• Nenhum resultado encontrado

O seu filho recém-nascido está sendo convidado(a) a participar da pesquisa chamada “Música na dor de recém-nascido a termo submetido à punção venosa”, que será desenvolvida pelas enfermeiras e pesquisadoras doutoranda Gleicia Martins de Melo e Dra. Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso.

Nesse estudo pretendemos avaliar o efeito da intervenção música ao ser aplicado em três extensões de tempos diferentes nas respostas biocomportamentais de dor de recém- nascidos a termo, antes, durante e após a punção venosa para coleta de sangue para realização de exames. Os dois períodos de tempos de música serão aproximado de treze e dezoito e vinte minutos. As respostas biocomportamentais são as expressões comportamentais que seu filho pode apresentar na face no momento da dor com franzir a testa, apertar os olhos, chorar, e as fisiológicas que envolvem a quantidade de batidas do coração dele em um minuto e a quantidade de oxigênio no sangue de seu bebê, que nós chamamos de frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Ressalta-se que o procedimento doloroso de punção venosa em que o seu filho será submetido é o prescrito pelo médico para o tratamento clínico, não sendo exposto a nenhum procedimento doloroso somente por causa da pesquisa.

O motivo que nos leva a estudar esse assunto é acreditar que um tempo de música recomendado para o alívio da dor do recém-nascido a termo, tanto a enfermagem como as crianças se beneficiarão. A enfermagem pela busca de uma assistência cada vez mais qualificada e os recém-nascidos, por uma medida não farmacológica com tempo adequado e comprovação de alívio de dor.

Para este estudo adotaremos o(s) seguinte(s) procedimento(s): Logo após vocês pais permitirem a participação de seu filho (a), as pesquisadoras realizarão dentro da própria enfermaria do alojamento conjunto um teste em busca do estímulo sonoro do seu filho. Trata- se de um teste não doloroso, conhecido como Agogô que vai nos dizer se seu filho está acompanhando o som e assim sabermos se ele está ouvindo bem. Após a confirmação desse estímulo sonoro, o recém-nascido será encaminhado à sala reservada para procedimentos no mesmo andar das enfermarias onde estará internado, e contidos com a intervenção não farmacológica padrão da unidade “enrolamento”, que é feito com um lençol para que o bebê fique agasalhado, no berço de procedimento durante toda coleta de dados. Depois, as pesquisadoras realizarão o sorteio para saber o tempo de música em que o seu filho irá receber. Logo após, será colocado um fone de ouvido, interligado ao MP4 player e então será

filmado durante todo o procedimento de coleta de sangue. Também se usarão dados do prontuário como data de nascimento, peso do bebê ao nascer, tipo de parto entre outros. Para participar deste estudo, você pai deverá autorizar e assinar um termo de consentimento. Você não terá nenhum custo, nem receberá qualquer vantagem financeira. Você será esclarecido(a) em qualquer aspecto que desejar e estará livre para participar ou recusar-se e poderá retirar o consentimento ou interromper a sua participação a qualquer momento. A sua participação é voluntária e a recusa em participar não acarretará qualquer penalidade ou modificação na forma em que é atendido(a) na instituição e sua identidade, nem de seu filho será exposta, resguardando a identidade com padrões profissionais de sigilo. Os resultados da pesquisa poderão ser divulgados em revistas científicas ou eventos, mas não haverá identificação da criança. Essa pesquisa não trará nenhum risco para o seu filho, a não ser desconforto pelo tempo em que se separar de vocês para ser levado para a sala de procedimentos. Porém, vocês terão assegurado o direito de estar presente durante toda a coleta de dados acompanhando tudo o que está planejado e os resultados estarão à sua disposição quando finalizada. O nome do seu filho (a) ou o material que indique sua participação não será liberado sem a sua permissão. Os dados e instrumentos utilizados na pesquisa ficarão arquivados com as pesquisadoras responsáveis por um período de 5 anos e, após esse tempo, serão destruídos.

Este termo de consentimento encontra-se impresso em duas vias, sendo que uma via será arquivada pelo pesquisador responsável, e a outra será fornecida a você. Qualquer dúvida pode entrar em contato com:

Gleicia Martins de Melo

Endereço: Rua Marco, 67. Bairro: Bom Futuro Telefone: (85) 988273360

E-mail: gleiciamm@hotmail.com

Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso

Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem/Departamento de Enfermagem.

Endereço: Rua Alexandre Baraúna, 949 - Rodolfo Teófilo Fortaleza - CE Telefone: (85) 33668450

Se você tiver alguma consideração ou dúvida, sobre a sua participação na pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFC/PROPESQ. Rua Coronel Nunes de Melo, 1000 - Rodolfo Teófilo, fone: 3366-8344/46. (Horário: 08:00-12:00 horas de segunda a sexta-feira). O CEP/UFC/PROPESQ é a instância da Universidade Federal do Ceará responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.

Eu ___________________________________ aceito participar da pesquisa “Música na dor de recém-nascido a termo submetido à punção venosa”, que tem por objetivo avaliar o efeito da intervenção música ao ser aplicado em três extensões de tempos diferentes nas respostas biocomportamentais de dor de recém-nascidos a termo, antes, durante e após a punção venosa para coleta de sangue. Entendi as coisas boas que podem acontecer se eu aceitar participar da pesquisa e que não acontecerá nada de ruim com o meu filho(a) se eu não quiser participar. Entendi que posso dizer “sim” e participar, mas que, a qualquer momento, posso dizer “não” e desistir que ninguém vai ficar furioso. As pesquisadoras tiraram minhas dúvidas e conversaram comigo.

Recebi uma cópia deste termo de consentimento e li e concordo que meu filho participe da pesquisa.

____________________________________ Assinatura dos pais/responsável

______________________________________ Assinatura do pesquisador

Documentos relacionados