• Nenhum resultado encontrado

O PubMed é uma ferramenta para pesquisa da literatura científica da área de ciências biológicas, que é disponibilizada pelo NCBI (National Center for Biotechnology

Information) da Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos [NATIONAL LIBRARY OF

MEDICINE, 2014] (NLM). Essa ferramenta permite acesso ao banco de dados gratuito de artigos e publicações fornecidos pelo MEDLINE [MEDICAL LITERATURE ANALYSIS RETRIEVEL SYSTEM ONLINE, 2014].

Atualmente a PubMed possui mais que 24 milhões de citações da literatura bio- médica do MEDLINE, revista científicas e livros on-line. As citações podem incluir links para o conteúdo completo dos textos da Central da PubMed ou dos web sites dos editores. O banco de dados da MEDLINE contém citações a partir do final dos anos 1940 até o presente, e possui também alguns materiais mais antigos.

A primeira lista oficial de títulos de assuntos publicados pela NLM foi em 1954 sob o título de Subject Heading Authority List. Ela foi baseada na lista de autoridade interna que tinha sido usada para a publicação do Current List of Medical Literature, o qual por sua vez, tinha incorporado os títulos do Library’s Index-Catalogue e do 1940 Quarterly

Cumulative Index Medicus Subject Headings. Com o início do Index Medicus (New Series)

em 1960, um novo e completamente revisado Medical Subject Headings surgiu.

Listas categorizadas de termos Medical Subject Headings foram impressas pela primeira vez em 1963 e continha treze categorias principais e um total de cinquenta e oito grupos separados em subcategorias e categorias principais. Essas listas categorizadas possibilitaram que os usuários pudessem encontrar muitos termos mais relacionados com o seu termo de pesquisa do que acontecia antes na antiga estrutura de referência cruzada. No mesmo ano, a segunda edição do Medical Subject Headings continha 5700 descritores, em comparação com 4400, na edição 1960. Das posições usadas na lista de 1960, 113 foram substituídos por termos mais atualizados. Em contraste com a edição de 2015 de MeSH que contém 27455 descritores.

A seguir são descritos os três tipos básicos de registros MeSH: os descritores, os qualificadores e os registros de conceitos suplementares.

Descritores: também conhecidos como principais títulos (Main Headings), descritores são usados para indexar as citações na base de dados MEDLINE da NLM. A maioria dos descritores indica o assunto de um item, isto é, são as palavras-chave que descrevem o conteúdo dos artigos. No caso de um artigo de um periódico, os descritores irão definir do que se trata o artigo. O descritor MeSH (Medical Subject Headings), portanto, é

o vocabulário controlado da NLM, que é utilizado para indexações de publicações, catalogação e busca de informações de documentos da biomedicina e saúde no PubMed. Muitos sinônimos, quase-sinônimos e conceitos intimamente relacionados estão incluídos como termos de entrada para ajudar o usuário a encontrar o descritor MeSH mais relevante para o assunto que está procurando. Nos bancos de dados

on-line da NLM, muitos termos digitados pelos pesquisadores são automaticamente

mapeados para descritores MeSH para facilitar a obtenção de informações relevantes. Qualificadores: há 83 qualificadores, também conhecidos como subtítulos (Subheadings), utilizados para a indexação e catalogação em conjunto com os descritores. Qualificado- res podem ser um meio conveniente de agrupar as citações que estão preocupadas com um aspecto particular de um assunto. Os qualificadores são atualizados anualmente. Registros de conceitos suplementares: conhecidos como Supplementary Concept Re-

cords (SCR), chamado anteriormente Supplementary Chemical Records, são usados

para indexar produtos químicos, drogas e outros conceitos, tais como, as doenças raras para o MEDLINE. Ao contrário dos descritores, os SCRs não tem números correspondentes a sua posição na árvore, no entanto, cada SCR está ligado a um ou mais descritores, geralmente mais amplo, pelo Heading Mapped To field no SCR. SCRs são atualizados semanalmente, ao contrário dos registros de descritores e qua- lificadores, que são geralmente atualizados em uma base anual. Existem atualmente mais de 200 mil registros SCR, com mais de 505 mil termos SCR.

Os descritores MeSH são usados pela NLM para indexação de artigos de 5.400 revistas biomédicas mais importantes do mundo para o banco de dados da MEDLINE/ PubMed. Eles também são usados em bancos de dados produzidos pela NLM, os quais incluem a catalogação de livros, documentos e audiovisuais adquiridos pela Biblioteca. Da mesma forma, as consultas de busca usam MeSH vocabulário para encontrar itens de um tópico desejado.

A equipe da seção de Medical Subject Headings revisa e atualiza continuamente o vocabulário MeSH. Funcionários especialistas da área são responsáveis pelas áreas de ciências da saúde em que têm conhecimento e experiência. Além de receber sugestões dos indexadores, os funcionários: (1) coletam novos termos e como esses aparecem na literatura científica ou em áreas emergentes de investigação; (2) definem esses termos no contexto do vocabulário existente e (3) recomendam a sua adição ao MeSH. Profissionais de várias disciplinas também são consultados sobre as mudanças organizacionais gerais e uma coordenação é mantida com vários vocabulários especializados.

Para permitir a análise de medidas textuais, foi utilizada uma representação hierárquica do domínio de conceitos. A hierarquia de domínio dos conceitos é representada por meio de uma estrutura de árvore, chamada de MeSH Tree, onde cada nó representa

111 um termo MeSH, e cada aresta representa o seu relacionamento com os demais termos da ontologia.

A árvore de termos MeSH é organizada em 16 ramos principais, onde são distribuídos 55611 termos (nós), além de um nó raiz artificial (Root). O nó raiz foi criado para unificar as representações hierárquicas de cada ramo (subárvore) que compõem a ontologia. Os termos MeSH são desde termos ligados a anatomia, organismos e doenças até tecnologias, características de publicações e informações geográficas. Cada categoria é dividida em subcategorias e dentro de cada subcategoria, os descritores estão dispostos hierarquicamente do termo mais geral para o mais específicos em doze níveis de hierarquia.

Cada descritor MeSH aparece em pelo menos uma posição da árvore e podem aparecer em quantas posições adicionais forem necessárias. Cada descritor é seguido pelo número que indica sua localização na árvore. Para cada título da PubMed são apresentados um ou mais termos MeSH.

113