:

José Roberto Escodeiro Prof. Dr. Néocles Alves Pereira Mestrando Orientador